Injeção de 4 bicos no CHT, adaptado do ap 1.6

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
saulopedro
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:19
Carro: Gol cl 1990 CHT 1.6

Injeção de 4 bicos no CHT, adaptado do ap 1.6

Mensagem por saulopedro »

Amigos boa noite.

Preciso de uma ajuda de vocês.

A um mês mais ou menos adquiri um gol CHT 1.6 1990, gosto de carro econômico a princípio tava ótimo 12 na cidade e 15 na estrada, só que agora parece que ele tá afogando, o 2 estagio não abre mês.o com a cápsula nova, fui olhar para arrumar e procurei o kit reparo completo para o carburador Weber 460, só que todos me informaram que peças para carburador está cada vez mais escassa, até comprei e vou arrumar.

Mas direto ao ponto, quero colocar uma injeção nele, em pesquisas o monoponto é praticamente plug and play, até aí tudo bem custo baixo "uns 600" no kit completo, mas já ultrapassado, aí entra minhas dúvidas,

Queria colocar um kit 4 bicos, a adaptação no coletor e fácil pq tenho um amigo torneiro faz tudo aqui ele faz pra mim beleza, a entra às dúvidas:

Pensei em pegar um kit ap e com os dois coletores fazer um usando mais o do ap por causa dos sensores que já vem nele.

Se eu pegar a central do 1.6 ap e os bicos e todos os sensores preciso reprogramar a central?

Se alguém puder me ajudar estou lendo tudo que acho sobre injeção, já trabalhei de mecânico então o básico sobre mecânica eu ainda sei um pouco.

Então alguém sabe todos os sensores que preciso instalar para essa injeção do ap?

Pensei em usar o distribuidor de injecao do CHT para colocar na injeção 4 bico do ap.

Eu usaria no final, o tbi com sensores do ap adaptado para parafusar no CHT, os sensores dá injeção do ap, a central do ap, os bicos do ap 1.6.

Eu precisaria reprogramar a central?

Os dutos de água que vai no coletor do CHT e só tampar? Ou tem que redirecionar?

Se alguém puder ajudar, não achei nada no fórum sobre isso, achei somente a injecao programável que tem o preço sozinha sem sensores nenhum de uma injeção completa.

Gostaria de permanecer com o CHT que tá novo, novo mesmo, mas injetado 4 bicos, trocar para o motor completo ap acho que aumentaria muito o consumo.

Se algum puder ajudar agradeço muito.

Desde já agradeço galera.

Obs: apaixonado por gol, já tive umbola 1995 1.8 monoponto, e esse quadradinho pretendo ficar com ele até a minha partida.
Saulo Pedro
Técnico segurança eletrônica.
31-991920858
Goleta 1990 CL 1.6 CHT
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Injeção de 4 bicos no CHT, adaptado do ap 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Boa Noite !

Cara, funcionar não tem jeito mesmo colega !

Vou te explicar alguns dos motivos...
Primeiro por causa da fabricação do coletor, fazer o próprio coletor Mi para encaixar em um cabeçote CHT...

Fabricação :
Fazer esse coletor, é impossível hein, sem exageros, os dutos são outros, os diaâmetros são outros. Não dá pra fazer um Meio-Coletor de CHT e AP, teria que pegar o encaixe ali do colrtor de CHT para encaixar no CHT e o resto do Coletor Mi... e não tem jeito.

O Fluxo de ar :
Se usar dois Coletores, um de CHT e outro de Coletor AP Injetado, o fluxo do ar da admissão não vai ficar boa, vai ficar muito ruim o fluxo, motor não vai funcionar bem.
Se tivesse jeito de fazer esse coletor, pois, não tem.

Nos sensores e módulo :
O módulo terá que receber sinais de vácuo com o auxílio do Sensor MAP, terá que ser um sensor de AP, e o vácuo, a pressãp interna dp coletor ficará completamente diferente, e irá mandar valores para o módulo mexer nos mapas.
O módulo terá que receber sinal de RPM de acordo com o distribuidor do CHT...
E assim vai com todos os outros sensores como Sonda Lambda, TPS, Sensor de temperatura, etc...
E no caso do CHT, os valores gerados serão outros, o módulo vai ficar com cálculos errados, não conseguirá se corrigir para atuar no CHT.

Ignição :
A ordem da ignição das centelhas das velas irão ficar invertidas, o motivo é porque no AP o primeiro cilindro é o que está mais próximo/apontado para a dianteira do carro, no CHT o primeiro cilindro é o que está apontado para o painel corta-fogo.

E tem vários outros motivos, se for citá-los o texto ficará muito grande.

Carburador Weber 460 com peças de carburador escassa ? Não mano, fácil demais achar peças de reposição de qualidade para qualquer carburador, até no MercadoLivre tem. E ele é um excelente carburador, eu adoro carburadores.
Mas caso realmente queira injeção, é simples mano, existe injeção para CHT, é a Monoponto do Gol Bola, é Plug and Play e funciona beleza.

