[Artigo 6] Tudo sobre subwoofer/woofer

Espaço destinado para dúvidas, informações e curiosidades sobre som automotivo.

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oxy
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[Artigo 6] Tudo sobre subwoofer/woofer

Mensagem por oxy »

Posicionamento de um subwoofer

(Obs - Apenas p/ caixas seladas e dutadas)

O posicionamento de um subwoofer no porta-malas do carro pode ter efeitos muito diferentes. Muita gente já experimentou colocar uma caixa no porta-malas e em alguns carros o resultado era bom e em outros ruim. Alguns instaladores, por tentativa e erro, chegaram à conclusão de que na maioria das vezes a caixa no porta-malas produzia mais graves quando os subwoofers ficavam direcionados para o pára-choque traseiro. Sim, isto realmente é verdade, aliás é um dos melhores posicionamentos para subwoofers... Mas por que?

Existem muitas explicações para boi dormir:

" A onda sonora percorre um caminho maior quando os subs estão apontados para trás e por percorrer uma distância maior, o grave fica mais forte..."
" A onda sonora vai ter mais espaço para formar um ciclo completo..."

Estórias assim não convencem. Entretanto quem nunca ouviu um subwoofer de 12 ou de 15 polegadas reproduzir menos graves que um de 10 polegadas? Isto é realmente humilhante !!! Principamente se é o seu carro que tem o subwoofer de 12 ou 15 !!!

Como vocês já sabem, faço treinamentos de som automotivo e consultoria para lojas de som... Pois bem, em alguns treinamentos, alguns instaladores me perguntavam o porquê do grave que ficava "fraco" dentro do carro quando o porta-malas estava fechado e "forte"quando o porta-malas estava aberto, mesmo quando eles tinham feito uma caixa excelente . Já vi muitos carros com este problema, principalmente em veículos do tipo sedan (Opala, por exemplo). A grande pergunta é: Por que isto acontece e como evitar ?

Bem, abrindo-se o porta-malas permitimos que uma parcela dos graves escape para fora do carro... Deixar o grave ir embora dessa forma não deveria aumentar os graves dentro do veículo! Então, por que com o porta-malas aberto o grave dentro do carro ficava mais forte???

A resposta pode parecer estranha... Mas o grave que estava indo embora quando se abria o porta-malas era o que estava causando cancelamento quando se fechava o porta-malas!!! Isto é o que se chama de cancelamento acústico ou curto-circuito acústico (outro dia abordarei esse assunto).

Mudando-se o lugar da caixa e o posicionamento dos subwoofers dentro do porta-malas conseguia-se fazer com que houvesse uma melhora nos graves com aumento de SPL e com pequena diferença quando se abria o porta-malas.

Com relação ao posicionamento da caixa e dos subs, fiz o seguinte resumo para vocês:
1) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a frente do carro = grave "fraco"dentro do carro com o porta-malas fechado e "forte"com o porta-malas aberto.
2) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a traseira do carro = grave "forte"dentro do carro com o porta-malas fechado e um pouco melhor com o porta-malas aberto.
3) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para a parte da frente do carro = grave "muito forte" com o porta-malas fechado e sem diferença audível com o porta-malas aberto.
4) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para o pára-choque traseiro = grave "extremamente forte" com o porta-malas fechado e um pouco mais fraco com o porta-malas aberto.

O xactautosound projeta sempre excelentes caixas acústicas (os clientes que já montaram em um carro um projeto do xact sabem do que estou falando - se você ainda não montou, não sabe o que está perdendo...). Para você tirar o máximo proveito dessas caixas, experimente alguns posicionamentos diferentes dentro do porta-malas.

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Qual(is) subwoofer(s) ligar em meu amplificador?


