Falhando e engasgando demais

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

GTS88Catanio
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Mar 2018, 13:46
Carro: Gol GTS 1.8

Falhando e engasgando demais

Mensagem por GTS88Catanio »

Boa tarde.
Tenho um gol GTS 88 a álcool, está bem complicado de dar a partida, lenta meio irregular, funciona bem somente em alta rotação e mesmo assim dá uns trancos e afoga. Peguei ele a pouco mais de um mês, antigo dono entregou com o buraco limpo e regulado.
Obs: partida mesmo em dia quente é complicada.
Também ao freiar rotação cai tanto que "zera" o conta giros, o que poderia fazer?

Obrigado!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Rodox »

Olá,

Isso é carburador sujo ou desregulado ou etanol batizado (solvente ou água).

Quanto a partida a frio pode ser que o seu reservatório de partida a frio não está injetando a gasolina ou a gasolina que lá está está batizada (com solvente e/ ou etanol além da conta. Hoje o máximo é 27% de etanol na gasolina).

E velas de ignição gastas dificultam a partida do motor, verifique elas.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por João Victor AP »

GTS88Catanio escreveu:Boa tarde.
Tenho um gol GTS 88 a álcool, está bem complicado de dar a partida, lenta meio irregular, funciona bem somente em alta rotação e mesmo assim dá uns trancos e afoga. Peguei ele a pouco mais de um mês, antigo dono entregou com o buraco limpo e regulado.
Obs: partida mesmo em dia quente é complicada.
Também ao freiar rotação cai tanto que "zera" o conta giros, o que poderia fazer?

Obrigado!
Boa Noite !

Cara, isso é problema na carburação.
Se ele funciona bem somente quando está em alta rotação, e em baixa rotação ele fica irregular, então é sintoma claro de excesso/mistura rica.
Se fosse ao contrário... ruim em alta, e funcionando bem na lenta e em baixa, então seria falta de combustível.

Primeira coisa a fazer é tentar regular o carburador. Se você for leigo, te indico o vídeo do Caio Alexander do ONV, onde ele fala de forma simples e explica de forma detalhada as peças de um DFV228 : https://www.youtube.com/watch?v=PYVFZ8SqTZU
DFV, tem uma estrutura que é bem diferente de um carburador de Volkswagen Quadrados, mas dá pra ter uma boa noção de peças.
A maior diferença dos DFV's é no sistema de injeção (envio de combustível da cuba para o injetor, que joga o combustível lá na borboleta), no caso dos DFV's é um pistãozinho que manda combustível da cuba para o esguicho, e nos VW Quadrados é usado o diafragma. O diafragma, que é uma peça que tem furos laterais, aonde passa parafusos que prendem s tampa do diafragma ao carburador. A tampa do diafragma fica na lateral do carburador, é quadradinha e tem 4 parafusos, você vai encontrá-la com facilidade.

Então vamos começar a mexer no carburador no estado em que ele se encontra.
Identifique o parafuso da marcha-lenta e da mistura, cada carburador tem os parafusos em locais diferentes, mas geralmente o parafuso da marcha-lenta é ali próximo ao cabo do acelerador, e o parafuso da mistura é ali na base do carburador.
No seu caso feche o parafuso da mistura aos poucos, feche uma volta e espere uns segundos para o motor se adequar a nova situação, vá fechando até o motor ameaçar começar a apagar, e então abra de um quarto a meia volta.
Se a marcha-lenta estiver alta ou baixa, aperte apara acelerar o motor e desaperte para abaixar a rotação, e sempre que mexer nele volte a atuar no parafuso da lenta como descrito acima.


