[DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

Fui em uma oficina especializada em carburadores e eles disseram que ao carburador não faz mal o uso de Clean Gas, desde que observada a proporção é o período de uso (5000 km), porém se usar direto ... tipo a cada tanque de gasolina aí sim pode estragar o carburador.

No entanto mesmo usando Clean Gas na proporção correta e somente a cada 5000 km, a longo prazo pode-se correr o risco de estragar os retentores de válvulas.

Então não vou usar mais Clean Gas, vou apenas usar gasolina aditiva da.
Editado pela última vez por Rodox em 24 Jul 2017, 16:07, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:Fui em uma oficina especializada em carburadores e eles disseram que ao carburador não faz mal o uso de Clean Gas, desde que observada a proporção é o período de uso (5000 km), porém se usar direto ... tipo a cada tanque de gasolina aí sim pode estragar o carburador.

No entanto mesmo usando Clean Gas na proporção correta e somente a cada 5000 km pode se correr o risco de estragar os retentores de válvulas.

Então não vou usar mais Clean Gas, vou apenas usar gasolina aditiva da.
Pra você ver, amigo... Eu não tiro informações do nada. Apenas compartilho minhas experiências.

Essa dos retentores é nova pra mim. Só sei que estragou a boia do carburador e também estragou o diafragma (tipo um couro que injeta no DFv 446).
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Fui em uma oficina especializada em carburadores e eles disseram que ao carburador não faz mal o uso de Clean Gas, desde que observada a proporção é o período de uso (5000 km), porém se usar direto ... tipo a cada tanque de gasolina aí sim pode estragar o carburador.

No entanto mesmo usando Clean Gas na proporção correta e somente a cada 5000 km, a longo prazo pode-se correr o risco de estragar os retentores de válvulas.

Então não vou usar mais Clean Gas, vou apenas usar gasolina aditiva da.
Eu, e Bleidão sempre dissemos isso pra você man... esses produtos não são legais assim, são muito agressivos á partes plásticas do carburador e também aos retentores.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

Joao,
Mas tenho também uma má notícia pra você. ... ele disse também que querosene também faz mal para os retentores das válvulas a longo prazo, portanto desencane disso.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Joao,
Mas tenho também uma má notícia pra você. ... ele disse também que querosene também faz mal para os retentores das válvulas a longo prazo, portanto desencane disso.
Sim... mas em pouca quantidade, não faz não, serve como um bom aditivo para os motores a Álcool.

Eu também trabalho em oficina, sou mecânico.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu: Sim... mas em pouca quantidade, não faz não, serve como um bom aditivo para os motores a Álcool.

Eu também trabalho em oficina, sou mecânico.
Quanto de querosene você coloca (proporção) e qual marca você indica?

Tem gente que usa querosene e diz que quando abre esses aditivos em frasco STP ou Bardahl o cheiro é de querosene.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

Coloca 1l em um tanque e não é sempre que pode usar. Justamente para não danificar.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Coloca 1l em um tanque e não é sempre que pode usar. Justamente para não danificar.
Prefiro não arriscar...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

Mas você arrisca usar os produtos da Bardhal, que são altamente prejudiciais.

Bom... sei que Diesel é prejudicial, mas querosene, em proporções não exageradas, é bom.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Mas você arrisca usar os produtos da Bardhal, que são altamente prejudiciais.

Bom... sei que Diesel é prejudicial, mas querosene, em proporções não exageradas, é bom.
Arriscava... hoje tenho pé atrás! "Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Raul Seixas
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Boa!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Quanto de querosene você coloca (proporção) e qual marca você indica?

Tem gente que usa querosene e diz que quando abre esses aditivos em frasco STP ou Bardahl o cheiro é de querosene.
250 ml de querosene para cada 10 litros de combustível, ou seja, é só para ajudar mesmo, coloco o mínimo necessário pra fazer "efeito".
Lá na oficina, é usado da marca DRAGÃO, mas a marca não influencia muito não, pode ser outro mesmo.

Ajuda e muito na primeira partida dos motores, principalmente na primeira partida dos motores que acabaram de ser montados.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Quanto de querosene você coloca (proporção) e qual marca você indica?

Tem gente que usa querosene e diz que quando abre esses aditivos em frasco STP ou Bardahl o cheiro é de querosene.
250 ml de querosene para cada 10 litros de combustível, ou seja, é só para ajudar mesmo, coloco o mínimo necessário pra fazer "efeito".
Lá na oficina, é usado da marca DRAGÃO, mas a marca não influencia muito não, pode ser outro mesmo.

Ajuda e muito na primeira partida dos motores, principalmente na primeira partida dos motores que acabaram de ser montados.
O aditivo em frasco que eu usava (Clean Gas) e não vou usar nunca mais era de 200 ml e era para usar com o tanque cheio e o meu tanque tem 47 litros, o que dá uma proporção de 235:1 (47.000 ml / 200 ml). A sua proporção de querosene é 40:1 (10.000 ml / 250 ml). Então a proporção do Clean Gas que eu usava era 6 vezes menor que a do seu querosene.

