Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

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fredfab
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Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por fredfab »

Ola pessoal,

Tenho um ap1.8s carburado original a gasolina. (taxa 8,5), caburador original 2e, 100% original std. 100milkm.

A ideia seria turbinar , MANTER andando na GASOLINA. Nao precisaria trocar o carburador, nem colocar partida a frio.

Quero algo entre 140 - 170cv. ou seja , algo de pressao entre 0.4 e 0.7.

Até que pressao da para usar com seguranca, utilizando gasolina comum?

Carro de passeio, nao é de arrancada nem de pista. Nao vai ter intercooler.
Sei que usual é rodar com alcool , pois tem mais folga de taxa, pressao etc...
Mas a pergunta é exatamente esta. Vejo que existem carros turbo hoje que com 0.5 de pressao a taxa dinamica passa de 12 ou 13.
Acertando e limitando o ponto de ignicao direitinho daria para chegar ou passar um pouco de 0.5 de pressao na turbina?

Obs: Kit basico. Turbina 42/48
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DanielGT
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Re: Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por DanielGT »

Pergunta complexa, fiquei curioso tb, achismo meu aqui, gasolina melhorou muito ultimamente, e ela tem 27% de alcool. acho que 0.5 seja de boa. Seria bom intercooler para evitar altar temperaturas, mesmo sendo carro de passeio, usa de ducato ou gol turbo, up tsi etc etc.
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bleidao
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Re: Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por bleidao »

O Etanol além de ter uma melhor potência, alivia também a questão da taxa de compressão, evitando quebras.

Mas é possível sim andar com Turbo na gasolina.

Eu também colocaria o intercooler, mesmo andando em baixa pressão e o veículo sendo para passeio.

Acho que até 0.9Kgf já seja suficiente. Ainda mais que ele quer pendurar uma APLzinha.
fredfab
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Re: Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por fredfab »

DanielGT escreveu:Pergunta complexa, fiquei curioso tb, achismo meu aqui, gasolina melhorou muito ultimamente, e ela tem 27% de alcool. acho que 0.5 seja de boa. Seria bom intercooler para evitar altar temperaturas, mesmo sendo carro de passeio, usa de ducato ou gol turbo, up tsi etc etc.
Entao, tem o lance que a gasolina melhorou um pouco a octanagem desde os anos 90. Mas queria mexer o menos possivel. Por isso nao queria nem pensar em intercooler.
Mas se alguem puder dar um parametro melhor do tipo: "se usar um intercooler da para chegar com seguranca em 0,6 ou 0,7 etc".
Ta certo que com injecao é mais facil e seguro acertar. acho que o principal seria acertar o ponto de ignicao nao é?
Nos carros da epoca como uno turbo, tempra turbo, tinha 0,8 de pressao na gasolina , mas tinha injecao. a taxa do motor era quase a mesma.
fredfab
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Re: Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por fredfab »

bleidao escreveu:O Etanol além de ter uma melhor potência, alivia também a questão da taxa de compressão, evitando quebras.

Mas é possível sim andar com Turbo na gasolina.

Eu também colocaria o intercooler, mesmo andando em baixa pressão e o veículo sendo para passeio.

Acho que até 0.9Kgf já seja suficiente. Ainda mais que ele quer pendurar uma APLzinha.

Acho que seria algo assim:
O etanol permite uma maior pressao da turbina sem riscos. nesse caso , conseguiria-se extrair mais potencia.
Mas se a meta é 150 160cv, seria 0,5kg de pressao.
Se colocar 0,5 (ou que seja 0,4) de pressao rodando com gasolina, fica mais forte do que 0,5 ou os mesmos 0,4 de pressao com etanol no mesmo motor (original a gasolina).
Nao seria isso?

A meta seria chegar proximo de 160cv.
Essa é a duvida que tenho a respeito da pressao e combustivel.

exemplo
Se quisesse turbinar e por 130cv , (0,3 de pressao), certamente daria para rodar com gasolina mesmo , e nesse caso seria muito melhor na gasolina do que com alcool certo? 0,3 de pressao com etanol nao da nem a taxa de um motor original a etanol.
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Re: Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por meison »

Vamos la, gasolina no brasil agora vai ter no minimo 92RON, que seria quase igual o que temos aqui no Uruguai, a gente roda de gasolina comun 95RON e podium 97RON, com uma porcentagem de 10% etano anhidro. No caso do brasil a gasolina pode ter inclusive ate 25-27%(nao tenho certeza absoluta).