Vamos descrever aqui, algumas regras básicas para se escolher um ou mais subwoofers para ligar no amplificador que você acabou de comprar

1o - obedecer a impedância mínima especificada pelo amplificador
2o - casar a potência FORNECIDA pelo amplificador com a potência SUPORTADA pelo subwoofer


se na ligação bridge é especificado 4 Ohms mínimo 300W, você precisa ter:
- um subwoofer de 4 Ohms, 200 a 500W RMS
- um subwoofer com bobina dupla de 2 Ohms cada, 200 a 500W RMS total (100 a 250W cada bobina)
- dois subwoofers de 2 Ohms, 100 a 250W RMS cada
- dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms cada, 100 a 250W RMS cada (50 a 125W cada bobina)

se na ligação bridge é especificado 2 Ohms mínimo 300W, você precisa ter:
- um subwoofer de 2 Ohms, 200 a 500W RMS
- um subwoofer com bobina dupla de 4 Ohms cada, 200 a 500W RMS
- dois subwoofers de 4 Ohms, 100 a 250W RMS cada
- dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms cada, 100 a 250W RMS cada

Se você for ligar em estéreo, veja a impedância minima nessa ligação que geralmente varia de 4 a 1 Ohm

Veja o artigo ASSOCIACAO DE SUBWOOFER para saber mais sobre associação de subwoofers

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Qual o melhor subwoofer para meu amplificador?

Vamos supor que você tenha um amplificador que forneça 500W RMS na ligação bridge com mínimo de 4 Ohms de impedância e que tenha outras características:
- 2 canais de 250W RMS a 2 Ohms ou
- 2 canais de 120W RMS a 4 Ohms ou
- bridge de 500W RMS a 4 Ohms

O subwoofer ideal será aquele que casa com a potência bridge, isto é:
- 4 Ohms
- 400 a 600W RMS

Utilizando um subwoofer de 4 Ohms você terá a máxima transferência de potência que é 500W a 4 Ohms, nada de ligar um subwoofer de 2 Ohms, pois com isso você vai queimar o amplificador, ele vai esquentar rápido até pifar.
Um subwoofer de impedância de 8 Ohms será alimentado com 250W RMS na ligação bridge, isso acontece porque a impedância é o dobro da especificada para 500W RMS, dobrando-se a impedância, divide-se a potência.

A potência do subwoofer também deve ser compatível, um muito abaixo de 500W RMS vai queimar fácil e um muito acima dos 500W RMS será dinheiro jogado fora, além de não tocar muito bem por falta de força suficiente do amplificador.

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Evitando a queima de subwoofers

Vamos mencionar algumas dicas para evitar a queima ou danificação de subwoofers:

- Se o amplificador suporta a impedância mínima de 4 Ohms, não ligue subwoofers de 2 Ohms ou subwoofers bobina dupla de 4 Ohms ligados em paralelo (resultando em 2 Ohms);
- Evite que seu amplificador forneça um sinal distorcido, um subwoofer de 300W RMS pode facilmente queimar quando ligado num amplificador de 200W com sinal distorcido;
- Regule corretamente a sensibilidade (ganho) do amplificador, caso ele tenha esta função, para que o sinal não saia distorcido;
- Mantenha seu amplificador bem alimentado pela bateria, utilize cabos adequados e capacidade adequada (A/h - Ampéres hora);
- Instale seu subwoofer em uma caixa acústica com volume adequado, lembre-se que casa subwoofer necessita de uma caixa adequada;
- Se o subwoofer estiver em uma caixa dutada, preste atenção ao projeto do volume e do duto para que o cone do subwoofer não excursione acima de sua capacidade;
- Utilize subwoofers de mesma potência ou um pouco acima do fornecido pelo amplificador. Ex: amplificador que fornece 200W RMS a 4 Ohms, utilize um subwoofer de 200W a 300W RMS ou mais e que tenha impedância de 4 Ohms;
- Caso utilize subwoofer que suporte potência abaixo da nominal do amplificador, regule a sensibilidade (ganho) do amplificador para que ele forneça menos potência. Ex: se seu amplificador fornece 200W RMS a 4 Ohms e você tem um subwoofer de 150W RMS 4 Ohms, regule o amplificador para não fornecer a potência máxima;

Seguindo estas dicas, dificilmente você queimará ou estragará seu subwoofer.

