Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por Alef129 »

Fala galera blz? comprei um bura remanufaturado solex H30-34 BLFA e coloquei no quadradão, depois de apanhar um pouquinho com as peças instalei tudo certo e tirei o quadrado pra dar uma volta, de começo blz mas foi andar um pouco mais ele começou a engasgar querendo morrer, segurei o carro e não deixei ele morrer porem ficou nisso por um tempo, acelerei o carro pra ver se parava aparentemente parou, depois disso não sai mais com o carro

no bura unica coisa que esta desligada pois fiou melhor para ligar foi a válvula de marcha lenta, a peça q vai um fio no positivo da bobina, o carro pega melhor sem ela
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por João Victor AP »

O carro falha, ameaça apagar, mas se pisar mais fundo ele limpa ? Se sim, é excesso.
Caso pise mais ele continue falhando, ou o funcionamento do motor fique pior é falta de combustível.

Basta regular o carburador.
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por Alef129 »

opa é excesso mesmo, como eu regularia então pq sou totalmente leigo no assunto, o parafuso do ar eu fechei tudo e abri 3 voltas e meia eu li em um tópico que ficaria bom assim como ele ligou normalmente achei que estava bom
Avatar do usuário
lucascht
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
Carro: Voyage 1.6 1992
Localização: Chapecó - SC

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por lucascht »

Cara, da uma olhada na numeração dos giclês, tem q ser 107 no 1o estagio e 77 no 2o, e o de marcha lenta 57. Se estiver correto daí pode ser a boia q está muito alta então.
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por Alef129 »

Blz vou dar uma olhada e comento aqui
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por bleidao »

Olá, amigo... isso é sintoma clássico de excesso! A câmara de combustão encharca e, quando você pisa, ela limpa.

Você terá que abaixar a boia do carburador. No caso do BLFA, tem que ser nas arruelas na válvula estilete. É bom sempre usar arruelas finas para fazer um ajuste bem fino mesmo. Porque se abaixar demais a boia, vai dar falta.
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por Alef129 »

Hoje tirei pra dar uma volta com ele, então é mais quando o carro esta frio, depois dele ligado um tempo da pra andar tranquilo, se você pisar bem você sente ele engasgando mas bem pouco, ontem cheguei a abrir mais o parafuso da mistura cerca de 1/4 de volta não sei se fez efeito porem teve uma pequena melhora antes não conseguia andar de jeito nenhum com o carro, vou fazer o que o bleidão falou depois posto o resultado
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por bleidao »

na lenta, olha por cima e ve se está "gotejando" ou escorrendo combustivel.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por João Victor AP »

Alef129 escreveu:opa é excesso mesmo, como eu regularia então pq sou totalmente leigo no assunto, o parafuso do ar eu fechei tudo e abri 3 voltas e meia eu li em um tópico que ficaria bom assim como ele ligou normalmente achei que estava bom
A quantide de voltas, é determinada por você.
Não tem uma quantidade de voltas definida para cada parafuso.

Fechar tudo e abrir 3 voltas e meia, é só para dar a partida no carro, e iniciar a regulagem do carburador.
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por Alef129 »

Galera andei mexendo nele ainda n mexi na boia e a agulha farei isso hoje, hoje deu pra testar ele melhor em uma rua deserta quando ele começa a engasgar se você afundar o pé no acelerador parece q não faz nada ai do nada vai dando uns engasgos e ele vai retomando mas engasgando, hoje vou fazer o que o bleidão falou a respeito da agulha e ver se melhora, levei eu um mecânico ele só ta livre na segunda e ele acabou mexendo no avanço e ele parece que piorou e me disse que teria que trocar a junta que vai no coletor pois deve estar queimada, regular comando de valvulas e acertar o ponto do motor, mas em relação ao carburador em si nem mexeu em muita coisa não ... seila com o carburador antigo antes dele vazar rios ele andava normal nao dava essas engasgadas por isso acredito ser no carburador mesmo, mais tarde posto resultados
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por Alef129 »

Galera ja to me arrependendo de ter comprado esse carbura, devia ter deixado o carro mais 1 ou 2 meses em casa e pegado uma injeção ....
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por Alef129 »

fala galera abri o carbura e olhei os giglê tanto o novo quanto os do antigo, aparentemente olhando o material do novo é (no português bem claro) uma bosta, ai peguei o da lenta e do primeiro estagio e coloquei os do antigo, o do segundo estagio o novo tem uma peça dentro quando chacoalha ele faz barulho no antigo n tem.
Imagem

quando ao nível da boia, tirei uma foto do nível de gasolina nele
Imagem

como esse carburador da pra ligar sem a tampa. vou ligar ele assim e ver o nível da boia se ta certo, porem não tenho noção de onde deixar, vou fazer o que o bleidão falou e por uma aroela mais fina

outra coisa que me deixou pensativo, foi esse caninho na tampa que esta amassado, ele nao fechou completamente ta passando ar eu assoprei mas n consegui remover ele o do antigo ta dboa daria pra colocar
Imagem
Avatar do usuário
lucascht
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
Carro: Voyage 1.6 1992
Localização: Chapecó - SC

