Retifica cht 93

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Wuberty
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mar 2017, 13:42
Carro: gol 93 cht

Retifica cht 93

Mensagem por Wuberty »

Boa Tarde prezados,

Já aviso que não entendo nada de mecânica, infelizmente.

Tenho um gol cht 93 que foi convertido para alcool e 1.6 pelo antigo dono. Mas o cara não me disse nada sobre essa modificação, ou seja, fui enganado.

O motor não estava desacelerando, parecia que o afogador tava acionado a todo momento, mesmo eu estando parado no semáforo .

Levei num mecânico que é especializado em carburador.Segundo ele, tá encriptado o segundo estágio, e por isso o alto consumo e do carro cair o desempenho na pista quando chega uma subida.

Ele disse que iria cobrar $ 500 para fazer a retifica.Mas como estou com orçamento apertado , disse pra ele se dava pra fazer um trabalho mais ou menos, então me cobrou $ 300, mas me garantiu que ficará bom.

Eis minha dúvida: será que compensa fazer esse serviço de $ 300??

Será que compensa retorna para o gasolina.Tenho que comprar algum kit.?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Retifica cht 93

Mensagem por bleidao »

Pra te ser sincero esse cara está metendo a faca e a justificativa dele não justifica o que ele está cobrando.

O correto é procurar outro mecânico de confiança e ver o que ele diz.

Mexer no carburador não é bicho de 7 cabeças.

Como você não manja nada de mecânica, eles metem a faca mesmo.
gabrielg267
Membro
Membro
Mensagens: 212
Registrado em: 24 Jan 2017, 14:21
Carro: Gol quadr. 86 ap 1.6
Localização: Barretos - SP

Re: Retifica cht 93

Mensagem por gabrielg267 »

Wuberty escreveu:Boa Tarde prezados,

Já aviso que não entendo nada de mecânica, infelizmente.

Tenho um gol cht 93 que foi convertido para alcool e 1.6 pelo antigo dono. Mas o cara não me disse nada sobre essa modificação, ou seja, fui enganado.

O motor não estava desacelerando, parecia que o afogador tava acionado a todo momento, mesmo eu estando parado no semáforo .

Levei num mecânico que é especializado em carburador.Segundo ele, tá encriptado o segundo estágio, e por isso o alto consumo e do carro cair o desempenho na pista quando chega uma subida.

Ele disse que iria cobrar $ 500 para fazer a retifica.Mas como estou com orçamento apertado , disse pra ele se dava pra fazer um trabalho mais ou menos, então me cobrou $ 300, mas me garantiu que ficará bom.

Eis minha dúvida: será que compensa fazer esse serviço de $ 300??

Será que compensa retorna para o gasolina.Tenho que comprar algum kit.?
No meu caso é exatamente a mesma coisa, comprei do antigo dono que passou pra Alcool..
Maaas... aquele serviço porco, não trocou quase nada, só filtro e gicles (creio eu), ai o carro ta meio que "zuadinho", travou segundo estagio (que levou a quebrar e espanar)..

Queria saber se eu passar dnv para gasolina é trocar só essas coisas!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Retifica cht 93

Mensagem por João Victor AP »

gabrielg267 escreveu: No meu caso é exatamente a mesma coisa, comprei do antigo dono que passou pra Alcool..
Maaas... aquele serviço porco, não trocou quase nada, só filtro e gicles (creio eu), ai o carro ta meio que "zuadinho", travou segundo estagio (que levou a quebrar e espanar)..

Queria saber se eu passar dnv para gasolina é trocar só essas coisas!
Para voltar para Gasolina, tem que colocar cabeçote com altura maior para uso na Gasolina ou usar uma Junta de Cabeçote Grossa, usar o pistão com cava do modelo gasolina, trocar velas.
Se o carburador for niquelado, para usar o Álcool, ao passar para Gasolina pode mantê-lo.

Cabeçote a Gasolina e Álcool é o mesmo, o que muda é a altura deles.
Se ele era Gasolina, e foi passado para Álcool, provavelmente foi rebaixado o cabeçote para conseguir taxa mais alta.
Agora para voltar para Gasolina, terá que usar junta de aço grossa, de preferência da UniversalJuntas, para poder diminuir a taxa e usar Gasolina.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Retifica cht 93

Mensagem por bleidao »

Será que para converter para álcool ele mexeu nos pistões e na taxa de compressão?
Wuberty
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mar 2017, 13:42
Carro: gol 93 cht

Re: Retifica cht 93

Mensagem por Wuberty »

bleidao escreveu:Pra te ser sincero esse cara está metendo a faca e a justificativa dele não justifica o que ele está cobrando.

