Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Eu tenho um gol quadrado 92 GL 1.8 AP gasolina ele esta somente com filtro esportivo e de resto é original ,meu carburador é um TLDZ segundo estagio vácuo.
E gostaria de montar ele no Aspirado ,no momento não penso em rebaixar o cabeçote,só que eu não sei por onde começar ,uns falam para começar pelo comando outros pelo escapamento e alguns falam para eu trocar de carburador e depois vir preparando o carro.
Se realmente for o comando o correto eu penso em colocar um 272 só que não sei qual seria o melhor lob e o levante.Penso também em colocar comando 049 g,pois uso o carro no dia a dia e viajo com ele 1 ou 2 vezes no mês ,o máximo que consegui chegar com ele foi 180 km/h na Castelo Branco do jeito que ele se encontra atualmente .Eu gostaria que ele chega se aos 200 km/h e se possível mais forte em baixas rotação,mais não rotação muito baixa também ,pois como eu viajo 1 vez ou 2 no mês eu gosto de pisar na Castelo Branco e de vez em quando encontro um espertinho querendo brincar comigo ,mas eu ja aviso que é original para não ficar tao feio quando eu perco kkkk.
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por SCarrilho »

Eu colocaria os seguintes passos

1 - comando + giclês

2 - 4x1 + escapamento dimensionado + recálculo dos giclês

3 - rebaixamento do cabeçote + 3e + passar para álcool

Opcional a qualquer momento - injeção
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

E qual comando eu devo usar para ter um carro mais esperto em rotação baixa?eu vi um cara aqui do forum que colocou no seu gol 1.6 ap somente o comando 049g e o carro dele ficou um canhão ,dava pau em carro com comando 288 +3e ,deu pau no new civic ,e os ap 1.8 e 2.0 original nao aguentava competir com ele .Eu gostaria de algo tipo assim ,sera que se eu colocar o 049g no meu 1.8 ap ele fica ate melhor que esse 1.6 ?
Se eu colocar comando 272 ele fica muito mais melhor que o 049g e fica mais esperto?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Rodox »

Salve!

Pelo que sei quanto mais bravo o comando maior é a potência, porém mais fraco fica em rotações baixas, pois o motor perde torque em baixa.

Essa história do comando 1.6AP com 49G estando o resto original dar pau em AP 2.0 eu não acredito não, é sabido que o comando 49G dá no máximo uns 10 CV de ganho. Comando 288 é muito mais bravo que 49G, não tem como 49G andar mais que um 288.

E por fim, de nada adianta ter comando 288 se o motor está ruim, ou seja, com baixa compressão precisando de retífica, então ruim assim vai beber e não vai andar.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Entendi,meu motor esta retificado apenas o cabeçote a parte de baixo esta com folga ,mas é coisa pouca ,ate coloquei um óleo mais grosso e melhorou bastante .Qual comando vc recomenda que eu coloque no meu AP 1.8 Gasolina?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Rodox »

Se for com o intuito de correr vá de 288... e se tiver grana coloque uma Weber 40. Mas para o dia-a-dia fique no 49G mesmo e o seu carburador original, pois na aspiração quanto mais potência mais o carro consome.
Editado pela última vez por Rodox em 17 Nov 2018, 17:19, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Rodox »

Veja o Weber 40:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=vWKjM8Dmfcg[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Penso no intuito de andar mais ,mas no momento não tenho condições de mexer no cabeçote e colocar um 288 precisaria trabalhar o cabeçote.
1 - Em comparação com o 49g e o 272 ,qual realmente vale mais a pena para o uso do dia a dia ?
2 - Tem muita diferença entre o 49g para o 272?
3 - e qual o Lob e o levante que você recomenda ?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Rodox »

Jhonny Ferrarezi escreveu:Penso no intuito de andar mais ,mas no momento não tenho condições de mexer no cabeçote e colocar um 288 precisaria trabalhar o cabeçote.
1 - Em comparação com o 49g e o 272 ,qual realmente vale mais a pena para o uso do dia a dia ?
2 - Tem muita diferença entre o 49g para o 272?
3 - e qual o Lob e o levante que você recomenda ?
1.

O 49G tem duração de 266º, por outro lado o 272 são 272°, logo o 272 dá mais potência.

Fonte:

http://carmaniacs.com.br/forummm/index. ... topic=9233


2.

Nunca tive comando 49G ou qualquer outro, pois meu carro é original. Para se saber a diferença teria que por o mesmo carro no e andar para ver o que muda. Consulte um preparador ou vamos ver se alguém aqui que já usou esses dois comandos.


3.

O levante é a medida, expressa em milímetros ou polegadas, que indica o quanto à válvula se distanciará da sede de descanso no cabeçote. Teoricamente, quanto maior o levante, maior será fluxo de ar admitido e maior a potência, mas deve-se ter cuidado pois a limitação é bater no pistão a válvula.

A duração é a medida em graus do virabrequim de quanto tempo a válvula permanecerá aberta. Quanto maior a duração de abertura das válvulas, maiores são as chances de colocar ar dentro do cilindro e, conseqüentemente, de produzir mais potência.

