Escort 86

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JCX
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Carro: Gol Ap 1.6 89
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Escort 86

Mensagem por JCX »

Salve galera, olha onde fui me meter...
Estou reformando um escort 86/87 álcool.
O carro tá um lixo, vou gastar muito pra deixar andável e confiável, mas é um projeto de apego sentimental da minha mulher (me fudi kkkkkkkkkk).
Quando chegou, saquei o carburador e mandei recondicionar, tavá péssimo.
Bura novo, instalei o reservatório de partida a frio e a ratoeira deu sinal de vida.
Carro não tinha água no reservatório, estranhei, mas tudo bem... completei, liguei de novo, esperei a ventoinha disparar por 3 vezes e tudo funcionou como um relojinho.
Uma vez por semana eu ligava ele, até que um dia a partida ficou pesada e travou. Coloquei a bateria de um outro carro que tenho e nada.
Abri o capô e kd a água???? Tudo no carter.
Puxei a vareta e abri a tampa e já sabem né...
Saquei o cabeçote e a junta estava novinha, o cabeçote perfeito, sem marcas de corrosão.
Como ainda sou cabaço no CHT, levei o cabeçote na retífica pra análise.
O profissional me disse que não era o cabeçote, visto que estava limpo, perfeito. Me disse que poderia ser o anel das camisas.
Fiquei com a pulga atrás da orelha e fiz o que todo mundo faz hoje em dia, fui para o Youtube.
Depois de ficar expert no CHT resolvi desmontar o motor e levar tudo para a retífica e fazer por completo.
Como o carro estava uma carniça, ao começar a desmontagem os coxins não aguentaram (tudo zuado) foi motor e cambio pro chão, tiver que tirar por baixo mesmo. A ideia era sacar só o motor, mas tudo bem, pelo menos vi que a embreagem era nova.
Na retífica foi constatado que o cabeçote estava a baixo da medida e que o motor já havia sido retificado 1x, comando, vira e camisas marcadas pelo tempo, pistões com marcações de batida de válvulas... enfim, cenário de retífica completa.
Me cobraram 6k pra fazer tudo, chorei um pouco e me cobraram R$ 5.400,00.
Procurando motores CHT na internet, encontrei um escort 91 agasilona por R$ 1.500,00, fui ver no num sábado e no domingo trouxe pra casa, pense numa aventura...
Carro parado desde 2020, coloquei gasolina e bateria e o bichão pegou de primeira.
Nos primeiros 10 minutos só alegria, depois disso os freios travaram e foi fo@#$% levar pra casa kkkkkkkkkkkk
Depois de gastar pastilhas, lonas e disco consegui chegar em casa 46 km de distância e quase 2 horas de São Bernado do Campo a Osasco, quem é de São Paulo sabe como é pesado o trânsito.
Hoje a mecanica do 91 está na girafa pra ser colocada no 86.
Vou precisar buscar o motor do 86 na retífica pois vou usar algumas peças por conta do chicote elétrico e algumas mudanças entre os modelos. (Posição do cebolão por exemplo, que no 86 é no cabeçote e no 91 é no radiador).
Enfim... o cicatriz 86 vai voltar a vida essa semana e terei um 91 como doador de peças.
Vou precisar de muita ajuda pois como disse, sou cabaço nos ford.
Abaixo algumas fotos.


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Motor montado no lugar e já deu pra dar umas voltinhas ontem a noite.
O porcânico pediu pra trocar o trambulador, pois o que estava no carro estava todo zuado.
Comprei um novo completinho só pra montar no lugar e regular.
E quem disse que o lixo conseguiu regular. Me cobrou 300 conto só pra trocar o trambulador.
O Zé ruela tbm não conectou o cabo do afogador, não revisou as mangueiras de água e nem colocou o protetor de carter.
Aí já sebe né... água vazando, dificuldade na 1ª partida e parte de baixo do motor exposto.
Lá vai eu no FDS mexer nisso mesmo tendo pago pra fazer o trampo.
FDS é dia de mexer na suspensão tbm, tirar amortecedores e molas do doador 92 e passar pro cicatriz 86.
É torcer pra não chover.

Doador 92
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Recebedor 86
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As 3 ratoeiras
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Vc tbm sofrem com profissional porco???

Mandei instalar o motor numa oficina mecânica/elétrica, por lá se faz os dois serviços.
O combinado foi fazer a instalação do motor e a parte elétrica dos polos de bateria e ligação do motor de arranque que foi furtado.
Acontece que na elétrica o cara disse que tinha coisa errada na caixa de fusível e por isso teve que fazer alguns chicotes (meteu o loko).
Na parte mecânica tá a cereja do bolo:

Desborbulhador isolado

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Carburador sem prisioneiros e com parafusos e porcas tudo errado

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Respiro da tampa de válvulas desconectado gerando entrada de ar


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Mais entrada de ar

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Afogador desconectado

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Parafuso largado nos coletores

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Mais entrada de ar

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Como tenho carro velho a muito tempo, já tô ligado como essa raça trabalha, então nunca pago o valor total na retirada do carro. Sempre fica uma merreca pra depois.
Daqui uns dias volto lá pra pagar e reclamar dos serviços prestados.
Tinha orçado pra fazer troca de rolamentos e buchas da barra estabilizadora do focus que tenho, mas já não faço mais com eles.

Ok, o trato era só fazer a montagem e sei que o combinado não sai caro, mas montar de qualquer jeito e nem sequer dar um toque no cliente eu acho muita filhadaputagem.

Por falta de coragem e uma ressaca desgraçada, não consegui fazer muita coisa no cicatriz, só mexi no domingo.

1 - Fiz só a parte elétrica nas lanternas traseiras - tava uma zona.
Usei o chicote do 91 pois ainda mantinha os conectores originais. Mas como os circuitos do 91 estavam todos zuados, tive que usar margaridas (soquete universal) pra fazer a ligação das lâmpadas.
Agora já posso andar a noite.

2 - Troquei a fechadura e maçaneta do porta malas também, no 86 não tinha maçaneta externa, tava só um buraco.

3 - Troque a maçaneta externa do carona, pois numa das tentativas de furto, algum nóia fdp quebrou.

4 - Limpeza superficial no carburador com car 80 (deu uma melhorada, pois agora não falha mais).


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Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
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