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Associação de Subwoofers
Objetivos:
- diferenças entre impedância e resistência
- entender a associação de subwoofers bobina simples e dupla
- maximizar a transferência de potência para o subwoofer
- não danificar o amplificador e subwoofer


Impedância vs. Resistência

A resistência é a dificuldade que uma corrente elétrica contínua tem ao passar por um componente e a Impedância é a resistência à corrente variável em frequência portanto a impedância varia com a frequência também.


Associação de Subwoofers Bobina simples.

Podemos associar dois subwoofers em paralelo ou em série.

Associação em série.

Consiste em ligar um terminal de um sub no polo oposto do outro, isto é, o polo positivo(vermelho) de um, no polo negativo(preto) do outro (ou vice-versa), afim de termos um polo positivo e outro negativo sobrando como mostra a figura abaixo:

Imagem
(ligação série de 2 subwoofers)

Se você ligar polo positivo com polo positivo e utilizar os polos negativos (ou vice-versa), os cones de cada subwoofer se deslocarão em sentidos opostos causando o cancelamento de ondas sonoras, pois um força o ar para frente enquanto que o outro força o ar para trás resultando em deslocamento zero (supondo os subwoofer virados para um mesmo lado).

Imagem
(cancelamento sonoro por deslocamento oposto)

A impedância equivalente medida nos 2 terminais, será a soma das impedâncias. A regra de soma vale para mais de 2 subwoofers ligados em série.

Imagem
(ligação de subwoofers em série)


Associação em paralelo.

Consiste em ligar polo positivo(vermelho) no polo positivo(vermelho) de outro subwoofer e o polo negativo(preto) do primeiro no polo negativo do segundo como mostra a figura abaixo:

Imagem
(ligação em paralelo de 2 subwoofers)

Supondo que os dois subwoofers possuam a mesma impedância, o equivalente do conjunto será a metade da impedância dos subs. No nosso exemplo, os 2 subwoofers são de 4 Ohms e a impedância equivalente é de 2 Ohms.
Mas a regra geral para mais de um subwoofer é:

R = (R1*R2)/(R1+R2)

ou para mais subwoofers:

R = (R1*R2*R3*R4*...)/(R1+R2+R3+R4+...)

Associação de Subwoofers bobina dupla

Observando um subwoofer de bobina dupla, notamos que ele possui 4 terminais (2 positivos(vermelho) e 2 negativos(preto)), internamente ele é composto por 2 bobinas independentes montadas em um suporte em comum. Podemos aproximar o subwoofer B.D. (bobina dupla) a 2 resistores.
Portanto podemos ligar um subwoofer B.D. em paralelo ou em série com ele mesmo ou em conjunto com outro subwoofer B.D. sempre levando em conta a polaridade.

Ligando as bobinas de um subwoofer B.D. em série.

Liga-se polo positivo no polo negativo da outra bobina, sobrando o polo negativo da primeira bobina e o polo positivo da segunda bobina:

Imagem
(ligação série de um subwoofer bobina dupla)

No exemplo acima, a associação de 2 bobinas de 2 Ohms, resultou em um subwoofer de 4 Ohms.

Podemos notar que as bobinas estão em série se 'caminharmos' pelo fio vermelho, que entra pela bobina vermelha, retorna para a bobina preta e sai pelo fio preto voltando para o amplificador.

O resultado é um subwoofer com impedância igual a soma das impedâncias das bobinas e potência total igual à soma das potências suportadas por cada bobina.

Ligação Errada

Se você ligar polo positivo de uma bobina com polo negativo da outra bobina e também o polo negativo de um com o polo positivo do outro (como na figura abaixo), as bobinas se deslocarão em sentidos opostos causando o descolamento das mesmas sobre o suporte cilíndrico, travando o cone do subwoofer por dano, possivelmente por descolamento oposto das bobinas.

Imagem
(deslocamento contra, por ligação errada)


Ligando as bobinas de um subwoofer B.D. em paralelo.

