(AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
carlotto23
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Mai 2014, 19:35
Carro: Gol GL 1987 1.6AP
Localização: Pelotas - Rio Grande do Sul

(AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por carlotto23 »

Me salvem galera.. comprei meu primeiro carro e já comecei no carro do meu sonho, um quadradinho rsrsrs Ele ta com problema elétrico meio dificil de solucionar.. Ja levei pra dois eletricistas diferentes e o ultimo parece que fez um bom serviço, mas ainda to com alguns problemas.. bom, vamos aos sintomas:

Dou uma carga lenta na bateria, ponho no carro e saio a rodar.. o alternador aparenta mandar carga pois mantem na média de 13,6v, porém a luz da bateria parece sempre estar ligada bem fraca. A noite quando ligo os faróis depois de um tempo fica mais forte a luz da bateria e o carro começa a perder força e apagar.
*Notei que: Cheguei em casa e medi 12,85v na bateria com o carro desligado, no outro dia ela estava com 12,60v.. essa pequena perca de voltagem é normal? a bateria é "nova', comprei a uns 7 meses, porém ela ficou uns 3 meses parada.. Alguém da um help pelo amor de deus, meu primeiro carro e nao consigo sair de role hehehe

abraço
Avatar do usuário
Jones Menor
Membro
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 11 Mar 2014, 09:35
Carro: Gol GL 1992 Ap 1.8
Localização: Arroio do Meio - RS

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por Jones Menor »

Pode trocar essa bateria, se ficou 3 meses parada sem dar carga ela certamente não está boa.
Avatar do usuário
thiagofellipe26
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 302
Registrado em: 25 Jun 2013, 10:28
Carro: Voyage GL 1.8
Localização: Campinas-SP

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por thiagofellipe26 »

com o motor ligado, retire o cabo negativo da bateria. se o carro morrer é seu alternador.
Avatar do usuário
Jones Menor
Membro
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 11 Mar 2014, 09:35
Carro: Gol GL 1992 Ap 1.8
Localização: Arroio do Meio - RS

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por Jones Menor »

Realmente o Thiago está certo, lendo mais detalhadamente vi que o problema se dá com o carro ligado. Tem fortes tendências do alternador não estar funcionando bem, leve numa oficina e peça para revisar a parte elétrica.
Avatar do usuário
carlotto23
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Mai 2014, 19:35
Carro: Gol GL 1987 1.6AP
Localização: Pelotas - Rio Grande do Sul

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por carlotto23 »

thiagofellipe26 escreveu:com o motor ligado, retire o cabo negativo da bateria. se o carro morrer é seu alternador.
Vou fazer esse teste assim que conseguir dar uma carga na bateria pra ele ligar..

acabei de fazer um video pra tentar passar um pouco mais a noção, quem puder dar uma olhada e ajudar agradeço muitasso!! https://www.youtube.com/watch?v=R2Ki2DH ... e=youtu.be
Avatar do usuário
carlotto23
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Mai 2014, 19:35
Carro: Gol GL 1987 1.6AP
Localização: Pelotas - Rio Grande do Sul

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por carlotto23 »

thiagofellipe26 escreveu:com o motor ligado, retire o cabo negativo da bateria. se o carro morrer é seu alternador.
Fiz a goleta pegar agorinha.. a bateria parece que se 'auto-carregou' e virei chave muito facil.. reparei que mesmo depois de um tempo com o carro acelerado a luz da bateria continuava levemente acesa. Resolvi fazer o teste de tirar o negativo da bateria, o carro perdeu aceleração mas se manteve por uns 2 minutos, começou a sair uma fumaça bem estranha por debaixo do carburador e corri pra desligar, mas antes que eu chegasse pra desligar ele apagou pela baixa rotação.

