Esquema de ligaçao de igniçao eletronica

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 713
Registrado em: 18 Mar 2008, 15:27
Carro:
Localização: Fortaleza/ ce

Esquema de ligaçao de igniçao eletronica

Mensagem por Amisterdan Moura »

Esquema elétrico do sistema de ignição eletrônica transistorizada:

Imagem

As ligações seguem abaixo:
Terminal 1 - Distribuidor
Terminal 2 - Distribuidor
Terminal 3 - Livre
Terminal 4 - Linha 15 (positivo via chave)
Terminal 5 - Terra
Terminal 6 - Linha 1 (negativo da bobina)
Este sistema, fabricado pela Bosch é denominado TSZ-i (sistema de ignição indutiva transistorizada). Possui uma unidade de comando com 6 terminais, sendo um normalmente livre (pino 3).
Observação: A ordem da ligação dos terminais 1 e 2 dependem do sentido de rotação do eixo do distribuidor.
O resistor no circuito é necessário, para que seja produzida uma queda de tensão na bobina em torno de 8 volts.

Disposição dos terminais e a ligação dos sistemas de ignição eletrônica de 5, 6 e 7 pinos e também a do sistema Hall.



Sistema de ignição mini (5 terminais)

Imagem


Sistema de ignição transistorizada TSZ-i (6 terminais)


Imagem

Sistema de ignição eletrônica TSZ-i com ccr (7 terminais)

Imagem


Sistema de ignição por efeito Hall- TZH (7 terminais)
Imagem
Avatar do usuário
sateletronica
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Mai 2008, 23:16
Carro:
Localização: joao pessoa/PB

excelentes esquemas

Mensagem por sateletronica »

é assim que se ajuda um forum sempre colocando mais informação.. valeu !!!! :banana: outra coisa vc sabe informar se esse resistor no de 6 terminais se ele fica fora no meio dos cabos e qual o valor de resistor em Ohms, Ex: 10R, 1K ... , blz.. ja salvai suas postagem.. valeu mesmo.. !!
GOL:Quadrado - 1.6
Combusta: Gasolina
MOTOR: Cht
ANO: 91
Avatar do usuário
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 713
Registrado em: 18 Mar 2008, 15:27
Carro:
Localização: Fortaleza/ ce

Mensagem por Amisterdan Moura »

Nao consegui essa informaçao ainda mas vou pesquisa e assim que der ta na mao!
Dansoler
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 07 Jun 2008, 22:40
Carro:
Localização: São Gonçcalo - RJ

Mensagem por Dansoler »

muito legal!
Avatar do usuário
di.noois
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 431
Registrado em: 25 Jul 2007, 19:12
Carro:
Localização: Montenegro/RS
Contato:

Mensagem por di.noois »

muito bom! tenho um CHT, uso essa mesma?
ehopner
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Abr 2008, 10:59
Carro:

Ligação da bobina

Mensagem por ehopner »

Pessoal

Tenho um gol 92 com motor AP 1.6 (gasolina) que comprei a pouco tempo. Estive olhando a ligação da bobina e tem um fio vermelho com listra preta (com um terminal olhal) que vem do distribuidor e está solto perto do terminal negativo da bobina.
Este fio deveria estar ligado na bobina?

A ligação está assim: terminal positivo da bobina com dois fios ligados e terminal negativo com um.

O carro está funcionando bem, mas estou em dúvida quanto a esta ligação.

Se eu ligar pode dar algo errado? Estragar alguma peça?
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Fui da uma olhada no meu módulo, e ele é do Sistema de ignição eletrônica TSZ-i com ccr (7 terminais) e fica debaixo do painel, do lado da porta do carona.

Vlw
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Quem tiver afim de conhecer um pouco mais, encontrei 2 sites com bastante informação sobre o assunto.

http://www.dellara.com.br/literatura.html

http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv21_01.asp

Falow
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
dms_b
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Set 2008, 01:27
Carro:
Localização: Frnco Da Rocha

Mensagem por dms_b »

por favor alquem sabe qual o modulo de ignição que é usado no gol a ar 82.?

Agradeço desde ja valew..
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Mensagem por sidney0 »

O meu é Hall
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

dms_b escreveu:por favor alquem sabe qual o modulo de ignição que é usado no gol a ar 82.?

Agradeço desde ja valew..
Rapaz meu pai já teve um gol a ar 82/83 gasolina 1.6 e dupla carburação

E o sistema de ignição dele era o convencional, com platinado e condensador.

Se vc quiser colocar ignição eletrônica no seu carro vc vai ter que comprar um kit de ignição eletrônica da BOSCH da Kombi nova, acho que as de 98 ainda são carburadas e com ignição eletrônica que já serviria para vc.