Basta ligar polo positivo de uma bobina com o polo positivo da outra bobina e polo negativo de uma bobina com o polo negativo da outra bobina, o resultado é um subwoofer com impedância equivalente à metade da impedância de uma das bobinas e potência equivalente ao dobro da potência suportada por cada bobina.

Imagem
(ligação em paralelo de um subwoofer bobina dupla)

No exemplo acima, a associação em paralelo de 2 bobinas em paralelo, resultou em um subwoofer de 1 Ohm.


Uma bobina em cada canal do amplificador

É possível ligar cada bobina em cada canal estéreo ou bridge do amplificador.

Assim, vamos supor que um amplificador de 4 canais possui duas saídas bridge de no mínimo 4 Ohms e você possui um subwoofer Bobina Dupla de 4 Ohms (isto é, duas bobinas de 4 Ohms). Você poderá ligar cada bobina em cada uma das saídas bridge, respeitando a impedância mínima suportada pelo amplificador.

Atenção:
Esse tipo de ligação requer alguns cuidados. O sinal aplicado ao subwoofer deve ser rigorosamente igual em formato e intensidade, caso contrário, poderá danificar a bobina.

Mesmo pegando polaridades corretas nas saídas bridge, pode ocorrer de estarem com polaridades diferentes. Peça para um técnico verificar.

Associação de dois subwoofers Bobina Dupla

Para utilização com outros subwoofers podemos simplificar os cálculos agrupando em conjuntos pequenos e calculando aos poucos.
Ex: Temos 2 subwoofers B.D. cada uma com 2 bobinas de 4 Ohms, o subwoofer suporta 500W RMS (isto é, 250W RMS suportado por cada bobina) e queremos ligá-los em um amplificador de um canal bridge com impedância mínima de 4 Ohms, que fornece 1000W RMS.

1a opção:
(4 + 4)//(4 + 4) = (8)//(8) = 4 Ohms
ligando em série as bobinas de um sub, fazendo o mesmo com outro sub e por fim, colocando em paralelo os dois subwoofers

2a opção:
(4//4) + (4//4) = (2) + (2) = 4 Ohms
ligando em paralelo as bobinas de um subwoofer, fazendo o mesmo com o outro sub e por fim, ligando em série os dois subwoofers.

"//" indica a ligação em paralelo.
O resultado é igual para ambos os casos:
Impedância final de 4 Ohms ligado no amplificador. Com isso o amplificador liberará 1000W RMS que serão distribuídos por igual para cada subwoofer, portanto, 500W RMS para cada subwoofer. Um casamento perfeito.

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Relação entre dutos para caixas dutadas e/ou band-pass

01 polegada é igual a: 25.4 mm. Portanto, um duto de 4 polegadas é igual a: 101mm (100mm ou 10cm no comércio de tubos de PVC).

Vez ou outra o Xactautosound pode pedir um duto de: 143mm (14.3cm). Isto equivale a um duto de 5,65 polegadas, pois 143/25.4 = 5.65. Pois bem, não existe no comércio de tubos de PVC um duto com 5,65 polegadas ou 140mm de diâmetro; assim sendo você vai ter que utilizar mais dutos (com o mesmo comprimento, é claro) que juntos sejam equivalentes à um duto de 5.65 polegadas.

Muita gente imagina de dois dutos de 4 polegadas equivalem a um duto de 8 polegadas... ERRADO !!! Dois dutos de 4 polegadas equivalem a um duto de 5,65 polegadas !

A fórmula para se calcular equivalência de dutos é:

DT = (Da^2 + Db^2)^0.5

Onde:
DT = Diâmetro total em polegadas
Da = Diâmetro do duto 1 em polegadas
Db = Diâmetro do duto 2 em polegadas

Ex.:
DT = (Da^2 + Db^2)^0.5
Vamos verificar qual seria o diâmetro equivalente a dois dutos de 4 polegadas.

