Aval dos experientes.

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Tuliotuleta
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Mar 2018, 19:54
Carro: Gol 1.8 GL 1990

Aval dos experientes.

Mensagem por Tuliotuleta »

Opah licença!

Meu nome é Tulio sou mecânico e iniciante em preparação, depois de muita leitura aqui no fórum, sites, blog inclusive na "gringa" principalmente em relação a preparação de cabeçotes montei um projeto de preparação em uma "cobaia" (rsrsrs), meu carro um Gol GL 1990. Então vamos no estilo chico picadinho, por partes!

Cobaia:
Gol GL 1990 1.8 a gasolina originalmente estava com um TLDZ, mas era necessário fazer uma retifica no "bura" optei por aproveitar e troca-lo por um 2E. Ano passado resolvi fazer o motor por completo, mandei pra retifica, montei e instalei o sistema de ignição MI.

Objetivo:
Um carro gostoso de guiar, que seja arisco quando eu pisar fundo mas que ande manso quando eu quiser. Tudo isso mantendo a confiabilidade, custo e simplicidade do motor AP sem investir rios de dinheiro e pelo mesmo motivo, sem duplicar o consumo do carro.

Projeto:

Manter a cilindrada e a taxa - Por motivo de custo e um futuro "kit padaria"

Cabeçote 2.0 - Para melhorar a eficiência volumétrica do motor.

Preparação do cabeçote - Para melhorar ainda mais a eficiência do cabeçote, como busco uma curva de torque e potencia mais uniforme por toda faixa de RPM não irei "arrombar" os dutos apenas facilitar o fluxo.

Comando 49g - É de lei! quero manter um funcionamento original.

Molas duplas no comando - Talvez esse seja o ponto que ainda tenho mais dúvidas, mas a intenção e manter o torque e potencia mais uniforme e encorpado por mais tempo nos giros mais altos.

Coletor 4x1 - É de lei! ².

Carburador 2E - Até gostaria de investir em uma injeção mas tenho que manter o custo dessa preparação o mais baixo possível.


Então esse é mais ou menos o que tenho em mente já comprei o cabeçote com o 49G falta ainda adquirir o coletor e as molas.


Duvidas:

Compensa usar molas duplas ou nesse caso não fara diferença?

Sei que não irei transformar meu 1.8 em um foguete queimador de asfalto(nem é a intenção), mas terei um ganho de desempenho perceptivo?

O consumo ira aumentar proporcionalmente ao aumento de desempenho, ou ire aumentar desproporcionalmente e transformarei meu 1.8 em um beberrão manco?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por Rodox »

Olá,

1.

Quanto a molas duplas creio que não há necessidade, pois as mesmas se não me engano, salvo melhor juízo, são para motores que passam da rotação máxima permitida de projeto (no seu caso a rotação máxima de projeto é 6.100 rpm - motor 1.8AP ano 1990).

Então um comando 288º ou graduação maior seguramente fará o motor ultrapassar 6.100 rpm, podendo atingir facilmente a faixa dos 7.000 rpm, então neste caso seria prudente molas mais fortes nas válvulas, mas não é o seu caso.



2.

Carro que não é turbo de fábrica quando se turbina fatalmente o consumo aumenta, por dois motivos a saber:
- a potência aumentou, logo o consumo tem que aumentar também em alguma proporção...
- quando mantido o câmbio original do carro o escalonamento das marchas fica muito curto para a potência fornecida pelo turbo.


Assim o consumo irá aumentar quanto maior for o ganho de potência em todas as faixas de giro que a turbina está em ação. Pois o consumo é diretamente proporcional a potência que o motor consome em determinada rotação.

Por exemplo, vamos imaginar que seu carro tenha agora potência máxima de 95 CV a 5.400 rpm, então com 0,5 kg de pressão na turbina se ganhe 50% de potência para a mesma rotação (5.400 rpm). Então seu motor terá 142,5 CV a 5.400 rpm, assim o consumo a 5.400 rpm será no chute de uns 30% maior.

