[Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Gol1988
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Ago 2017, 19:02
Carro: Gol CL

[Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por Gol1988 »

Fala Galerinha como estão ?
Me chamo Júlio e estou com um projetinho...
E gostaria que vocês me ajudassem se possível.
Bom vamos lá tenho um Gol CL AP 1.6 Original a álcool.
Configuração atual:
Comando 049G
Cabeçote Rebaixado 0,8mm, aberturas de dutos...
Taxa: 13:8 praticamente.
To pra fazer o 4x1.
Bielas e pistões forjados para 400cv.
Vamos lá quero montar uns Aspro que uns 200cv
Usando as Thorottle Body ou Dupla Weber 40 deitadas...
Mais ai vem as dúvidas qual a melhor opção ?
Injetado ou carburado ?
Vantagens e desvantagens ?
Se for fazer injetado quais peças e componentes usar ? Desde o tanque ao motor ?
Se for manter carburado oque muda para ter um bom projeto ?
Perdi uma oportunidade de pegar umas thorottle completa por 1500 reais kk..
Mais agora decidir realmente montar um
Alguém teria algum lugar para recomendar para comprar os componentes ?
Desde já agradeço.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por João Victor AP »

Em um Motor AP aspirado eu montaria injetado, pela facilidade do acerto com as Throttle Body, mas você além de comprar ela, também tem que comprar um módulo de injeção programável.
Bom de usar uma injeção programável é que além de acertar a parte de alimentação, você pode explorar a parte de ignição, criando e editando mapas com pontos de ignição.

Eu também adoro as Weber's IDF, e DCOE, fica muito lindo um Motor AP com dupla Weber 40. Admiro quem usa, mas o acerto fica bem mais complicado.
Já em um Opala, Chevette, Fusca, C-10... esses carros mais clássicos... sem dúvidas eu iria de Weber.

Isso é questão de gosto pessoal mesmo, pode escolher qualquer um dos dois... os dois são ótimas opções.
Gol1988
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Ago 2017, 19:02
Carro: Gol CL

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por Gol1988 »

João Victor AP escreveu:Em um Motor AP aspirado eu montaria injetado, pela facilidade do acerto com as Throttle Body, mas você além de comprar ela, também tem que comprar um módulo de injeção programável.
Bom de usar uma injeção programável é que além de acertar a parte de alimentação, você pode explorar a parte de ignição, criando e editando mapas com pontos de ignição.
Exatamente oque eu tinha pensado amigo.
Com injeção ficaria melhor o acerto do motor,
Essa questão dos mapas sabia que dava pra criar mais ainda sou bem leigo kk.
As minhas dúvidas estão exatamente nesse quesito, pois conversando com algumas pessoas falaram que o acerto e melhor mais é bem complicado de montar...
No caso do injetado tem que adaptar os corpos, flauta e pegar um coletor que dê para colocar os bicos correto ?
Bobina Mi vai de boa ou e melhor usar aquelas que elimina o distribuidor ? Direto nas velas ?
Linha de combustivel uns fala do cash tank e 8m para manter.
Outros ja dizem que não tem necessidade de 8m e que até sem cash vai de boa...
Até cheguei a ver projetos sem o cash mais era nas Weber.
Bomba de combustível qual seria ideal ? Uma 12bar ?
Dúvida tbm no programável FT ou Pandoo ?
Conversei com alguns mecânicos mais esse povo deixa várias dúvidas no ar, alguns arrumam confusão pra explicar as coisas.
Lendo alguns artigos na internet vi que as thorottle são montadas e usadas em carros de passeio, porém eu estou com intuito de montar o carro pra rodar sabe, dia a dia mesmo... Diz que o risco de rodar assim é grande pois não se usa filtro, teria alguma dica para poder rodar "Mais tranquilo" ?
Partindo pros demais componentes:
Uma embreagem de cerâmica e câmbio forjado para acompanhar o projeto seria uma boa opção ou pelo setup não há grande necessidade ?
Freios estou indo com o do Santana, porém já percebi que irei que aumentar as rodas não cabem nos aros 13 :qus:
João Victor AP escreveu: Eu também adoro as Weber's IDF, e DCOE, fica muito lindo um Motor AP com dupla Weber 40. Admiro quem usa, mas o acerto fica bem mais complicado.
Já em um Opala, Chevette, Fusca, C-10... esses carros mais clássicos... sem dúvidas eu iria de Weber.

