[ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
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[ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
Olá galera, tenho um gol 1983 com motor a ar, e também tenho um Hyundai Elantra 1997/98 atirado aqui.
Esse Elantra tem um motor 1.6 16V DOHC, que eu gostaria de adaptar no Gol, mas como vocês sabem, o Gol tem o motor reto, e o Elantra tem o motor de lado.
Bom, para o Gol temos 2 caixas de câmbio retas: a do motor AP e a do motor a ar. Provavelmente a caixa de câmbio de AP é a mais parecida com a do Elantra na furação de encaixe ao motor.
Eu vi no Mercado Livre vários Flanges para colocar motor AP e caixa de câmbio de fusca e de chevete, mas nesse caso seria um flange para colocar motor de Elantra em caixa de câmbio de AP.
Aí fica pra vocês responderem: esse flange existe? Tem alguém que faça flanges? Isso fora as demais adaptações que parecem fáceis (escapamento, cabos, ligações, etc.).
Esse Elantra tem um motor 1.6 16V DOHC, que eu gostaria de adaptar no Gol, mas como vocês sabem, o Gol tem o motor reto, e o Elantra tem o motor de lado.
Bom, para o Gol temos 2 caixas de câmbio retas: a do motor AP e a do motor a ar. Provavelmente a caixa de câmbio de AP é a mais parecida com a do Elantra na furação de encaixe ao motor.
Eu vi no Mercado Livre vários Flanges para colocar motor AP e caixa de câmbio de fusca e de chevete, mas nesse caso seria um flange para colocar motor de Elantra em caixa de câmbio de AP.
Aí fica pra vocês responderem: esse flange existe? Tem alguém que faça flanges? Isso fora as demais adaptações que parecem fáceis (escapamento, cabos, ligações, etc.).
- DanielGT
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
são 3 caixas de cambio, AP ar e CHT. não seria melhor usar a caixa do elantra e adaptar ela no cofre? isso vai ficar muito bonito!
Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
É verdade, tinha esquecido a do CHT, talvez eu use ela, dependendo das circunstâncias. E outra, se eu conseguir um flange fica muito mais fácil do que adaptar uma caixa inteira. Mas se não tiver jeito vou ter que fazer isso.
- TONETO
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
o tempo e gasto que vai ter com adaptações para "talves" ficar bom....é melhor colocar um APzinho ai e ser feliz
- DanielGT
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
não acho TONETO, o motor 1.6 16v bem regulado é mais economico que AP 1.8 e muito mais gostoso de dirigir. dá trabalho mais vai ficar diferenciado. projeto unico
Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
Eu gosto de AP, mas acho que essa adaptação vai ficar melhor que um AP.TONETO escreveu:o tempo e gasto que vai ter com adaptações para "talves" ficar bom....é melhor colocar um APzinho ai e ser feliz
Ah, e, futuramente pretendo colocar uma fueltech no motor. Ele já é injetado mas dizem que central limita demais, então...
Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
Mas então ninguém conhece alguém que fabrique flanges?
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
Cara gosto de projetos ousados, mas este seu é um pouco complicado mas não impossível.
O problema são as adaptações, isso é perigoso se não for bem pensando em como fazer, resistência da peça e etc.
Procure alguma tornearia e procure informações, boa sorte.
Abs
O problema são as adaptações, isso é perigoso se não for bem pensando em como fazer, resistência da peça e etc.
Procure alguma tornearia e procure informações, boa sorte.
Abs
Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
Pois eu havia perguntado se não conheciam alguém que já fabrique flanges, e se o "tal" fabricar flanges vai saber como fazê-lo.
Talvez eu possa pegar o flange de motor AP para caixa de fusca e torcer pra o tamanho do flange ser o mesmo, daí é só fazer a furação, claro, com alguém que entenda disso, não vou meter a furadeira ali. kkk
Abraço.
Talvez eu possa pegar o flange de motor AP para caixa de fusca e torcer pra o tamanho do flange ser o mesmo, daí é só fazer a furação, claro, com alguém que entenda disso, não vou meter a furadeira ali. kkk
Abraço.
- DanielGT
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
se for fazer isso mesmo, usa a caixa de marcha PX que pareceter relação mais próxima da do elantra. o seu elantra é um 5 ou 6 marchas? se for o 6 marchas vale a pena arriscar usar a caixa original
Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
seria, mas é de 5 mesmo, comum das antigas. E já que o flange é de AP pra caixa de fusca, se for o caso, tenho que usar caixa de fusca mesmo, mas vou colocar uma de 1500 ou 1300, não sei ainda. Isso se der certo o flange de AP.
- DanielGT
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
compensa usar caixa de fusca? se for use a da kombi disel, ou então aquelas kombis que sairam com o motor fire 1.4 talvez a caixa seja proxima do que pretende
Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
Andei dando uma olhada num blog com uma tabela de relações de fusca, kombi, gol, etc.