E se não funcionar, a regulagem não adiantar... dê uma limpada no carburador, com Thinner, e use Car80 nas passagens de combustível do carburador, e faça a regulagem.
Também deve-se verificar a altura da bóia, e também o estado das peças, se não existe corrosão na cuba ou na tampa (uma corrosão pequena ou outra é normal). A medida da altura da bóia você encontra na internet, só jogar a marca e modelo no google e em seguida "altura da bóia"... vai ficar assim : "Carburador X, altura da bóia"
Ah ! Não se esqueça de comprar o kit reparo ideal para o modelo do seu carburador. Para saber o modelo basta ler o que está escrito nele, procurar pelos nomes, encontrar fotos até encontrar o seu modelo. Como ele é um GTS, provavelmente ele usa carburador TLDZ ou 2E, se estiver escrito "Weber" e alguns lugares do carburador ele é um TLDZ, se estiver escrito SOLEX / BROSOL ele é um 2E.
O kit reparo é ideal, pois, quando aberto o carburador, as juntas devem ser descartadas, e é bom trocar as peças atuais do carburador pelas peças de reposição que vem no kit.
Nas juntas contidas no kit reparo nunca utilize cola de juntas, graxa, óleo, silicone de alta temperatura, nada do tipo... é só as juntas "secas" do jeito que elas vem no kit e pronto !

Para regular é simples, eu sou mecânico e faço de um jeito, cada um tem sua forma de acertar, aqui te descrevo a que eu acho mais fácil...
Primeiramente deixe o parafuso da lenta, que fica ali perto do cabo do acelerador, e aperte ele para deixar o carro mais acelerado na partida.
E o parafuso da mistura mais aberto que o normal, só ir abrindo ele e tentando ir dar a partida. Insista na partida por uns 15 segundos, espere um pouco para não forçar muito a bateria e insista de novo por 10 segundos. Isso é para a bomba mecânica encher a cuba do carburador, ele vai demorar a dar partida mesmo, isso é para fazer antes de ir lá e ficar abrindo o parafuso da mistura.
Agora sim se o carro não der partida fácil, vá lá no parafuso da mistura e abra mais 1 volta o parafuso, faça o mesmo procedimento até o motor dar a partida.
Quando ele der a partida não se empolgue e comece a mexer... espere o motor esquentar (até armar a ventoinha), e assim comece a fechar o parafuso da mistura até o motor começar a ficar com funcionamento irregular (, e então feche o parafuso de 1/4 a 1/2 volta, então vá abaixando a rotação desapertando o parafuso da marcha-lenta, e depois volte a fazer o mesmo processo no parafuso da mistura.
O macete é sempre ir abaixando a lenta, e depois mexer no parafuso da mistura... abaixe mais um pouco se achar necessário e depois feche o parafuso da mistura até o funcionamento ficar irregular e bra de 1/4 a 1/2 volta... e assim vai.
A rotação ideal é entre 900rpm, mas se não tiver conta-giros deixe o motor em uma rotação em que ele não fique acelerado, mas que também não fique tão baixa a ponto de na lenta o motor ficar tremendo e incomodando no interior tremendo muito dentro do carro.
Lenta muito baixa atrapalha a lubrificação, a bomba não tem vazão suficiente para lubrificar o motor da forma correta.

E não se esqueça de verificar a bóia, e a agulha... analise se não tem furos na bóia, sopre ali na entrada de combustível do carburador e vá subindo a bóia com a mão e veja se ao subir irá vedar a entrada de combustível. Se não vedar, então tem algum problema na agulha.
Sopre o injetor com a boca, e veja se ele está beleza, ou se está obstruído.
Encha a cuba com thinner veja se ao virar o came de aceleração (ali onde vai o cabo) o injetor faz a correta injeção.

Boa Sorte !
Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:Olá,

Isso é carburador sujo ou desregulado ou etanol batizado (solvente ou água).

Quanto a partida a frio pode ser que o seu reservatório de partida a frio não está injetando a gasolina ou a gasolina que lá está está batizada (com solvente e/ ou etanol além da conta. Hoje o máximo é 27% de etanol na gasolina).

E velas de ignição gastas dificultam a partida do motor, verifique elas.
Rodox... o GTS é álcool.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por bleidao »

GTS88Catanio escreveu:Boa tarde.
Tenho um gol GTS 88 a álcool, está bem complicado de dar a partida, lenta meio irregular, funciona bem somente em alta rotação e mesmo assim dá uns trancos e afoga. Peguei ele a pouco mais de um mês, antigo dono entregou com o buraco limpo e regulado.
Obs: partida mesmo em dia quente é complicada.
Também ao freiar rotação cai tanto que "zera" o conta giros, o que poderia fazer?