Motor AP não aumenta tanto o consumo !
O AP 1.6 entre CHT 1.6 o consumo é o mesmo, realmente o mesmo, veja o comparativo na QuatroRodas, CHT é mais econômico papo de poucos metros.
saulopedro
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:19
Carro: Gol cl 1990 CHT 1.6

Re: Injeção de 4 bicos no CHT, adaptado do ap 1.6

Mensagem por saulopedro »

Amigo falei sobre o ap pq tenho um amigo que tem desmanche e ele falou que com 1000 ele me passa um AP mas no caso o ap dele é carburado tb, aí neste caso eu teria que pegar o ap adaptar no lugar do CHT e aí sim vir com uma injeção mi, o custo disso ia aumentar demais.

Mas não queria mecher com monoponto, mas se não tenho outra opção vou ter que colocar a monoponto mesmo.

Mas só uma dúvida só achei monoponto 1.0, neste caso é só trocar o bico?

Valeu pela aula aí, por isso gosto do fórum sempre tem alguém com paciência pra ajudar a gente.

Obrigado mesmo.
Saulo Pedro
Técnico segurança eletrônica.
31-991920858
Goleta 1990 CL 1.6 CHT
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Injeção de 4 bicos no CHT, adaptado do ap 1.6

Mensagem por João Victor AP »

saulopedro escreveu:Amigo falei sobre o ap pq tenho um amigo que tem desmanche e ele falou que com 1000 ele me passa um AP mas no caso o ap dele é carburado tb, aí neste caso eu teria que pegar o ap adaptar no lugar do CHT e aí sim vir com uma injeção mi, o custo disso ia aumentar demais.

Mas não queria mecher com monoponto, mas se não tenho outra opção vou ter que colocar a monoponto mesmo.

Mas só uma dúvida só achei monoponto 1.0, neste caso é só trocar o bico?

Valeu pela aula aí, por isso gosto do fórum sempre tem alguém com paciência pra ajudar a gente.

Obrigado mesmo.
Então mano, se o seu é 1.6 complica um pouco.
Não sei se tem CHT 1.6 injetado, ver eu nunca vi, nem nunca ouvi falar.
Injeção do 1.0 provavelmente não funcionará no 1.6.

O jeito é manter seu Weber 460, ou fazer um upgrade para AP 1.6.

Você pode também levar esse carburador a algum mecânico de confiança, que deixe ele com peças (giclês, bóia, etc) novas, limpo, e regulado... e não fica muito caro.
saulopedro
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:19
Carro: Gol cl 1990 CHT 1.6

Re: Injeção de 4 bicos no CHT, adaptado do ap 1.6

Mensagem por saulopedro »

Amigos por enquanto eu consegui todas as peças de reparo do carburador, amanhã aproveitar o feriado e desmontar tudo limpar e por no lugar, mas descobri uma oficina de preparação perto de casa Qui, liguei e falaram que tem algumas injeções programáveis lá usadas, que fazem mais barato pra mim pq um colega fala lá, vou comprar as poucos os sensores, adaptar os 4 bico no coletor original, com tbi de carro 1.6 e vou começar o projeto de injetar com essa injeção programável,as até lá vou arrumar o carburador, colocar a bobina do mi e ver no que dá até acabar o projeto, porque não posso parar o carro.

Mas muito obrigado pela ajuda .
Saulo Pedro
Técnico segurança eletrônica.
31-991920858
Goleta 1990 CL 1.6 CHT
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Injeção de 4 bicos no CHT, adaptado do ap 1.6

Mensagem por João Victor AP »

saulopedro escreveu:Amigos por enquanto eu consegui todas as peças de reparo do carburador, amanhã aproveitar o feriado e desmontar tudo limpar e por no lugar, mas descobri uma oficina de preparação perto de casa Qui, liguei e falaram que tem algumas injeções programáveis lá usadas, que fazem mais barato pra mim pq um colega fala lá, vou comprar as poucos os sensores, adaptar os 4 bico no coletor original, com tbi de carro 1.6 e vou começar o projeto de injetar com essa injeção programável,as até lá vou arrumar o carburador, colocar a bobina do mi e ver no que dá até acabar o projeto, porque não posso parar o carro.

Mas muito obrigado pela ajuda .
Injeção programável é só o módulo, e tem que acertar, criar mapas, isso é feito pelo preparador.

Injetar o CHT, só por Monoponto mesmo, e se for 1.000cc. Usar uma programável como FuelTech, Pandoo, o investimento não compensa.

Usa seu carburador mesmo mano, é a solução mais viável.
Avatar do usuário
jeansouto
Membro
Membro
Mensagens: 158
Registrado em: 02 Mar 2013, 03:22
Carro: Gol CL 92 1.8 Álcool
Localização: São Gabriel/RS
Contato:

Re: Injeção de 4 bicos no CHT, adaptado do ap 1.6

Mensagem por jeansouto »

Caro amigo,

Poderia fazer adaptações, fica bem legal, utilizando uma tbi dos vw antigos injetados 1 bico, e fazendo no coletor dele mesmo o soquete para os bicos injetores '4', e utilizando uma roda fônica..... conseguindo ignição e injeção semi-sequencial com auxilio de uma injeção programável :verg: :relax:


IMAGENS DE PROJETO: https://imgur.com/a/jv7pbSh :verg: :o0 :O
Gol CL 1992 1.8 Álcool +upgrades fase#01
Gol CL 1991 1.6 Cht Original
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”