E isso se aplica a todas as outras rotações como por exemplo, imaginamos que a 2000 rpm seu motor consuma 37 CV. Por outro lado com o turbo a 0,5 kg com ganho teórico de 50% serão 56 CV a 2000 rpm.

Eu usei Regra de Três:

95 CV => 5.400 rpm

X => 2.000 rpm

Logo,

X = 37 CV


Seu carro em 5a. marcha a 2000 rpm por exemplo, está a 78 km/h com os 37 CV calculados acima, então o consumo seria de uns 15 km/litro em uma rodovia boa sem muito trânsito. Porém com 0,5 kg de pressão de turbo seriam 56 CV a 2000 rpm e 78 km/h, e no chute o consumo seria 30% maior no valor de 10,5 km/litro (15*0,70 = 10,5).

Mas é sabido que Regra de Três isso é só para ter uma ideia, pois na realidade se tem que por o carro no dinamômetro de esteira e traçar a curva de torque, potência e consumo específico de combustível (ver figura abaixo), mas essa conta dá uma idéia do raciocínio do consumo de acordo com a potência para determinada rotação.

Imagem



Imagem



Assim quanto menor for a pressão da turbina menor será o consumo. Pois um carro turbo de fábrica o câmbio já está escalonado para a velocidade máxima que o carro for atingir, logo a transmissão não fica curta, pois se atinge a velocidade máxima de projeto do carro, por exemplo 260 km/h exatamente na rotação de potência máxima do motor. E andando devagar essa marcha longa de 260 km/h deste carro é muito econômica em velocidade de cruseiro de 100 km/h.

Assim como seu carro na reta atinge a velocidade máxima em 4a marcha de 170 km/h exatamente na rotação de potência máxima dele de 5.400 rpm (a 5a macha desse carro é de economia "over drive", não é para atingir a velocidade máxima de 170 km/h. É o famoso câmbio "4+E" para economia... 4 marchas e uma de economia).

Veja como exemplo a comparação de consumo da reportagem do link abaixo, em que carrões turbo de fábrica foram muito econômicos:

Quanto a velocidade do carro eleva o consumo de combustível

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro ... mbustivel/

A título de curiosidade eu fiz para o meu carro (Gol 1.8AP 1990) o cálculo da velocidade do carro para cada rotação do motor:


Imagem


Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 26 Mar 2018, 13:55, em um total de 7 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por bleidao »

Tuliotuleta escreveu:Opah licença!

Meu nome é Tulio sou mecânico e iniciante em preparação, depois de muita leitura aqui no fórum, sites, blog inclusive na "gringa" principalmente em relação a preparação de cabeçotes montei um projeto de preparação em uma "cobaia" (rsrsrs), meu carro um Gol GL 1990. Então vamos no estilo chico picadinho, por partes!

Cobaia:
Gol GL 1990 1.8 a gasolina originalmente estava com um TLDZ, mas era necessário fazer uma retifica no "bura" optei por aproveitar e troca-lo por um 2E. Ano passado resolvi fazer o motor por completo, mandei pra retifica, montei e instalei o sistema de ignição MI.

Objetivo:
Um carro gostoso de guiar, que seja arisco quando eu pisar fundo mas que ande manso quando eu quiser. Tudo isso mantendo a confiabilidade, custo e simplicidade do motor AP sem investir rios de dinheiro e pelo mesmo motivo, sem duplicar o consumo do carro.

Projeto:

Manter a cilindrada e a taxa - Por motivo de custo e um futuro "kit padaria"

Cabeçote 2.0 - Para melhorar a eficiência volumétrica do motor.

Preparação do cabeçote - Para melhorar ainda mais a eficiência do cabeçote, como busco uma curva de torque e potencia mais uniforme por toda faixa de RPM não irei "arrombar" os dutos apenas facilitar o fluxo.

Comando 49g - É de lei! quero manter um funcionamento original.

Molas duplas no comando - Talvez esse seja o ponto que ainda tenho mais dúvidas, mas a intenção e manter o torque e potencia mais uniforme e encorpado por mais tempo nos giros mais altos.