VAMOS A VALORES: com todos os cabos ligados normalmente medi 13,55V com o carro ligado, sem o cabo negativo caiu pra 12.85V.. mas a luz sempre levemente acesa

Imagem

fiz outro video com o carro já ligado. acho desnecessário mas se for preciso faço upload dele tb!
Pelo amor de deus, me ajudem. 19 anos, meu primeiro carro, meu quadradinho.. to louco pra sair de role :( hahahahaha

abraço
Junior Dunga
Membro
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 08 Jul 2012, 16:26
Carro: gol gti 89
Localização: sao paulo -sp

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por Junior Dunga »

Opa tenta trocar o regulador de voltagem do alternador que fica localizado na parte de tras do alternador tipo uma caixinha preta fixada por 2 parafusos compre da bosch ok espero que te ajude e boa sorte ai com a maquina valeu
Avatar do usuário
carlotto23
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Mai 2014, 19:35
Carro: Gol GL 1987 1.6AP
Localização: Pelotas - Rio Grande do Sul

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por carlotto23 »

Valeu a dica irmão, mas o regulador de voltagem foi trocado nesse fim de semana, é novo!
Avatar do usuário
thiagofellipe26
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 302
Registrado em: 25 Jun 2013, 10:28
Carro: Voyage GL 1.8
Localização: Campinas-SP

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por thiagofellipe26 »

carlotto23 escreveu:Valeu a dica irmão, mas o regulador de voltagem foi trocado nesse fim de semana, é novo!
O problema ocorria antes da troca também? a fumaça abaixo do bura, era provavelmente gases não queimados por conta de falta de faísca.
pode testar também ligando o farol alto, se a corrente cair muito, teu alternador já era.
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por Schubert »

É meu caro, se já trocou o regulador de tensão, a correia não esta muito frouxa e cantando, é o alternador, ele tem que conseguir pelo menos segurar o carro ligado e nem isso esta fazendo, talvez uma revisão nele resolva o caso.
Avatar do usuário
thiagofellipe26
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 302
Registrado em: 25 Jun 2013, 10:28
Carro: Voyage GL 1.8
Localização: Campinas-SP

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por thiagofellipe26 »

Schubert escreveu:É meu caro, se já trocou o regulador de tensão, a correia não esta muito frouxa e cantando, é o alternador, ele tem que conseguir pelo menos segurar o carro ligado e nem isso esta fazendo, talvez uma revisão nele resolva o caso.
O Schubert tem razão; Pode ser uma coisa simples, como troca das buchas gastas .... leve em um auto-elétrico e peça pra fazer uma revisão.
Avatar do usuário
carlotto23
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Mai 2014, 19:35
Carro: Gol GL 1987 1.6AP
Localização: Pelotas - Rio Grande do Sul

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por carlotto23 »

thiagofellipe26 escreveu:
carlotto23 escreveu:Valeu a dica irmão, mas o regulador de voltagem foi trocado nesse fim de semana, é novo!
O problema ocorria antes da troca também? a fumaça abaixo do bura, era provavelmente gases não queimados por conta de falta de faísca.
pode testar também ligando o farol alto, se a corrente cair muito, teu alternador já era.

Sim irmão. o problema ocorria, troquei pra ver se melhorava.. me caguei todo pela fumaça, sou leigo em mecanica, primeiro carango né.. rsrsrs

Detalhes que nao citei: já é o segundo eletricista que mando e diz que o alternador ta carregando normalmente. Foi trocado o regulador de voltagem e a correia esticada mas continuou o problema.. o ultimo eletricista abriu o alternador e falou que tava tudo ok.. Ja gastei mais de 250 mango com eletricista e já to de cara por causa do problema.

Já to quase indo no desmanche comprar um outro alternador pra goleta de tão brabo que to :( kkkkkk

se alguem tiver mais um help... rsrs
abraço e valeu a atençao!!
Avatar do usuário
thiagofellipe26
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 302
Registrado em: 25 Jun 2013, 10:28
Carro: Voyage GL 1.8
Localização: Campinas-SP

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por thiagofellipe26 »

Tenta colocar sua bateria em um carro de um amigo seu. inverta as duas, coloca a dele no seu e a sua no dele. Veja se o problema persiste, e se o carro dele ficar "normal" com sua bateria, ta aí o tira-teima; É teu alternador. Ao inverter, cuidado com a posição dos polos da Bateria +Positivo e -Negativo. Muda de lado dependendo do veículo.
Avatar do usuário
carlotto23
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Mai 2014, 19:35
Carro: Gol GL 1987 1.6AP
Localização: Pelotas - Rio Grande do Sul

Re: (AJUDA) BATERIA OU ALTERNADOR?

Mensagem por carlotto23 »

Valeu thiago! vou tentar dessa mesmo, o pai de um amigo meu tem um golzinho 1000, vou tentar pra ver.. em breve volto com respostas.. rezem por mim kkkkk

abraço
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”