O kit deve vir: modulo de ignição, distribuidor completo, bobina (se quiser já coloca as do gol MI), e chicote.

Bobiar tu pode até conseguir achar um kit com Efeito HALL que é mais preciso. Saber se é ele, é só ver se o conector do distribuidor é de 3 pinos e o módulo é pequeno, tipo uma caixa de fósforos presa a uma placa, e este módulo tem 7 pinos.

O Amisterdan Moura já mostrou acima alguns modelos que possam te ajudar.

Abraços[/b]
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Pessoal ontem o módulo de ignição do meu carro pifou, tá funcionando por muito milagre, depois de umas batidas e spray que o mecânico jogou, sei que a qualquer hora posso ficar na estrada, qual módulo eu devo usar? Qual eu teria melhor desempenho ou melhor custo benifício? O meu é original Bosch, motor é AP 1600 álcool, da Parati 89.
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

up!
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Junior Prette escreveu:Pessoal ontem o módulo de ignição do meu carro pifou, tá funcionando por muito milagre, depois de umas batidas e spray que o mecânico jogou, sei que a qualquer hora posso ficar na estrada, qual módulo eu devo usar? Qual eu teria melhor desempenho ou melhor custo benifício? O meu é original Bosch, motor é AP 1600 álcool, da Parati 89.
Como seu carro é original concerteza eu iria de Bosch, mas se vai fazer alguma preparação, MSD 6AL me parece ser muito bom, como também Fire4S da FuelTech. Mas são caríssimos!!!

Eu iria de Bosch. E já vou adiantando... o preço dele estar por volta de 240,00 e é dificil de achar. Um amigo meu conseguiu achar exatamente o modelo do dele por este preço. Deu uma sorte danada!

Vai no site da bosch e baixa o catalogo de ignição e anota o modelo do seu e vai a caçada...

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Felipe Voya, obrigado por sempre responder algumas de minha dúvidas.

Já consultei o preço de alguns: Aqui na concessionária VW sai exatamente a 235,00 mas tem que encomendar, o original Bosch.

Paralelo 130 reais (não vou nem a pau)

1180 reais o MSD 6AL ahauhauha! (nem pensar né, se eu ganhasse 4000 por mês com certeza iria desse!)

600 "reaus" o Procomp (também não é pra mim).

Com certeza vou de original Bosch e pelo jeito aqui na minha região não tá difícil de achar, já liguei também em outra loja que custa 238 reais e eles tem lá pronta entrega, mas se no concessionário VW tem; prefiro comprar lá.

Também tenho a opção de comprar em auto-peças usadas que é o original por volta de uns 150 reais no máximo, mas sabe lá qual a idade do troço!

O meu é daquela caixinha maior, se não me engano as caixinhas ou melhor os módulos menores saíram do 92 pra frente.


Agora levanto a questão: Segundo já li, esses módulos quando pifam não tem conserto (tem um cara aqui que diz que arruma) tem que serem trocados até porque já vem lacrados, é isso mesmo?

O módulo pode dar algum defeito que não faça o carro parar mas que o deixe "deficiente" no funcionamento, como falhar, gastar mais combustível ou ele pifa de vez?


Mais uma vez, obrigado.

Abraços a todos.
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Junior Prette escreveu:Felipe Voya, obrigado por sempre responder algumas de minha dúvidas.

Já consultei o preço de alguns: Aqui na concessionária VW sai exatamente a 235,00 mas tem que encomendar, o original Bosch.

Paralelo 130 reais (não vou nem a pau)

1180 reais o MSD 6AL ahauhauha! (nem pensar né, se eu ganhasse 4000 por mês com certeza iria desse!)

600 "reaus" o Procomp (também não é pra mim).

Com certeza vou de original Bosch e pelo jeito aqui na minha região não tá difícil de achar, já liguei também em outra loja que custa 238 reais e eles tem lá pronta entrega, mas se no concessionário VW tem; prefiro comprar lá.

Também tenho a opção de comprar em auto-peças usadas que é o original por volta de uns 150 reais no máximo, mas sabe lá qual a idade do troço!

O meu é daquela caixinha maior, se não me engano as caixinhas ou melhor os módulos menores saíram do 92 pra frente.


Agora levanto a questão: Segundo já li, esses módulos quando pifam não tem conserto (tem um cara aqui que diz que arruma) tem que serem trocados até porque já vem lacrados, é isso mesmo?

O módulo pode dar algum defeito que não faça o carro parar mas que o deixe "deficiente" no funcionamento, como falhar, gastar mais combustível ou ele pifa de vez?