Coletor 4x1 - É de lei! ².

Carburador 2E - Até gostaria de investir em uma injeção mas tenho que manter o custo dessa preparação o mais baixo possível.


Então esse é mais ou menos o que tenho em mente já comprei o cabeçote com o 49G falta ainda adquirir o coletor e as molas.


Duvidas:

Compensa usar molas duplas ou nesse caso não fara diferença?

Sei que não irei transformar meu 1.8 em um foguete queimador de asfalto(nem é a intenção), mas terei um ganho de desempenho perceptivo?

O consumo ira aumentar proporcionalmente ao aumento de desempenho, ou ire aumentar desproporcionalmente e transformarei meu 1.8 em um beberrão manco?
Só corrigindo...

Como você vai utilizar um Kit Padaria (Turbo), você não terá como utilizar o escape 4x1. A não ser que você queira jogar dinheiro fora investindo num coletor que deverá ser substituído quando for pendurar a turbina.

Já vai montando a caminho do seu objetivo, sem retrabalhos. Assim você economiza um grana.

Outra... o que você quer fazer já terá ganhos consideráveis.

abraço!
JuulinxD
Membro
Membro
Mensagens: 268
Registrado em: 16 Mar 2016, 12:44
Carro: Gol CL 1988 - AP 1.6
Localização: Cachoeira do Campo - MG

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por JuulinxD »

Acompanhando.

Acho que o Rodox foi bem claro nas explicações.
E o Bleidao lembrou bem que se for Turbinar o 4x1 nao serve. Você tera que usar um "Pulsativo no Farol" por exemplo por causa da turbina usar os gases do escapamento...

E lembrando que é sempre viável em um projeto Turbo, as bronzinhas serem no máximo 0.50 por questão de segurança.
E fazer a conversão de combustível pro álcool, conseqüentemente mecher um pouco na taxa/temperatura do motor.
E como você ta falando de preparação uma coisa puxa a outra e sempre bom conferir o restante do carro como embreagem, freio, câmbio, linha de combustível, suspensões e por ai vai.

Abraços !
Imagem

[glow=red]Gol CL 1988 AP 1.6 Azul ilhéus[/glow] --[glow=black][ x ] viewtopic.php?f=1&t=37600[/url][/glow][/b]
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por Rodox »

JuulinxD escreveu:Acompanhando.

Acho que o Rodox foi bem claro nas explicações.
E o Bleidao lembrou bem que se for Turbinar o 4x1 nao serve. Você tera que usar um "Pulsativo no Farol" por exemplo por causa da turbina usar os gases do escapamento...

E lembrando que é sempre viável em um projeto Turbo, as bronzinhas serem no máximo 0.50 por questão de segurança.
E fazer a conversão de combustível pro álcool, conseqüentemente mecher um pouco na taxa/temperatura do motor.
E como você ta falando de preparação uma coisa puxa a outra e sempre bom conferir o restante do carro como embreagem, freio, câmbio, linha de combustível, suspensões e por ai vai.

Abraços !
Salve!

Muito obrigado!

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por bleidao »

JuulinxD escreveu:Acompanhando.

Acho que o Rodox foi bem claro nas explicações.
E o Bleidao lembrou bem que se for Turbinar o 4x1 nao serve. Você tera que usar um "Pulsativo no Farol" por exemplo por causa da turbina usar os gases do escapamento...

E lembrando que é sempre viável em um projeto Turbo, as bronzinhas serem no máximo 0.50 por questão de segurança.
E fazer a conversão de combustível pro álcool, conseqüentemente mecher um pouco na taxa/temperatura do motor.
E como você ta falando de preparação uma coisa puxa a outra e sempre bom conferir o restante do carro como embreagem, freio, câmbio, linha de combustível, suspensões e por ai vai.

