quantos cvs???

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

ola pessoal blz?
sou novo aki no fórum ,bom tenho um gol quadrado 94 original álcool quero turbinar com kitizinho padaria
kit pulsativo , apl 42/48 ou .50 n sei o cabeçote q ta nele e um tucho hidráulico, e um 2e
queria algumas dicas de vcs sobre turbina pressão e ponto quantos cvs rende essa configuração
vlwww
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: quantos cvs???

Mensagem por João Victor AP »

Seja bem vindo ao CDGQ !

Quantos cavalo é uma pergunta que não tem jeito de saber, depende da pressão do turbo, e da configuração que você vai usar.
No seu caso se quiser mais pegada em baixa rotação use a 42/48, a .50 só trará uma pegada em altas rotações, pois, ela demora a encher e acredito que você não vai montar um motor cascudo para encher essa turbina.
Eu, prefiro Kit Padaria com carburador, pois, fica bem mais barato e mais fácil de acertar, enquanto para realizar o acerto em uma FuelTech é mais complicado (fica bem melhor) mas pra quem quer um Kit padaria, não é necessário, até porque não se vai usar muita pressão, a FuelTech é cara, e vai mais uma grana no acerto.

É um Gol Quadrado original a Álcool, mas é um CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8, GTS 1.8S ???? Qual é sua motorização e o modelo do seu carro ????

Abraço !
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

cl 1.6 álcool original assim em media nessa configuração rende uns 180 ?? preciso trocar cabeçote pq ta com o tucho hidráulico
vlww
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

questão de pressão com a 42/48 no miolo original e ponto ? eu mesmo vou montar hehehehe
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: quantos cvs???

Mensagem por João Victor AP »

Se é um AP 1.6 com 2E ele tem 80cv, e com o Kit Padaria você vai chegar no máximo á 130, pra chegar a 180 vai muito dinheiro.
Seu motor é um AP a Álcool, e por consequência disso seu pistão é de cabeça reto, e seu motor tem uma taxa de compressão muito alta por ser a Álcool. E por isso, o máximo de pressão que você pode usar é 0,6, não se pode usar mais.
Se quiser usar mais será necessário "destaxar", e para fazer isso é necessário usar pistões de carro á gasolina (que são cavados e diminuem a taxa) ou usar duas juntas de aço para reduzir a taxa.
E se você for usar a pressão máxima de 0,6, com cabeçote original, pistão e biela STD você vai ter 130cv~150cv. Vai ser muito difícil chegar a 180cv.
Se você fizer um trabalho e alargar os dutos do cabeçote, aí sim você pode chegar nos 180cv.

Você mesmo vai montar ????
Você tem conhecimento com mecânica, pois, isso requer muito conhecimento, e montar um carro turbo vai meses até conseguir arrumar tudo.
Pois, não é só pendurar a turbina no coletor e sair por aí dando espirros.
Primeiro será necessário abrir a parte de baixo do motor e verificar o estado das bielas, verificar se existe borra, depois trocar o cárter por um com retorno de óleo para a turbina (ou soldar um cano la no cárter para servir de retorno).
Depois será necessário verificar a saúde do seu motor.
E será necessário usar uma bomba elétrica, a bomba mecânica não vai conseguir alimentar a turbina.
Vai precisar adaptar uma saída de óleo lá na carcaça da bomba de óleo, essa saída vai até a turbina.
Providenciar um dosador.
Fazer um Cath Tank, para melhor alimentação de combustível.
Comprar velas com 2 graus mais fria, de preferência da NGK, e lembre-se de cabos de velas novos.
Compre uma bobina Mi para melhorar o centelhamento.
E é isso...

Abraço !
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

opa joao vitor sou eu mesmo, sou mecânico e trabalho na FIAT, aki na minha cidade
pois em turbos tenho pouco conhecimento, e aki na minha cidade não tem preparador que mecha so com isso
mas minhas duvidas eram essas ... muito boa explicação, em questão de instalação eu pelo menos sei, so era na questão de ser taxado, pq por enquanto vai ser montado assim, logo mais vai vir um forjado ... vlw abraçss
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: quantos cvs???

Mensagem por João Victor AP »

gabrielpc escreveu:opa joao vitor sou eu mesmo, sou mecânico e trabalho na FIAT, aki na minha cidade
pois em turbos tenho pouco conhecimento, e aki na minha cidade não tem preparador que mecha so com isso
mas minhas duvidas eram essas ... muito boa explicação, em questão de instalação eu pelo menos sei, so era na questão de ser taxado, pq por enquanto vai ser montado assim, logo mais vai vir um forjado ... vlw abraçss
Opa Gabriel ! De nada, estamos sempre aqui para ajudar !
Aqui na minha cidade também não tem preparador, a cidade é pequena, e não tem nem lojas que vendem peças para carro turbo, isso é tenso :sad: !

