Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e CHT

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giodotti
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Re: Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e

Mensagem por giodotti »

Amigos,

Nao querendo discordar de nosso amigo, pois fui por em pratica tal ideia.
Comparei a alavanca do G3 com as dos quadrados, e vi que a ponta onde engata o cabo de embreagem nao eh a mesma, tendo que ser as dos mais antigo mesmo, ou teria que trocar o cabo inteiro.
Entao comprei a alavanca de acionamento do santana antigo, e na hora de instalar...pimba...problema....a ponta dela, onde engata o cabo de embreagem bate no agregado do carro no curso de acionamento. Se colocar ela regulada para frente, ou bem pra tras, nao dah regulagem no pedal.
Solucao...descobri entao que tem 3 tipos de tamanhos de alavancas...sendo que a do meu carro (original) era a mais curta (Gol 1.6).
Fiquei um pouco decepcionado, pois a do santana seria a ideial para deixar o pedal bem mais macio, devido o seu tamanho, porem, somente iria funcionar se gastasse uma pequena parte do agregado...coisa que NAO teria a coragem de fazer (estragar o carro).
Usei entao a dos 1.8 mesmo...pouca coisa mais longa...e pra dizer a verdade...nao vih mta diferenca!!
gusgol escreveu:Senhores,
resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio.

Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Bruno Buzato, que participa deste fórum.
É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais.

Como descrevi acima, há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça.
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do g3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão.
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente.

Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs):
Antiga: 15cm
Nova (g3): 19,5cm

Igualando-se os momentos, teremos:
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769
F2 < F1 em 23,1%
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom.

Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo. :D

Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal)

Segue foto da alavanca antiga:

Imagem

Espero que tenha ajudado.
Abraços
Gol GL 1.6 1989 MI
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gusgol
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Mensagem por gusgol »

Sinto discordar de você, mas a alavanca que comprei foi para gol geração 3 com motor AP e não precisei trocar o cabo ou qualquer outra peça do carro, apenas troquei a alavanca e senti a diferença no mesmo instante.
Seu motor é AP ou CHT?
Abraço
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giodotti
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Mensagem por giodotti »

Valeu!
Não sei cara...comprei a peça em uma agência VW, e como vc recomendou pedí a do G3 AP, porém a ponta dela (onde vai o cabo) é diferente, como se fosse uma forquilha (garfo de dois dentes) em "U", e aí o cabo tem que ser por regulagem de borboleta. O vendedor me falou que para os modelos a partir do bola foram todos fabricados assim. Como não tinha outra opção, peguei esta mesmo (a do santana, q depois tive que trocar).
Meu motor é AP.
Também tenho q dar a mão à palmatória, pq minha embreagem já tá bem velhinha e pesada mesmo...por isso posso não ter sentido diferença.
gusgol escreveu:Sinto discordar de você, mas a alavanca que comprei foi para gol geração 3 com motor AP e não precisei trocar o cabo ou qualquer outra peça do carro, apenas troquei a alavanca e senti a diferença no mesmo instante.
Seu motor é AP ou CHT?
Abraço
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Felipe Voya
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Re: Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e

Mensagem por Felipe Voya »

giodotti escreveu:Amigos,

Nao querendo discordar de nosso amigo, pois fui por em pratica tal ideia.
Comparei a alavanca do G3 com as dos quadrados, e vi que a ponta onde engata o cabo de embreagem nao eh a mesma, tendo que ser as dos mais antigo mesmo, ou teria que trocar o cabo inteiro.
Entao comprei a alavanca de acionamento do santana antigo, e na hora de instalar...pimba...problema....a ponta dela, onde engata o cabo de embreagem bate no agregado do carro no curso de acionamento. Se colocar ela regulada para frente, ou bem pra tras, nao dah regulagem no pedal.
Solucao...descobri entao que tem 3 tipos de tamanhos de alavancas...sendo que a do meu carro (original) era a mais curta (Gol 1.6).
Fiquei um pouco decepcionado, pois a do santana seria a ideial para deixar o pedal bem mais macio, devido o seu tamanho, porem, somente iria funcionar se gastasse uma pequena parte do agregado...coisa que NAO teria a coragem de fazer (estragar o carro).
Usei entao a dos 1.8 mesmo...pouca coisa mais longa...e pra dizer a verdade...nao vih mta diferenca!!
Rapaz a do Santana 2.0 2001 é a ideal e vc estava com ela na mão... Este problema de pegar no agregado ou "berço" do motor é facilmente resolvido desgastando um pouco a ponta da alavanca no esmeril... Ai ela ela gira sem bater no agregado e vc pode regular o pedal do jeito que vc quiser...