Obrigado!
Amigo...

Leve a um mecânico de confiança e peça para ajustar o carburador e verificar o sistema de ignição.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:Olá,

Isso é carburador sujo ou desregulado ou etanol batizado (solvente ou água).

Quanto a partida a frio pode ser que o seu reservatório de partida a frio não está injetando a gasolina ou a gasolina que lá está está batizada (com solvente e/ ou etanol além da conta. Hoje o máximo é 27% de etanol na gasolina).

E velas de ignição gastas dificultam a partida do motor, verifique elas.
Rodox... o GTS é álcool.
Bleidão,

Você não entendeu o que eu quiz dizer... eu falei a gasolina do reservatório de partida a frio... eu sei que GTS é a etanol...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por bleidao »

Me confundi, mano...

De qualquer forma, se a gasolina do reservatório de partida a frio estiver adulterada, o GTS engole tudo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Me confundi, mano...

De qualquer forma, se a gasolina do reservatório de partida a frio estiver adulterada, o GTS engole tudo.
Mas convenhamos que uma gasolina de qualidade dá partida a frio melhor que uma gasolina batizada em um GTS a álcool.

Imagine o horrer de uma gasolina batizada com 50% etanol...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por bleidao »

Mas a diferença não será perceptível. Vai por mim.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Mas a diferença não será perceptível. Vai por mim.
Será?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por bleidao »

Claro, Rodox... o motor por ser a álcool, já possui uma taxa de compressão e velas centelhando para queimar esse combustível misturado na gasolina.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Claro, Rodox... o motor por ser a álcool, já possui uma taxa de compressão e velas centelhando para queimar esse combustível misturado na gasolina.
No interior de São Paulo já enfrentei 7ºC de frio, será que uma gasolina batizada com 50% não atrapalha?

Meu pai teve uma Caravan 81 a álcool que era uma desgraça pra pegar no frio... as vezes chegava a até acabar a bateria e ter que empurar para pegar no tranco... sorte que a rua era descida. Depois dessa Caravan nunca mais quisemos motor 100% álcool.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
No interior de São Paulo já enfrentei 7ºC de frio, será que uma gasolina batizada com 50% não atrapalha?

Meu pai teve uma Caravan 81 a álcool que era uma desgraça pra pegar no frio... as vezes chegava a até acabar a bateria e ter que empurar para pegar no tranco... sorte que a rua era descida. Depois dessa Caravan nunca mais quisemos motor 100% álcool.
comparado a um carro a gasolina, com taxa de compressão, ponto e velas para gasolina, vai ter dificuldade até para andar com o motor quente. Imagina frio...

Quanto à Caravan a álcool, vou te dizer... todo Opala tem o motor pesado para virar. 6zão então... nem se fala. A álcool o cara tem que ter uma fonte para de bateria extra porque ali é tenso de pegar. Uma arquitetura muito antiga de motores e, sem sombra de dúvidas, pior ainda no álcool.

Aqui no ES, com clima quente e Opala a Gasolina já é extremamente difícil de pegar. Tem até uns memes de zoeira para Opala. Uma deles é um barbudo com a cara toda queimada dizendo "Finalmente fiz o Opala pegar"
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:
No interior de São Paulo já enfrentei 7ºC de frio, será que uma gasolina batizada com 50% não atrapalha?

Meu pai teve uma Caravan 81 a álcool que era uma desgraça pra pegar no frio... as vezes chegava a até acabar a bateria e ter que empurar para pegar no tranco... sorte que a rua era descida. Depois dessa Caravan nunca mais quisemos motor 100% álcool.
comparado a um carro a gasolina, com taxa de compressão, ponto e velas para gasolina, vai ter dificuldade até para andar com o motor quente. Imagina frio...

Quanto à Caravan a álcool, vou te dizer... todo Opala tem o motor pesado para virar. 6zão então... nem se fala. A álcool o cara tem que ter uma fonte para de bateria extra porque ali é tenso de pegar. Uma arquitetura muito antiga de motores e, sem sombra de dúvidas, pior ainda no álcool.

