[PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
RLP
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Set 2018, 10:18
Carro: Parati CL 1.8

[PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por RLP »

Amigos,

tenho uma Parati GL 1988 vermelha, Ap 1.8, carburada, álcool. Era um sonho antigo ter meu quadradinho com alguma preparação.
Sempre fui fã de aspro, mais ainda de motor girador.
Estou com o seguinte plano para a preparação dela:

Bloco Ap 1.8
Vira 1.8 STD
Biela SPA forjada super light 149mm
Pistão AFP 2.0 85mm
Cabeçote 2.0 tucho hidráulico STD(na fase 2 pretendo trabalhar o cabeçote pra girar mais, ter mais fluxo, etc)
Comando 037.1
Injeção Pandoo Power Inject
Bobina individual Gol G6
Câmbio do Gol g3 1.0 16v
4x1 Giba
Escape inteiro em inox 2''


O que acham? Pretendo tirar uns 160cv. Minha dúvida são as peças forjadas, já que a ideia é ter um aspro girador e com uma cilindrada maior, sem ter que trocar o vira pra partir pra 2.1.
Informações adicionais: Não é meu carro de uso diário. Não abro mão do ar-condicionado dela. Suspensão será fixa BlackZ e os freios upgrade para Santana 256mm na frente e tambor da Quantum.

Abraços
PH_
Membro
Membro
Mensagens: 80
Registrado em: 14 Set 2016, 18:00
Carro: Gol 89

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por PH_ »

Olha, eu acho que nao compensa forjado pois o motor original ja aguenta ate os 200cv ja que seu projeto e 160cv, eu acho que voce tiraria mais torque com o motor 1.8, mas como voce quer um motor girador, nao vou dizer que seria a melhor escolha, mas acho um projeto diferente e eu gostaria de ver como ficaria
Sobre a injeçao, caso voce nao ligue para investimentos, eu aconselho usar um coletor de 4 borboletas, pois voce ganha um desempenho um pouco maior pois a mistura de ar combustivel aumentaria muito

sobre o pistao e biela forjada, da uma olhada aqui nessa parati 1.6 std
https://www.youtube.com/watch?v=759lBkgDG00
Matheus S Lemos
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por Matheus S Lemos »

Bom dia,

Cara, eu tenho um voyage 86, motor original AP 1.6, tô com um projeto muito parecido com o seu:
- Pistões 85mm
- Virabrequim 1.8
- Bobinas individuais de G6
- Injeção FT450
- Comando 49G
- Coletor 4x1

No meu caso, forjado só os pistões

Podemos trocar várias ideias se quiser...
RLP
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Set 2018, 10:18
Carro: Parati CL 1.8

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por RLP »

PH_ escreveu:Olha, eu acho que nao compensa forjado pois o motor original ja aguenta ate os 200cv ja que seu projeto e 160cv, eu acho que voce tiraria mais torque com o motor 1.8, mas como voce quer um motor girador, nao vou dizer que seria a melhor escolha, mas acho um projeto diferente e eu gostaria de ver como ficaria
Sobre a injeçao, caso voce nao ligue para investimentos, eu aconselho usar um coletor de 4 borboletas, pois voce ganha um desempenho um pouco maior pois a mistura de ar combustivel aumentaria muito

sobre o pistao e biela forjada, da uma olhada aqui nessa parati 1.6 std
https://www.youtube.com/watch?v=759lBkgDG00
Obrigado por responder!

Então,o intuito de usar forjado nem seria pela cavalaria, mas pra melhorar a R/L (0,28 contra 0,30 do AP800) e aumentar a cilindrada para 1961cc. Meu maior receio é o maior peso das peças. Consultei o pessoal da SPA e eles me afirmaram que essas bielas deles são voltadas para aspro, apesar do peso de 509g.
A ideia de 4 borboletas cheguei a cogitar, mas ai seria pra fazer algo de excelência com alguma injeção sequencial, mas ai foge da minha ideia de ser algo não tão caro e para rua.
Quanto ao vídeo, já havia visto há algum tempo. Apesar dos poucos detalhes da preparação, não achei ruim não pra um carro que originalmente tem seus 75cv de motor, afinal vieram 128cv nas rodas! E isso mantendo como 1.6.
Matheus S Lemos escreveu:Bom dia,