Falo por experiência própria... A minha deu o mesmo problema de bater no agregado... Só esmerilhar a ponta que fica 100% E sem dúvida alguma a alavanca do santana 2.0 é a melhor de todas! Troquei a embreagem do meu carro este mês e coloquei o kit de embreagem do AP 2.0, ta uma manteiga... hehehehe


Deixando o meu relato sobre os rangidos que eu tinha no pedal da embreagem... Pensei tb que fosse o cabo e me estrepei... Comprei o cabo atoa e não adiantou de nada... Voltei até pro cabo original VW que é mais macio que o Fania e tem melhor regulagem.

O problema do rangido só foi resolvido quando troquei a embreagem e meu mecanico engraxou as pontas do garfo e as buchas do garfo. Ficou 200% :D

Quem estiver com o mesmo problema do rangido não tem jeito... Tem que tirar a caixa e engraxar as pontas do garfo e as buchas de sustentação dele. Só assim q consegui me livrar dos ruidos quando acionava a embreagem depois do motor estar quente.

Falow
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Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
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giodotti
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Re: Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e

Mensagem por giodotti »

Sem dúvidas amigão...eu queria que fosse aquela alavanca. Pensei primeiramente em desgatar ela, mais a minha batia no agregado um bom pedacinho e aí fiquei meio reciosos de desgastá-la para passar e dar o curso certo do pedal, e acabar fragilizando o material, o que poderia ocasionar a quebra da ponta e...ficar na estrada!!
Até tô pensando em comprar ela devolta (R$ 10,00 na agência VW) só pra fazer esse teste!!

Valeu...
Felipe Voya escreveu:
giodotti escreveu:Amigos,

Nao querendo discordar de nosso amigo, pois fui por em pratica tal ideia.
Comparei a alavanca do G3 com as dos quadrados, e vi que a ponta onde engata o cabo de embreagem nao eh a mesma, tendo que ser as dos mais antigo mesmo, ou teria que trocar o cabo inteiro.
Entao comprei a alavanca de acionamento do santana antigo, e na hora de instalar...pimba...problema....a ponta dela, onde engata o cabo de embreagem bate no agregado do carro no curso de acionamento. Se colocar ela regulada para frente, ou bem pra tras, nao dah regulagem no pedal.
Solucao...descobri entao que tem 3 tipos de tamanhos de alavancas...sendo que a do meu carro (original) era a mais curta (Gol 1.6).
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Falo por experiência própria... A minha deu o mesmo problema de bater no agregado... Só esmerilhar a ponta que fica 100% E sem dúvida alguma a alavanca do santana 2.0 é a melhor de todas! Troquei a embreagem do meu carro este mês e coloquei o kit de embreagem do AP 2.0, ta uma manteiga... hehehehe


Deixando o meu relato sobre os rangidos que eu tinha no pedal da embreagem... Pensei tb que fosse o cabo e me estrepei... Comprei o cabo atoa e não adiantou de nada... Voltei até pro cabo original VW que é mais macio que o Fania e tem melhor regulagem.

O problema do rangido só foi resolvido quando troquei a embreagem e meu mecanico engraxou as pontas do garfo e as buchas do garfo. Ficou 200% :D

Quem estiver com o mesmo problema do rangido não tem jeito... Tem que tirar a caixa e engraxar as pontas do garfo e as buchas de sustentação dele. Só assim q consegui me livrar dos ruidos quando acionava a embreagem depois do motor estar quente.

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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

Uma fotinha pra ilustrar o local onde deve ser engraxado...

Imagem

A seta amarela só ta mostrando o retentor do eixo primário da caixa.

Falow
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Mensagem por Jean Follmer »

Também estou com essa mesma dúvida, será que o curso da embreagem vai aumentar? Ou é só regular o cabo como já foi dito anteriormente? Meu medo é de que se faça essa mudança e na hora de usar, a embreagem não desacoplar completamente.


Gol GL 1.8 93
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

Jean Follmer escreveu:Também estou com essa mesma dúvida, será que o curso da embreagem vai aumentar? Ou é só regular o cabo como já foi dito anteriormente? Meu medo é de que se faça essa mudança e na hora de usar, a embreagem não desacoplar completamente.


