[Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
schioser
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 03 Ago 2010, 10:31
Carro:
Localização: Campinas - SP
Contato:

[Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por schioser »

Estava lendo um tópico do nosso amigo fabio correa DUARTE e ele teve problemas com o DESBORBULHADOR. Não só ele como outros usuários já devem ter se perguntado pra que serve esse infeliz. Segue Tópico.

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=22114

Para ajudar a visualizar segue uma imagem de onde normalmente ele fica.

Imagem

O desborbulhador serve para tirar as bolhas que podem surgir na linha de combustível e para aliviar a pressão na linha, aumentando a vida útil da bomba de combustível, da agulha do carburador e da bóia, também tem como beneficio a economia de combustível.

Mas como uma peça tão inútil pode economizar combustível???

Como ele alivia a pressão da linha fazendo com que não entre mais combustível do que o necessário no carburador e assim também no motor. Ele atua por gravidade, através dos seus três orifícios, um na parte de baixo que vai para o carburador, um no meio (ou em cima depende do modelo) para a entrada de combustível e outro em cima para o retorno do tanque.

Esquema

Imagem

Modelo novo em plástico.

Imagem

UMA OBSERVAÇÂO IMPORTANTE É QUE O DESBORBULHADOR É DE USO EXCLUSIVO DE MOTORES A GASOLINA.

Nenhum carro original a alcool saiu com desdorbulhador. Pode-se notar isso pela diferença de dimensão de uma filtro de combustivel pra gasilina e outro pra alcool, o de alcool é bem maior, desse forma o desborbulhador pra alcool seria muito grande pra suprir a necessidade.

Apesar de ser uma peça muito útil, muitas vezes é subestimada e até desconhecida. Apesar das suas qualidades ele pode apresentar dois problemas:

1- Entupimento, mais comum no retorno mais pode ser em qualquer um dos orifícios, causando excesso, ou falta dependendo de onde for.

2-Falta de combustível em altas rotações.

A primeira é fácil e barata, compra logo um novo que não custa nem 5 conto.
A segunda pode ser resolvida de duas maneiras: Uma seria substituir por um maior, no caso do modelo acima que é pequeno, pode ser substituido por uma original desses de metal que são maiores, ou um de opala 6cc que é maior ainda, vai depender da necessidade de cada motor. A outra maneira de se resolver seria usando um dosador pequeno.

Esse solução pode ser usada também em carros a álcool para diminuir a pressão da linha.
Eu utilizo um dosador pequeno (R$30,00) no meu motor que é a álcool, com bomba de combustível original, isso tem preservado meu carburador,a bomba de combustível e até certa economia, não faz nenhum milagre, mas já ajuda.

Para utilizar é bem fácil

Imagem

Basta instalar no lugar do desborbulhador, usando as mesmas mangueiras. Ele também tira as bolha e controla o fluxo.
Para regular, aperte totalmente o parafuso em cima e vá soltando aos poucos, rode com o carro, de umas puxadas e sinta se da falta, se não der falta, vá soltando até que você possa sentir que ele dá falta quando você exigir mais do carro (faça isso no dia-a-dia, rodando com o carro, vc vai ter uma regulagem mais fina assim), ai quando sentir que ele dá falta, volte um pouco o parafuso e pronto, está regulado.

Eu uso e fica perfeito, me ajudou a melhorar a media do carro, não força minha bomba e nem os componentes do carburador.
Espero que possa ajudar quem tenha duvida sobre isso ou busque mais um pouco de economia no seu carro.

Consegui a foto.....

Segue com esquema

Imagem
Editado pela última vez por schioser em 18 Mai 2011, 10:01, em um total de 1 vez.
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por Newerton »

schioser,

Esta explicação foi de grande valia.
O meu GTS e motor do santana 2.0 a alcool, e já veio com o desborbulhador de plástico, um amigo mecânico me disse que era dificil de acertar o carburador a alcool quando tinha o desborbulhador.

Sobre a dosadora é uma otima dica, vou compra uma e fazer o teste.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
Weber
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 23 Abr 2008, 16:25
Carro:
Localização: Piracicaba -SP

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por Weber »

Huumm...
interessante ein?

no meu eu to usando um filtro secundario na linha antes da entrada do carburador...
na epoca a boia e a agulha tava um lixo e nao seguravam a pressão... dai afogava fácil
agora mandei fazer o carburador inteiro e continuei com ele instalado...
só por precaução

é a mesma coisa?
Wbr.

Golzinho zicado...
vamos começar do zero?