Cara, eu tenho um voyage 86, motor original AP 1.6, tô com um projeto muito parecido com o seu:
- Pistões 85mm
- Virabrequim 1.8
- Bobinas individuais de G6
- Injeção FT450
- Comando 49G
- Coletor 4x1

No meu caso, forjado só os pistões

Podemos trocar várias ideias se quiser...
Bom dia amigo,

vi seu tópico. Muito bom saber que tem mais projetinhos aspros rolando por agora.
Esses pistões 85mm seriam o AFP para 2.0? Se for, pretende baixar o bloco pra facear com o pistão? Eu cogitei fazer desta forma, mas prefiro ter alguma margem e poder usar o bloco novamente.
Já tem algum dos itens com você?

Vamos trocando ideia!
Matheus S Lemos
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por Matheus S Lemos »

Na verdade estes pistões são para 1.8 mesmo, a altura de compressão deles é 32.2mm, não precisa facear o bloco nem trocar biela. São da Powertech.

Detalhe que vou rodar com etanol

Na verdade eu tenho tudo comprado já, mas FT ainda não foi entregue e nem os pistões, estou esperando eles chegarem pra mandar pra retífica pra abrir o bloco. Inclusive na retificadora me disseram que é perigoso abrir tanto, pode acontecer de os dutos de aguá estarem corroídos e acertar algum, caso isto aconteça teria que colocar camisa de monza pra poder usar os pistões, mas segundo eles, pra saber só fazendo...

O restante já tenho tudo, maioria das peças compradas no mercado livre...
- Polia de comando regulável
- Roda fônica
- Bomba 12 bar
- Bicos 2.0 álcool
RLP
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Set 2018, 10:18
Carro: Parati CL 1.8

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por RLP »

Matheus S Lemos escreveu:Na verdade estes pistões são para 1.8 mesmo, a altura de compressão deles é 32.2mm, não precisa facear o bloco nem trocar biela. São da Powertech.

Detalhe que vou rodar com etanol

Na verdade eu tenho tudo comprado já, mas FT ainda não foi entregue e nem os pistões, estou esperando eles chegarem pra mandar pra retífica pra abrir o bloco. Inclusive na retificadora me disseram que é perigoso abrir tanto, pode acontecer de os dutos de aguá estarem corroídos e acertar algum, caso isto aconteça teria que colocar camisa de monza pra poder usar os pistões, mas segundo eles, pra saber só fazendo...

O restante já tenho tudo, maioria das peças compradas no mercado livre...
- Polia de comando regulável
- Roda fônica
- Bomba 12 bar
- Bicos 2.0 álcool
Ah,já nem lembrava da marca. Muito se falou a respeito dela alguns anos atrás.
Acredito que quando alguém monta um projeto pra rua, espera, no mínimo, que o carro tenha certo nível de confiabilidade e alguma durabilidade. Meu receio de abrir muito o bloco é justamente este. Limitar uma futura retífica pra usar somente pistão de monza.
Bons equips vc escolheu,tenho o mesmo em mente: roda fônica, bomba mercedes 12 bar, bicos iwp 043
Matheus S Lemos
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por Matheus S Lemos »

É o iwp043 mesmo... esqueci de falar que comprei uma embreagem da ceramic power de 4 pastilhas... velas ngk de iridium grau 8

Cara, a ideia até nem é tanto pra rua, não espero um carro que seja 100% confiável para o dia a dia, tenho outro pra isso... Quero poder ir pra pista de vez em quando e andar legal... Tu pretende fazer em casa mesmo?
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por hirinhu »

Aspro tem que ter obrigatoriamente vira 2.0 senão não vem potência...
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
RLP
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Set 2018, 10:18
Carro: Parati CL 1.8

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por RLP »

Matheus S Lemos escreveu:É o iwp043 mesmo... esqueci de falar que comprei uma embreagem da ceramic power de 4 pastilhas... velas ngk de iridium grau 8

Cara, a ideia até nem é tanto pra rua, não espero um carro que seja 100% confiável para o dia a dia, tenho outro pra isso... Quero poder ir pra pista de vez em quando e andar legal... Tu pretende fazer em casa mesmo?
Pretendo rodar com a embreagem do Santana 2.0.