Isso é questão de gosto pessoal mesmo, pode escolher qualquer um dos dois... os dois são ótimas opções.
Usar 2 Weber tá saindo praticamente o mesmo preço do injetado.
Carburador bem caro esse kkkk.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por bleidao »

As Throttle Body com uma Fuel Tech seriam uma boa para você. Já que você quer montar um Aspro Injetado.

Eu, ao contrário de todos, embora a Injeção Eletrônica traga inúmeros benefícios além do que os carburadores, mas Eu sou completamente Apaixonado pelas Dcoe... Eu mesmo tenho em casa uma Weber 45 Dcoe.
Gol1988
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Ago 2017, 19:02
Carro: Gol CL

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por Gol1988 »

bleidao escreveu:As Throttle Body com uma Fuel Tech seriam uma boa para você. Já que você quer montar um Aspro Injetado.

Eu, ao contrário de todos, embora a Injeção Eletrônica traga inúmeros benefícios além do que os carburadores, mas Eu sou completamente Apaixonado pelas Dcoe... Eu mesmo tenho em casa uma Weber 45 Dcoe.
Bleidao obrigado, até cogitei usar 2 Weber deitadas mais to achando preço delas bem salgados onde encontro. Aí to optando por injetar mesmo.

Só que agora me veio mais uma dúvida galera :qus: :qus:

Me mostraram uma montagem com coletor de Kombi diesel e diz que fica ainda mais seguro que as throttle... e ai oque vocês acham ?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por bleidao »

Mano... acho linda a Throttle Body! Quanto ao coletor de Kombi eu nunca vi esse projeto.
Gol1988
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Ago 2017, 19:02
Carro: Gol CL

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por Gol1988 »

bleidao escreveu:Mano... acho linda a Throttle Body! Quanto ao coletor de Kombi eu nunca vi esse projeto.
Pois é tbm não tinha visto e fico até bacana.
Mais parando para pensar agora como faz com o hidrovacuo nesses caso ? Tem a furação das mangueiras ? Kkk
Gol1988
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Ago 2017, 19:02
Carro: Gol CL

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por Gol1988 »

ImagemTipo isso que eu vi bleidao mais oque me mostraram tava mais organizado :good:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por João Victor AP »

Gol1988 escreveu:Essa questão dos mapas sabia que dava pra criar mais ainda sou bem leigo kk.
Antigamente eu também era leigo com injeções programáveis, mas com o tempo fui aprendendo cada vez mais !
Você quando for mexer com uma, ler o manual é o primeiro passo, lá ensina 80% do que você precisa aprender.
Gol1988 escreveu:As minhas dúvidas estão exatamente nesse quesito, pois conversando com algumas pessoas falaram que o acerto e melhor mais é bem complicado de montar...
Não é tão difícil assim não, basta seguir o esquema elétrico do manual, e usar os sensores recomendados.
Gol1988 escreveu:No caso do injetado tem que adaptar os corpos, flauta e pegar um coletor que dê para colocar os bicos correto ?
Isso mesmo...
Mas no próprio coletor de admissão Throttle Body já tem o local para encaixar os bicos.
Gol1988 escreveu:Bobina Mi vai de boa ou e melhor usar aquelas que elimina o distribuidor ? Direto nas velas ?
Bobina Mi 3 pinos vai de boa, é a indicada para uso na FT, pois já tem o módulo de ignição integrado.
Para usar as bobinas individuais (uma bobina pra cada vela) é necessário usar roda fônica... não é obrigatório, só usa se quiser, e fica bem mais caro !
Gol1988 escreveu:Linha de combustivel uns fala do cash tank e 8m para manter.
Outros ja dizem que não tem necessidade de 8m e que até sem cash vai de boa...
Até cheguei a ver projetos sem o cash mais era nas Weber.
Não... em carro preparado é obrigatório o CathTank.
8mm já atende bem.
Gol1988 escreveu:Bomba de combustível qual seria ideal ? Uma 12bar ?
Até 300cv pode-se usar uma Dinâmica 8Bar.
Gol1988 escreveu:Dúvida tbm no programável FT ou Pandoo ?
Questão de gosto... eu prefiro a FuelTech.
Gol1988 escreveu:Conversei com alguns mecânicos mais esse povo deixa várias dúvidas no ar, alguns arrumam confusão pra explicar as coisas.
Sei como é... tem vários mecânicos que não entendem dessa área de preparação !
Gol1988 escreveu:Lendo alguns artigos na internet vi que as thorottle são montadas e usadas em carros de passeio, porém eu estou com intuito de montar o carro pra rodar sabe, dia a dia mesmo... Diz que o risco de rodar assim é grande pois não se usa filtro, teria alguma dica para poder rodar "Mais tranquilo" ?
Então, para dia-a-dia não é indicado não, a vida útil do motor vai diminuir muito mesmo, prejudica muito os anéis e os cilindros, isso porque atrás das borboletas já está o cilindro.

