(AJUDA) Problemas Graves com Gol 1000 CHT

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
jorgepalhano
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Dez 2016, 14:09
Carro: Gol 1000

(AJUDA) Problemas Graves com Gol 1000 CHT

Mensagem por jorgepalhano »

Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e preciso da ajuda de todos que já partilharam do meu problema, não sei bem por onde começar, mas vou tentar explicar tudo nos detalhes.

Há pouco tempo comprei um Gol 1000, ano 93, gasolina, motor CHT, ao começar a usá-lo percebi que o carburador estava com algum problema, abri o capô com o motor funcionando e percebi que estava pingando gasolina. Pesquisando um pouco, descobri um senhor aqui na cidade onde moro que trabalha somente com reparo em carburadores e então resolvi levar o Gol para ele dar uma olhada. O senhor conhecido aqui como Zé do carburador, fez uma revisão geral na peça, limpou, trocou as juntas, limpou e fez a montagem correta dos giclês, regulou acredito eu ser uma boia e fez mais algumas coisas que infelizmente não lembro os detalhes para explicar, resumindo paguei R$ 250,00 por todo o serviço e no mínimo conhecimento que tenho sobre carburadores (praticamente nada) me pareceu que o serviço havia ficado bom, não pingava mais gasolina e o carro estava funcionando normalmente.

Agora vem a parte dos novos problemas, ao começar a usar o carro diariamente, para ir ao trabalho, mercado e outros lugares do meu dia a dia, percebi que o consumo de gasolina está altíssimo, tendo que abastecer o carro muito frequentemente, abasteço o carro com R$ 50,00 e não dura nem 2 dias sem que eu tenha que abastecer novamente, faço um percurso médio de 20 km por dia, não tenho pé de chumbo nem nada, carro é original e não possui nenhum tipo de modificação, motor de 50 cavalos, acho muito estranho o carro apresentar um consumo tão elevado quanto a este, mais enfim, não é somente esse o problema.

Percebi mais um defeito, que está me deixando muito chateado, ao ligar o carro pela manhã com o motor frio, ele funciona de primeira sem nenhuma dificuldade, porém tenho que pisar diversas vezes no acelerador para ele não morrer, se ligo ele e não piso, ele morre, depois de algum tempo ligado e um pouco quente, paro de acelerar e ele não morre mais, ainda assim ele permanece lento e após mais algum tempo ligado, fica no ponto estabilizando a lenta, até então não sei se isso é normal ou não, mais acho eu na pouca experiência que tenho que isto é um problema, ainda assim o problema que está me deixando muito chateado é outro...

Como falei antes, ao ligar o carro pela manhã ele funciona de primeira, faço todo o procedimento que descrevi logo acima e começo a usá-lo. Vou agora supor uma situação para que vocês entendam o tal problema chateador...

Exemplo: É cedo, pela manhã, liguei o carro e pegou de primeira, esperei esquentar e então sai com o carro para ir até o supermercado que fica no centro da cidade onde moro, até lá o carro já deu uma boa esquentada e está funcionando normalmente. Chego no mercado e faço minhas compras, demoro 20 minutos até voltar ao carro novamente, chego no carro coloco a chave na ignição e vou liga-lo e então o problema aparece...tento fazer o carro ligar diversas vezes e o mesmo não liga, bombo o acelerador e continuo tentando fazê-lo funcionar, até que depois de vários minutos ele pega, porém, um pouco engasgado, meio que falhando, como se estivesse afogado e de repente volta ao ponto sozinho, volta a funcionar normalmente, volto para casa e deixo o restante do dia desligado, a noite preciso sair novamente, o carro ficou o restante do dia desligado desde que voltei do mercado e então quando dou a partida o carro pega de primeira novamente...mais tem um detalhe, observo o ponteiro do medidor de combustível e percebo que o mesmo baixou consideravelmente, mesmo com o carro desligado, sem usar, como se estivesse gastado combustível pelo restante do dia até a noite mesmo com o carro desligado, mais ainda assim ele pega de primeira, sem engasgar ou falhar e não como antes que deixei apenas 20 minutos desligado.

Observação: ele está dando uns trancos meio fortes, na segunda marcha e uns trancos mais leves na terceira, acontece bastante depois de uma lombada por exemplo, estou vindo em uma quarta marcha e reduzo para a segunda para passa pela lombada, ao sair da lombada acontecem os trancos e quando passo para a terceira também só que um pouco mais leves.

Resumindo os problemas pra vocês agora que já sabem dos detalhes da história...

1. Está gastando muito combustível, não aguento mais colocar R$ 50,00 de 2 em 2 dias.

2. Ao ligar pela manhã, preciso ficar acelerando diversas vezes até que ele esquente um pouco e fique no ponto certo sozinho, se não acelerar durante um tempo até que ele esquente um pouco, fica morrendo e não aguenta ligado.

