[Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros)

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
stevefoi
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Nov 2017, 16:14
Carro: GOL GTS 1.8 1988

[Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros)

Mensagem por stevefoi »

Fala rapazeada! :paz:

Estou com algumas dúvidas sobre coletores de admissão, sou leigo no assunto.
E vi que tem uma certa carência de posts sobre o assunto aqui no fórum. Vou enumerar minhas dúvidas para que fique mais fácil pra vocês responderem. :?:

1) Gostaria de saber se os coletores de admissão só existem em injetados?

2) Também gostaria que partilhassem seus conhecimentos sobre quais existem no mercado, suas vantagens, desvantagens, características, quais dão mais performance, quais dão um melhor consumo.

3) Vi que alguns possuem corpo que de borboletas... pra que serve? Qual o diferencial disso?

4) Throttle body? Esse me despertou muita atenção pela beleza estética. Qual o diferencial desse coletor?

5) Existe algum tipo de coletor ideal para cada tipo de projeto (turbo ou aspirado)?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por bleidao »

1 - Coletor de admissão é onde vai o corpo de borboleta ou carburador. Então é para os dois.

2 - Cada tipo de injeção ou carburador requer o seu coletor específico.

3 - Corpo de borboleta é o nome dado à parte da TBI onde é admitido o ar para a câmara de combustão. Controlada por uma borboleta.

4 - Throttle Body nada mais é do que uma injeção eletrônica muito utilizada em preparações pesadas. Em veículos que exigem uma alimentação absurda. Vale lembrar que não é aconselhável utilizar em carro que não for de competição, pois não tem como utilizar o filtro de ar, reduzindo consideravelmente a vida útil do motor.

5 - não... existe um coletor ideal para o sistema de alimentação que você escolher.
Avatar do usuário
stevefoi
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Nov 2017, 16:14
Carro: GOL GTS 1.8 1988

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por stevefoi »

Bleidão, no meu caso, pretende montar um motor 1.9 com comando 049 e FT250 e não sei qual o melhor coletor de admissão para esse projeto.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por bleidao »

TBI do Gol MI...
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por meison »

Vai de coletor Mi que da e sobra!
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por bleidao »

Isso aí... muito usado para veículos com motor original e também preparados!
Avatar do usuário
stevefoi
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Nov 2017, 16:14
Carro: GOL GTS 1.8 1988

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por stevefoi »

Qual a diferença do TBI do Gol Mi pro TBI do Gol GTI?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por bleidao »

stevefoi escreveu:Qual a diferença do TBI do Gol Mi pro TBI do Gol GTI?
A TBI do Gol MI é propícia para a injeção MI, com uma Flauta para os bicos e, a do GTi é para a Injeção EFI, com os bicos alojados no cabeçote, não tem sensor MAP (apenas o MAF que é aquele sensor de fluxo que vai na caixa do filtro). Há mais diferenças mas essas são as principais.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por meison »

bleidao escreveu:
stevefoi escreveu:Qual a diferença do TBI do Gol Mi pro TBI do Gol GTI?
A TBI do Gol MI é propícia para a injeção MI, com uma Flauta para os bicos e, a do GTi é para a Injeção EFI, com os bicos alojados no cabeçote, não tem sensor MAP (apenas o MAF que é aquele sensor de fluxo que vai na caixa do filtro). Há mais diferenças mas essas são as principais.
bleidao a do gti nao tem 2 bocas? e aquela ovalada ne? Eu iria com TBI do gol Mi, e muito mas simples de adaptar e ja tem quanta gente que usa? 100? 1000? 10000? Quem usa sabe que o TBI do Mi e bom mesmo. Se precisa de mais fluxo e so retirar material interno na curva que ele tem antes da borboleta que impide a entrada de ar dos dois lados da borboleta ate o acelerador nao passar de 70% TPS aberto (acho que era assim posso estar errado)
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por bleidao »

Então, Meison...

Se você quer uma preparação tão forte assim, vai de Throttle Body, pois aí você não terá um carro para o dia a dia.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por meison »

bleidao escreveu:Então, Meison...

