Conversão Monoponto para Multiponto

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
edisongoncalez
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Ago 2017, 09:54
Carro: Gol G2 Atlanta 1.8

Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por edisongoncalez »

Fala galera.
Estou convertendo meu Gol G2 atlanta 1.8, de monoponto para multiponto, e colocando uma Fueltech.
Vou compartilhar os problemas e dicas para quem quiser fazer o mesmo.
Por hora tenho uma dúvida bem simples.
O monoponto assim como o carburado tem uma saida de água do cabeçote para o coletor e o multiponto não tem.
Para que fez essa conversão, como devo tampar essa saida ? existe uma flange ? ou é um selo ? ou tem que levar numa retifica para tampar mesmo ?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por bleidao »

edisongoncalez escreveu:Fala galera.
Estou convertendo meu Gol G2 atlanta 1.8, de monoponto para multiponto, e colocando uma Fueltech.
Vou compartilhar os problemas e dicas para quem quiser fazer o mesmo.
Por hora tenho uma dúvida bem simples.
O monoponto assim como o carburado tem uma saida de água do cabeçote para o coletor e o multiponto não tem.
Para que fez essa conversão, como devo tampar essa saida ? existe uma flange ? ou é um selo ? ou tem que levar numa retifica para tampar mesmo ?
Bom... você já deve saber que o TBI é completamente diferente, bem como coletor de admissão.
A melhor Multi Ponto que temos para os motores APs é a MI, que já vem o corpo completo e coletor.

Então.. como você disse, há uma diferença no coletor, que não tem essa passagem de água. Essa passagem vai ser tampada por um selo ou algo assim. O restante é só ir montando.

Compartilhe conosco. Vou tentando te ajudar na medida do possível.
edisongoncalez
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Ago 2017, 09:54
Carro: Gol G2 Atlanta 1.8

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por edisongoncalez »

Certo, vou tentar remover o coletor atual e medir o orificio para saber a medida do selo. Devo fazer isso logo. e tentar colocar o tampão.
Para quem interessar, o que fiz até o momento.
- Comprei a Fueltech 250 , com o chicote que o fabricante fornece.
- Comprei um coletor de Gol MI usado. com a flauta metálica, diz ser melhor que a de plástico.
- Tem um cara no youtube que fabrica o chicote sobre encomenda. pois o que vem na fueltech é incompleto.
https://www.youtube.com/channel/UCoPmzt ... YNQWcbWRqA
- Eu não comprei, pois já comprei todos os conectores, Talvez seja melhor comprar com ele, pois voce gasta muito nesses conectores, pagar correio etc.
- na conversão para a fueltech, voce tem que retirar o sensor MAP do coletor multiponto e colocar um sensor de temperatura de ar do Palio / Uno novo. tem que mandar fazer uma rosca. quem precisar da dica tem no youtube. é bem simples.
- O distribuidor da monoponto deve funcionar com a fueltech, mas no manual diz para voce indicar o tamanho da janela. Não sei se é igual da multiponto, pois já achei relatos no youtube que são diferentes.
- Para ligar a sonda lambda no fueltech, somente se voce for ligar ela em um computador para gerar o gráfico de utilização. O certo é voce ligar um HallMeter, para medir a mistura. e com as medidas ajustar o mapa da fueltech. Pode colocar um no painel e medir em tempo real. Comprei um da ODG. Tem dicas no youtube como fazer. Quando eu chegar nesse ponto eu posto.
http://www.odginstruments.com.br/pdf/man_hallmeter.pdf
o da Fueltech achei muito caro. Diz o manual que a sonda original não dá muita precisão, teria que ser uma de banda larga ( bem cara ) , então achei melhor comprar um hallmeter mais barato.
- comprei uma bobina de tres fios do gol MI, pois a bobina original do monoponto não funciona com a fueltech. Cuidado, diz que as paralelas não funciona direito. comprei uma magnet mareli.
- comprei os bicos do GOL GTI , 2.0 , IWP024, diz que tem um fluxo maior que o Gol MI 1.8.
Bom , por hora é só. Vou esperar uma semana mais tranquila para desmontar e passo o que rolou.
abraços a todos, pau no gato.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por João Victor AP »

Vai ter que trocar tudo...
Retirar toda a sua injeção monoponto, como central, coletor, TBi, etc.
E instalar toda a injeção multiponto.

O furo de passagem de água, é para aquecimento do coletor.
Injeção multiponto do motor AP, tanto a Mi, quanto a EFi, não usam, então esse furo deve ser tampado com solda.

Provavelmente seu cabeçote é aquele sem furos para os bicos, se sim, você deve usar a injeção Mi, que é a mais moderna, na Mi os bicos vão direto no coletor.
edisongoncalez
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Ago 2017, 09:54
Carro: Gol G2 Atlanta 1.8

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por edisongoncalez »

João Victor AP escreveu:Vai ter que trocar tudo...
Retirar toda a sua injeção monoponto, como central, coletor, TBi, etc.
E instalar toda a injeção multiponto.

O furo de passagem de água, é para aquecimento do coletor.
Injeção multiponto do motor AP, tanto a Mi, quanto a EFi, não usam, então esse furo deve ser tampado com solda.

Provavelmente seu cabeçote é aquele sem furos para os bicos, se sim, você deve usar a injeção Mi, que é a mais moderna, na Mi os bicos vão direto no coletor.
Certo, conforme disse, já comprei "tudo", a dúvida é "como" tapar o orifício. Como eu vou trocar o comando no futuro, vou tirar o cabeçote somente quando for fazer a troca do comando. Por hora vou fazer uma rosta ali e colocar um tampão rosqueado. Depois na geral que pretendo dar no cabeçote, faço uma solda descente. Valeu.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por bleidao »

O correto é mandar "trabalhar o cabeçote". Eles tampam esse furo pra você. O negócio é... não compensa você utilizar o comando novo nesse cabeçote que você tem?

Tem cara que mexe em tudo. Até em ângulo das válvulas.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por João Victor AP »

edisongoncalez escreveu:Certo, conforme disse, já comprei "tudo", a dúvida é "como" tapar o orifício. Como eu vou trocar o comando no futuro, vou tirar o cabeçote somente quando for fazer a troca do comando. Por hora vou fazer uma rosta ali e colocar um tampão rosqueado. Depois na geral que pretendo dar no cabeçote, faço uma solda descente. Valeu.
Pra tampar é com solda mesmo.

O coletor de admissão será removido, e vai ter espaço para fazer uma solda ali no cabeçote.
Tem que secar em o local, com um soprador mesmo dá pra tirar a água.

E pra realizar a troca do comando, não precisa retirar o cabeçote não, basta retirar a tampa do comando de válvulas, e terá acesso aos mancais que prendem o comando.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por bleidao »

Excelente!

Mas precisa lembrar também que a solda precisa ser feita por um bom profissional para que não estoure e funda o motor por problemas no arrefecimento.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Excelente!

Mas precisa lembrar também que a solda precisa ser feita por um bom profissional para que não estoure e funda o motor por problemas no arrefecimento.
Isso aí :good:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Conversão Monoponto para Multiponto

Mensagem por bleidao »

O amigo acima não falou mais nada.
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”