Como identificar um motor AP 1.6 e 1.8
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- Felipe Voya
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Como identificar um motor AP 1.6 e 1.8
Bom galera este foi durante muito tempo o meu dilema... Até na hora de comprar o meu querido Voya.
Na época eu tava querendo um Voyage motor AP 1.8 álcool. O antigo dono me disse que era 1.8. Mas depois de um tempo fui descobrindo que era 1.6 mas fazer o que...
Formas de diferenciar 1.6 de 1.8:
Pelas pinças de freio do carro.
No 1.6 as pinças usadas são aquelas das pastilhas de freio quadradinhas. (Que são as minhas e eu acho uma M****)
No 1.8 as pinças usadas são as chamadas "Rabo de Peixe" devido ao desenho nas extremidades das patilhas usadas que são bem maiores que as do 1.6
Ambas com discos sólidos!
Esse eu acho o método mais eficaz de de ver a diferença de motores.
Outro método muito bom, foi o que o Weber citou sobre as siglas que tem nos blocos que identificam tanto a cilindrada quanto o combustivel usando no motor.
****Tabela citada pelo Weber
UD - 1.8 a gasolina
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool
Outro método é pelo carburador (Menos eficaz, pq é mais facil o cara trocar o modelo de carburador que as pinças de freio):
No 1.6 temos principalmente o Weber Mini-Progressivo (mas já vi em um 1.8 CL 88 alcool usando ele, mas tinha as pinças Rabo de Peixe do 1.8...)
E também no 1.6 usava o Weber TLDZ como carbura...
Já no 1.8 o normal é Weber TLDZ ou TLDE, ou Brosol 2E
Outra coisa também que ajuda a identificar, são os escapamentos originais...
O do 1.8 tem o diâmetro da tubulação maior que o do 1.6 (que é o mesmo tb do 1.0 CHT)
Outro método é ver na lateral do bloco do motor a cilindrada dele, que fica do lado em que fica o carbura, la embaixo na parede do bloco e o motor de arranque que fica por cima dificultando a visualização.
Uma foto diz mais que mil palavras...
Outro método é quando se tira o cárter para limpeza ou troca de bomba de óleo, pode ver a diferença entre os virabrequims.
No virabrequim do 1.6 só possui 4 contra-pesos como o modelo abaixo e curso menor.
Foto do vira do AP 1.6
Já no virabrequim do 1.8 possui 8 contra-pesos como o modelo abaixo e curso um pouco maior.
Foto do vira do AP 1.8
Motor MD-270 (bielinha - 136mm) Repare que o cabeçote dele é difente do AP só ver pela mangueira de entrada de água que fica mais a frente do bloco que nos AP's.
http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_md.htm
Motor AP ou EA-827 (biela longa - 144mm 1.6, 1.8, 2.0; e 159mm nos 2.0i 16V)
http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_ap.htm (já mostrado no início do tópico)
http://turbobr.pbwiki.com/Motor+AP
***Fontes: Motores HP e Turbobr wiki / Motor AP
Espero ter ajudado...
Quem sober de mais alguma coisa a acrescentar para identificar se o AP é 1.6 ou 1.8 é bem vinda... Até eu estou querendo saber mais... HEHEHE
Abraços a todos!
Na época eu tava querendo um Voyage motor AP 1.8 álcool. O antigo dono me disse que era 1.8. Mas depois de um tempo fui descobrindo que era 1.6 mas fazer o que...
Formas de diferenciar 1.6 de 1.8:
Pelas pinças de freio do carro.
No 1.6 as pinças usadas são aquelas das pastilhas de freio quadradinhas. (Que são as minhas e eu acho uma M****)
No 1.8 as pinças usadas são as chamadas "Rabo de Peixe" devido ao desenho nas extremidades das patilhas usadas que são bem maiores que as do 1.6
Ambas com discos sólidos!
Esse eu acho o método mais eficaz de de ver a diferença de motores.
Outro método muito bom, foi o que o Weber citou sobre as siglas que tem nos blocos que identificam tanto a cilindrada quanto o combustivel usando no motor.
****Tabela citada pelo Weber
UD - 1.8 a gasolina
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool
Outro método é pelo carburador (Menos eficaz, pq é mais facil o cara trocar o modelo de carburador que as pinças de freio):
No 1.6 temos principalmente o Weber Mini-Progressivo (mas já vi em um 1.8 CL 88 alcool usando ele, mas tinha as pinças Rabo de Peixe do 1.8...)
E também no 1.6 usava o Weber TLDZ como carbura...
