Nao querendo discordar de nosso amigo, pois fui por em pratica tal ideia.
Comparei a alavanca do G3 com as dos quadrados, e vi que a ponta onde engata o cabo de embreagem nao eh a mesma, tendo que ser as dos mais antigo mesmo, ou teria que trocar o cabo inteiro.
Entao comprei a alavanca de acionamento do santana antigo, e na hora de instalar...pimba...problema....a ponta dela, onde engata o cabo de embreagem bate no agregado do carro no curso de acionamento. Se colocar ela regulada para frente, ou bem pra tras, nao dah regulagem no pedal.
Solucao...descobri entao que tem 3 tipos de tamanhos de alavancas...sendo que a do meu carro (original) era a mais curta (Gol 1.6).
Fiquei um pouco decepcionado, pois a do santana seria a ideial para deixar o pedal bem mais macio, devido o seu tamanho, porem, somente iria funcionar se gastasse uma pequena parte do agregado...coisa que NAO teria a coragem de fazer (estragar o carro).
Usei entao a dos 1.8 mesmo...pouca coisa mais longa...e pra dizer a verdade...nao vih mta diferenca!!
gusgol escreveu:Senhores,
resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio.
Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Bruno Buzato, que participa deste fórum.
É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais.
Como descrevi acima, há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça.
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do g3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão.
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente.
Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs):
Antiga: 15cm
Nova (g3): 19,5cm
Igualando-se os momentos, teremos:
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769
F2 < F1 em 23,1%
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom.
Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo.
Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal)
Segue foto da alavanca antiga:
Espero que tenha ajudado.
Abraços