Se você quer uma preparação tão forte assim, vai de Throttle Body, pois aí você não terá um carro para o dia a dia.
Entao o coleto MI eu ja vi andar com 500hp, ta sobrado para qualquer projeto "leve" e "medio", eu entendo que otros coletores ou borboletas sao melhores, pero mais barato que coletor Mi e a eficacia que ele tem acho que nao ha comparaçao! Eu vou de coletor Mi no meu projeto, imagina
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por bleidao »

Eu acho um bom projeto ir de MI logo.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por João Victor AP »

stevefoi escreveu:Fala rapazeada! :paz:

Estou com algumas dúvidas sobre coletores de admissão, sou leigo no assunto.
E vi que tem uma certa carência de posts sobre o assunto aqui no fórum. Vou enumerar minhas dúvidas para que fique mais fácil pra vocês responderem. :?:

1) Gostaria de saber se os coletores de admissão só existem em injetados?
Não, essa peça que liga o carburador do seu GTS até o cabeçote é um coletor de admissão.
Independente se o motor é carburado ou injetado, ele sempre terá um coletor de admissão.
stevefoi escreveu:2) Também gostaria que partilhassem seus conhecimentos sobre quais existem no mercado, suas vantagens, desvantagens, características, quais dão mais performance, quais dão um melhor consumo.
Para motores AP :
Tem os coletores de admissão para carburadores, cada carburador usa um coletor de admissão diferente.
Tem os coletores de admissão para injeções monoponto.
Coletor de admissão EFi, para usar com a Injeção Le-Jetronic, ou com injeções programáveis.
Coletor de admissão Mi, para usar com a Injeção Mi, ou com injeções programáveis.
Coletor de admissão tipo Throttle Body que são borboletas individuais, motor com coletor assim só é gerenciado por injeções programáveis.
Coletor de admissão da Kombi AP Diesel, usada em motores AP a Gasolina e Álcool mesmo, só que é colocada uma borboleta no coletor, motor AP com coletor desse modelo só é gerenciado por injeções programáveis.
Coletores de admissão para carros Turbo de arrancada, como os FuelTech.
stevefoi escreveu:3) Vi que alguns possuem corpo que de borboletas... pra que serve? Qual o diferencial disso?
4) Throttle body? Esse me despertou muita atenção pela beleza estética. Qual o diferencial desse coletor?
Todo coletor de admissão de motor injetado deve ter uma borboleta para entrada de ar. Já em carburados a borboleta já é no carburador.
No caso das Throttle Body, são borboletas individuais, imitando os carburadores Weber IDF ou DCOE, assim o motor respira de forma melhor, mas seu uso é mais voltado para pistas, pois, como o vácuo produzido no coletor é baixo, o freio fica menos eficiente, e deve-se usar sistemas de freio diferente.
stevefoi escreveu:5) Existe algum tipo de coletor ideal para cada tipo de projeto (turbo ou aspirado)?
Se for um coletor de admissão para carburador, o motor pode ser original, turbo ou aspirado. Ele pode ser Turbo sim, mas desde que use apenas um carburador e com uma mufla (não existe coletor original Volks para dois carburadores, o único coletor desse tipo que tenho conhecimento é o coletor para se usar duas Weber's IDF ou DCOE, e coletores de admissão que tem a disposição para usarem mais de um carburador são usados apenas em motores aspirados).
Coletores de admissão para uso com injeção monoponto, o motor pode ser original, turbo ou aspirado.
Se for coletores de admissão usados em motores voltados para uso com injeção eletrônica, o motor pode ser original, turbo ou aspirado.
Se for coletor de admissão Throttle Body, o uso dela é apenas em motores Aspirados.
E no coletor de admissão da Kombi Diesel, seu uso é voltado para carros com motores aspirados

Motor original também é aspirado... mas na lista acima quando escrevi "aspirado" me referi aos motores Aspirados Preparados, com o uso voltado para performance.
Avatar do usuário
eddye.getsemani
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Mai 2018, 16:20
Carro: GOL GL 1.8

Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros

Mensagem por eddye.getsemani »

Opa boa noite.

Desculpem ressuscitar o tópico, mas estou com um problema justamente com uma admissao com duas deitadas.

O que posso fazer para melhorar o freio? Voce comentou sobre sistemas diferentes de frenagem. O q seria?

Obrigado.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”