DT = (4^2 + 4^2)^0,5
DT = (16 + 16)^0.5
DT = 32^0.5
DT = 5.65 polegadas

Créditos: Autosom.net

Próximo artigo: Tudo sobre amplificadores
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Mensagem por Rolemaum »

intaum eu tenhu uma dúvida

tenhu 2 sub de bobina dupla a 2+2 ohms

tenhu uma potencia com uma saida mono de 2 ohms

si eu colokar as bobinas de um sub em serie elas vaum sair com 4 oms certo

intaum si eu ligar o outro (um isolado do outro) na mesma maneira vai sair 4 ohms tb

dai a saida dessas duas ligações eu ligo em paralelo e vai fikar uma de 2 ohms

espero ke vc entenda o jeito ki to kerenu esplica

nesse caso se eu tenhu 2 sub de 200RMS e uma potencia que tem uma saida de 220RMS

si eu fizer essa ligação a potencia vai tocalos tramquilamente?

eu melhoraria o meu som fazendo isso?

porke estou pensando em colokar outro sub na minha caixa
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Mensagem por oxy »

Rolemaum escreveu:intaum eu tenhu uma dúvida

tenhu 2 sub de bobina dupla a 2+2 ohms

tenhu uma potencia com uma saida mono de 2 ohms

si eu colokar as bobinas de um sub em serie elas vaum sair com 4 oms certo

intaum si eu ligar o outro (um isolado do outro) na mesma maneira vai sair 4 ohms tb

dai a saida dessas duas ligações eu ligo em paralelo e vai fikar uma de 2 ohms

espero ke vc entenda o jeito ki to kerenu esplica

nesse caso se eu tenhu 2 sub de 200RMS e uma potencia que tem uma saida de 220RMS

si eu fizer essa ligação a potencia vai tocalos tramquilamente?

eu melhoraria o meu som fazendo isso?

porke estou pensando em colokar outro sub na minha caixa
entendi vc daria de final 2ohms, ate ai legal mais ai vc teria 400 rms, 200 de cada sub, e uma saida so de 220, intaao seria pouco alimentanda os subs, n dando certo.
o seu problema é o tipico q o modulo n da com o sub ou o sub n da com o modulo, pois o modulo ja nao da certo nem com um sub, colocando 2 intaum vai piora pq ele n aguenta toca os dois...
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Mensagem por Rolemaum »

é pelo jeito vo te ki faze outro som mesmo

vlw da resposta fera

agora me dis eu estava pensando em

2 sub de 1000RMS
6 corneta 100RMS
4 twiter 100RMS

qual seria o ceto eu ter uma potencia pra tudu ou duas uma pros subs e outra pras corneta e twiter

sendo assim uma potencia de 2200RMS pros subs e outra de 1100RMS pras cornetas e twiters?

e lógicamente um batera mais forte e um mega capacitor

oke eu poderia colokar de proteção para essa configuiração
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Mensagem por oxy »

Rolemaum escreveu:é pelo jeito vo te ki faze outro som mesmo

vlw da resposta fera

agora me dis eu estava pensando em

2 sub de 1000RMS
6 corneta 100RMS
4 twiter 100RMS

qual seria o ceto eu ter uma potencia pra tudu ou duas uma pros subs e outra pras corneta e twiter

sendo assim uma potencia de 2200RMS pros subs e outra de 1100RMS pras cornetas e twiters?

e lógicamente um batera mais forte e um mega capacitor

oke eu poderia colokar de proteção para essa configuiração
cara configuração muito legal eu particulamente gosto muito....
sim o ideal é vc usa uma para os subs e outra para os drive e twiter
bom so axo q a potencia dos medios tinha q ser um poco maior, lempre-se q pelo menos um par de 6" na porta vc tem q por..axo q d 1200 ta legal...
vc mesmo ja respondeu sua pergunta pra prteje os subs um megacapacitor d 3 eu curto muito mas de 2 ja vai ser suficiente, os drive e twiter trabalhando com seus devidos capacitores n tera problemas...
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Mensagem por Rolemaum »

pode deixa eu gosto de qualidade dentro do carro

uns 2 kits de duas vias vai fika show pra dentro do carro
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Subwoofer

Mensagem por Josmar »

