• Chat CdGQ! + Mobile

Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e CHT

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e CHT

Mensagempor gusgol » 03 Jul 2008, 11:10

Senhores,
resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio.

Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Bruno Buzato, que participa deste fórum.
É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais.

Como descrevi acima, há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça.
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do g3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão.
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente.

Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs):
Antiga: 15cm
Nova (g3): 19,5cm

Igualando-se os momentos, teremos:
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769
F2 < F1 em 23,1%
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom.

Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo. :D

Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal)

Segue foto da alavanca antiga:

Imagem

Espero que tenha ajudado.
Abraços
Editado pela última vez por gusgol em 03 Ago 2008, 19:51, em um total de 1 vez.
Gol, uma paixão.
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
 
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Carro:

Mensagempor PePe! » 03 Jul 2008, 11:21

Parabens Cara!

Realmente o Golzinho é uma pouco pesado (apesar de já ter acostumado).

Bom queria fazer no meu gol também isso, mas sou realmente leigo em embreagem, você tem foto de como você fez isso, onde encontro cada peça e como devo desmontala e remontala.

Valeu!!
PePe!
Membro
Membro
 
Mensagens: 53
Registrado em: 14 Jun 2007, 23:03
Localização: Sorocaba-SP
Carro:

Mensagempor giovanifaria » 03 Jul 2008, 11:33

por**...demoro

hoje mesmo é Crewww no meu caixote...hehehe

amanha posto fotos.
AP 1.6 Alcool...89 TURBO
Suspensão Rosca
Comando 49G
BY Gtech Performance
Imagem
Avatar do usuário
giovanifaria
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
 
Mensagens: 375
Registrado em: 18 Jul 2007, 08:48
Localização: Campo limpo Paulista; São Paulo
Carro:

Mensagempor brunoplis » 03 Jul 2008, 12:13

Pow cara mt boa sua iniciativa heim!!!
Motor Ap 1.6!!! Kit GNV 16m³ mala nao tem...
brunoplis
Membro
Membro
 
Mensagens: 53
Registrado em: 26 Abr 2008, 17:09
Localização: Campo Grande/RJ
Carro:

Mensagempor cesarrega » 03 Jul 2008, 13:08

cra nao intendi mto bem..... vc esta se referindo a alavanca da marca (onde usamos para fazer as mudanças) ou o braço embaixo da alavanca de marchas??/

ou ainda, o pedal da embreagems... da uma luz!!!!!

bah ja penso levesinho como o palio da mae... meu deus ia se mtoo bom
Familia Perfeita VW
Paizão - Golzinho 1.0 16v
Irmão mais velho - GTS 89 Branco
Eu - GTS 92 Cinza
Mãe - Gol G5 2010
Avatar do usuário
cesarrega
Membro
Membro
 
Mensagens: 209
Registrado em: 10 Jun 2008, 13:05
Localização: ERECHIM - RIO GRANDE DO SUL
Carro:

Mensagempor gusgol » 03 Jul 2008, 13:39

A peça que me refiro é a alavanca que fica presa no garfo da embreagem. Abra o capô do seu carro e olhe para baixo do lado direito....ou simplesmente siga o cabo de embreagem desde o pedal até o final do cabo. Verá que o final do cabo fica presa numa peça...e esta peça é a alavanca da embreagem. Alavanca da marcha é outra coisa totalmente diferente.
Gol, uma paixão.
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
 
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Carro:

Mensagempor trovao_azul » 03 Jul 2008, 13:53

O pedal do gol com a embreagem original é levinho...o duro é o meu com platô de 980...fico imaginando os caras que colocam o de 1200lb :uia: ...vou tentar fazer esse esquema no meu pra ver se melhora um pouco...já tinha ouvido falar sobre isso mas achava que tinha que trocar alguma peça dentro do cambio por isso nem fui atrás. Boa Dica Gusgol! :y:
Saveiro Caixa 1.6mi 97 TURBO
Ex. Gol Cl AP 1.6 94
Avatar do usuário
trovao_azul
Membro
Membro
 
Mensagens: 167
Registrado em: 13 Mai 2007, 22:02
Localização: Suzano/SP
Carro:

Mensagempor gusgol » 03 Jul 2008, 14:04

A troca da peça é muito simples e não demora nem 20 minutos. Vale a pena o investimento.
Agora discordo quando vc disse que a embreagem original é leve. Depende do parâmetro....se o seu parâmetro for as embreagens com disco de cerâmica, certamente a do gol é leve, mas se compararmos com outros modelos de carro, a do gol é pesada sem a menor dúvida.
Sds.
Gol, uma paixão.
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
 
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Carro:

Mensagempor cesarrega » 03 Jul 2008, 15:38

obrigado pelos esclarescimentos vou dar uma olhada e ver se cato essa peça aki pra fazer tbm...

abraços
Familia Perfeita VW
Paizão - Golzinho 1.0 16v
Irmão mais velho - GTS 89 Branco
Eu - GTS 92 Cinza
Mãe - Gol G5 2010
Avatar do usuário
cesarrega
Membro
Membro
 
Mensagens: 209
Registrado em: 10 Jun 2008, 13:05
Localização: ERECHIM - RIO GRANDE DO SUL
Carro:

Mensagempor gusgol » 03 Jul 2008, 15:44

Irei postar a visão expandida desta peça. A origem da imagem é do cd da volks.