Mais uma vez, obrigado.

Abraços a todos.
Falow Junior, não precisava agradecer... :fiu:

Em relação a paralelo, esqueça isto, normalmente dura no máximo 6 meses... Porque a eletrônica dele é de baixa qualidade os componentes.

Em relação ao usado pode ser até uma alternativa caso vc não encontre ele novo. Aki na minha cidade já achei o usado por volta de 80,00 achei meio salgado o preço, como vc mesmo disse, não dá pra saber quanto tempo ele tem.

Em relação a conserta o módulo acho que até dá sim, pq ele tem uns arrebites na tampa pra evitar que entre água nele (mas na verdade não veda nada!!! Isto até nos novos são assim...) Entra água pela frente de plástico preto do conector. O negócio é o cara conhecer bem de eletrônica pra ver qual componente esta com defeito para trocá-lo por outro de boa qualidade e com as mesmas especificações. Ai eu acho que ficaria bom. Se tu fizer já deixa com reserva pra uma emergencia daki a uns 20 anos... hehehehehe

Não sei se o lugar do seu é ali no canto debaixo do painel do lado do carona (como na foto abaixo), pq o motivo da queima do modulo do meu amigo, foi por causa da borracha do parabrisas que não estava vedando direito e numa chuvada, entrou água pelo parabrisas exatamente naquele canto e a agua foi toda pra dentro do modulo... Não precisa nem dizer que ficou uma caixa d'água o modulo. Veja no seu se não esta entrando água pelo parabrisas, se tiver troque a borracha de vedação.

Imagem

As vezes ele não pifa de vez... mas o carro começa a dar umas falhadas é que já ta na hora de correr atras pra comprar outro antes que pare de vez.

Umas fotinhas dele...

Imagem

Imagem


O código abaixo do modelo da sua paratosa...

Parati 1.6, Voyage 1.6 e 1.8 (álc /gas) ----> 09.86 a 10.91
código:9 220 087 013

Vlw :lala:
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Ae Felipe Voya, o módulo do meu carro fica exatemente onde tá esse dai da foto.

Não tá vazando água pela borracha do pára-brisa não, já andei bastante na chuva e quando lavo o carro nunca tive este problema, o meu problema é que a "ventarola" está com má vedação e quando lavo o carro cai água no tapete, mas é pouco provável que caia lá na caixa, pois ela fica bem escondidinha, só molha o tapete mesmo, mas por via das dúvidas vou fazer um teste, eu acho que a minha deu pane de velha mesmo, afinal, já são 19 anos de idade heheh!

Eu vou tirar a caixinha só pra confirmar a numeração, mas acho que é essa ai mesmo, que começa com 305 (o código de baixo) ela é de 7 pinos né.


Em relação a conserta o módulo acho que até dá sim, pq ele tem uns arrebites na tampa pra evitar que entre água nele (mas na verdade não veda nada!!! Isto até nos novos são assim...) Entra água pela frente de plástico preto do conector. O negócio é o cara conhecer bem de eletrônica pra ver qual componente esta com defeito para trocá-lo por outro de boa qualidade e com as mesmas especificações. Ai eu acho que ficaria bom. Se tu fizer já deixa com reserva pra uma emergencia daki a uns 20 anos... hehehehehe
Com certeza, já estou com uma coleçãozinha de peças usadas em boas condições que eram da Parati, mas que troquei por novas por precaução hehe!


O agradecimento é praxe camarada!
:y:

Abraços.
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Se o problema for ter entrado água, pode ter sido por este vão entre o painel.

Imagem


Detalhe do conector.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Junior Prette escreveu:Se o problema for ter entrado água, pode ter sido por este vão entre o painel.
Olhando a foto do vão fica difícil dizer se é por ele ou não. Vc tem que fazer uns testes... Pede pra alguém ficar jogando agua com uma mangueira nos vão da porta e para-brisas e vc fica dentro do carro com uma lanterna vendo se aparece alguma goteira na região...

Se aparecer troque as borrachas de vedação da porta ou do para-brisas, caso for por ele o vazamento.

Olhando a foto do seu conector, ta me parecendo que tem algum vazamento faz tempo... Pq parece que ele ta tipo sujo de água com ferrugem que pode ter caído por cima dele. (Posso estar errado... Verifica bem ai)

Falow
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Então Felipe Voya, os fios estão com Zinabre, o que pode significar umidade, pode ter sido isto, embora não seja confirmado ainda, quando eu comprar o outro módulo to pensando em protegê-lo com alguma capa se isso não prejudicar ele.
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”