Meu carro é pra fds e 100% pra rua. Não tenho ferramenta pra fazer em casa,tampouco espaço.
RLP
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Set 2018, 10:18
Carro: Parati CL 1.8

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por RLP »

hirinhu escreveu:Aspro tem que ter obrigatoriamente vira 2.0 senão não vem potência...
Nunca vi um 2.0 feito no bloco dos 1.6/1.8, mas pelo que vejo de relatos é tranquilo. Aspro é tirar leite de pedra,não é? Gasta,gasta,gasta e vem 5cv mais :nosei:
Esses dias quase comprei um cabeçote 20v dos audi. Resisti a tentação e em seguida me aparece um golf gti mk3 96 intacto! Que vontade de ter aquele bloco alto turbão :choro:
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por hirinhu »

RLP escreveu:
hirinhu escreveu:Aspro tem que ter obrigatoriamente vira 2.0 senão não vem potência...
Nunca vi um 2.0 feito no bloco dos 1.6/1.8, mas pelo que vejo de relatos é tranquilo. Aspro é tirar leite de pedra,não é? Gasta,gasta,gasta e vem 5cv mais :nosei:
Esses dias quase comprei um cabeçote 20v dos audi. Resisti a tentação e em seguida me aparece um golf gti mk3 96 intacto! Que vontade de ter aquele bloco alto turbão :choro:
sim é tranquilo, eu ando de 2.0T medida 83mm no bloco 1.6
é oq eu vc falou, aspro é tirar leite de pedra ou seja automaticamente vc tem que ter mais cilindrada, mais ar e combustivel pra dentro do cilindro...
pq eu te pergunto do bloco, eu nao abriria nunca um bloco bom (entre 81,5mm e 82,5mm) direto pra 85mm e manter vira 1.8 pra chegar em alta cilindrada, mais nunca mesmo, se tenho um bloco 1.8 abriria pra 2.0 primeira medida 82,5mm e vira 2.0 lógico e tiraria o resto de pelo em cabeçote/comando(que é a alma do aspirado)

abrax
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
RLP
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Set 2018, 10:18
Carro: Parati CL 1.8

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por RLP »

hirinhu escreveu:
RLP escreveu:
hirinhu escreveu:Aspro tem que ter obrigatoriamente vira 2.0 senão não vem potência...
Nunca vi um 2.0 feito no bloco dos 1.6/1.8, mas pelo que vejo de relatos é tranquilo. Aspro é tirar leite de pedra,não é? Gasta,gasta,gasta e vem 5cv mais :nosei:
Esses dias quase comprei um cabeçote 20v dos audi. Resisti a tentação e em seguida me aparece um golf gti mk3 96 intacto! Que vontade de ter aquele bloco alto turbão :choro:
sim é tranquilo, eu ando de 2.0T medida 83mm no bloco 1.6
é oq eu vc falou, aspro é tirar leite de pedra ou seja automaticamente vc tem que ter mais cilindrada, mais ar e combustivel pra dentro do cilindro...
pq eu te pergunto do bloco, eu nao abriria nunca um bloco bom (entre 81,5mm e 82,5mm) direto pra 85mm e manter vira 1.8 pra chegar em alta cilindrada, mais nunca mesmo, se tenho um bloco 1.8 abriria pra 2.0 primeira medida 82,5mm e vira 2.0 lógico e tiraria o resto de pelo em cabeçote/comando(que é a alma do aspirado)

abrax
Um bom ponto esse da abertura do bloco. Meu bloco é todo std e roda tranquilo,sem bater nada,nem baixa óleo.
Vi no tópico do 1.7 que vc afirmou girar 8k nesse 2 litros. Pode falar o que tem de cabeçote?
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por hirinhu »

Tenho um comando Ferretto Motores 270º com 112lob e 11,3 de levante(5 anos de uso), uso folga padrão nas molas originais, meu cabeçote é 1.8 apenas polido os dutos internamente e leve trabalho nas guias de válvulas e tbi do mi aberto pra 58mm
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Matheus S Lemos
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Dez 2018, 18:53
Carro: Voyage

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por Matheus S Lemos »

Alguém tem referências sobre a oficina by Lula Cabeçotes, a respeito do retrabalho em dutos, comando e válvulas?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por bleidao »