A caixa mais curta que existe é a da primeira kombi 1500/1600, ela tem uma relação 5,143:1 e os dentes são 7 no pinhão e 36 na coroa. Só tenho medo que ela não chegue a 100Km/h...
A caixa mais curta que existe é a da primeira kombi 1500/1600, ela tem uma relação 5,143:1 e os dentes são 7 no pinhão e 36 na coroa. Só tenho medo que ela não chegue a 100Km/h...
- DanielGT
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
hummm tá muito curta essa. vai ficar igual gol 1000. a 130km\h de 5ª ele está a 6000RPM e de quarta a 6200.
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
Eita !!! Vamos lá !!!
Primeira dica.....
a caixa vai ter de ser a do Gol longitudinal....nao tem como fugir.
Dois: Das caixas pra AP e CHT , veja quais delas "têm espaço pra acomodar" o plato de embreagem do Hyundai. A embreagem vai ter de ser "mista" plato do elantra + disco de VW.
Tres....a flange: A " Linha de Centro" vai ter de ser a mesma entre o virabrequim do motor elantra e o eixo primário (piloto) da caixa VW.
Daí Vc pode fazer um molde de papelao, em que um lado vai ter a furaçao do motor e a outra da caixa.
Com o molde já alinhado e conferido, um bom torneiro reproduz essa peça na fresa....uma dica é usar ela o mais fina possível, pra nao ter de modificar o comprimento do rolamento (colar) da embreagem.
E depois as adaptaçoes "menores" suport pros coxins, mangueiras arrefecimento, elétrica.......é trabalho de gigantes.......viável é, mas depende da tua disposiçao.
Mantenha-nos informados.
Primeira dica.....
a caixa vai ter de ser a do Gol longitudinal....nao tem como fugir.
Dois: Das caixas pra AP e CHT , veja quais delas "têm espaço pra acomodar" o plato de embreagem do Hyundai. A embreagem vai ter de ser "mista" plato do elantra + disco de VW.
Tres....a flange: A " Linha de Centro" vai ter de ser a mesma entre o virabrequim do motor elantra e o eixo primário (piloto) da caixa VW.
Daí Vc pode fazer um molde de papelao, em que um lado vai ter a furaçao do motor e a outra da caixa.
Com o molde já alinhado e conferido, um bom torneiro reproduz essa peça na fresa....uma dica é usar ela o mais fina possível, pra nao ter de modificar o comprimento do rolamento (colar) da embreagem.
E depois as adaptaçoes "menores" suport pros coxins, mangueiras arrefecimento, elétrica.......é trabalho de gigantes.......viável é, mas depende da tua disposiçao.
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
Quer dizer que vai ter que ser caixa AP ou CHT, é isso? Por que, já que o flange APxCaixa fusca é só colocar e tá pronto?CHT POWER escreveu:Eita !!! Vamos lá !!!
Primeira dica.....
a caixa vai ter de ser a do Gol longitudinal....nao tem como fugir.
Dois: Das caixas pra AP e CHT , veja quais delas "têm espaço pra acomodar" o plato de embreagem do Hyundai. A embreagem vai ter de ser "mista" plato do elantra + disco de VW.
Tres....a flange: A " Linha de Centro" vai ter de ser a mesma entre o virabrequim do motor elantra e o eixo primário (piloto) da caixa VW.
Daí Vc pode fazer um molde de papelao, em que um lado vai ter a furaçao do motor e a outra da caixa.
Com o molde já alinhado e conferido, um bom torneiro reproduz essa peça na fresa....uma dica é usar ela o mais fina possível, pra nao ter de modificar o comprimento do rolamento (colar) da embreagem.
E depois as adaptaçoes "menores" suport pros coxins, mangueiras arrefecimento, elétrica.......é trabalho de gigantes.......viável é, mas depende da tua disposiçao.
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A parte do molde de papelão... sinceramente não acho "muito preciso".
As adaptações menores vão ser fáceis, comparado a todo resto.
- O radiador vai ser preso onde é o do Gol AP.
- A elétrica vai ser um pouco complicada por ser injetado, mas acredito que vou colocar uma FuelTech, e também pretendo achar um painel de Gol 87 ou 90 pra colocar ali.
E vou mandar a real: não estou tendo muito tempo, então estou só no planejamento por enquanto.
- Rodrigo Naressi
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Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP
tchê resumindo... vai ter que ser o primeiro... assim como alguém bolou um flange vai ter que fazer o mesmo esta é a parte fácil, fazer um de madeira mesmo para verificar o alinhamento e depois em metal... o mais complicado sera casar o eixo da caixa no disco do teu motor... e o acionamento do arranque....
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