Aqui no ES, com clima quente e Opala a Gasolina já é extremamente difícil de pegar. Tem até uns memes de zoeira para Opala. Uma deles é um barbudo com a cara toda queimada dizendo "Finalmente fiz o Opala pegar"






kkkkkkkkkkkkkkkkk
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por João Victor AP »

Aonde está o criador do tópico ? :find:

Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Aonde está o criador do tópico ? :find:

Imagem
Ficamos falando ao veto! :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:Aonde está o criador do tópico ? :find:

Imagem
A maioria sempre some.
Marques017
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Mar 2018, 02:26
Carro: Parati 1.6 AP 1987

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Marques017 »

GTS88Catanio escreveu:Boa tarde.
Tenho um gol GTS 88 a álcool, está bem complicado de dar a partida, lenta meio irregular, funciona bem somente em alta rotação e mesmo assim dá uns trancos e afoga. Peguei ele a pouco mais de um mês, antigo dono entregou com o buraco limpo e regulado.
Obs: partida mesmo em dia quente é complicada.
Também ao freiar rotação cai tanto que "zera" o conta giros, o que poderia fazer?

Obrigado!
e ai GTS88Catarino blz.
se vc não resolveu seu problema ainda ai vai algumas dicas.Eu já tive um gts 87o meu aconteceu coisa semelhante a isso que esta acontecendo com vc.antes de vc gastar dinheiro trocando um monte de coisa.
1-Vai a um eletricista de confiança e pede pra ele dar uma olhada no seu distribuidor,pois quando aconteceu isso comigo era o distribuidor que estava ruim gastei 120 reais e o carro ficou zerado.
Obs:ele vai testar e provavelmente ele não ira cobrar nada por isso se o problema não for esse.
2- Aconteceu isso também a uns dois meses atrás comigo de novo,mais dessa vez eu tenho uma parati 87 1.6 ap,em alta rotacao ela decolava,porem em baixa ela pipocava,fui no meu mecânico de confiança e pediu pra ele fazer uns testes,o primeiro que ele fez foi medir a taxa de compressão, batata tinha um cilindro com válvulas queimadas o 4 pra ser mais exato.
obs: Lembrando que esses testes provavelmente ele nem vai te cobrar,repetindo se o problema não for esse.

Minha solução retifiquei o cabeçote e agora o carro ta zero de novo, lembrando que são apenas dicas pode ser que seu problema não seja esse.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por Rodox »

Marques017 escreveu: e ai GTS88Catarino blz.
se vc não resolveu seu problema ainda ai vai algumas dicas.Eu já tive um gts 87o meu aconteceu coisa semelhante a isso que esta acontecendo com vc.antes de vc gastar dinheiro trocando um monte de coisa.
1-Vai a um eletricista de confiança e pede pra ele dar uma olhada no seu distribuidor,pois quando aconteceu isso comigo era o distribuidor que estava ruim gastei 120 reais e o carro ficou zerado.
Obs:ele vai testar e provavelmente ele não ira cobrar nada por isso se o problema não for esse.
2- Aconteceu isso também a uns dois meses atrás comigo de novo,mais dessa vez eu tenho uma parati 87 1.6 ap,em alta rotacao ela decolava,porem em baixa ela pipocava,fui no meu mecânico de confiança e pediu pra ele fazer uns testes,o primeiro que ele fez foi medir a taxa de compressão, batata tinha um cilindro com válvulas queimadas o 4 pra ser mais exato.
obs: Lembrando que esses testes provavelmente ele nem vai te cobrar,repetindo se o problema não for esse.

Minha solução retifiquei o cabeçote e agora o carro ta zero de novo, lembrando que são apenas dicas pode ser que seu problema não seja esse.
Olá, Marques017!

Eu comprei para mim um compressímetro... vale a pena ter um, pois assim não temos diagnósticos equivocados e consequentemente troca de peças desnecessárias.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Falhando e engasgando demais

Mensagem por bleidao »

Boa man!!!
Responder

Voltar para “Carburadores”