O etanol puro de verdade segun o MIT, tem 129RON, ja da para ver porque resulta melhor usar etanol a simple vista. Isso gera a possibilidade de utilizar RC bem mais altas e ainda poder turbinar. Aqui no uruguay ja com 9:1 de taxa nao da para mandar 2bar de pressao porque nem mesmo forjado a gasolina basica aguenta, tem que ser podium mesmo porque nao temos etanol.

A temperatura da combustao e bem menor, aquece menos o liquido refrigerante, e por isso voces podem rodar na rua com turbao e para no semaforo a 36 graus e nao ferver, se fosse gasolina como a nossa, os gases podem chegar ate 1050 graus a altas pressoes. E bem diferente.

Voltando a suas perguntas,
a gente com taxa de 8.5:1 com gasolina comun, mandamos ate 1.1bar com intercooler, e sem intercooler da para brincar nos 0.7-0.9bar mais nao da para segurar porque o ar esquenta demais, e passa rapido os 130graus, se ficar muito tempo vai ter detonacao :bum:

Na minha opiniao da para rodar com 0.9bar de boa, mais com intercooler para garantir que da para curtir, e nao so para puxadas curtas. Vale a pena o intercooler considere
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Re: Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por fredfab »

obrigado pela resposta.
sim, entendo sobre a temperatura ser mais alta com gasolina. sim vale a pena pensar em intercooler, eu sei. o problema é que queria mexer o menos possivel.
partindo do principio que queria ter no max ums 150 160cv , o que seria 0.5 0.6 de pressao sera que da pra ficar sem intercooler? o "segurar pisando" que imagino seria em uma estrada em uma reta ou descida segurar ali uns 30s no maximo e aliviar. de resto andar com 0 - 0.2 de pressao constante em uma viagem por exemplo
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Re: Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por meison »

Com essa potência pode sim de boa, no carburador eu andava com 0.670bar e veio 167cv e bem próximo do que você quer, com comando 49G e tudo o resto original sem Intercooler. Da sim pode ir para frente que aguenta

E melhor não ter pressão positiva na estrada senão o carro não fica econômico para nada, fica bebedor mesmo porque se tem pressão de ar tem mais pressão de combustivel, porém mais gasto! O melhor e ter um turbo que na estrada a 120km/h não pegue em meio pedal, mais sim na hora de ultrapasse com só apertar mais o acelerador venha pressão sim
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fredfab
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Re: Duvidas ap 1.8s Turbo na gasolina

Mensagem por fredfab »

meison escreveu:Com essa potência pode sim de boa, no carburador eu andava com 0.670bar e veio 167cv e bem próximo do que você quer, com comando 49G e tudo o resto original sem Intercooler. Da sim pode ir para frente que aguenta

E melhor não ter pressão positiva na estrada senão o carro não fica econômico para nada, fica bebedor mesmo porque se tem pressão de ar tem mais pressão de combustivel, porém mais gasto! O melhor e ter um turbo que na estrada a 120km/h não pegue em meio pedal, mais sim na hora de ultrapasse com só apertar mais o acelerador venha pressão sim


Valeu pela resposta. A ideia era algo bem de leve e original mesmo. no max 150 160cv. Voce usava com carburador e gasolina comum, e com motor sem destaxar nada com junta nem nada certo? 8:5 de taxa ne ?

Sim, o que falou sobre nao ter pressao em estrada é uma outra duvida, pois quero usar uma turbina comum 42/48, e o carro tem o cambio curto. 100km/h 3000rpm. 120 3500rpm. Estava vendo de pegar a marca que tiver o maior rotor e eixo, para ver se posterga um pouco. Acho que pelo menos a 3000rpm da para manter velocidade de cruzeiro sem pressao nao é ?
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