Preparações do Motor a Ar

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
c.thomaz
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 18 Nov 2012, 17:36
Carro:
Localização: Suzano-SP

Preparações do Motor a Ar

Mensagem por c.thomaz »

Tudo bom !!!

Estou abrindo o tópico para uma discussão sobre Preparação de Motores a AR , motores chaleira, batedeira etc !!!

=Duvidas
=Sugestões
=Dicas
=Experiencias
=Fotos

-Preparação
Básica
Média
Avançada

Possuo um Gol 81 carburação simples e gostaria de saber o que podemos mexer neles.

Abraço
Imagem
Avatar do usuário
Junio C. Zangirolami
Membro
Membro
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jan 2009, 17:43
Carro: Gol L 1300 - ano 81
Localização: Sao Paulo / Guarulhos / Bragança Pta.

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por Junio C. Zangirolami »

Fala amigão blz???

Eu sempre fui aficionado pelo gol, tanto o modelo a Ar, passando pelo MD (acho que eh o famoso "bielinha") e como CHT's e os AP's...

Tbm tenho um Gol 81 a Ar e carburação simples...

Aki eh meio dificil achar (na minha opinião) pessoas que curtem e entendam sobre o funcionamento e preparação do motor Refrigerado a Ar, vejo muitos que trocaram os seus Boxer's por AP's pela facilidade de preparação e manutenção...

Há muito tempo atrás vi uma matéria num site de fusca algumas receitas de preparações... e cheguei a baixar um programa que estava disponível naquele momento (não sei se está mais).

Eh um esquema de planilha feita no Excel...

Eu nem mexi nessa planilha pq naum tive a curiosidade de mexer (por enquanto estou meio sem tempo/$$$), lah vc tem muitas opções para a preparação. Vc escolhe o diametro dos cilindro, curso do virabrequim, tipo de comando e etc... fica tudo ao seu gosto ($$$/bolso).... :lol: :lol: :lol: :lol:

O programa tem, como posso dizer, passos a seguir como:

Idéia do projeto, o resultado do projeto, curvas de torque e potência, curva de desempenho, como escolher o turbo e a alimentação.

Se vc quiser me passa o seu e-mail que te envio o material.

Ateh mais.
GOL L 1300/1600 ano 81
No eixo SP - Guarulhos - Bragança Pta.
Entaum bola pra frente, que atrás vem o GOL!!!!!!

Fotos:http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21435
Avatar do usuário
Junio C. Zangirolami
Membro
Membro
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jan 2009, 17:43
Carro: Gol L 1300 - ano 81
Localização: Sao Paulo / Guarulhos / Bragança Pta.

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por Junio C. Zangirolami »

Fazendo um pesquisa pelos foruns de preparação aki do site achei esses:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =37&t=5292

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 37&t=15818

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 37&t=15087

Espero que ajude...

Ai me esquecendo, posta fotos do seu Golzinho pra "nois da 1 olhada"

Abrax
GOL L 1300/1600 ano 81
No eixo SP - Guarulhos - Bragança Pta.
Entaum bola pra frente, que atrás vem o GOL!!!!!!

Fotos:http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21435
Avatar do usuário
vcb85
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 01 Jul 2013, 13:03
Carro: Gol S 1983
Localização: São Paulo - SP

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por vcb85 »

Tenho um 83 refrigerado a ar também e gostaria de ver algumas preparações para este motor também.

Meu mecânico me sugeriu algumas atualizações:
primeiro é trocar a ignição dele por uma eletrônica, usada na kombi atual. Deixaria o carro mais econômico?

Outra é a troca do dínamo por um alternador.

Vale a pena?
Avatar do usuário
paulohenrique1987
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Jun 2013, 23:00
Carro: gol bx 1983
Localização: moema - sp-são paulo
Contato:

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por paulohenrique1987 »

cara ... para mim ta compensando e bem viu ... primeiro montei um 1600 turbo de leve ... sem forjar nada aguentou até 1 bar de pressão e deu no dinamo estupidos 168 cv ... depois foi posto bielas de kombi diesel e trabalhou o cabeçote ... ai ficou estupido 212 cv ... ai desmontei o kit e estou terminando um 1900 a ar preparado até o talo para poder fazer frente aos aps mais fortes ... ali no posto do jockey eu conseguia brincar bem com ele ...agora eu to chutando uma boa cavalada ... e nunca enfrentei problemas de quebra e refrigeração ...

outra receita é virar ele para 2300cc com peças pauter (porsche ) igual fazem nos fuscas com 2 webbers ... e tb rendem bem

a vantagem do motor a ar é que unido ao cambio de sp2 ele tem um torque bem mais alto que o ap
Avatar do usuário
Junio C. Zangirolami
Membro
Membro
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jan 2009, 17:43
Carro: Gol L 1300 - ano 81
Localização: Sao Paulo / Guarulhos / Bragança Pta.

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por Junio C. Zangirolami »

paulohenrique1987 escreveu:cara ... para mim ta compensando e bem viu ... primeiro montei um 1600 turbo de leve ... sem forjar nada aguentou até 1 bar de pressão e deu no dinamo estupidos 168 cv ... depois foi posto bielas de kombi diesel e trabalhou o cabeçote ... ai ficou estupido 212 cv ... ai desmontei o kit e estou terminando um 1900 a ar preparado até o talo para poder fazer frente aos aps mais fortes ... ali no posto do jockey eu conseguia brincar bem com ele ...agora eu to chutando uma boa cavalada ... e nunca enfrentei problemas de quebra e refrigeração ...

outra receita é virar ele para 2300cc com peças pauter (porsche ) igual fazem nos fuscas com 2 webbers ... e tb rendem bem

a vantagem do motor a ar é que unido ao cambio de sp2 ele tem um torque bem mais alto que o ap
Fala PH blz???