Imagem


Saudações.
Gol, uma paixão.
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
 
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Carro:

Mensagempor FeFe 1.6 AP » 03 Jul 2008, 17:43

po muito bom diy meu brother!

tah de parabéns.. ja vai pro topo da lista.. amanha mesmo vo comprar e eu mesmo troco..

assim q trocar digo a diferença no peso do pedal..

abcs
"SkoL pode ser Redonda, mas meu GoL tem que ser QUADRADO!"

Imagem
Avatar do usuário
FeFe 1.6 AP
Membro
Membro
 
Mensagens: 26
Registrado em: 22 Abr 2008, 23:53
Localização: Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
Carro:

Mensagempor Amisterdan Moura » 03 Jul 2008, 19:01

semana que vem faço no meu!!!! hehehhehehe
parabens!!!
Avatar do usuário
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
 
Mensagens: 713
Registrado em: 18 Mar 2008, 15:27
Localização: Fortaleza/ ce
Carro:

Mensagempor dito » 03 Jul 2008, 20:44

Gostei foi da aula de física 1 aeuhaeuhaeuheauhauheahuea
Imagem
Avatar do usuário
dito
Membro
Membro
 
Mensagens: 222
Registrado em: 25 Abr 2007, 20:22
Localização: Recife
Carro:

Mensagempor shimi » 03 Jul 2008, 21:41

isso é muito comum em embreagem de carro turbo...
o do meu carro por exemplo, o garfo está soldado e é maior que o do G3
shimi
Membro
Membro
 
Mensagens: 99
Registrado em: 23 Mar 2008, 23:30
Localização: São Paulo - Zona Sul
Carro:

Mensagempor bruno maça » 03 Jul 2008, 22:27

cara só uma duvida...o curço do pedal da embreagem ira aumentar ???
Avatar do usuário
bruno maça
Membro
Membro
 
Mensagens: 73
Registrado em: 22 Fev 2008, 01:04
Localização: São Paulo/SP Z/N
Carro:

Mensagempor gtiisr4380 » 04 Jul 2008, 08:35

Isto eu já tinha pensado em fazer a uns 4 anos atrás!
Só que para a minha surpresa, o garfo do AP 2.000 é do mesmo tamanho do G3.
A minha é muito leve, mas pensei quam sabe melhorar, mas pro AP 2.000, a solução é soldar outro pra quem quer deixar mais leve ainda.
Avatar do usuário
gtiisr4380
Membro
Membro
 
Mensagens: 222
Registrado em: 01 Abr 2008, 22:44
Localização: Porto Alegre - RS
Carro:

Mensagempor gusgol » 04 Jul 2008, 09:10

Pensei na soldagem ou em mandar um torneiro mecânico fazer.
O problema da soldagem é conhecer alguém competente que saiba fazer bem, sem correr o risco de quebrar e a vantagem é que vc coloca do tamanho que quiser e fica ainda mais leve.

Quanto ao curso, este aumenta sim, pois o comprimento de arco será maior com o aumento do raio (novo tamanho da alavanca), por isso eu disse que que a regulagem do cabo é necessária.
Gol, uma paixão.
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
 
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Carro:

Mensagempor giovanifaria » 04 Jul 2008, 10:40

hoje a tarde eu vou montar o meu...aí tiro umas fotos pra galera fazer....
AP 1.6 Alcool...89 TURBO
Suspensão Rosca
Comando 49G
BY Gtech Performance
Imagem
Avatar do usuário
giovanifaria
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
 
Mensagens: 375
Registrado em: 18 Jul 2007, 08:48
Localização: Campo limpo Paulista; São Paulo
Carro:

Mensagempor sidney0 » 04 Jul 2008, 11:33

Belo DIY...
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
 
Mensagens: 1465
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Localização: Lorena/Sp
Carro:

Mensagempor buzato » 04 Jul 2008, 14:14

Grande Gustavo !!!!


Parabéns pela iniciativa. Agora a galera toda vai poder aliviar o peso no pé.

Abraços
Avatar do usuário
buzato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
 
Mensagens: 448
Registrado em: 08 Ago 2007, 22:44
Localização: Santa Fé do Sul
Carro: Escort XR3 2.0i

Próximo

  • Similar Topics
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para DIY - Faça vc mesmo.