RLP escreveu:Amigos,

tenho uma Parati GL 1988 vermelha, Ap 1.8, carburada, álcool. Era um sonho antigo ter meu quadradinho com alguma preparação.
Sempre fui fã de aspro, mais ainda de motor girador.
Estou com o seguinte plano para a preparação dela:

Bloco Ap 1.8
Vira 1.8 STD
Biela SPA forjada super light 149mm
Pistão AFP 2.0 85mm
Cabeçote 2.0 tucho hidráulico STD(na fase 2 pretendo trabalhar o cabeçote pra girar mais, ter mais fluxo, etc)
Comando 037.1
Injeção Pandoo Power Inject
Bobina individual Gol G6
Câmbio do Gol g3 1.0 16v
4x1 Giba
Escape inteiro em inox 2''


O que acham? Pretendo tirar uns 160cv. Minha dúvida são as peças forjadas, já que a ideia é ter um aspro girador e com uma cilindrada maior, sem ter que trocar o vira pra partir pra 2.1.
Informações adicionais: Não é meu carro de uso diário. Não abro mão do ar-condicionado dela. Suspensão será fixa BlackZ e os freios upgrade para Santana 256mm na frente e tambor da Quantum.

Abraços
Pistão para 1.8, senão terá que rebaixar o bloco, pois o deslocamento do pino no 2.0 é diferente.

Eu não colocaria essas bielas da SPA.

O Câmbio do G3 1.0 16v até cabe... você terá um puta torque, mas vai matar seu carro na final. Ele não terá muito fôlego.

Mas a sua ideia para o projeto parece interessante.
RLP
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Set 2018, 10:18
Carro: Parati CL 1.8

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por RLP »

hirinhu escreveu:Tenho um comando Ferretto Motores 270º com 112lob e 11,3 de levante(5 anos de uso), uso folga padrão nas molas originais, meu cabeçote é 1.8 apenas polido os dutos internamente e leve trabalho nas guias de válvulas e tbi do mi aberto pra 58mm
Show. E não chega a ser tão agressivo como vejo em alguns projetos.
bleidao escreveu:
RLP escreveu:Amigos,

tenho uma Parati GL 1988 vermelha, Ap 1.8, carburada, álcool. Era um sonho antigo ter meu quadradinho com alguma preparação.
Sempre fui fã de aspro, mais ainda de motor girador.
Estou com o seguinte plano para a preparação dela:

Bloco Ap 1.8
Vira 1.8 STD
Biela SPA forjada super light 149mm
Pistão AFP 2.0 85mm
Cabeçote 2.0 tucho hidráulico STD(na fase 2 pretendo trabalhar o cabeçote pra girar mais, ter mais fluxo, etc)
Comando 037.1
Injeção Pandoo Power Inject
Bobina individual Gol G6
Câmbio do Gol g3 1.0 16v
4x1 Giba
Escape inteiro em inox 2''


O que acham? Pretendo tirar uns 160cv. Minha dúvida são as peças forjadas, já que a ideia é ter um aspro girador e com uma cilindrada maior, sem ter que trocar o vira pra partir pra 2.1.
Informações adicionais: Não é meu carro de uso diário. Não abro mão do ar-condicionado dela. Suspensão será fixa BlackZ e os freios upgrade para Santana 256mm na frente e tambor da Quantum.

Abraços
Pistão para 1.8, senão terá que rebaixar o bloco, pois o deslocamento do pino no 2.0 é diferente.

Eu não colocaria essas bielas da SPA.

O Câmbio do G3 1.0 16v até cabe... você terá um puta torque, mas vai matar seu carro na final. Ele não terá muito fôlego.

Mas a sua ideia para o projeto parece interessante.
Obrigado por levantar esses pontos. Esqueci do deslocamento do pino,seria então a biela 147mm,que dá certo com o pistão 2.0 no vira 1.8.
Seria mais interessante então usar 1 e 2 do PS e 3,4 e 5 do 1.0 16v? Ou ate mesmo colocar a 5 do PS pra ficar um 4 + E.
Algum motivo pra não usar a biela da SPA?

Abraços
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [PROJETO ASPRO] Ap 1.9

Mensagem por bleidao »

RApaz... você já pode compara da AFP pistão com essa medida.

Na verdade, se você fizer um trabalho no bloco, dá para jogar logo um 2.0 nele. Ou montar logo um 2.2.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”