[AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
luiz.dumont
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Out 2018, 10:39
Carro: GOL GTS
Localização: Montes Claros - MG

[AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por luiz.dumont »

Bom dia pessoal, tudo bem?

Sou novo no fórum e no mundo dos Quadrados Apezeiros. Quero preparar o meu motor pra rua, de leve pra curtir o carro e usar no dia a dia. Ando cerca de 20km por dia. Ja olhei bastante coisa no fórum mas não consegui pegar segurança pra decidir o que fazer. Não quero chegar sem mta informação pra pedir orientação pra mecânico e acabar fazendo serviço mal feito e gastar dinheiro a toa.

Posso gastar coisa de R$5000,00. Sempre sonhei de ter um carro turbo, o som da turbina funcionando, a sensação que o carro dá ao dirigir, mas li que uma preparação aspirada é mais durável. Não consigo decidir porque não gosto de dar pau em carro. Nem na cidade e nem na estrada. Gosto de sentir o carro respondendo, fazendo um barulho legal, fazendo as retomadas bem feitas. Acredito que assim posso fazer o carro durar bem, mas tem a falta de experiencia em lidar com turbo e gerar quebras. Não posso ficar gastando toda hora com reposição de peça.

Um Kit padaria com turbina pequena, mais kit de freios 256 ventilado do Santana dão conta do recado? O catch tank é obrigatório? Cambio e embreagem originais aguentam? Quantos CV o kit padaria gera no motor?

Se for pra preparar aspirado, que conjunto vcs me recomendam?

Queria algo de no máximo 200cv. Até onde eu consigo chegar com esse orçamento?

Abraço a todos e obrigado!
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por meison »

Entao carro de rua de 200cv e foda, porque ou voce coloca uma turbina pequena que vai encher quase o tempo todo, ou coloca uma caixa quente maior que so pega de 3500rpm para cima, e ele fica mais economico, MAIS dai para ele acelerar de verdade precisa de lugar mesmo porque tem que esticar a marcha.

Um kit padaria para carburador, com pistao original eu nao mandaria mais de 800grs, ja que com isso da para se divertir muito. Carro turbo nao e para ficar acelerando pe no fundo todo o tempo, se pegar uma rua ruim e ficar com o carro pulando pode quebrar alguma coisa pelo torque e a falta de traçao nos pulos e na hora da roda tocar no chao de novo, aqui ela gruda e o cambio ou homocinetica vai pro saco.

Eu acho que se voce tem bom autocontrole, da para ir de turbo sim. Tem que comprar kit turbo, sonda lambda, re fazer o escapamento, bomba externa eletrica, fazer a conexao nova da gasolina. Se voce andar com meio tanque cheio, nas subidas o carro vai pegar ar, entao e bom colocar um catch tank, ou adaptar um niple no tanque para a bomba puxar a gasolina da parte de baixo do tanque e nao de cima como vem originalmente. Porque para andar turbo tem que alimentar, se voce dar uma puxada e ficar fino de combustivel ou pegar ar, da problema com certeza.

Assim com o comando do GTS que voce ja tem, (049g), um kit com uma turbina de eixo 47-50 maximo (senao demora para carregar, nao e so a caixa quente, tudo tem que ser calculado), caixa fria pelo 50. e caixa quente .60 eu acho que teu motor da conta de boa para ela carregar rapido e nao perder eficiencia em altas rotaçoes.

Eu acho que e tudo mesmo, o lindo do teu projeto e que da para montar em casa, e depois levar para acertar, assim da uma economia danada na mao de obra
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
luiz.dumont
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Out 2018, 10:39
Carro: GOL GTS
Localização: Montes Claros - MG

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por luiz.dumont »

Poxa, valeu pela resposta! Ja dá bem mais segurança pra poder seguir no projeto!
meison escreveu: Eu acho que e tudo mesmo, o lindo do teu projeto e que da para montar em casa, e depois levar para acertar, assim da uma economia danada na mao de obra
Esse montar em casa, pra quem tem 0% experiência mas 100% entusiasmo, o quão arriscado seria? kkkk
Avatar do usuário
luiz.dumont
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Out 2018, 10:39
Carro: GOL GTS
Localização: Montes Claros - MG

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por luiz.dumont »

meison escreveu:Entao carro de rua de 200cv e foda, porque ou voce coloca uma turbina pequena que vai encher quase o tempo todo, ou coloca uma caixa quente maior que so pega de 3500rpm para cima, e ele fica mais economico, MAIS dai para ele acelerar de verdade precisa de lugar mesmo porque tem que esticar a marcha.
Eu achei interessante isso da turbina acionar mais tarde, principalmente pro dia a dia...não tem necessidade nenhuma de ficar acionando turbo toda hora, indo pro trabalho...isso gera mais economia de combustível e mais durabilidade? Com certeza não quero mais do que 0.8. Pensei mesmo em 0.5...esse projeto é uma realização pessoal, brinquedo de adulto mesmo, sem maiores pretensões.