-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por bleidao »

excelente... no meu num tem desborbulhador e nem dosador... muito menos mangueira de retorno de combustivel... isso eh normal?
Avatar do usuário
schioser
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 03 Ago 2010, 10:31
Carro:
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por schioser »

Weber escreveu:Huumm...
interessante ein?

no meu eu to usando um filtro secundario na linha antes da entrada do carburador...
na epoca a boia e a agulha tava um lixo e nao seguravam a pressão... dai afogava fácil
agora mandei fazer o carburador inteiro e continuei com ele instalado...
só por precaução

é a mesma coisa?

A mesma coisa não vou dizer que é pois o filtro pode tirar um pouco (bem pouco) da pressão que vai para o carburador, mas ele não faz retorno então continua com a pressão indo pra algum lugar, que pode ser a bomba, mas os filtros são feitos pra não dificultar o trabalho da bomba. Eu também uso dois filtros. (com combustivel todo cuidado é poco, e se entra qualquer sugeira no carburador é só dor de cabeça)

Minha linha de combustivel esta assim

Tanque---filtro de combustivel---bomba mecanica---filtro de combustivel---dosador---carburador
Avatar do usuário
schioser
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 03 Ago 2010, 10:31
Carro:
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por schioser »

bleidao escreveu:excelente... no meu num tem desborbulhador e nem dosador... muito menos mangueira de retorno de combustivel... isso eh normal?
Dependendo do ano e do combustivel não tem mesmo, por exemplo os a alcool não tem desborbulhador poquer teria que ser um muito grande pra não dar falta. Por isso a idéia do dosador.

Agora se vc quiser, pode vc mesmo fazer o retorno, colocando um niple na base da plastico da boia de combustivel e passando uma mangueira junto com a original, facil. Ai é so seguir intalar o que te atender melhor, dosador ou desborbulhador.

Se assim como eu tem vontada de fazer um ups ou turbinar, já ta com o esquema de combustivel feito.
Avatar do usuário
schioser
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 03 Ago 2010, 10:31
Carro:
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por schioser »

Coloquei a foto do dosador montado no meu carro.
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por Newerton »

schioser escreveu:Dependendo do ano e do combustivel não tem mesmo, por exemplo os a alcool não tem desborbulhador poquer teria que ser um muito grande pra não dar falta. Por isso a idéia do dosador.
Schioser, o meu é um motor ap 2.0 alcool, e quando comprei o carro já veio com esse desborbulhador de plastico, e até hoje o carro não falhou por isso, o carburador é um 3E.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
LEONARDO1996
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Ago 2016, 15:18
Carro: GOL QUADRADO

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por LEONARDO1996 »

Boa tarde amigos, no meu quadrado 94 CHT 1.6, Quando está a um tempo andando, na troca de Marcha por exemplo passando para 3, Quando acelerou ele fica falhando e tenho que dezengatar e dar umas aceleradas fortes aí engato novamente e segue normal, já aconteceu dele para no farol depôs disso é quando eu vou acelerar ele não acelera ele tipo um barulho como se guspisse. Será que pode ser isso falta do desborbulhador?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por João Victor AP »

LEONARDO1996 escreveu:Boa tarde amigos, no meu quadrado 94 CHT 1.6, Quando está a um tempo andando, na troca de Marcha por exemplo passando para 3, Quando acelerou ele fica falhando e tenho que dezengatar e dar umas aceleradas fortes aí engato novamente e segue normal, já aconteceu dele para no farol depôs disso é quando eu vou acelerar ele não acelera ele tipo um barulho como se guspisse. Será que pode ser isso falta do desborbulhador?
Se ele engasga, e acelerando forte o motor fica liso, então aparenta ser excesso de combustível.
Se fosse falta, ao acelerar forte, o funcionamento do motor ficaria ainda pior, ameaçando apagar.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Informação] O que é e pra que serve o DESBORBULHADOR

Mensagem por bleidao »

LEONARDO1996 escreveu:Boa tarde amigos, no meu quadrado 94 CHT 1.6, Quando está a um tempo andando, na troca de Marcha por exemplo passando para 3, Quando acelerou ele fica falhando e tenho que dezengatar e dar umas aceleradas fortes aí engato novamente e segue normal, já aconteceu dele para no farol depôs disso é quando eu vou acelerar ele não acelera ele tipo um barulho como se guspisse. Será que pode ser isso falta do desborbulhador?
Tópico errado para a sua dúvida. Posta na seção de carburadores.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”