[AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

[AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por longuete »

Alguém poderia me dizer se é muito difícil trocar o cilindro mestre. O meu tá ruim e já comprei um novo. Basta trocar, mas ainda não tive coragem.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
jorginho
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 17
Registrado em: 29 Ago 2009, 15:11
Carro:
Localização: rio de janeiro
Contato:

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por jorginho »

po meu camarada ja troquei o meu mais não sou muito bom de explicar não dei uma olhada em uns videos na net e cai pra dentro, mais não tem muito misterio não, só lembrando que depois da troca você tem que dar sangria
amor por um gol quadrado
Avatar do usuário
Fernando Caio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 319
Registrado em: 25 Dez 2009, 14:11
Carro:
Localização: Indaiatuba/SP

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por Fernando Caio »

longuete escreveu:Alguém poderia me dizer se é muito difícil trocar o cilindro mestre. O meu tá ruim e já comprei um novo. Basta trocar, mas ainda não tive coragem.
Cara, se você não tem familiaridade com mecânica eu aconselho não mexer. Não é díficil mas é trabalhoso, além de ter que ter alguns macetes você precisará de mais uma pessoa para te ajudar a sangrar o freio depois.

Mas, se quiser encarar o desafio, aí vão as dicas:

DESMONTAGEM

1. Soltar os tubos metálicos que vão presos no cilindro mestre, no cofre do motor, aconselho usar um alicate de pressão pois o latão espana facilmente. ATENÇÃO!!! Não deixe fluido de freio cair na pintura do carro pois vai arrepiar a tinta. Se cair limpe imediatamente!!!!
2. Solte as porcas que prendem o cilindro-mestre no hidrovácuo/servo-freio e puxe o conjunto todo para fora.

MONTAGEM

1. Em uma bandeja esgote o fluido do freio do reservatório, retire o reservatório puxando para cima, limpe e instale o reservatório no cilindro-mestre novo. Cuidado com as borrachas quando for encaixar o reservatório, molhe com um pouco de fluido de freio novo antes de montar.
2. Após montar o cilindro-mestre no lugar, antes de conectar os tubos de freio é preciso sangrar o cilindro-mestre. Para isso coloque fluido de freio no reservatório e peça para alguém bombear o pedal, mas não esqueça de colocar uma vasilha para o fluido não cair no chão ou no carro. Assim que sair fluido pelos tubos (Os 4 de uma vez) você já pode conectar os tubos de freio.
3. Encha o reservatório com mais fluido e faça o sangramento das rodas. Esse sangramento é individual e deve ser feito na seguinte seqência: 1. Roda traseira do passageiro, 2. Roda dianteira do motorista, 3. Roda traseira do motorista e 4. Roda dianteira do passageiro. Bombando o pedal com o sangrador da roda aberto (O sangrador fica por dentro da roda e pode ser solto com uma chave fixa de 7mm, se eu não estiver enganado) deverá sair fluido de freio de uma cor mais escuro que o fluido novo e com algumas bolhas de ar, pequenas. Quando sair fluido novo e sem bolhas, peça para a pessoa que estiver bombeando o freio para segurar o pedal paertado até o fundo, feche o sangrador e parta para as outras rodas.
DICA: Para sangrar o freio nas rodas use uma garrafinha de Coca-Cola de 600 ml. Fure a tampa, encaixe um tubo transparente (Desses de combustível mesmo), encaixe a ponta da mangueira no sangrador e fica olhando enquanto alguém bombeia no pedal. Na tampa da garrafa faça um furinho pequeno ao lado do furo da mangueira para não criar pressão dentro da garrafa, mas deixe a mangueira bem presa para não escapar e vazar fluido no chão.

Em linhas gerais é isso, como falei é simples mas é trabalhoso.

CONSELHO: Se o seu servo-freio estiver ruim aproveite e troque ele pois você estará com a parte mais chata, que é o cilindro-mestre, desmontado. Para soltar o servo-freio tem que soltar no pedal do freio, por dentro do carro, e na parede corta-fogo do carro.