Gol GL 1.8 93
No meu caso ficou a mesma coisa, não senti diferença alguma no curso para a alavanca antiga original do carro. A regulagem agora vai ser diferente da alavanca antiga.

Se tiver regulada direitinho a embreagem desacoplará completamente com o pedal acionado no fim de curso.

A vantagem de o pedal ficar mais macio no acionamento da embreagem.

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Mensagem por buzato »

a embreaem do meu quadrado continua dando um banho em mto carro zero e seminovo por aí.


este tuto é show
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gusgol
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Mensagem por gusgol »

Fiz o procedimento acima de trocar as buchas e engrachar. Aproveitei para trocar os retentores da caixa de marcha e do virabrequim (tinha um vazamento muito pequeno). Parou o barulho que fazia. Para melhorar ainda mais injetei um pouco de óleo de máquina (singer) com uma seringa entre o garfo e a primeira borrachinha de vedação...ficou muito bom. O curso da embreagem não agarra em nenhum momento.
Aproveitei e instalei as pedaleiras do fox. Ficou show de bola...depois posto as fotos.
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show

Mensagem por Elvis José Apolinário »

cara qualquer outra coisa que vc fizer pra melhorar o caixote aviza ai
valew!
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Mensagem por Fredi Lins »

Gusgol... bela solução, mas eu fui bem radical... tive uma Parati turbo e o pedal era pesado... então tive a idéia de aumentar a alavanca de acionamento, não procurei a alavanca do G3 pois tinha um câmbio em casa e aproveitei a alavanca.
Serviço realizado: Medi a alavanca original deu 15 cm + ou - verifiquei o espaço disponível na parte onde fica o acionamento e cheguei na medida de 18,5 cm num total (começo da alavanca até o quadro de suspensão), então cortei um pedaço da alavanca antiga (3,5cm +ou -), assim a alavanca ´´ nova `` ficou com 18,5 cm e então mandei solda no pedal.. confesso que ficou uma gambirra, mas me ajudou e mto... passei o carro pra frente para um brother meu e até hoje a alavanca funciona normalmente...Bom só uma dica pra quem não encontrar a alavanca do G3...
Outra dica para tornar a troca de marcha mais curta é o uso do trambulador do gol G3. Os engates ficam mais precisos e a distância entre as marchas ficam menores... prática mto usada em carros turbo aqui de São Paulo..

Abraços...
Viva a nostalgia da carroceria quadrada!!!!
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Mensagem por gusgol »

Eu cheguei a aumentar a alavanca antiga do câmbio "metendo" solda, mas confesso que não obtive maiores ganhos, fora que o curso do pedal diminui um pouco, daí para compensar tive que apertar na regulagem do cabo. Não gostei muito e voltei para a alavanca do g3.
O trambulador do g3 eu tb comprei pela internet (original vw) e instalei no meu gol. Melhorou muito, os engates são mais precisos e alavanca ficou mais dura (não fica balançando a toa p/ os lados). A troca é quase 100% plug and play...tive que aproveitar a alavanca antiga que sai do trambulador, pq do contrário ficaria um pouco curta.
Abraço
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Mensagem por di.noois »

vou fazer isso o quanto antes!!!
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Mensagem por Filipe Antunes »

outra duvida ... o cabo de aço do pedal terá q ser trocado por um de g3 tb ? ou o do gol quadrado dá ?
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Mensagem por gusgol »

Basta trocar a alavanca, nada mais.
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Mensagem por jhonny boy »

mto bom o resultado.... parabens pela ideia..... estou pensando em fazer no meu... mais me tira uma duvida por favor:

vc mencionou que teria uma perca de torque...
essa perca eh mto perceptivel???
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Mensagem por gusgol »

Perda de torque para acionar a alavanca...o motor continua a mesma coisa.
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Mensagem por Tosto »

boa
farei no meu tbm
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Mensagem por B e t i n h o »

gusgol escreveu:Perda de torque para acionar a alavanca...o motor continua a mesma coisa.
Uma boa ideia....

estou esperando as fotosss do processo !
para avaliar e ver qual a peça exatamente, para nao comprar outras ou me venderem errado !

Quero e vou fazer isso no meu filho....o rapaz do cht tbm falou que ia postar as fotos e nada !!!

As fotoss rapaziadas...

abraços
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