Eu pensava em montar um motor mais esperto (1700 ou 1900cc) pro meu Golzinho pra ontem (kkkkk) mas, devido aos preços das peças (de boa qualidade) são meio salgados e poucos profissionais que realmente ENTENDEM do funcionamento desses motores... e os poucos que ENTENDEM, a mão-de-obra tem um custo significativo e então por enquanto deixei de lado essa idéia.

Tenho planos de comprar um outro bloco pra ir montando um motor aos poucos com as tais peças de boa qualidade. Vai me custar o olho da cara mas pra quem gosta... nada é impossivel!!!

Sucesso no seu projeto.
GOL L 1300/1600 ano 81
No eixo SP - Guarulhos - Bragança Pta.
Entaum bola pra frente, que atrás vem o GOL!!!!!!

Fotos:http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21435
Avatar do usuário
vcb85
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 01 Jul 2013, 13:03
Carro: Gol S 1983
Localização: São Paulo - SP

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por vcb85 »

Achei bem interessante o câmbio 8x31 longo, dizem que o carro anda mais macio e aumenta bem a final.

Vi o jogo de coroa a pinhão por $500,00. Qto será que fica a mão de obra? E onde fazer?

Abraços!
Gol81
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 18 Jul 2013, 11:13
Carro: Gol 81

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por Gol81 »

paulohenrique1987 escreveu:cara ... para mim ta compensando e bem viu ... primeiro montei um 1600 turbo de leve ... sem forjar nada aguentou até 1 bar de pressão e deu no dinamo estupidos 168 cv ... depois foi posto bielas de kombi diesel e trabalhou o cabeçote ... ai ficou estupido 212 cv ...

Só nisso aqui vc gastou quanto mais ou menos??

Ele desse jeito seu cambio era de 5 ou 4 marchs?
Avatar do usuário
Viniboy_Gol84
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Jul 2013, 12:03
Carro:

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por Viniboy_Gol84 »

Fala Galera, boa tarde!

Finalmente achei o tópico que precisava... alias em partes, tenho um Gol 84S que tinha um motor a Ar 16, e estou montando ele Ap 1.9 para andar nos rachinhas da vida,
porém gostaria de saber se alguém sabe algum tipo de alavanca de engate rápido, ou coisa do tipo, pois estou usando a caixa seca da Kombi Disel, mas a alavanca original do gol, mas já notei que se fizer as trocadas com vontade ela não vai
aguentar muito.... Alguém tem alguma sugestão?

Valeu...
Avatar do usuário
vcb85
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 01 Jul 2013, 13:03
Carro: Gol S 1983
Localização: São Paulo - SP

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por vcb85 »

Já viu a da Empi? Não é tão cara...
Avatar do usuário
Junio C. Zangirolami
Membro
Membro
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jan 2009, 17:43
Carro: Gol L 1300 - ano 81
Localização: Sao Paulo / Guarulhos / Bragança Pta.

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por Junio C. Zangirolami »

Bom, eu perguntei uma vez (não lembro a loja atá renomada) sobre uma alavanca de engate rápido pro gol e perguntei dessa da EMPI, e o cara me disse uqe não serve... e nem corri mais atrás disso!!!

Sei lá, se vc conseguir maiores informações posta pra gente ir se informando melhor!!!
GOL L 1300/1600 ano 81
No eixo SP - Guarulhos - Bragança Pta.
Entaum bola pra frente, que atrás vem o GOL!!!!!!

Fotos:http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21435
Avatar do usuário
paulohenrique1987
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Jun 2013, 23:00
Carro: gol bx 1983
Localização: moema - sp-são paulo
Contato:

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por paulohenrique1987 »

gente se for mecher comalguem eu recomendo procurar na internet loro preparações , especialista em mecanica a ar ... e mão de obra e peças por preços descente .... eu e meus amigos do air cooled brasil mechemos lá e no nosso grupo agente fala muito ... sabe a diferença da sportsystem pro loro ? que a sportsystem tem fama pela arrancada profissional ... porque o loro por menos faz trampos muito melhores ... meu motor 1600 no talo sem quebras gastei com motor e tudo 3 mil agora o que eu to terminando top 1900 ainda nao bateu os 6 mil .
Avatar do usuário
Viniboy_Gol84
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 22 Jul 2013, 12:03
Carro:

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por Viniboy_Gol84 »

vcb85 escreveu:Já viu a da Empi? Não é tão cara...
Já vi sim cara e o problema é que a alavanca da Empi não serve no Gol, pois o acionamento da Empi é o mesmo do Fusca e o do Gol a Ar, é ao contrário, ou seja, do Fusca é para trás e do Gol é para frente...
rodrigodeckerr
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Out 2013, 10:51
Carro: GOL BX 1982

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por rodrigodeckerr »

ae galera, então to montando no meu LS 1981 o mesmo motor do meu ex fusca 66, é um 1600 alcool, duplo injetado supercharger com cambio sp2, fica fortinho e economico otimo para o dia a dia, vou passar no dina ver quanto vai render, mais o resultado pra mim ficou bom andava em um GT com ap 2.1 turbo era forte mais qualquer rolezinho era 50 dilmas de alcool que ia, agora com 50 dilmas ando muito hehe, abraços.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Preparações do Motor a Ar

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Dae pessoal, já ouviram falar do Chico Biela? quem não o conhece dá uma olhada no Gloogle, vão encontrar motores de fusca 2, 4, 6 e 8 :clapclap: cilindros... muito loco!!!
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "AR"”