Espero ter ajudado!
Fernando Caio
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por Bill »

Fernando Caio,


Beleza ??


O procedimento que vc citou esta certinho, só acho que a ordem de sangria das rodas não é essa não .....
Pelo o que eu sei, tem que começar da roda mais distante do cilindro-mestre até a mais perto dele, então seria 1º Roda traseira direita, 2º Roda traseira esquerda, 3º roda dianteira direita e por fim a roda dianteira esquerda.


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
Fabinho 1.8
Membro
Membro
Mensagens: 209
Registrado em: 14 Abr 2011, 13:50
Carro:
Localização: Paverama/RS

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por Fabinho 1.8 »

Ah, e não esqueça durante a sangria das rodas, não esqueça de ficar de olho no reservatório do fluido de freio para não deixar terminar o liquido e puxar ar de novo, senão o serviço é todo perdido!!!!
Fabinho
Membro nº:18827
Gol GL 1.8 93

[x]Alarme/interface
[x]Volante 4 bolas/rodas
[x]Vidro/trava/espelho elétrico
[x]Ar qte/farol neblina
[x]Film G5/som USB
[X]maçanetas santana
[X]=> FOTOS: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=23177
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por longuete »

Valeu gente. Eu nunca precisei trocar o cilindro mestre de um gol meu (esse é o meu 3° gol), mas experiência em mexer no quadrado eu tenho bastante: já fiz motor (eu mesmo), embreagem, suspensão, carburador, parte elétrica, freios... nunca paguei mecânico. inclusive eu mesmo troquei o hidrovácuo há cerca de um ano atrás. Mas o cilindro mestre nunca havia trocado. Pensei que tivesse algum mistério... tenho bastante ferramenta aqui pra fazer o serviço. Ah, e concordando com o Bill, no quadrado, a sangria realmente é feita da roda mais distante para a mais perto do cilindro mestre.
Mais uma vez agradeço a todos. Vou encarar essa parada amanhã mesmo.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
Fernando Caio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 319
Registrado em: 25 Dez 2009, 14:11
Carro:
Localização: Indaiatuba/SP

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por Fernando Caio »

Bill, como o cilindro-mestre trabalha com o fluxo cruzado tem que sangrar desse jeito que falei, mesmo não sendo coerente com a teoria - correta, por sinal - de que tem que sangrar os mais distantes primeiro.

Nos carros antigos em que o cilindro-mestre atuava em todas as rodas ao mesmo tempo a sequência que você postou está corretíssima.

Valeu pela discussão!

Abração,
Bill escreveu:Fernando Caio,


Beleza ??


O procedimento que vc citou esta certinho, só acho que a ordem de sangria das rodas não é essa não .....
Pelo o que eu sei, tem que começar da roda mais distante do cilindro-mestre até a mais perto dele, então seria 1º Roda traseira direita, 2º Roda traseira esquerda, 3º roda dianteira direita e por fim a roda dianteira esquerda.


Abraços !!! :cool:
Fernando Caio
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por Bill »

Fernando Caio escreveu:Bill, como o cilindro-mestre trabalha com o fluxo cruzado tem que sangrar desse jeito que falei, mesmo não sendo coerente com a teoria - correta, por sinal - de que tem que sangrar os mais distantes primeiro.

Nos carros antigos em que o cilindro-mestre atuava em todas as rodas ao mesmo tempo a sequência que você postou está corretíssima.

Valeu pela discussão!

Abração,
Bill escreveu:Fernando Caio,


Beleza ??


O procedimento que vc citou esta certinho, só acho que a ordem de sangria das rodas não é essa não .....
Pelo o que eu sei, tem que começar da roda mais distante do cilindro-mestre até a mais perto dele, então seria 1º Roda traseira direita, 2º Roda traseira esquerda, 3º roda dianteira direita e por fim a roda dianteira esquerda.