Abraços !
Apenas complementei. As explicações já foram dadas.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por meison »

Cara que aula que tomei nessa passada no forum! VLW Rodox

Nao tenho intencao de ofender o Juulin, so que ele nao e obrigado a usar o pulsativo no farol, tem varios coletores boms no mercado, talvez eu entendi mal

eu queria dar minha opiniao so, o caso do escape, o bipulsativo no farol no caso de querer ter uma fase aspirada ate "3000"rpm vamos dizer por tomar un numero, com uma turbina 42/48 ela vai entrar bem progresivo mas na faixa de rpm baixa passando para media, assim aumentado o consumo no uso diario se voce acelera so um poco

Isso aconteceu conmigo quando usava caixa quente .38 que entrava em 1500-1800, com a caixa quente monofluxo .63, so ta entrando a turbina pelos 3300-3500 para acima, tendo assim uma fase aspirada mais "longa" e no dia a dia ou mesmo na estrada a 100km/h a turbina nao estaria pegando, pode usar coletor pulsativo e turbina pulsativa mas escolher corretamente o tamanho da caixa quente para teu uso, e teu jeito de dirigir

Eu customo fazer estrada entre 90-120km/h, e a turbina media (exio 495), com caixa quente nao muito grande ela entra e nao da uma economia boa, nao ruim so nao boa.

Se voce pensa fazer turbo "kit padaria" o consumo vai aumentar se voce pasa de 2500rpm porque a turbina vai pegar com coletor pulsativo e turbina "pequena"media" tambem pulsativa quando ela entra, ai vem o combustivel junto!

Eu andava de 2e, segunda estagio mecanico com 800grs e como falei antes entrava em toda marcha em baixas, eu tambem tenho pe pesado nao so de acelerar super devagar e sair do farol lento, mas tambem nao ando fazendo racha o cavalada toda hora
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por Rodox »

meison escreveu:Cara que aula que tomei nessa passada no forum! VLW Rodox

Nao tenho intencao de ofender o Juulin, so que ele nao e obrigado a usar o pulsativo no farol, tem varios coletores boms no mercado, talvez eu entendi mal

eu queria dar minha opiniao so, o caso do escape, o bipulsativo no farol no caso de querer ter uma fase aspirada ate "3000"rpm vamos dizer por tomar un numero, com uma turbina 42/48 ela vai entrar bem progresivo mas na faixa de rpm baixa passando para media, assim aumentado o consumo no uso diario se voce acelera so um poco

Isso aconteceu conmigo quando usava caixa quente .38 que entrava em 1500-1800, com a caixa quente monofluxo .63, so ta entrando a turbina pelos 3300-3500 para acima, tendo assim uma fase aspirada mais "longa" e no dia a dia ou mesmo na estrada a 100km/h a turbina nao estaria pegando, pode usar coletor pulsativo e turbina pulsativa mas escolher corretamente o tamanho da caixa quente para teu uso, e teu jeito de dirigir

Eu customo fazer estrada entre 90-120km/h, e a turbina media (exio 495), com caixa quente nao muito grande ela entra e nao da uma economia boa, nao ruim so nao boa.

Se voce pensa fazer turbo "kit padaria" o consumo vai aumentar se voce pasa de 2500rpm porque a turbina vai pegar com coletor pulsativo e turbina "pequena"media" tambem pulsativa quando ela entra, ai vem o combustivel junto!

Eu andava de 2e, segunda estagio mecanico com 800grs e como falei antes entrava em toda marcha em baixas, eu tambem tenho pe pesado nao so de acelerar super devagar e sair do farol lento, mas tambem nao ando fazendo racha o cavalada toda hora
Muito obrigado, Maison! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Tuliotuleta
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Mar 2018, 19:54
Carro: Gol 1.8 GL 1990

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por Tuliotuleta »

Desculpa a demora para responder, é que fiquei esperando algum alerta no e-mail (achei que chegaria algum aviso de resposta aqui).

Mas vamos lah! rapaz!!! Rodox que aula hein, da pra montar uma palestra .

