[DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

[DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Vejam como testar se a gasolina está batizada:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=0aRRhE_AFyc[/BBvideo]

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 01 Set 2017, 08:13, em um total de 3 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

Já vou ver os videos...
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

Legal... a gasolina que você usa é boa...
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Legal... a gasolina que você usa é boa...
Obrigado, Bleidão! É a gasolina mais cara do meu bairro... mas vale cada centavo!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por linhares »

bom amigos, hoje resolvi mecher no quadradinho, então, comecei tirando toda gasolina do tanque, sequei, por quê, fui a vistoria na segunda-feira e o vistoriador analizando os gazes e vendo o "jato" d'agua que saia do escapamento e o vapor ele disse o óbivio: a gasolina estava com mais alcool do que o permitido, fiz algo que vi aqui mesmo no forun, adcionei agua a gasolina e retirei o alcool;e de 16 litros fiquei com 12 de gasolina pura, perdi 4 litros de combustivel , alcool no caso, vou começar a usar gasolina aditivada, pra ver se dou mais sorte, gasolina comum é o barato que sai caro! valeu amigos!! saldações quadriláteras!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

linhares escreveu:bom amigos, hoje resolvi mecher no quadradinho, então, comecei tirando toda gasolina do tanque, sequei, por quê, fui a vistoria na segunda-feira e o vistoriador analizando os gazes e vendo o "jato" d'agua que saia do escapamento e o vapor ele disse o óbivio: a gasolina estava com mais alcool do que o permitido, fiz algo que vi aqui mesmo no forun, adcionei agua a gasolina e retirei o alcool;e de 16 litros fiquei com 12 de gasolina pura, perdi 4 litros de combustivel , alcool no caso, vou começar a usar gasolina aditivada, pra ver se dou mais sorte, gasolina comum é o barato que sai caro! valeu amigos!! saldações quadriláteras!!!
Olá amigo,

É como eu disse no vídeo combustível barato é sinal de batismo na certa. Se eu fosse você ia no posto mais caro do seu bairro e comprava 1 (um) litro de gasolina aditivada e fazia o teste da proveta, então uma gasolina abaixo de 20% de álcool é uma excelente gasolina. Já cheguei a medir uma vez e deu em torno de 18% de álcool... é uma gasolina excelente.

Por fim a gasolina não pode ser pura, pois ela tem que ter um aditivo anti-detonate que aumenta a octanagem da gasolina (que é um especial que eu não sei a sua composição... ou o próprio álcool é um excelente anti-detonante e barato, e antigamente era o chumbo tetratila, mas ele é proibido em boa parte do mundo).

Esse aditivo anti-detonate eleva a octanagem da gasolina e assim evita que o motor dê pré-ignição (bater pino), e se o motor andar batendo pino ele pode quebrar seriamente. A STP faz o aditivo em frasco Octaneboster que é um aditivo para aumentar a octanagem da gasolina e a Bardahl faz Max Power para o mesmo fim, conforme link abaixo.

Porém o álcool é o anti-detonante mais barato que tem... então melhor é você comprar uma gasolina com até 20% de álcool, pois esses aditivos em frasco da STP e Bardahl custam uns R$ 30,00 ou mais... e você vai perder muito álcool deixando a gasolina pura e dinheiro vai pro ralo.

http://www.lojabardahl.com.br/loja/max- ... Wc7V4jyvIU

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

Um absurdo isso! Engraçado que isso só no Brasil.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por linhares »

é isso ae bleidao, nós compramos caro uma gasolina batizada com um nível de misura álcool elevadíssimo,(meu pai já teve que descartar 80% de alcool de 20% de gasoina), pode acreditar, contando ninguem acredita, e na realidade se vende gasolina sem alcool e bem mais barata pro Paraguai e pra Argentina (ja vi dizerem que menos da metade), é isso ae, vou tentar colocar aditivada daqui para frente, a diferença é tao pouca! valew caros amigos! saudações quadriláteras!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

Disponha!

No posto que abasteço a gasolina aditivada é 15 centavos mais cara que a comum.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por linhares »

boa noite amigos, vim aqui para dizer que constatei algo que eu não contava de acontecer, li a respeito esses dias, o carro começou a bater pino, depois que tirei o alcool da gasolina , pelo visto ele ta acetado para esta mistureba de combustivel, agora so aditivada, valew galera, saudaçoes quadriláteras!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