Boa tarde, eu tenho um módulo power one de 4 saídas de 100w.rms à 4Ohms, ou 4 saída de 180w.rms à 2Ohms ou então 2x 360w.rms em bridge dando o tatal de 720w.rms. Queria colocar 2 pionner de 400w.rms bobina dupla, qual seria o melhor subwoofer para tocar nesse módulo o de 2+2Ohms ou o de 4+4Ohms? Qual seria a melhor opção de instalação a ser feita? Eles vão tocar bem? Obrigado.
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woofer

Mensagem por RicardoSL »

Boa tarde Oxy

Cara me tira umas dúvidas. Estou querendo trocar dois falantes 6x9 do tampão por dois woofers. Vc que manja me fala, fica legal????
E eu posso usar o módulo stereo neles?

Valeu
Gol não troco por nada. Se bem qua a BMW tem uns carrinhos bonitos.
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Re: Subwoofer

Mensagem por oxy »

Josmar escreveu:Boa tarde, eu tenho um módulo power one de 4 saídas de 100w.rms à 4Ohms, ou 4 saída de 180w.rms à 2Ohms ou então 2x 360w.rms em bridge dando o tatal de 720w.rms. Queria colocar 2 pionner de 400w.rms bobina dupla, qual seria o melhor subwoofer para tocar nesse módulo o de 2+2Ohms ou o de 4+4Ohms? Qual seria a melhor opção de instalação a ser feita? Eles vão tocar bem? Obrigado.
bom vc usaria o modulo em bridge,o brisg dele é 2ohms? bom se for eu compraria os subs com bobinas em 4+4 assim vc ligaria elas em serie resultando em 2ohms exatamente o q precisa e ja era so alegria, vao tocar normal pra tocar melhor colocaria um modulo de 1000 rms assim ficaria muito file.
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Re: woofer

Mensagem por oxy »

RicardoSL escreveu:Boa tarde Oxy

Cara me tira umas dúvidas. Estou querendo trocar dois falantes 6x9 do tampão por dois woofers. Vc que manja me fala, fica legal????
E eu posso usar o módulo stereo neles?

Valeu
fala ai cara beles,bom eu uso 2 woofers no tampao fica legal sim so q a potencia deles nao podem ser superior a 100rms cada senao vc so vai disperdiça energia, vc DEVE usar modulo pra ter o melhor rendimento dos falantes.

abrass
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Mensagem por RicardoSL »

Firmeza Oxy!!!!

A última, o módulo pode ser ou deve ser stereo?

Valeu
Gol não troco por nada. Se bem qua a BMW tem uns carrinhos bonitos.
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Mensagem por oxy »

RicardoSL escreveu:Firmeza Oxy!!!!

A última, o módulo pode ser ou deve ser stereo?

Valeu
bom pra woofer de preferencia stereo...
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Mensagem por Amisterdan Moura »

Parabens pelo topico... muito bom. tirou muitas duvidas inclusive sobre as posicoes corretas das caixas, extraindo o maximo de proveito da caixa. me responde uma coisa, Nao tenho muita experiencia em som, um amigo que montou o SUB no meu carro.

Comprei um SUB de 10" BRAVOX de bobina dupla
Tinha na caixa dizendo 180 RMS 360RMS

Essa potencia é a soma das 2 bobinas??


O amplificador foi igado como ta escrito, fio de corrente independente, so nao lembro o calibre mas é bem gorsso. O amplificador é de 120 RMS de potencia de saida por canal Total de 240 RMS. ele ligou os dois canais no SUB.

nao vejo distoçao, a caixa é selada e feita com as dimençoes que o fabricante recomendou!


Com isso crro algum risco de queima do SUB ou o sistema ta compativel.

Lembrando que eu coloquei pra ter ganho interno do veiculo.
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Mensagem por oxy »

Amisterdan Moura escreveu:Parabens pelo topico... muito bom. tirou muitas duvidas inclusive sobre as posicoes corretas das caixas, extraindo o maximo de proveito da caixa. me responde uma coisa, Nao tenho muita experiencia em som, um amigo que montou o SUB no meu carro.