200cv é o limite, sonho de consumo. Sei que todo mundo fala que vicia e a gente sempre quer mais...mas a patroa sabe mto bem como por limite nisso em dois tempos...kkkk...meu projeto é instalar esse turbo básico, melhorar o freio, botar uma suspensão a rosca, rodinha 15" snowflakes com pneu 195/55 (podem xingar, mas não curto a orbital...kkk), meter uma cor legal e acabou.

Nem sei se chego a tanto, porque 5 mil num cobre isso nem a pau...e ainda tem o gasto de abrir o motor pra ver como ele está...se tiver que fazer, fudeu, nem turbo vai...kkk
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por bleidao »

Irmão... moleza de resolver. Se você quiser apenas uma preparação leve com uma turbina pequena, para encher rápido, vai ser ótimo.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por meison »

luiz.dumont escreveu:
meison escreveu:Entao carro de rua de 200cv e foda, porque ou voce coloca uma turbina pequena que vai encher quase o tempo todo, ou coloca uma caixa quente maior que so pega de 3500rpm para cima, e ele fica mais economico, MAIS dai para ele acelerar de verdade precisa de lugar mesmo porque tem que esticar a marcha.
Eu achei interessante isso da turbina acionar mais tarde, principalmente pro dia a dia...não tem necessidade nenhuma de ficar acionando turbo toda hora, indo pro trabalho...isso gera mais economia de combustível e mais durabilidade? Com certeza não quero mais do que 0.8. Pensei mesmo em 0.5...esse projeto é uma realização pessoal, brinquedo de adulto mesmo, sem maiores pretensões.

200cv é o limite, sonho de consumo. Sei que todo mundo fala que vicia e a gente sempre quer mais...mas a patroa sabe mto bem como por limite nisso em dois tempos...kkkk...meu projeto é instalar esse turbo básico, melhorar o freio, botar uma suspensão a rosca, rodinha 15" snowflakes com pneu 195/55 (podem xingar, mas não curto a orbital...kkk), meter uma cor legal e acabou.

Nem sei se chego a tanto, porque 5 mil num cobre isso nem a pau...e ainda tem o gasto de abrir o motor pra ver como ele está...se tiver que fazer, fudeu, nem turbo vai...kkk
Cara, te xingar? As snowflakes quem vem no scirocco mk2, e acho que algum modelo mais, eu adoro. Se a rua nao fosse tao ruim aqui ate que compraria elas, mais como ta mal mesmo, roda de chapa 14' de saveiro, se quebrar o dobrar e barato de arrumar. Tamanho 15' e muito bom para altas velocidades, o carro fica mais estavel a 200km/h, e ainda estica um pouco a velocidad final. Eu sei porque rodo de 14' e vou ter que partir para 15' para ajudar o carro na velocidad final

O problem de colocar 500gr e que depois de 1 semana voce ja acustuma com a aceleraçao (humanos nos adaptamos muito facil), entao e legal saber que da para adicionar mais. Com 800gr carburador, no etanol vai ficar perto dos 200cv mesmo, na gasolina com 670gr injetado turbo para mim veio 167cv perto das 5500rpm e 23kg desde 2000-4500, mais por ter uma turbina pequena em altas ela nao alimentava.

Porem, turbina pequena e so felicidade para quem anda na rua o tempo todo, porque acelera um pouco, mesmo um pouco, e ela carrega e ja empurra. Mais na estrada ja nao e tao legal porque nao tem como pegar um 130km/h sem ela encher um pouco, e isso nao da economia em estrada. (depende do tamanho ne? Eu tinha mesmo rotor que tenho hoje, mesmo compressor, e so troquei a caixa quente de .38 para .63 e mano parece otro turbo)

Com 5mil, se voce faz tudo em casa, vai dar uns 3mil kit turbo, prisoneiro forjado do cabeçote assim quando abrir ja tem parafuso reutilizavel e um extra de grana mais nao gasta no futuro. Dai compra 2 discos de freio ventilado, da para adaptar em casa, tem video no youtube.