Para cada cilindro, há cames de admissão e escape. E lobe center é exatamente a diferença em graus entre os picos dos dois ressaltos.
Como regra geral, as graduações mais baixas resultam em maior pressão no cilindro, pioram a marcha lenta, elevam o pico de torque e melhoram o desempenho em altas rotações.

Valores altos geram torque em baixas rpm, suavizam a lenta e mantêm a curva de torque plana. Motores aspirados usam lobe center baixo.

Assim consulte um preparador para saber o que seria melhor para o seu caso ou vamos ver se alguém aqui já usou esses dois comandos.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Rodox escreveu:
Jhonny Ferrarezi escreveu:Penso no intuito de andar mais ,mas no momento não tenho condições de mexer no cabeçote e colocar um 288 precisaria trabalhar o cabeçote.
1 - Em comparação com o 49g e o 272 ,qual realmente vale mais a pena para o uso do dia a dia ?
2 - Tem muita diferença entre o 49g para o 272?
3 - e qual o Lob e o levante que você recomenda ?
1.

O 49G tem duração de 266º, por outro lado o 272 são 272°, logo o 272 dá mais potência.

Fonte:

http://carmaniacs.com.br/forummm/index. ... topic=9233


2.

Nunca tive comando 49G ou qualquer outro, pois meu carro é original. Para se saber a diferença teria que por o mesmo carro no e andar para ver o que muda. Consulte um preparador ou vamos ver se alguém aqui que já usou esses dois comandos.


3.

O levante é a medida, expressa em milímetros ou polegadas, que indica o quanto à válvula se distanciará da sede de descanso no cabeçote. Teoricamente, quanto maior o levante, maior será fluxo de ar admitido e maior a potência, mas deve-se ter cuidado pois a limitação é bater no pistão a válvula.

A duração é a medida em graus do virabrequim de quanto tempo a válvula permanecerá aberta. Quanto maior a duração de abertura das válvulas, maiores são as chances de colocar ar dentro do cilindro e, conseqüentemente, de produzir mais potência.

Para cada cilindro, há cames de admissão e escape. E lobe center é exatamente a diferença em graus entre os picos dos dois ressaltos.
Como regra geral, as graduações mais baixas resultam em maior pressão no cilindro, pioram a marcha lenta, elevam o pico de torque e melhoram o desempenho em altas rotações.

Valores altos geram torque em baixas rpm, suavizam a lenta e mantêm a curva de torque plana. Motores aspirados usam lobe center baixo.

Assim consulte um preparador para saber o que seria melhor para o seu caso ou vamos ver se alguém aqui já usou esses dois comandos.
Entendi muito obrigado pelas informações foram de grande ajuda agora eu sei por onde começar e ate onde ir obrigado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Rodox »

Disponha! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por meison »

Se quer mexer em pouca coisa, e so colocar o 49G que vai colocar a faixa de torque e hp mais para afrente nos RPM, para mim com o comando e trocando o gicle da 2da boca, ja deveria dar uma difrença, se for muito dinheiro mexer em cabeçote, comando alto, carburador bom, etc pegue uma injeçao e troque o comando para um 49G.

Meu carro que e turbo e muito feliz com o 49G, ele da um vacuo bom na lenta, e nao tem muito levante. Eu adoro e muito bom para a rua, e em altas RPM ela nao me deixa na mao
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Entendi,minha ideia era deixar lenta embaralhando com um comando 272 com lob 108 ,nao vai embaralhar muito ,mas um pouquinho vai e eu queria obter mais potencia em baixa rotação ,pois ja que uso o carro na cidade seria melhor em baixa rotação viajo apenas 1 vez por mês com ele,gosto de acelerar ele na pista ,por isso estava querendo achar um meio termo para cidade e rodovia,nao sei se o 272 seria otimo para o meio termo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Rodox »

Nunca tive comando esportivo, mas creio que esse 272 seria o ideal pra você.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Jhonny Ferrarezi
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Nov 2018, 19:55
Carro: Gol Quadrado GL 92

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Jhonny Ferrarezi »

Rodox escreveu:Nunca tive comando esportivo, mas creio que esse 272 seria o ideal pra você.
ok obrigado pela atençao
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por Rodox »

Disponha! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por João Victor AP »

Aspirado, o primeiro passo é Cabeçote ! Polimento nos dutos de admissão e escape, comando melhor.
E depois vem coletor de escape dimensionado, carburador melhor, e assim vai...

Eu gosto muito dos Aspirados :D
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por bleidao »

SCarrilho escreveu:Eu colocaria os seguintes passos

1 - comando + giclês

2 - 4x1 + escapamento dimensionado + recálculo dos giclês

3 - rebaixamento do cabeçote + 3e + passar para álcool

Opcional a qualquer momento - injeção
Excelente!

Mas eu colocaria logo uma Weber 40, 44 ou 45...
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu: Excelente!

Mas eu colocaria logo uma Weber 40, 44 ou 45...
Com Weber vira o bicho !
Fica bruto demais !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Quero montar no Aspirado ,por onde devo começar?

Mensagem por bleidao »

Meu sonho, para falar a verdade.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”