Comprei um SUB de 10" BRAVOX de bobina dupla
Tinha na caixa dizendo 180 RMS 360RMS

Essa potencia é a soma das 2 bobinas??


O amplificador foi igado como ta escrito, fio de corrente independente, so nao lembro o calibre mas é bem gorsso. O amplificador é de 120 RMS de potencia de saida por canal Total de 240 RMS. ele ligou os dois canais no SUB.

nao vejo distoçao, a caixa é selada e feita com as dimençoes que o fabricante recomendou!


Com isso crro algum risco de queima do SUB ou o sistema ta compativel.

Lembrando que eu coloquei pra ter ganho interno do veiculo.
bom unico problema q queima seria se tivesse impedancia erradas, confere se seu sub sao bobinas de 4 ou 2ohms, provavel q seja de 4, e confere qual a impedancia da saida do modulo,bom seu amigo ligou 1 canal em cada bobina? que modulo é o seu?
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Mensagem por Amisterdan Moura »

Sim, ele ligou um canal em cada bobina, veio dois cabos RCA pras entradas do modulo um AB 2100 se nao me engano, nele tem aquele divisor de frequencia alta media e baixa. entao ele pegou os dois canais de saida e ligou no sub... sobre a impedencia realmente nao sei te informar, mas vou procurar saber. mas ate agora nao to vendo distorçao nao.
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Mensagem por oxy »

beles pelo jeit esta certo, precisa confirmar as bobinas do sub, mas pelo jeito o modulo ta mandando ok:
AB-2100H
AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA
DO TIPO HYBRID

POTÊNCIA DE SAÍDA: 400W (PMPO)
POTÊNCIA POR CANAL:
2 x 75W (RMS) A 4 Ohms
2 x 100W (RMS) A 2 Ohms
POTÊNCIA EM BRIDGE:
1 x 90W (RMS) A 4 Ohms
1 x 150W (RMS) A 2 Ohms


é isso ai , so curtir
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Mensagem por Amisterdan Moura »

valeu pela ajuda!!! :D
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Mensagem por sidney0 »

Preciso de um help!
Tenho um módulo e um Sub e quero saber se vale a pena colocar outro sub mais forte, e qual seria esse?

tenho esse módulo:
HS 1600T
2 canais - 1600 WPMPO
Estéreo 400 WRMS
2x800 WPMPO
2x200 WRMS (2 0hm)

Distorção harmônica total (THD)
Menor que 1%

Potência de saída:
160 Wrms/canal (4 Ohm)
200 Wrms/canal (2 Ohm)
100 Wrms/canal (8 Ohm)

Impedância mínima de saída/canal:
2 Ohm

Impedância de entrada:
50 Ohm

Sensibilidade:
4,1 Vrms

Resposta de frequência:
30 Hz a 20 KHz

Relação sinal/ruído:
Maior que 60 dB

Separação de canais
Maior que 50 dB

Fusível do tipo "plug-in" automotivo:
20 A (ATC) lâmina/canal

Consumo RMT (remote):
3,0 mA

E esse sub:
Impedância 4+4 (ohms)
Sensibilidade 91 (dB/W/m)
Freqüência Ressonância 32 (Hz)
Gama de Resposta (Hz) 20-2,5K (Hz)
Potência Máxima 400 Wmax
Potência Nominal 200 Wrms
Qts 0,56
Qms 10,1
Qes 0,6
Vas 100 litros
XMáx 5 mm
Sd 0,0552 m2
Bl 8,2 TM
Re 3,4 + 3,4 ohms
Peso 4325 g
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jmazzu_ijui
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Mensagem por jmazzu_ijui »

Não sei se é aqui mesmo para tirar minha duvida.... mas vamos lá!

Tenho um Pioneer TS-W307 D2, e gostaria de saber qual a litragem correta para uma caixa para que eu consiga o maior rendimento dele??

Se alguém tiver uma caixa em algum gol, e quiser me passar as medida, fico agradecido. :mestre:
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cururuh
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Mensagem por cururuh »

belo...
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
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Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

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