Turbinar motor AP 1.6

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
MARLONRIBEIRO
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Jan 2019, 11:34
Carro: Saveiro CLi 1.6 1997

Turbinar motor AP 1.6

Mensagem por MARLONRIBEIRO »

Boa tarde a todos

Tenho Saveiro CLi 1.6 Mi 1997/1997 e roda com gasolina.
Estou restaurando ela. O motor está fora e mandei abrir para verificar como está.
Futuramente penso em por um kit turbo para dar um upgrade grade no motor, e usar somente no dia a dia e nos finais de semana. Nada muito forte .... só pra sentir o gosto de andar num carro turbo.
Como o motor já está desmontado gostaria de saber se preciso forjar o motor ... se já seria uma boa ideia forjar logo pra depois montar o kit turbo.

Minhas dúvidas seriam:
1- até quantos cavalos esse motor ap 1.6 original aguenta sem precisar forjar nada ??

2 - com que pressão de turbo poderia andar com segurança de não danificar o motor ??

3 - a caixa de marcha e embreagem preciso trocar ?? Preciso forjar as engrenagens das marchas para poder turbinar ?? Ou as engrenagens originais aguentariam ??

Desde já agradeço quem puder me ajudar com as minhas dúvidas.
Editado pela última vez por MARLONRIBEIRO em 30 Jan 2019, 15:53, em um total de 1 vez.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Turbinar motor AP 1.6

Mensagem por meison »

Até 250cv a biela aguenta se for a do ao carburado, se você quer uns 150 a 200cv, vai miolo original, câmbio original, kit padaria entre 600gr e 800gr sobra. No álcool pode andar até 1kg de boa
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
MARLONRIBEIRO
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Jan 2019, 11:34
Carro: Saveiro CLi 1.6 1997

Re: Turbinar motor AP 1.6

Mensagem por MARLONRIBEIRO »

150 a 200 cv pra mim ta ótimo !!
Minha saveiro é injeção eletrônica de fábrica ... é a MI e roda com gasolina.

Como ficaria as respostas para minhas perguntas feitas anteriormente, assim sendo injetada de fábrica e com combustível sendo gasolina?? Até quantos cv consigo turbinar sem precisar forjar nada ?? Até quanto de pressão posso rodar com segurança sem o risco de quebrar o motor ??

Outra coisa ... estou pensando em comprar forjado apenas os pistões da AFP 1.6 e manter as bielas originais. Há algum problema se fizer assim ?? Se os pistões forem forjados e as bielas originais do AP 1.6 ??
MARLONRIBEIRO
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Jan 2019, 11:34
Carro: Saveiro CLi 1.6 1997

Re: Turbinar motor AP 1.6

Mensagem por MARLONRIBEIRO »

meison escreveu:Até 250cv a biela aguenta se for a do ao carburado, se você quer uns 150 a 200cv, vai miolo original, câmbio original, kit padaria entre 600gr e 800gr sobra. No álcool pode andar até 1kg de boa

150 a 200 cv pra mim ta ótimo !!
Minha saveiro é injeção eletrônica de fábrica ... é a MI e roda com gasolina.

Como ficaria as respostas para minhas perguntas feitas anteriormente, assim sendo injetada de fábrica e com combustível sendo gasolina?? Até quantos cv consigo turbinar sem precisar forjar nada ?? Até quanto de pressão posso rodar com segurança sem o risco de quebrar o motor ??

Outra coisa ... estou pensando em comprar forjado apenas os pistões da AFP 1.6 e manter as bielas originais. Há algum problema se fizer assim ?? Se os pistões forem forjados e as bielas originais do AP 1.6 ??
bogospop
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mai 2015, 22:08
Carro: Gol Gli

Re: Turbinar motor AP 1.6

Mensagem por bogospop »

o meu carburado roda com 1,5bar mas ja quebrei dois cambio em desnível ou asfalto com defeito.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Turbinar motor AP 1.6

Mensagem por meison »

Eu rodo no gasolina, sem intercooler fica dificil empurrar muita pressao, e manter. Porque a temperatura do ar começa a se elevar muito. Por isso nao recomendo colocar muita pressao com miolo original, as velas, pistoes, etc nao foram feitos para tomar um pau e altas temperaturas.

Kit padaria Mi, com intercooler, na gasolina 800gr fica uma joia e da para brincar de verdade, nao so dar umas puxadas cada 2x3

Agora vem o bicho, injeçao original com chip fica muito perto de uma FT250, talvez vale mais a pena ja colocar uma FT250 para aproveitar mesmo o turbo e ter mais informaçao sobre o motor etc. Depende do orçamento, porque mesmo com um chip na ECU original, nao da para trocar nem comando sem ter que ir novamente no chip para adptar. Entao eu acho que ao longo prazo e melhor a ft250 mesmo sendo basica.
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbinar motor AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

1 - Ap vai até uns 200 ~250cv com miolo original
2 - Com pressão baixa (0,5Bar, 0,8Bar).
3 - Não precisa forjar caixa de câmbio se o motor não for muito forte.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Turbinar motor AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

MARLONRIBEIRO escreveu:150 a 200 cv pra mim ta ótimo !!
Minha saveiro é injeção eletrônica de fábrica ... é a MI e roda com gasolina.

Como ficaria as respostas para minhas perguntas feitas anteriormente, assim sendo injetada de fábrica e com combustível sendo gasolina?? Até quantos cv consigo turbinar sem precisar forjar nada ?? Até quanto de pressão posso rodar com segurança sem o risco de quebrar o motor ??

Outra coisa ... estou pensando em comprar forjado apenas os pistões da AFP 1.6 e manter as bielas originais. Há algum problema se fizer assim ?? Se os pistões forem forjados e as bielas originais do AP 1.6 ??
Injeção original ?
Você não vai conseguir montar nenhuma preparação mais pesada nesse motor utilizando ela. Há quem faça a reprogramação dos módulos, mas não vale a pena.
Já vai ter que ir pra uma injeção programável.

Aspirado roda na Gasolina, Turbo não roda.
Se o motor já é gasolina, não precisa abrir ele, se for montar Turbo, é só colocar a injeção programável, e abastecer no Álcool.

Dá pra usar sim pistões forjados com bielas.
Mas eu não concordo com essa de usar um ou outro forjado... e sim de montar o kit biela e pistão forjado.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”