Abraço !
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

joao c eu por pistao a gasolina ate quanto de pressão e ponto posso ir ?? rende quanto mais o menos essa configuração ??
cabeçotinho tucho hidráulico original por enquanto !!
pra um acertinho posso ir de sonda normal?? com um muiltimetro e um hall pra ter uma noçãozinha??
outra pergunta compensa trocar o vira pra 1.8 junto de pistao gasolina , lembrando golzinho so e pra lazer de final de semana
vlw
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: quantos cvs???

Mensagem por João Victor AP »

gabrielpc escreveu:joao c eu por pistao a gasolina ate quanto de pressão e ponto posso ir ?? rende quanto mais o menos essa configuração ??
cabeçotinho tucho hidráulico original por enquanto !!
pra um acertinho posso ir de sonda normal?? com um muiltimetro e um hall pra ter uma noçãozinha??
outra pergunta compensa trocar o vira pra 1.8 junto de pistao gasolina , lembrando golzinho so e pra lazer de final de semana
vlw
Cara, com pistão a gasolina você perde um pouco de taxa de compressão, e assim podendo usar uma taxa maior, com pistão e biela que não seja forjada, pode-se chegar a mais de 1Bar de pressão, e no máximo 1,2 de pressão, mais que isso é um pouco arriscado (risco maior de quebra). Acredito que pode-se subir mais de pressão, mas, com muita pressão você terá um maior risco de quebras.

Mas um Turbo com Tucho Hidráulico não é tão bom como o Tucho Mecânico, pois o hidráulico não aguenta giro alto, pois as válvulas começam a flutuar acima dos 6500RPM. Mas já vi carros Turbo com cabeçote de tuchos Hidráulicos que andam bem, você só não pode pisar muito.

Compensa sim trocar o Virabrequim e colocar o Vira 1.8. Assim se você colocar o Vira1.8 e os pistões de 1.8 seu motor vai se tornar um AP 1.8. E com isso vem mais potência.

Para acertar carro eu recomendo a Wide Band, pois, ela mostra a mistura em tempo real. Enquanto o Hall Meter demora muito para mostrar a mistura Ar-Combustível. Eu não confio em Hall Meter, ele tem um atraso grande.
E já compre a Wide Band com a sonda de marca conhecida própria pra ela.

Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: quantos cvs???

Mensagem por bleidao »

é, amigo... um Kit padaria num 1.6 original é complicado.

Você terá que fazer e, só saberá a potência quando colocar no dinamômetro.
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

opa blz irmão decha eu tira uma duvida contigo tenho uma turbina aki em casa parada garret do volare uma t3 fria ar 42 a quente 47 sera q serve no meu manco
ela e monofluxo sera q eu posso compra o kit pulsativo ou essa turbina n da certo me ajuda ai vlw abraso
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: quantos cvs???

Mensagem por bleidao »

serve sim...
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: quantos cvs???

Mensagem por João Victor AP »

gabrielpc escreveu:opa blz irmão decha eu tira uma duvida contigo tenho uma turbina aki em casa parada garret do volare uma t3 fria ar 42 a quente 47 sera q serve no meu manco
ela e monofluxo sera q eu posso compra o kit pulsativo ou essa turbina n da certo me ajuda ai vlw abraso
Você já tem o coletor de escape próprio para essa turbina ????? Pois, cada turbina possui seu coletor próprio, e se você não te o coletor e a West Gate próprio para essa turbina será necessário achar as peças próprias para ela, que é um pouco complicado em cidades como a minha e a sua que são cidades pequenas e por consequência é difícil de encontrar a peça que queremos. :D :D :D :D

Abraço !
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

kkkk pois e joao jah fui atrás de peças quase fiquei doido n achei nada aki pr ela dai fiquei nervoso devolvi ela kkk
encomendei uma .50/48 mono sem refluxo com camarada dai agora qual kit eu pego pra roda ela um pulsativo sera?
peguei a 50 pra um up no ano q vem ta 1.6 álcool original cabeça tucho hidráulico sera que roda ? quanto de pressão posso por e ponto ?
aki e foda pra tudoo desde flange escap ninguém sabe kkkkk valeu
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: quantos cvs???

Mensagem por João Victor AP »

gabrielpc escreveu:kkkk pois e joao jah fui atrás de peças quase fiquei doido n achei nada aki pr ela dai fiquei nervoso devolvi ela kkk
encomendei uma .50/48 mono sem refluxo com camarada dai agora qual kit eu pego pra roda ela um pulsativo sera?
peguei a 50 pra um up no ano q vem ta 1.6 álcool original cabeça tucho hidráulico sera que roda ? quanto de pressão posso por e ponto ?
aki e foda pra tudoo desde flange escap ninguém sabe kkkkk valeu
Aqui na minha cidade é tenso também, o pessoal não sabe nem o que é uma West Gate :D

Sobre qual kit pegar, se você ainda não tiver escolhido nenhum, eu recomendo para seu motor que é 1.6 a Álccol a turbina 42/48, um AP 1.6 consegue encher ela rápido, enquanto outras que são maiores como a .50 demoram mais a encher.