Gol1988 escreveu:Partindo pros demais componentes:
Uma embreagem de cerâmica e câmbio forjado para acompanhar o projeto seria uma boa opção ou pelo setup não há grande necessidade ?
Freios estou indo com o do Santana, porém já percebi que irei que aumentar as rodas não cabem nos aros 13 :qus:
Embreagem de cerâmica, é um ótimo upgrade. Para ter uma embreagem de cerâmica com pedal macio, basta comprar da Displatec.

Freios de Santana 256mm realmente não cabem em rodas aro 13.
Gol1988 escreveu:Usar 2 Weber tá saindo praticamente o mesmo preço do injetado.
Carburador bem caro esse kkkk.
São caros mesmo... são fabricados na Espanha (alguns anos atrás, só era fabricado na Itália).
Mas são, excelentes carburadores !
Gol1988
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Ago 2017, 19:02
Carro: Gol CL

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por Gol1988 »

João Victor AP escreveu:
Antigamente eu também era leigo com injeções programáveis, mas com o tempo fui aprendendo cada vez mais !
Você quando for mexer com uma, ler o manual é o primeiro passo, lá ensina 80% do que você precisa aprender.
Bom saber dessa parte João rs, pra falar verdade vai ser primeira vez que irei montar um carro injetado, então to procurando saber tudo antes de começar para não ter surpresas kkk.
João Victor AP escreveu:
Não é tão difícil assim não, basta seguir o esquema elétrico do manual, e usar os sensores recomendados.
Tranquilo mano.
João Victor AP escreveu: Isso mesmo...
Mas no próprio coletor de admissão Throttle Body já tem o local para encaixar os bicos.


Há sim entendi, só outra dúvida nessa parte...
Alguns dizem que tem que tampar o furo da água que passa no coletor original outros me disseram que basta pegar um coletor aquecido como da marca Spa Turbo. Aí fiquei nessa se precisa ou não.
João Victor AP escreveu: Bobina Mi 3 pinos vai de boa, é a indicada para uso na FT, pois já tem o módulo de ignição integrado.
Para usar as bobinas individuais (uma bobina pra cada vela) é necessário usar roda fônica... não é obrigatório, só usa se quiser, e fica bem mais caro !

Vamos de Mi mesmo, ja uso a 2 fios no carrinho rs.
João Victor AP escreveu: Não... em carro preparado é obrigatório o CathTank.
8mm já atende bem.

Bom saber que é obrigatório me falaram que não havia necessidade...
João Victor AP escreveu: Até 300cv pode-se usar uma Dinâmica 8Bar.
João Victor AP escreveu: Questão de gosto... eu prefiro a FuelTech.
To quase adotando a FT mesmo...
João Victor AP escreveu: Sei como é... tem vários mecânicos que não entendem dessa área de preparação !

