Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por phsouza »

Boa tarde galera,

Me chamo Phillipe, sou novo no mundo AP, vim da escola aircooled, e agora estou em busca do quadrado perfeito! :D

Tenho dois motores AP a disposição e pretendo montar 1 motor bem preparado para colocar no futuro quadrado que comprar.

#1: AP1.6 q recentemente faltou oleo e bateu (pode salvar alguma coisa??)
#2: AP 2.0 de verona com menos de 50k rodado.

O meu objetivo é fazer um motor aspro para o dia a dia mas que tenha capacidade de atingir giros altos segue a ideia:

Bloco baixo do 2.0 com vira de 1.6, bielas longas 159mm, pistões de falcon 84mm, cabeçote 20v taxado, corpo de injeção individual de 40mm (as borboletas da Yamaha R1 são uma opção!), uma fueltech ou pandoo pra gerenciar o bagulho todo.

Minhas dúvidas são as seguintes, onde posso conseguir comandos para o cabeçote para torná-lo girador?
Posso usar os aneis originais da falcon? que outro pistão/anel leve posso usar de preferencia plano?
Quais perifericos são recomendados? Bomba de oleo, água, e etc?

Meu objetivo é um motor capaz de chegar aos 10.000 rpm ou mais um pouquinho.

Turbo não é uma opção! :badbad:
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por DanielGT »

Meu deus, quero ver esse monstro que vc vai criar! Se pretende comando alto e girar muito, uma coisa eu já adianto, Caixa de câmbio PV (que é a mais curta pra AP), talvez não seja curta o suficiente. Ai seria interessante colocar um diferencial do 1.0, que é 4,77 ou do 1.0 16v que é 5,125.

Sobre o motor, se não vai rolar turbo, tem uma frase em ingles boa: "there is no replacement for displacement" - Não existe substituto para deslocamento volumétrico. ou seja, acho interessante manter o virabrequim do 2.0 e meter o pistão de falcom com as bielas originais. não vai girar o que vc quer nem com um balanceamento perfeito, mas deve segurar 7000, e vc vai ter mais torque, bem mais, que é algo que o motor subquadrado traz, aliado a um bom cabeçote e uma caixa curta, fica animal!
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por phsouza »

Então Daniel, valeu o apoio. A muito tempo atrás ouvi falar de ap girando na casa dos 10000. Gosto de motor girador, meu fusca anterior montei pra virar na cada dos 8, q é um feito pra o aircooled. Já no AP queria extrapolar kkkk. Pensei em ir no máximo até 2.1, mas gostaria MSM de um 1.8 por conta do R/L, por isso pensei nas bielas 159mm.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por João Victor AP »

Caramba... vai montar um AP Aspirado Forte hein.

Os comandos de alta graduação, você consegue pelo site da SPA, site seguro e de confiança, vende todo tipo de comando para preparação.

Pistões de Falcon... para te falar verdade não tenho conhecimento deles.
Eu tenho conhecimento sobre pistões comuns, e pistões forjados de cabeça plana da IASA, IAPEL, AFP, são outros pistões que podem usar.

Uma peça muito importante é uma Bomba de Óleo de alta vazão. Te indicar marcas, só tenho contato com pessoal que usou as Schadek.

Cara... Boxer Refrigerado a Ar eu adoro muito, é um motor maravilhoso.
Gosto de todos carros antigos, e de todos motores.

Cabeçote de 20 válvulas... caramba... que show mano ! Vai ficar muito bom !
O Fluxo desse cabeçote é muito bom, é a melhor opção para motores que irão receber uma preparação aspirada.

Se você pretende motor que gire altas rorações, o que você não vai fugir é de Alívio do Volante.
Uns 2Kg de massa retirados do volante já irá te garantir o motor girar rotações altas.

É bom fazer o balanceamento de bielas, mancais das bielas, pistões, isso para garantir um motor melhor.

A dica do Daniel é bacana, só que sinceramente, não conheço muito preparações que usem diferencial do CHT 1.0... não estou dizendo que está errado... eu curti muito a dica dele... mostra que ele entende muito.
DanielGT entende muito de câmbios cara, ele fez até um programa sobre diferenciais e relações dos câmbios... se ele te indica... então siga a idéia dele.
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por phsouza »

João obrigado pelas dicas.

Os pistões de falcon são de 84mm de diametro, usei no fusca que ficou com 1530cc, foi um setup aspro tbm, cabeçotes preparados, todo balanceado de vira, bielas pistoes e etc, o motor girava bastante, pretendo repedir a receita no meu segundo fusca. Voltando aos pistões de falcon, eles são bem mais baixos que os de Ap, não sei quanto de diferença teria no bloco baixo com as bielas compridas. No caso do fusca tive que diminuir as camisas pra poder ficar com 1mm de luz.

Para poupar meu bolso enquanto não junto tudo, to pensando em usar carburadores de moto até conseguir uma fueltech e o cabeçote 20v, que são os itens mais caros do projeto. Dependendo dos meus contatos vou montar a parte de baixo primeiro com um cabeçote normal ou de fluxo cruzado e 4 carburadores srad. até chegarem as peças finais.

Como vi num topico sobre aspro, o ideal é montar aos poucos. No Fusca demorei um bocado pra montar pq fiz tudo de uma vez.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por bleidao »

eita... excelentes ideias!