linhares escreveu:boa noite amigos, vim aqui para dizer que constatei algo que eu não contava de acontecer, li a respeito esses dias, o carro começou a bater pino, depois que tirei o alcool da gasolina , pelo visto ele ta acetado para esta mistureba de combustivel, agora so aditivada, valew galera, saudaçoes quadriláteras!
Parece que o mínimo que um motor de um Gol Quadrado ou outro carro da época dele é uns 10% de álcool na gasolina... e o máximo seria uns 22%. Mais que 22% de álcool prejudica o consumo e causa falhas, e menos de 10% provoca batida de pino.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:
linhares escreveu:boa noite amigos, vim aqui para dizer que constatei algo que eu não contava de acontecer, li a respeito esses dias, o carro começou a bater pino, depois que tirei o alcool da gasolina , pelo visto ele ta acetado para esta mistureba de combustivel, agora so aditivada, valew galera, saudaçoes quadriláteras!
Motores a Gasolina mais antigos (AP, CHT, Boxer, etc...), na época de 80, 90, os motores a gasolina usavam taxa mais baixa porque o combustível era mais puro. Quando vai mexer em um motor mais antigo a galera acaba deixando eles com taxa de compressão mais alta, adequando eles a gasolina atual que tem por volta de 30% de Álcool.
Quando se utiliza gasolina mais pura em motor que já passou por algumas modificações e está com taxa mais alta, acontece isso, a batida de pino.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:
linhares escreveu:boa noite amigos, vim aqui para dizer que constatei algo que eu não contava de acontecer, li a respeito esses dias, o carro começou a bater pino, depois que tirei o alcool da gasolina , pelo visto ele ta acetado para esta mistureba de combustivel, agora so aditivada, valew galera, saudaçoes quadriláteras!
Motores a Gasolina mais antigos (AP, CHT, Boxer, etc...), na época de 80, 90, os motores a gasolina usavam taxa mais baixa porque o combustível era mais puro. Quando vai mexer em um motor mais antigo a galera acaba deixando eles com taxa de compressão mais alta, adequando eles a gasolina atual que tem por volta de 30% de Álcool.
Quando se utiliza gasolina mais pura em motor que já passou por algumas modificações e está com taxa mais alta, acontece isso, a batida de pino.

Li em uma revista da Quatro Rodas um teste de um Gol 85 1.6 MD com gasolina variando a proporção de pura até uns 40% de álcool. A conclusão foi que a calibragem original de fábrica do carro (calibragem para andar com gasolina com 20% de álcool) fizeram com que o melhor consumo de gasolina se desse nos 20% de álcool, pois era esse o teor permitido na época.

Segundo a reportagem "se não me engano" o golzinho batida de pino nas retomadas de velocidade com gasolina pura, mas no meu ponto de vista mesmo a taxa sendo 8:1 (original para 1.8AP) não se deve usar gasolina pura sem algum anti-detonante (aditivo para aumentar a octanagem da gasolina). Nessa época a taxa era baixa porque a octanagem da gasolina brasileira era mais baixa que a atual.

Assim para se trabalhar com gasolina pura se tem que recalibrar o carburador e usar algum aditivo anti-detonante... Octane Booster da STP ou Max Power da Bardahl em frasco... Um ótimo anti-detonante é o álcool e é barato em relação a esses dois aditivos em frasco... então uma proporção de até 10% de álcool na gasolina é bem vinda.

Porém "em tese" esses aditivos em frasco descritos acima pelo fato de a taxa de compressão de um 1.8AP gasolina até o ano de 1994 ser de 8:1 (relativamente baixa), talvez usar apenas 1/2 frasco desses aditivos evite a batida de pino, então se teve ir dosando a quantidade de aditivo para o mesmo render mais.


Imagem
Imagem
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

linhares escreveu:é isso ae bleidao, nós compramos caro uma gasolina batizada com um nível de misura álcool elevadíssimo,(meu pai já teve que descartar 80% de alcool de 20% de gasoina), pode acreditar, contando ninguem acredita, e na realidade se vende gasolina sem alcool e bem mais barata pro Paraguai e pra Argentina (ja vi dizerem que menos da metade), é isso ae, vou tentar colocar aditivada daqui para frente, a diferença é tao pouca! valew caros amigos! saudações quadriláteras!!
Isso mesmo, mano... fico puto da vida e, quando vejo um posto que "batiza" a gasolina, me encarrego de denunciar.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

linhares escreveu:boa noite amigos, vim aqui para dizer que constatei algo que eu não contava de acontecer, li a respeito esses dias, o carro começou a bater pino, depois que tirei o alcool da gasolina , pelo visto ele ta acetado para esta mistureba de combustivel, agora so aditivada, valew galera, saudaçoes quadriláteras!
O ponto de ignição do motor está o que manda o manual? Se estiver ele não tem pq bater pino.

Mas deixa do jeito que está e continua usando aditivada mesmo. BR e SHELL são as melhores marcas.

