[Dúvida] Configuração AP 2.0 TURBO miolo original

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Weverton13
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Fev 2015, 14:39
Carro: gol g3

[Dúvida] Configuração AP 2.0 TURBO miolo original

Mensagem por Weverton13 »

Boa noite galera! sou novo aqui no grupo e vi que esse forum é um dos poucos ativos sobre preparação...

Estou com duvida de como montar meu motor ap turbo para rua e dia a dia...

eu fiz o motor a 1 ano e meio e não rodou nem 5mil km

A configuração do meu motor:

ando no alcool

Ap 2.0 baixo (jet cooler inutilizado)
cabeçote original do jetta 8v 2.0 (comando de 10.6 de levant original do jetta) uso com coletor do golf gti/glx tbi original
pistão 83mm gasolina (metal leve)
bielas originais
fueltech 300 + wideband
bicos do astra flex 2.0
roda fonica ft + bobinas do gol 16v turbo
cambio pvd e semi eixo do gol 16v turbo
escape inteiro de 2,5

bomba de oleo nova original
radiador com ac do gol 16v turbo de 42mm
trocador de calor de oleo/agua

já comprei o coletor tmw14b e saida escape (manta titanium) :D

Configuração que estou em duvida do turbo

turbina zr 525 42/48 pulsativa (sera que é boa?)
4 bicos bosh 65lb de alta (8 bicos)
wastegate beep turbo
pressurização em inox ou aluminio? é do tbi na turbina (bem perto)
blow off ou valvula de alivio daqueles de 80 reais?

pressao estou pensando uns 0,7 ou 0,8 bar e mapa de ponto da ignição da ft eu fiz um mapa so para testar e 1 bar deu 25graus de ponto a 6mil rpm...
quanto sera que deve usar para 0,7?
obrigado galera :good:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Configuração AP 2.0 TURBO miolo original

Mensagem por João Victor AP »

Salve man !

Então, o mada de ponto é sempre o que passa o aperto na gente.
Mapa de injeção é fácil, a gente analisa a WideBand, enriquece ou empobrece a mistura de acordo com os valores passados por ela.
Mas e o mapa de ponto ? Esse é o bicho !

A FuelTech, pelo menos, quando eu "estudei" sobre ela, era indicado primeiro passar o carro no dinamômetro e guardar o gráfico.
Depois ir no "mapa rápido de ponto" ou "ajuste rápido de ponto", algo assim (eu não lembro bem o nome) é a função que aumenta o ponto em todas as faixas do mapa. Nele a FT indica que você adicione mais 5 graus de ignição, eu já fico com medo, e adiciono uns 3 graus nele.
E assim ele vai colocar 3 graus em todo mapa, desde baixas rotações até baixa. É a mesma coisa de ir em todo mapa, e adicionar 3 graus na faixa de 1.000Rpm, depois adicionar 3 graus na faixa de 2.000rpm, e assim vai... só que com essa opção que eu te falei a injeção já faz isso no automático.

Então depois desse passo, você coloca o carro no dinamômetro e analisa com o gráfico antigo aonde teve perdas e ganhos. Nas faixas de rotação aonde tiver ganhos de potência, você permanece com aquele ponto, já nas faixas que perder potência você vai no mapa e abaixa o ponto de ignição.

Pra quem não tem acesso fácil a um dinamômetro, o jeito é aumentar o ponto, colocar na pista, pisar, e ver se o carro ficou melhor ou pior.
Pra quem tem mais experiência, dá pra analisar pelo Datalogger os gráficos, dá pra ter uma boa noção das melhoras, e de todo comportamento da injeção.

Eu não sou preparador, só mecânico mesmo.
O que seui de FT, foi aprendendo mesmo, lendo os materiais da FuelTech... mas meu conhecimento não é muito.
Mas espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”