Gosto do AP 2.0 para preparações. Podem me chamar de louco... mas gosto muito mais dele! Principalmente para andar no ASPRO.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:eita... excelentes ideias!

Gosto do AP 2.0 para preparações. Podem me chamar de louco... mas gosto muito mais dele! Principalmente para andar no ASPRO.
E quem não gosta ???? hahaha !
AP 2.1 para Aspirados é ainda mais cabuloso :O
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por DanielGT »

João Victor AP escreveu:Caramba... vai montar um AP Aspirado Forte hein.

Os comandos de alta graduação, você consegue pelo site da SPA, site seguro e de confiança, vende todo tipo de comando para preparação.

Pistões de Falcon... para te falar verdade não tenho conhecimento deles.
Eu tenho conhecimento sobre pistões comuns, e pistões forjados de cabeça plana da IASA, IAPEL, AFP, são outros pistões que podem usar.

Uma peça muito importante é uma Bomba de Óleo de alta vazão. Te indicar marcas, só tenho contato com pessoal que usou as Schadek.

Cara... Boxer Refrigerado a Ar eu adoro muito, é um motor maravilhoso.
Gosto de todos carros antigos, e de todos motores.

Cabeçote de 20 válvulas... caramba... que show mano ! Vai ficar muito bom !
O Fluxo desse cabeçote é muito bom, é a melhor opção para motores que irão receber uma preparação aspirada.

Se você pretende motor que gire altas rorações, o que você não vai fugir é de Alívio do Volante.
Uns 2Kg de massa retirados do volante já irá te garantir o motor girar rotações altas.

É bom fazer o balanceamento de bielas, mancais das bielas, pistões, isso para garantir um motor melhor.

A dica do Daniel é bacana, só que sinceramente, não conheço muito preparações que usem diferencial do CHT 1.0... não estou dizendo que está errado... eu curti muito a dica dele... mostra que ele entende muito.
DanielGT entende muito de câmbios cara, ele fez até um programa sobre diferenciais e relações dos câmbios... se ele te indica... então siga a idéia dele.
Vlw pela força JV! O dif do CHT 1.0, tem uma galera que usa aqui em Ipatinga, com AP 1.8, 4x1, cabeçote 2.0 mecanico e comando 320 SPA. Eles aceleram igual loucos e não deu nada ahahhaha
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por DanielGT »

Segue o programa para calcular velocidade em relação de marcha!

https://drive.google.com/file/d/0Bx9zBP ... sp=sharing

Precisa de java instalado!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por João Victor AP »

DanielGT escreveu: Vlw pela força JV! O dif do CHT 1.0, tem uma galera que usa aqui em Ipatinga, com AP 1.8, 4x1, cabeçote 2.0 mecanico e comando 320 SPA. Eles aceleram igual loucos e não deu nada ahahhaha
TamoJunto mano !

Eu curti essa dica aí... deve ficar bem bacana em arrancada com esse diferencial aí hahaha
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por bleidao »

O único problema que vejo no 2.1 é a espessura entre as paredes das camisas do bloco.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:O único problema que vejo no 2.1 é a espessura entre as paredes das camisas do bloco.
Concordo !
Dissipação de calor do AP 2.1 é precária.

Mas fora isso, é um excelente motor para projetos aspirados !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por bleidao »

O 2.1 gira muito!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:O 2.1 gira muito!
Pois é.
2.1 é top :D
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por DanielGT »

Como está o projeto? estou curioso!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por bleidao »

O amigo sumiu.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por João Victor AP »

Pois é !
O amigo sumiu mesmo pelo jeito !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por bleidao »

Vamos aguardar
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por phsouza »

To vivo, mas o projeto morreu. Tive um baita baque financeiro e acabei tendo que me desfazer da maioria das peças que tinha. Pelo menos hoje to quebrando a cabeça com um quadradinho 85 que finalmente consegui pegar, mas já tá a um ano comigo e nada da tão esperada preparação. Só está injetado por enquanto. Planos de preparar ainda tão na mira, espero até o meio de 2021 dar uma geral no motor. Vou manter 1.6 mesmo, mas com itbs 45mm da CBR1000, elas tem um sistema de MAP e lenta superiores aos métodos que o pessoal usa com itbs "prontas" para AP. Vou focar em durabilidade e confiabilidade, então não vai girar na extratosfera, apesar de ainda flertar com o 20v. Para 2021 a ideia é fechar o ano com mais de 115cv de roda 1.6.

Confesso que depois de ver um gringo colocando 200cv aspro num ea111 1.6 16v girando a 9500, com mesmo cabeçote do gol bola at100016v, é algo que me dá vontade de montar, mas só tenho medo da manutenção, multiválvula é complicado, e num cabeçote que o povo já olha torto aqui no brasil fica meio complicado. O engraçado é que na europa é considerado um dos melhores motores VW.

Mais uma ideia que surgiu nesses anos parado em relação à projetos é que na maioria dos aspro se elimina o hidrovácuo, ou fic com um freio estranho nos carro que já vem de fábrica com hidrovácuo. Como não quero forçar d+ na hora de freiar penso em usar uma bomba de vácuo eletrica similiar do UP e do GM Sonic que não tem o hidrovacuo ligado no coletor.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montando motor aspirado - dúvidas e ideias

Mensagem por bleidao »

Boa, meu camarada!!!

Os projetos vivem enquanto vivermos!
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”