Encontre um posto de confiança.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu: Li em uma revista da Quatro Rodas um teste de um Gol 85 1.6 MD com gasolina variando a proporção de pura até uns 40% de álcool. A conclusão foi que a calibragem original de fábrica do carro (calibragem para andar com gasolina com 20% de álcool) fizeram com que o melhor consumo de gasolina se desse nos 20% de álcool, pois era esse o teor permitido na época.

Segundo a reportagem "se não me engano" o golzinho batida de pino nas retomadas de velocidade com gasolina pura, mas no meu ponto de vista mesmo a taxa sendo 8:1 (original para 1.8AP) não se deve usar gasolina pura sem algum anti-detonante (aditivo para aumentar a octanagem da gasolina). Nessa época a taxa era baixa porque a octanagem da gasolina brasileira era mais baixa que a atual.

Assim para se trabalhar com gasolina pura se tem que recalibrar o carburador e usar algum aditivo anti-detonante... Octane Booster da STP ou Max Power da Bardahl em frasco... Um ótimo anti-detonante é o álcool e é barato em relação a esses dois aditivos em frasco... então uma proporção de até 10% de álcool na gasolina é bem vinda.

Porém "em tese" esses aditivos em frasco descritos acima pelo fato de a taxa de compressão de um 1.8AP gasolina até o ano de 1994 ser de 8:1 (relativamente baixa), talvez usar apenas 1/2 frasco desses aditivos evite a batida de pino, então se teve ir dosando a quantidade de aditivo para o mesmo render mais.


Imagem
Imagem
Ow Rodox... você trabalha pra Bardhal, mano? Eu realmente testei esses trecos aí e não vi resultado algum. Sério mesmo. Não é querendo me desfazer da Bardhal. Meu medo é resolver uma coisa prejudicando outras. Acho esses produtos agressivos demais. Usei um aditivo desse na Caravan e corroeu, isso mesmo, corroeu a bóia do carburador.

Sorte que não era original. Aí comprei logo uma original Weber e coloquei.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

A bóia ficou encharcada de combustível.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu: Li em uma revista da Quatro Rodas um teste de um Gol 85 1.6 MD com gasolina variando a proporção de pura até uns 40% de álcool. A conclusão foi que a calibragem original de fábrica do carro (calibragem para andar com gasolina com 20% de álcool) fizeram com que o melhor consumo de gasolina se desse nos 20% de álcool, pois era esse o teor permitido na época.

Segundo a reportagem "se não me engano" o golzinho batida de pino nas retomadas de velocidade com gasolina pura, mas no meu ponto de vista mesmo a taxa sendo 8:1 (original para 1.8AP) não se deve usar gasolina pura sem algum anti-detonante (aditivo para aumentar a octanagem da gasolina). Nessa época a taxa era baixa porque a octanagem da gasolina brasileira era mais baixa que a atual.

Assim para se trabalhar com gasolina pura se tem que recalibrar o carburador e usar algum aditivo anti-detonante... Octane Booster da STP ou Max Power da Bardahl em frasco... Um ótimo anti-detonante é o álcool e é barato em relação a esses dois aditivos em frasco... então uma proporção de até 10% de álcool na gasolina é bem vinda.

Porém "em tese" esses aditivos em frasco descritos acima pelo fato de a taxa de compressão de um 1.8AP gasolina até o ano de 1994 ser de 8:1 (relativamente baixa), talvez usar apenas 1/2 frasco desses aditivos evite a batida de pino, então se teve ir dosando a quantidade de aditivo para o mesmo render mais.
Por isso...
É por causa da Gasolina Pura, que os motores a Gasolina com taxa alta (para adequar melhor a Gasolina atual) acaba batendo pino.

A batida de pino com Gasolina pura, ocorre com motores que já passaram por algumas modificações, e está com taxa de compressão mais alta.

Mas, não curto o uso desses aditivos de combustíveis.
Respeito sua opinião sobre esses produtos da Bardahl.
Assim como o Bleidão falou, eles são muito agressivos.
Eu já prefiro usar Querosene, juntamente com o combustível, mas na proporção correta.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

Eu uso a proporção de aditivo indicada no rótulo do Clean Gás (um frasco para 60 litros de gasolina). Tem gente que usa uma proporção até 6 vezes a recomendada (um frasco para 10 litros de gasolina), então faz mal.

Querosene é um derivado de petróleo e o Clean Gás é composto pelo que?

Bóia paralela... Será que a culpa não foi da bóia paralela ao invés do Clean Gas? Você usou a proporção correta de Clean Gás?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

A proporção foi um frasco em um tanque de 80 litros, amigo. Foi abaixo justamente por eu ter medo dessas coisas. A boia era relativamente nova.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”