Tem alguns que se for olhar vai montar o carro e na primeira partida vai dar quebra k.
João Victor AP escreveu: Então, para dia-a-dia não é indicado não, a vida útil do motor vai diminuir muito mesmo, prejudica muito os anéis e os cilindros, isso porque atrás das borboletas já está o cilindro.

Complicado é isso, queria montar pro dia a dia mesmo :nop: :sad:
João Victor AP escreveu: Embreagem de cerâmica, é um ótimo upgrade. Para ter uma embreagem de cerâmica com pedal macio, basta comprar da Displatec.

Há beleza.
João Victor AP escreveu: Freios de Santana 256mm realmente não cabem em rodas aro 13.

Só reparei isso depois kk.
João Victor AP escreveu: São caros mesmo... são fabricados na Espanha (alguns anos atrás, só era fabricado na Itália).
Mas são, excelentes carburadores !
Não sabia dessa achava que era só os "chineses" do mercado que a gente encontra por aí :D
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por João Victor AP »

Gol1988 escreveu:Bom saber dessa parte João rs, pra falar verdade vai ser primeira vez que irei montar um carro injetado, então to procurando saber tudo antes de começar para não ter surpresas kkk.
Tá certo :good:
Gol1988 escreveu:Há sim entendi, só outra dúvida nessa parte...
Alguns dizem que tem que tampar o furo da água que passa no coletor original outros me disseram que basta pegar um coletor aquecido como da marca Spa Turbo. Aí fiquei nessa se precisa ou não.
Tem que tampar o furo do cabeçote.
Pode ficar tranquilo que ele não serve para melhorar o sistema de arrefecimento não, é só para esquentar o coletor do carro carburado, os coletores injetados não usam esse furo.
Gol1988 escreveu:Vamos de Mi mesmo, ja uso a 2 fios no carrinho rs.
O correto é usar a bobina Mi de 3 pinos/fios, como eu citei anteriormente.
Gol1988 escreveu:Complicado é isso, queria montar pro dia a dia mesmo :nop: :sad:
Para o dia-a-dia, opte por usar coletor Mi com dutos bem polidos e levemente retrabalhados, o mesmo deve ser feito no cabeçote.
Gol1988 escreveu:Não sabia dessa achava que era só os "chineses" do mercado que a gente encontra por aí :D
"Weber Chinesa" é réplica, fabricadas na China, não são originais da Weber, e não compensam, são cheias de rebarbas.
Bom mesmo são as Weber's originais !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por bleidao »

KKKKKKKKKKKK

Aquele assunto que há muito tempo atrás convesamos! As chinesas infelizmente não prestam!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:KKKKKKKKKKKK

Aquele assunto que há muito tempo atrás convesamos! As chinesas infelizmente não prestam!
As chinesas são cheias de rebarbas, imperfeições... não prestam.

Weber é Weber... tem que ser Espanhola.
Se comprar a Italiana também é boa, só que deve estar ciente que ela já foi fabricado a muito tempo, mas desde que esteja em bom estado é bem melhor que uma chinesa.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por bleidao »

A minha é italiana. Está demarcada Weber 45 Dcoe de Bologña.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:A minha é italiana. Está demarcada Weber 45 Dcoe de Bologña.
Top !
Raríssimas Weber's italianas hoje em dia, não são mais fabricadas lá !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por bleidao »

Mais um motivo para eu fazer de enfeite.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por DanielGT »

bleidao escreveu:Mais um motivo para eu fazer de enfeite.
coloca isso pra funcionar e queimar gasolina! ou álcool! kkkkk
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por bleidao »

Rapaz... isso queima qualquer coisa. Até as moedas que estão escondidas nas calças Jeans que você coloca para lavar e não as encontra por nada.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Rapaz... isso queima qualquer coisa. Até as moedas que estão escondidas nas calças Jeans que você coloca para lavar e não as encontra por nada.
Oloko ! Aí bebe hein man !
:qus:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvidas] Thorottle Body vs Weber Duplas.

Mensagem por bleidao »

Amigo... os dois estágios no mesmo eixo.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”