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por lucascht »

Alef129 escreveu:fala galera abri o carbura e olhei os giglê tanto o novo quanto os do antigo, aparentemente olhando o material do novo é (no português bem claro) uma bosta, ai peguei o da lenta e do primeiro estagio e coloquei os do antigo, o do segundo estagio o novo tem uma peça dentro quando chacoalha ele faz barulho no antigo n tem.
Imagem

quando ao nível da boia, tirei uma foto do nível de gasolina nele
Imagem

como esse carburador da pra ligar sem a tampa. vou ligar ele assim e ver o nível da boia se ta certo, porem não tenho noção de onde deixar, vou fazer o que o bleidão falou e por uma aroela mais fina

outra coisa que me deixou pensativo, foi esse caninho na tampa que esta amassado, ele nao fechou completamente ta passando ar eu assoprei mas n consegui remover ele o do antigo ta dboa daria pra colocar
Imagem
O giclê do 2o estagio tem uma esfera dentro, cuidado pra não montar invertido, o nível de boia aparentemente está baixo, ele pode falhar então pq n tem sucção para o ar q passa no venturi puxar combustível, deixando a mistura pobre, daí ao acelerar, com uma maior velocidade do ar, ele consegue puxar combustível, o nível correto é de 22,5 mm a 25,7 com a boia instalada. O caninho em questão é auxiliar de injeção do segundo estagio, se a outra tampa estiver melhor, monta ela no lugar. Ja lhe informei em outros tópicos q eu fiz todo o trabalho (mesmo sem nunca ter mexido) no meu carburador até hj está muito bom, então não desanime e continue tentando. Esses problemas q vc relata são muito similares aos q eu tive, principalmente de acelerar o carro e ele morrer.

OBS: um carburador dificilmente precisa ser substituído, basta trocar os reparos, mas esse seu aparentemente está bom. Agora, se o mecânico mexeu em ponto, falou q tem q REGULAR O COMANDO DE VÁLVULAS, q merda é essa?? se o carro funcionava bem antes de trocar o carburador, é obvio q o problema está nele, mas agora como mexeu, é capaz de vc acertar o carburador mas mesmo assim n funcionar bem pq outra coisa está errada. Hj em dia mecânico só sabe limpar TBI, tem uns q nem um 2E consegue regular, imagina então um BLFA, q foi concebido para o motor CHT (apesar de ser usado no Monza 1.8 um período), cujo projeto é uma câmara de combustão de alta turbulência (daí o nome) para poder justamente trabalhar com misturas pobres e economizar combustível.
Editado pela última vez por lucascht em 21 Jul 2017, 10:04, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por bleidao »

O nível na cuba está muito baixo.

Ele está rateando na lenta ou na alta?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por João Victor AP »

lucascht escreveu: O giclê do 2o estagio tem uma esfera dentro, cuidado pra não montar invertido, o nível de boia aparentemente está baixo, ele pode falhar então pq n tem sucção para o ar q passa no venturi puxar combustível, deixando a mistura pobre, daí ao acelerar, com uma maior velocidade do ar, ele consegue puxar combustível, o nível correto é de 22,5 mm a 25,7 com a boia instalada. O caninho em questão é auxiliar de injeção do segundo estagio, se a outra tampa estiver melhor, monta ela no lugar. Ja lhe informei em outros tópicos q eu fiz todo o trabalho (mesmo sem nunca ter mexido) no meu carburador até hj está muito bom, então não desanime e continue tentando. Esses problemas q vc relata são muito similares aos q eu tive, principalmente de acelerar o carro e ele morrer.

OBS: um carburador dificilmente precisa ser substituído, basta trocar os reparos, mas esse seu aparentemente está bom. Agora, se o mecânico mexeu em ponto, falou q tem q REGULAR O COMANDO DE VÁLVULAS, q merda é essa?? se o carro funcionava bem antes de trocar o carburador, é obvio q o problema está nele, mas agora como mexeu, é capaz de vc acertar o carburador mas mesmo assim n funcionar bem pq outra coisa está errada. Hj em dia mecânico só sabe limpar TBI, tem uns q nem um 2E consegue regular, imagina então um BLFA, q foi concebido para o motor CHT (apesar de ser usado no Monza 1.8 um período), cujo projeto é uma câmara de combustão de alta turbulência (daí o nome) para poder justamente trabalhar com misturas pobres e economizar combustível.
Excelente explicação man :good:

Parabéns !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Carro engasgando Solex H30-34 BLFA

Mensagem por bleidao »

Excelente mesmo.

Só quem perde a tal esfera sabe o sofrimento e desespero que passamos.
Responder

Voltar para “Carburadores”