Kit turbo monofluxo e bem barato e anda bem (eu uso esse coletor ainda), fica em 2040R$, ja o mesmo kit com bomba de combustivel fica 2150R$, dai tem que adicionar sonda widebanda, eu compraria Fueltech (1000R$), tem outras mais baratas

https://lista.mercadolivre.com.br/kit-t ... carburado]

Restam 1900R$ para juntas (escolha uma fazendo o calculo da relaçao de compressao), fazer o resto do escapamento novo, adaptar freio ventilado, pastilhas novas, adaptar o tanque, linhas de combustiel novas (aproveite para tirar as de 5e6mm do carro e coloque tudo em 7mm ou 8mm como os Mi)

Lembrese de que o turbo so potencia, o que o motor JA tem. Se destaxar demais o carro, e rodar no etanol, ele vai parecer uma mumia ate chegar em pressao alta, planeje bem o seu projeto, isso e o mais importante de tudo, projete basado no seu objetivo, e dimensione as peças para seu objetivo, sempre cuidando teu bolso

No final, por favor leva para acertar num rolo com um profisional porque mexer em chicle nao e coisa para ficar experimentado na rua

Vamos ver se o que o resto dos companheiros com carro preparado tem para opinar, lembrese o que eu disse acima e so minha humilde opinhao
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
luiz.dumont
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Out 2018, 10:39
Carro: GOL GTS
Localização: Montes Claros - MG

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por luiz.dumont »

Poxa, valeu demais as dicas. Com certeza vão ajudar. O xingar é por não curtir a orbital e sei que tem gente q adora. Só doido pra não gostar das Snowflakes, mas tem o pessoal que não gosta de misturar os estilos, né? kkkk

Vou avaliar direitinho e ver os orçamentos. Mto obrigado pelas indicações!! Espero que venham mais!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por João Victor AP »

Sou fã dos Aspirados, pelo fato de ter durabilidade bem maior, não precisa legalizar, se for um Aspirado leve pode ser usado tranquilamente no dia-a-dia.
Mas, Aspirado é muuuuuuuuito mais caro, e as modificações internas no motor são irreversíveis (a não ser que você troque o motor).

Se pretende ter um motor Turbo, uma turbina pequena, um kit padaria, já te atende.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por DanielGT »

João Victor AP escreveu:Sou fã dos Aspirados, pelo fato de ter durabilidade bem maior, não precisa legalizar, se for um Aspirado leve pode ser usado tranquilamente no dia-a-dia.
Mas, Aspirado é muuuuuuuuito mais caro, e as modificações internas no motor são irreversíveis (a não ser que você troque o motor).

Se pretende ter um motor Turbo, uma turbina pequena, um kit padaria, já te atende.
Eu prefiro os aspirados! Se investir em um cabeçote preparado top, por exemplo um da paula faria ou outros bons, que é caro, mas é retorno garantido, um escape dimensionado, um comando 276 ou 288 e um acerto no carburador bem feito ou injeção. é só alegria!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por João Victor AP »

DanielGT escreveu:
João Victor AP escreveu:Sou fã dos Aspirados, pelo fato de ter durabilidade bem maior, não precisa legalizar, se for um Aspirado leve pode ser usado tranquilamente no dia-a-dia.
Mas, Aspirado é muuuuuuuuito mais caro, e as modificações internas no motor são irreversíveis (a não ser que você troque o motor).

Se pretende ter um motor Turbo, uma turbina pequena, um kit padaria, já te atende.
Eu prefiro os aspirados! Se investir em um cabeçote preparado top, por exemplo um da paula faria ou outros bons, que é caro, mas é retorno garantido, um escape dimensionado, um comando 276 ou 288 e um acerto no carburador bem feito ou injeção. é só alegria!
Então somos dois.
Aspirado é vida, no dia que andei em um Aspirado eu achei top demais, quando o motor sobe de giro é um ronco top demais, o barulho que ele faz em reduzidas, a marcha lenta embaralhando :D
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por bleidao »

Meu gosto pessoal, ASPRO é bem mais bonito de se ver.

Mas os ganhos com turbo compressor é imensamente superior com gastos imensamente inferiores.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [AJUDA] Preparação GTS 1990 1.8 carburado

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Meu gosto pessoal, ASPRO é bem mais bonito de se ver.

Mas os ganhos com turbo compressor é imensamente superior com gastos imensamente inferiores.
Verdade !
Mas Aspirado é lindo demais !
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”