Sobre pressão, como seu motor é 1.6 Álcool original, o máximo de pressão é 0,6 BAR, mas se você comprar os pistões do AP 1.6 a gasolina que são cavados aí pode usar mais pressão.
Pode comprar pistões 81mm AP 1.6 STD originais mesmo, se você quiser pode até comprar eles usados, já encontrei muitos pistões usados originais no MercadoLivre que estavam novos e foram pouco usados.

Sobre ponto de motor, originalmente seu motor usa 15 graus, então ao turbinar você terá que abaixar ou adiantar dependendo do estado do motor.
Primeiramente coloque em 15 Graus que é o original e tente ligar o carro, se o carro ficar muito fraco, adiante um pouco o ponto, coloque o ponto um pouco mais alto. Se ao adiantar o motor ainda ficar fraco, adiante um pouco e assim adiante, até o motor ficar bom.
Mas se ao colocar os 15 originais o motor ficar acelerado, atrase um pouco o ponto, até achar que está bom.

O correto é colocar o ponto do motor original e ir achando o ponto, quando você encontrar um ponto e achar que ele está bom, mesmo assim ainda abaixe mais um grau e veja se ele ainda fica melhor com um ponto baixo, ou coloque um ponto mais alto e veja se ele fica melhor com o ponto um pouco mais alto.

Abraço !
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

opa ai sim mas ai se eu trcar os pistões de álcool por de gasolina ai ficaria assim 1.6 carburador 2e pistao gasolina carburado, e cabeçote 1.6 tucho hidráulico, e uma 50/48. quanto de pressão aguenta nessa configuração? e cvss aproximado?. valeu pelas ajuda são demais !!!!!
abrasss ai
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: quantos cvs???

Mensagem por João Victor AP »

gabrielpc escreveu:opa ai sim mas ai se eu trcar os pistões de álcool por de gasolina ai ficaria assim 1.6 carburador 2e pistao gasolina carburado, e cabeçote 1.6 tucho hidráulico, e uma 50/48. quanto de pressão aguenta nessa configuração? e cvss aproximado?. valeu pelas ajuda são demais !!!!!
abrasss ai
Opa ! Sim ! Vai ser um Motor AP 1.6 Carburado, com carburador 2E, pistões a gasolina, cabeçote tucho hidráulico.
Mas, admito que não :nosei: sei o máximo de pressão que ele irá aguentar, já vi motor com pistão e biela original com 1.8Bar, mas cada caso é um caso, não posso te afirmar por exemplo que o seu chegue a 1.8Bar, pois, não sei a taxa que está o seu motor, não sei se o cara que usou 1.8 precisou fazer outra coisa além de trocar pistões para diminuir a taxa de compressão.
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

na verdade eu queria chegar a uns 200cvs com a 50/48 mono sem refluxo que configuração eu uso sem mecher em cabeçote pq aki não tem retifica especializada. tenho um bura 3e aki tava pensando em por ele , tipo pensei assim pistao 1.8 gasolina vira 1.8 junta de aço cabeçote tucho hidráulico e um 49g sera ?? oq achasss ? abrass
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: quantos cvs???

Mensagem por João Victor AP »

gabrielpc escreveu:na verdade eu queria chegar a uns 200cvs com a 50/48 mono sem refluxo que configuração eu uso sem mecher em cabeçote pq aki não tem retifica especializada. tenho um bura 3e aki tava pensando em por ele , tipo pensei assim pistao 1.8 gasolina vira 1.8 junta de aço cabeçote tucho hidráulico e um 49g sera ?? oq achasss ? abrass
O 49G é para tucho mecânico.
Mas como você quer passar de 150cv, eu acho legal usar o comando 276 para cabeçotes de tuchos hidráulico, na SPA Turbo tem esse comando.
O 3E é bom, coloque ele mesmo, ele consegue alimentar esses 200cv de boa, mas claro, com giclês maiores.
Mas como você não vai mecher no cabeçote; para chegar a 200cv você terá que usar mais de 1,0Bar de pressão.
Dizem, que com 1,0Bar o Motor AP chega a quase dobrar sua potência, se ele é um AP 1.8S de 105cv, ao usar 1,0Bar ele chega perto de 200cv.
Editado pela última vez por João Victor AP em 08 Jul 2016, 09:07, em um total de 2 vezes.
gabrielpc
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Mai 2016, 15:45
Carro: Gol94

Re: quantos cvs???

Mensagem por gabrielpc »

eae joao já dei alguns passos aki no motor original ele e 1.6 original álcool e tldz , e um cabeçote tucho mecânico . agora vira 1.8 pistao 1.8 gasolina cabeçote 2.0 , e um 3e turbina 50/48 garret mono . mês que vem corro atrás do kit hehehehe oq tu acha dessa configuração ai posso ate que pressão sem risco de quebra ainda tenho em mente os 200cvs . kkkkkk vlw
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”