Concordo que seria desperdício investir em 4x1 e depois turbinar, porem pretendo ficar um tempo bom com o carro na preparação aspirada, só irei turbinar depois de dar um talento daqueles na carroceria, reforçar com as barras anti-torção e com um upgrade nos freios e suspensão. Por isso não quero fazer uma preparação aspirada pesada com comando bravo, taxar o cabeçote, bomba elétrica essas coisas. A ideia é fazer algo que lah pra frente eu vou aproveitar quando turbinar com exceção do coletor (apesar que peça de AP é fácil de vender). Enfim aproveitar que surgiu um cabeçote praticamente standard de quantum com 49G por 150 "temers" e dar uma apimentadinha no "APzaum"
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por Rodox »

Tuliotuleta escreveu:Desculpa a demora para responder, é que fiquei esperando algum alerta no e-mail (achei que chegaria algum aviso de resposta aqui).

Mas vamos lah! rapaz!!! Rodox que aula hein, da pra montar uma palestra .

Concordo que seria desperdício investir em 4x1 e depois turbinar, porem pretendo ficar um tempo bom com o carro na preparação aspirada, só irei turbinar depois de dar um talento daqueles na carroceria, reforçar com as barras anti-torção e com um upgrade nos freios e suspensão. Por isso não quero fazer uma preparação aspirada pesada com comando bravo, taxar o cabeçote, bomba elétrica essas coisas. A ideia é fazer algo que lah pra frente eu vou aproveitar quando turbinar com exceção do coletor (apesar que peça de AP é fácil de vender). Enfim aproveitar que surgiu um cabeçote praticamente standard de quantum com 49G por 150 "temers" e dar uma apimentadinha no "APzaum"
Muito obrigado! :friend:

O fúrum não manda mensagem pra e-mail não... kkkkkkkkkkk
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por bleidao »

Então é só cair de ponta!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por João Victor AP »

Tuliotuleta escreveu: Cabeçote 2.0 - Para melhorar a eficiência volumétrica do motor.

Preparação do cabeçote - Para melhorar ainda mais a eficiência do cabeçote, como busco uma curva de torque e potencia mais uniforme por toda faixa de RPM não irei "arrombar" os dutos apenas facilitar o fluxo.
Você tem que montar o motor pensando no Aspirado, ou no Turbo... os dois não dá.
Principalmente sobre a taxa de compressão, motor Aspirado roda no Álcool ou na Gasolina, e com taxa geralmente mais alta que a original.
Já os motores Turbo rodam apenas no Álcool, e com taxa de compressão menor em relação a um motor original, por isso os motores Turbo mesmo rodando no Álcool usam pistões côncavos do modelo Gasolina.

Não precisa comprar um cabeçote de 2.0, basta comprar 4 válvulas de admissão 40mm, e levar na retífica para instalar as mesmas.
Assim ele vai ser um cabeçote na configuração 40mmX33mm. Ou seja, um cabeçote de 2.0.
Você também tem a opção de colocar válvulas de 41mm na admissão e 35mm no escape, o que melhora bastante o fluxo do cabeçote, mas fica mais caro.

Isso mesmo, apenas faça o polimento dos dutos, você já terá ganhos.
Alargando os dutos se ganha ainda potência, mas acaba deslocando a faixa de torque, assim se perde torque em baixa rotação.

Te indico um vídeo :
[BBvideo 560,340]https://m.youtube.com/watch?v=UzbAZdF5EBI[/BBvideo]

Abraço !
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por DanielGT »

Esse JV é Bruto demais!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por bleidao »

Isso aí.

Além de bruto, é fã de um excelente mecânico, que é o Tonella.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por João Victor AP »

DanielGT escreveu:Esse JV é Bruto demais!
Obrigado meu amigo Daniel :clapclap:
Valeu mesmo !
bleidao escreveu:Isso aí.

Além de bruto, é fã de um excelente mecânico, que é o Tonella.
Isso aí, o cara passa excelentes dicas e aulas disponíveis e acessíveis para qualquer um :good:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Aval dos experientes.

Mensagem por bleidao »

Um puta mecânico não mercenário.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”