O correto é procurar outro mecânico de confiança e ver o que ele diz.

Mexer no carburador não é bicho de 7 cabeças.

Como você não manja nada de mecânica, eles metem a faca mesmo.
Também percebi Isso. É muito dinheiro isso.

Obrigado pelas informações, assim já tenho uma referência de preço.
Wuberty
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mar 2017, 13:42
Carro: gol 93 cht

Re: Retifica cht 93

Mensagem por Wuberty »

João Victor AP escreveu:
gabrielg267 escreveu: No meu caso é exatamente a mesma coisa, comprei do antigo dono que passou pra Alcool..
Maaas... aquele serviço porco, não trocou quase nada, só filtro e gicles (creio eu), ai o carro ta meio que "zuadinho", travou segundo estagio (que levou a quebrar e espanar)..

Queria saber se eu passar dnv para gasolina é trocar só essas coisas!
Para voltar para Gasolina, tem que colocar cabeçote com altura maior para uso na Gasolina ou usar uma Junta de Cabeçote Grossa, usar o pistão com cava do modelo gasolina, trocar velas.
Se o carburador for niquelado, para usar o Álcool, ao passar para Gasolina pode mantê-lo.

Cabeçote a Gasolina e Álcool é o mesmo, o que muda é a altura deles.
Se ele era Gasolina, e foi passado para Álcool, provavelmente foi rebaixado o cabeçote para conseguir taxa mais alta.
Agora para voltar para Gasolina, terá que usar junta de aço grossa, de preferência da UniversalJuntas, para poder diminuir a taxa e usar Gasolina.

Quanto será que sai em média para refazer essa conversão para gasolina?
gabrielg267
Membro
Membro
Mensagens: 212
Registrado em: 24 Jan 2017, 14:21
Carro: Gol quadr. 86 ap 1.6
Localização: Barretos - SP

Re: Retifica cht 93

Mensagem por gabrielg267 »

João Victor AP escreveu:
gabrielg267 escreveu: No meu caso é exatamente a mesma coisa, comprei do antigo dono que passou pra Alcool..
Maaas... aquele serviço porco, não trocou quase nada, só filtro e gicles (creio eu), ai o carro ta meio que "zuadinho", travou segundo estagio (que levou a quebrar e espanar)..

Queria saber se eu passar dnv para gasolina é trocar só essas coisas!
Para voltar para Gasolina, tem que colocar cabeçote com altura maior para uso na Gasolina ou usar uma Junta de Cabeçote Grossa, usar o pistão com cava do modelo gasolina, trocar velas.
Se o carburador for niquelado, para usar o Álcool, ao passar para Gasolina pode mantê-lo.

Cabeçote a Gasolina e Álcool é o mesmo, o que muda é a altura deles.
Se ele era Gasolina, e foi passado para Álcool, provavelmente foi rebaixado o cabeçote para conseguir taxa mais alta.
Agora para voltar para Gasolina, terá que usar junta de aço grossa, de preferência da UniversalJuntas, para poder diminuir a taxa e usar Gasolina.

JV não foi trocado pistão nem niquelado o carburador, acho mesmo que foi feito só a troca dos gicles e do filtro apenas e das velas, nem taxado deve ter sido, literalmente serviço de porco!

O cabeçote não foi rebaixado.

Sabendo disso, acho bem melhor trocar pra gasolina dnv o quanto antes né?

Só trocar essses itens dnv que eu consigo?Ai tem que taxar e tudo, mas será que só troca resolve?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Retifica cht 93

Mensagem por bleidao »

Rapaz... se nada foi trocado. Se os pistões são a gasolina (cavados), carburador sem niquelamento e sem nada, só colocar os Gigleurs de acordo com a tabela, colocar o sistema de retorno (alguns carburadores já têm ou usar desborbulhador), colocar velas para gasolina (grau 5) e trocar o combustível que está no tanque. Nada muito caro.