Um escritor do site Autoentusiastas disse que o cheiro desses aditivos em frasco para combustível é de querosene. Assim o que deve mudar na formula desses aditivos é que além do querosene como base deve vir com dispersante e detergente semelhantes aos da gasolina aditivada, porém com uma concentração muito maior.

Eu mesmo a partir de agora só vou usar gasolina aditivada e mais nada de aditivo em frasco ou querosene.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Viper90
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Ago 2017, 11:30
Carro: Gol CL 1.6 1992
Localização: Ijuí - RS

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Viper90 »

Buenas rapaziada! Eu tinha visto um vídeo no youtube de um cara usando gasolina pura numa moto (tinha feito aquele processo de colocar água e separar o álcool da gasolina). E pensei em fazer o mesmo, só pra experimentar, ver se melhora o desempenho. Será que é de boas, ou pode danificar o carro?
o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=q2XHQ9vq4jA
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por João Victor AP »

Pode fazer... não vai danificar o carro não !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

Viper90 escreveu:Buenas rapaziada! Eu tinha visto um vídeo no youtube de um cara usando gasolina pura numa moto (tinha feito aquele processo de colocar água e separar o álcool da gasolina). E pensei em fazer o mesmo, só pra experimentar, ver se melhora o desempenho. Será que é de boas, ou pode danificar o carro?
o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=q2XHQ9vq4jA
Buenas!

Na minha sincera opinião esse processo de tirar o álcool da gasolina para ela ficar pura é oneroso demais... pois o álcool que você joga fora na água também é dinheiro!

E ainda vamos supor que você comprou uma gasolina por R$ 4,00 o litro e ela vem com 50% de álcool, então esse processo de deixá-la pura vai sobrar apenas 500 ml para cada 1 litro gasolina comprada no posto de combustível, ou seja, o custo da gasolina dobrou de R$ 4,00 para R$ 8,00 o litro da gasolina pura.

Assim o mais barato e vantajoso seria você achar um posto em que a gasolina seja boa, ou seja, com pouco álcool. Isso não é difícil... pois gasolina ou álcool baratos é sinal de batismo na certa.

Eu abasteço no posto mais caro de uma cidade do interior Paulista... e eu mesmo medi o teor de álcool e deu apenas uns 15% de álcool (veja o vídeo abaixo). Então é como eu disse... desconfie de gasolina barata... porque na maioria das vezes ela vem com muito mais que 50% de álcool (sendo que o limite por lei é 27%). Veja também o outro vídeo abaixo sobre gasolina aditivada: como usar, benefícios e o perigo do batismo.

Por fim, se eu fosse você ao invés de produzir a gasolina pura fazia o teste em casa do teor de álcool na gasolina das gasolinas dos melhores postos da sua cidade ou bairro... e abasteceria na que tivesse o menor teor de álcool, pois isso eu garanto que vai ser mais vantajoso.

1. Teste "prático" de teor de álcool na gasolina com copo de medida

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=0aRRhE_AFyc&t=275s[/BBvideo]

2. Gasolina Aditivada: como usar, benefícios e o perigo do batismo (adulteração)

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=4nWHrkpxuaY&t=4s[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

.......
Editado pela última vez por Rodox em 01 Set 2017, 07:55, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Viper90
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Ago 2017, 11:30
Carro: Gol CL 1.6 1992
Localização: Ijuí - RS

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Viper90 »

Bom dia! Vou aproveitar o fds e fazer o teste da gasolina aqui dum posto Ipiranga perto do trabalho, onde sempre abasteço. Se tiver mais que os 27% vou mudar de posto.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por Rodox »

Viper90 escreveu:Bom dia! Vou aproveitar o fds e fazer o teste da gasolina aqui dum posto Ipiranga perto do trabalho, onde sempre abasteço. Se tiver mais que os 27% vou mudar de posto.
Bom dia, Viper!

E esqueci de dizer que se eu fosse você ao invés de produzir a gasolina pura fazia o teste em casa do teor de álcool na gasolina das gasolinas dos melhores postos da sua cidade ou bairro... e abasteceria na que tivesse o menor teor de álcool, pois isso eu garanto que vai ser mais vantajoso.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja como saber se gasolina está batizada

Mensagem por bleidao »

Viper90 escreveu:Buenas rapaziada! Eu tinha visto um vídeo no youtube de um cara usando gasolina pura numa moto (tinha feito aquele processo de colocar água e separar o álcool da gasolina). E pensei em fazer o mesmo, só pra experimentar, ver se melhora o desempenho. Será que é de boas, ou pode danificar o carro?
o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=q2XHQ9vq4jA
Amigo... pode deixar que não vai danificar o motor do seu carro. O projeto da década de 80 ainda era para gasolina pura.

Talvez seja necessário um ajuste na mistura quando colocar a gasolina pura.

Mas aí... tá rico, hein... estamos pagando R$4 no litro de álcool (vendido embutido na gasolina) para você misturar na água. kkkk
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”