3. Ao desligar ele depois de quente por um período curto de tempo, quando volto a ligar ele demora muito para pegar e com muita dificuldade, assim que pega, fica meio engasgado, como se estivesse afogado e em seguida volta ao ponto normalmente, porem se ele ficar desligado por um longo período de tempo, quando volto a ligar ele, pega de primeira novamente, porem ponteiro do marcador de combustível está baixando mesmo com ele desligado como se estivesse consumindo gasolina.

4. As marchas, segunda dando trancos fortes e terceira trancos mais leves, depois de lombadas por exemplo.

Muitos de vocês depois de terem lido tudo isso, devem estar se perguntando “ Mais porque ele não levou o carro novamente no Sr. Zé do Carburador, já que foi ele que fez a manutenção”... Levei sim novamente, porém ele desmontou de novo o carburador e disse que os problemas 1 e 3 como descrevi resumidamente acima tinham relação com a boia de dentro do carburador, ele apenas deu uma encostada de leve na boia e disse que o problema estava resolvido, montou tudo novamente e disse que ficaria bom, porém, continua a mesma coisa e percebi que os problemas que descrevi para vocês no item 4 em relação as marchas, começaram a acontecer depois dessa “mexida” na boia.

Tentei contar todos os detalhes possíveis, acabou ficando meio grande o post e peço desculpas por isso, não consegui imaginar outra maneira de explicar que não fosse assim, conto com o máximo de ajuda possível e desde já muito obrigado.

Abraço a todos do fórum
Avatar do usuário
rsponhardi
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 10 Jul 2016, 22:39
Carro: Gol CHT 1.0 95

Re: (AJUDA) Problemas Graves com Gol 1000 CHT

Mensagem por rsponhardi »

Olá amigo, também tenho um gol 1000 e tmb tive problemas com o carburador.

Fiz a limpeza e ele voltou bem...
Se você notar no manual, diz que na primeira partida você puxa o afogador e pisa no acelerador, soltando o acelerador logo ao carro ligar...
Você volta o afogador até o zero ao notar que o carro está com uma aceleração estável.

Porém depois da regulagem, nunca utilizei o afogador, pois como ele também é a gasolina, basta o esforço de tirá-lo da garagem que a marcha lenta fica estável (menos de um minuto).
Um carro a gasolina não deveria precisar pisar tanto no acelerador para manter ligado, muito menos demorar tanto para estabilizar a lenta.

Qdo vc diz sobre os trancos, será que ele não está afogando não? Penso nisso pq vc diz que isso acontece quando reduz... Pode ser combustível demais...

----

Vou contar uma história rápida que já ouvi e li inclusive no yahoo sobre o que acredito ser o problema dele não ligar ao deixar ele um tempo curto parado... (o meu raramente acontece, mas é sempre nos dias que está um calor insuportável e ele fica no sol)
Vamo lá

O cara tinha um pontiac a gasolina, toda vez que ele ia na sorveteira ficava achando se ia ou não ter problemas.
Resolveu mandar uma carta para a GM contando:
"Toda vez que eu vou na sorveteria e compro sorvete de baunilha, o carro custa a ligar e quando liga, fica pesado por um tempinho... Quando compro de outro sabor, ele pega de primeira."
Claro que todos da GM riram disso, mas o presidente da GM levou a serio e mandou um engenheiro analisar.

O engenheiro foi com o cara na sorveteria e pediu sorvete de baunilha, já achando graça pediu pra ligar o carro... e o carro não ligou...
No outro dia, fez o mesmo trajeto, mas pediu de outro sabor... o carro ligou direto...
O engenheiro obcecado, descobriu que o problema era o TEMPO que levava para comprar o de baunilha era bem menor que qualquer outro e com isso, o carro não tinha tempo de esfriar.

Resumindo, o problema chama "percolação".
Ocorre que o ponto de ebulição da gasolina é abaixo da temperatura de trabalho normal do motor a combustão. Quando o motor é desligado, o combustível para de circular e também o sistema de arrefecimento, provocando assim um pico de temperatura momentânea. Dessa forma, a gasolina começa a ferver e o carburador começa a gotejá-la no venturi.
Ou seja, afoga teu carro.


Quando isso acontece, acelere a fundo o carro (para ele admitir o máximo possível de ar e equilibrar a mistura) e vire a chave... Tente por uns 10 segundos, ele vai ficar com o famoso "ihen ihen ihen" mas vai pegar. Pelo menos comigo qdo raramente acontece dá certo.


Logo chega o pessoal que manja muito, mas espero ter ajudado com algo!
Abraço!
Gol 1000 95/95
Topico -> viewtopic.php?f=1&t=37969
jorgepalhano
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Dez 2016, 14:09
Carro: Gol 1000

Re: (AJUDA) Problemas Graves com Gol 1000 CHT

Mensagem por jorgepalhano »

Olá rsponhardi, obrigado pela sua resposta, entendi sua explicação e mais uma vez obrigado pela tentativa em me ajudar. Abraço
Responder

Voltar para “Carburadores”