Se estiver tudo assim como eu falei, a única coisa que você vai gastar é para trocar os componentes e limpar o carburador. Qualquer mecânico de melhor qualidade de serviço cobra no máximo 200$, isso julgando o mais caro de todos com a melhor qualidade.
Wuberty
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mar 2017, 13:42
Carro: gol 93 cht

Re: Retifica cht 93

Mensagem por Wuberty »

João Victor AP escreveu:
gabrielg267 escreveu: No meu caso é exatamente a mesma coisa, comprei do antigo dono que passou pra Alcool..
Maaas... aquele serviço porco, não trocou quase nada, só filtro e gicles (creio eu), ai o carro ta meio que "zuadinho", travou segundo estagio (que levou a quebrar e espanar)..

Queria saber se eu passar dnv para gasolina é trocar só essas coisas!
Para voltar para Gasolina, tem que colocar cabeçote com altura maior para uso na Gasolina ou usar uma Junta de Cabeçote Grossa, usar o pistão com cava do modelo gasolina, trocar velas.
Se o carburador for niquelado, para usar o Álcool, ao passar para Gasolina pode mantê-lo.

Cabeçote a Gasolina e Álcool é o mesmo, o que muda é a altura deles.
Se ele era Gasolina, e foi passado para Álcool, provavelmente foi rebaixado o cabeçote para conseguir taxa mais alta.
Agora para voltar para Gasolina, terá que usar junta de aço grossa, de preferência da UniversalJuntas, para poder diminuir a taxa e usar Gasolina.


Boa noite..

Ainda não conseguir arrumar o bura, vou fazer isso na próxima semana, estava juntando uma grana rsrsrs..

Levei em alguns mecânicos e todos disseram que tenho que retificar.

Estou pensando em voltar ele pra gasolina, mas a minha dúvida é a seguinte: Não sei se o cara fez mudança no cabecote, ou só no conjunto de velas e gigle .

Caso tenha feito a mudança na junta do cabeçote e voltar para gasolina, vai ferra com o motor?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Retifica cht 93

Mensagem por João Victor AP »

Wuberty escreveu:
Boa noite..

Ainda não conseguir arrumar o bura, vou fazer isso na próxima semana, estava juntando uma grana rsrsrs..

Levei em alguns mecânicos e todos disseram que tenho que retificar.

Estou pensando em voltar ele pra gasolina, mas a minha dúvida é a seguinte: Não sei se o cara fez mudança no cabecote, ou só no conjunto de velas e gigle .

Caso tenha feito a mudança na junta do cabeçote e voltar para gasolina, vai ferra com o motor?
Motor a Gasolina tem diferenças em relação ao motor a Álcool.
Motor a Gasolina tem pistões côncavos, velas de 5 graus, cabeçote "mais alto".
Motor a Álcool tem pistões planos, velas de 6 graus, cabeçote rebaixado.
Giclagem do carburador dos dois são diferentes.

Mudança na junta do cabeçote ?
As juntas são idênticas cara, muda nada não, ela é só para vedação mesmo, de líquidos e da compressão do motor.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Retifica cht 93

Mensagem por bleidao »

JV... o carburador é completamente diferente... você citou apenas a giclagem, mas carburador a álcool é niquelado e gasolina não. Os difusores são diferentes. Álcool são menores. dentre outros componentes internos.

Isso para tratar corretamente a possível evaporação do combustível que está na cuba. Alguns têm até aquelas eletroválvulas para isso.
Wuberty
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mar 2017, 13:42
Carro: gol 93 cht

Re: Retifica cht 93

Mensagem por Wuberty »

Wuberty escreveu:Boa Tarde prezados,

Já aviso que não entendo nada de mecânica, infelizmente.

Tenho um gol cht 93 que foi convertido para alcool e 1.6 pelo antigo dono. Mas o cara não me disse nada sobre essa modificação, ou seja, fui enganado.

O motor não estava desacelerando, parecia que o afogador tava acionado a todo momento, mesmo eu estando parado no semáforo .

Levei num mecânico que é especializado em carburador.Segundo ele, tá encriptado o segundo estágio, e por isso o alto consumo e do carro cair o desempenho na pista quando chega uma subida.

Ele disse que iria cobrar $ 500 para fazer a retifica.Mas como estou com orçamento apertado , disse pra ele se dava pra fazer um trabalho mais ou menos, então me cobrou $ 300, mas me garantiu que ficará bom.

Eis minha dúvida: será que compensa fazer esse serviço de $ 300??

Será que compensa retorna para o gasolina.Tenho que comprar algum kit.?

Só pra atualizar o resultado dessa história,


O carburador estava td ferrado, tive que comprar outro. Gastei em média 800 já colocado.