Abraços !!! :cool:

Fernando,


Olha eu aqui de novo atormentando ......
Depois do que vc falou fui dar uma pesquisada na internet e não encontrei nada arespeito do que vc falou, encontrei isso:
A seqüência de sangria do fluido de freio deve ser a seguinte: primeiro a roda traseira direita, depois a traseira esquerda, em seguida a dianteira direita e por último a dianteira esquerda. Somente em casos específicos indicados pelo fabricante do veículo esta seqüência deve ser alterada.Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br/index.p ... o-de-freio
Quanto ao esquema que vc falou de fluxo cruzado, seria a forma de acionar os freios em X ??? Pois pelo o qu eeu saiba isso não influi na ordem não .....( se eu estiver errado, por favor me corrija).
Estamos aqui para ajudar e tirar as dúvidas, né !!!!


Abraços amigo !!!!
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
gol84caxote
Membro
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 30 Out 2010, 12:02
Carro:
Localização: Santos

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por gol84caxote »

amigos...meu golera ta com problema de freio...se eu bombar o freio com ele ligado o motor morre!! Acho que é o Servo Freio...alguem sabe se é dificil trocar o servo freio? o meu ta meio estufado e com ferrugem no pé do burrinho...acho melhor trocar...tipo na cidade ele segura meia boca agora se vc poe na pista (+ de 140km) e freia o pedal fica durão...
Aguardo a opinião!!
OBS: Quanto será um SERVO FREIO?
Atual Gol 1986/1987 1.6 Alcool
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por bleidao »

legal o procedimento.

Não vou utilizá-lo para trocar o cilindro, mas vou indicar sempre que alguem precisar.
Avatar do usuário
gol84caxote
Membro
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 30 Out 2010, 12:02
Carro:
Localização: Santos

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por gol84caxote »

gol84caxote escreveu:amigos...meu golera ta com problema de freio...se eu bombar o freio com ele ligado o motor morre!! Acho que é o Servo Freio...alguem sabe se é dificil trocar o servo freio? o meu ta meio estufado e com ferrugem no pé do burrinho...acho melhor trocar...tipo na cidade ele segura meia boca agora se vc poe na pista (+ de 140km) e freia o pedal fica durão...
Aguardo a opinião!!
OBS: Quanto será um SERVO FREIO?
up
Atual Gol 1986/1987 1.6 Alcool
Avatar do usuário
gol84caxote
Membro
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 30 Out 2010, 12:02
Carro:
Localização: Santos

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por gol84caxote »

Amigos, acabei comprando o Servo Freio e eu mesmo trocando...não é dificil...so ter paciencia!! A unica coisa ruim que aconteceu foi ter quebrado o sangrador da roda dianteira lá dentro :glare: . Agora vou arrumar algum jeito para tirar o danado(se alguem tiver alguma dica estou a ouvir).
O servo freio é Novo Marca Varga e paguei R$137,00. Tinha recondicionado por 69,00 mas opitei pelo original,pois o que estava no carro ainda era Volkswagen desde 87 rsss. Aproveitei e troquei o fluido por DOT 5
abraço a todos
Atual Gol 1986/1987 1.6 Alcool
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Troca do cilindro mestre.

Mensagem por Bill »

gol84caxote,


Beleza ???


Quebrou o sangrador é ??? Que legal hein !!! rsrsrsr
Olha só, acho melhor vc tentar fazer uma fenda na cabeça dele, se sobrou alguma coisa para isso e tentar tira com a chave de fenda, ou, pega um parafuso mais ou menos da largura dele, aí vc vai no esmeril e faz tipo uma ponta de agulha nele, mas deixando ela quadrada, aí vc vai pegar e bater esse parafuso até ele engatar bem no parafuso que esta lá dentro, aí pega uma chave e vai retirando o parafuso fora, ou ainda tenta comprar um parafuso com a rosca esquerda, ou seja, aquele que aperta no sentido anti-horário, ao contrário do que estamos acostumados, aí vc faz do mesmo jeito, tenta colocar ele no que restou do sangrador e, apertando-o vc estará forçando o sangrador a sair, pois uma vez que vc aperta o de rosca e qdo ele travar vai forçar a saída do que restou .....
OU ainda tentar soldar um aporca no que sobrou, se sobrou alguma coisa .....
Bom, acho que com um desses métodos vc consegue ....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”