Mas para minha surpresa o motor do gol é realmente a álcool, e não transformado como me referi.
Levei num pai de amigo mecânico e o mesmo, me ajudou a desvendar esse embrolho.
Só não entendo o pq do doc está como motor a gasolina, mas na pratica ele é inteiro a álcool. Antes que me falem que ele é roubado rsrs.. na vistoria passou td certinho, sem nenhuma ressalva quando compramos.

Outro detalhe que me chamou atenção foi na hora de trocar o carb quando fui comprar levei o modelo que tava usando e questionei sobre ele ser 1.0 ou 1.6. O gerente me disse que é o mesmo, só muda a regulagem para o tipo do meu motor.

Peguei ele hj, vou ver como fica o desempenho na cidade, se consome menos. Vou dar uma esticada na pista pra ver como fica.. rsrs

Obrigado pela dica e conselhos.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Retifica cht 93

Mensagem por João Victor AP »

Wuberty escreveu: Só pra atualizar o resultado dessa história,


O carburador estava td ferrado, tive que comprar outro. Gastei em média 800 já colocado.

Mas para minha surpresa o motor do gol é realmente a álcool, e não transformado como me referi.
Levei num pai de amigo mecânico e o mesmo, me ajudou a desvendar esse embrolho.
Só não entendo o pq do doc está como motor a gasolina, mas na pratica ele é inteiro a álcool. Antes que me falem que ele é roubado rsrs.. na vistoria passou td certinho, sem nenhuma ressalva quando compramos.

Outro detalhe que me chamou atenção foi na hora de trocar o carb quando fui comprar levei o modelo que tava usando e questionei sobre ele ser 1.0 ou 1.6. O gerente me disse que é o mesmo, só muda a regulagem para o tipo do meu motor.

Peguei ele hj, vou ver como fica o desempenho na cidade, se consome menos. Vou dar uma esticada na pista pra ver como fica.. rsrs

Obrigado pela dica e conselhos.
Provavelmente o motor então foi trocado e permaneceu a mesma numeração.
Trocaram o bloco, e retiraram a plaquinha com a numeração do motor do antigo bloco e colocaram no bloco novo.

O carburador, de 1.0 para 1.6 muda a giclagem.
Um BLFA ou WEBER 460 serve tanto para 1.0 quanto para 1.6, muda só giclagem.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Retifica cht 93

Mensagem por bleidao »

JV... o motor CHT pode simplesmente chegar e trocar. Só manter a plaqueta de numeração. kkkkkkkk Ele não tem o número de série gravado no bloco e sim numa plaqueta redonda presa por um parafuso.

Provavelmente o antigo dono encontrou um motor CHT a álcool bom e simplesmente jogou pra dentro, mantendo apenas a plaqueta.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Retifica cht 93

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:JV... o motor CHT pode simplesmente chegar e trocar. Só manter a plaqueta de numeração. kkkkkkkk Ele não tem o número de série gravado no bloco e sim numa plaqueta redonda presa por um parafuso.

Provavelmente o antigo dono encontrou um motor CHT a álcool bom e simplesmente jogou pra dentro, mantendo apenas a plaqueta.
Sim man... foi exatamente o que eu disse na mensagem acima da sua :
"Provavelmente o motor então foi trocado e permaneceu a mesma numeração.
Trocaram o bloco, e retiraram a plaquinha com a numeração do motor do antigo bloco e colocaram no bloco novo."
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Retifica cht 93

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:
bleidao escreveu:JV... o motor CHT pode simplesmente chegar e trocar. Só manter a plaqueta de numeração. kkkkkkkk Ele não tem o número de série gravado no bloco e sim numa plaqueta redonda presa por um parafuso.

Provavelmente o antigo dono encontrou um motor CHT a álcool bom e simplesmente jogou pra dentro, mantendo apenas a plaqueta.
Sim man... foi exatamente o que eu disse na mensagem acima da sua :
"Provavelmente o motor então foi trocado e permaneceu a mesma numeração.
Trocaram o bloco, e retiraram a plaquinha com a numeração do motor do antigo bloco e colocaram no bloco novo."
Me equivoquei na compreensão da sua mensagem.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Retifica cht 93

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Me equivoquei na compreensão da sua mensagem.
De boa :good:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Retifica cht 93

Mensagem por bleidao »

Vamos aguardar resultados.
Responder

Voltar para “Carburadores”