Já no 1.8 o normal é Weber TLDZ ou TLDE, ou Brosol 2E
Outra coisa também que ajuda a identificar, são os escapamentos originais...
O do 1.8 tem o diâmetro da tubulação maior que o do 1.6 (que é o mesmo tb do 1.0 CHT)
Outro método é ver na lateral do bloco do motor a cilindrada dele, que fica do lado em que fica o carbura, la embaixo na parede do bloco e o motor de arranque que fica por cima dificultando a visualização.
Uma foto diz mais que mil palavras...
Outro método é quando se tira o cárter para limpeza ou troca de bomba de óleo, pode ver a diferença entre os virabrequims.
No virabrequim do 1.6 só possui 4 contra-pesos como o modelo abaixo e curso menor.
Foto do vira do AP 1.6
Já no virabrequim do 1.8 possui 8 contra-pesos como o modelo abaixo e curso um pouco maior.
Foto do vira do AP 1.8
Motor MD-270 (bielinha - 136mm) Repare que o cabeçote dele é difente do AP só ver pela mangueira de entrada de água que fica mais a frente do bloco que nos AP's.
http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_md.htm
Motor AP ou EA-827 (biela longa - 144mm 1.6, 1.8, 2.0; e 159mm nos 2.0i 16V)
http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_ap.htm (já mostrado no início do tópico)
http://turbobr.pbwiki.com/Motor+AP
***Fontes: Motores HP e Turbobr wiki / Motor AP
Espero ter ajudado...
Quem sober de mais alguma coisa a acrescentar para identificar se o AP é 1.6 ou 1.8 é bem vinda... Até eu estou querendo saber mais... HEHEHE
Abraços a todos!
Editado pela última vez por Felipe Voya em 01 Dez 2008, 12:19, em um total de 7 vezes.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
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Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
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Alternador 90A
Outra coisa que pode diferenciar eh as letras no bloco do motor do lado contrario do carburador...
se eu me lembro bem eh:
UD - 1.8 a gasolina - Que é do meu carro (que é passado)
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool
se eu tiver errado alguem corrige ai :y:
se eu me lembro bem eh:
UD - 1.8 a gasolina - Que é do meu carro (que é passado)
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool
se eu tiver errado alguem corrige ai :y:
Wbr.
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
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bom topico...
poxxa
eu particularmente naum sei ao certo o motor do meu carro...
o cara q me vendeu falou q eh o 1.6 bielao..
o mecanico falou q ta com cara d 1.8.. ele tinha q dar uma "averiguada" + ia me cobra pra isso
prefiro deixar assim...
e ato a pisada e ao consumo, o q posso dizer q meu carro anda bm pakas...
nunk puxei com ap carburado 1.8, + com uma paratizinha injetada nau mdeu pra ela naum...
agora vai saber...
sahuisahisa
abraços rapaziada..
vou procura ver no bloco ainda hj
eu particularmente naum sei ao certo o motor do meu carro...
o cara q me vendeu falou q eh o 1.6 bielao..
o mecanico falou q ta com cara d 1.8.. ele tinha q dar uma "averiguada" + ia me cobra pra isso
prefiro deixar assim...
e ato a pisada e ao consumo, o q posso dizer q meu carro anda bm pakas...
nunk puxei com ap carburado 1.8, + com uma paratizinha injetada nau mdeu pra ela naum...
agora vai saber...
sahuisahisa
abraços rapaziada..
vou procura ver no bloco ainda hj
Rafael_SC escreveu:Não é? Então anda com um carro mil e pega um ap 1.8 pra você ver a diferença da puxada e do ronco!Fujiwara escreveu:Rafael_SC escreveu:Pela puxada dele, pelo ronco, e pelo consumo de combustível!
pra quem não conhece o carro isso não ajuda muito...
entre o 1.0 e o 1.8 pode até ser, mas os motores em questão são 1.6 e 1.8
- Felipe Voya
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Entre 1.0 e 1.6 ou entre 1.0 e 1.8 é muito fácil ver a diferença... Ainda mais que não existe 1.0 AP... Só CHT ou no bolinha em diante o 1.0 AT. Já entre 1.6 e 1.8 que é a questão, já fica mais complicado pq a diferença ta em mais ou menos 6cv, e o motor é o mesmo bloco AP. Ai fica dificil de saber se vc não tem outros parâmetros para comparar...Rafael_SC escreveu:Pela puxada dele, pelo ronco, e pelo consumo de combustível!
Vc pode pegar um 1.6 com o motor muito bom e reguladinho e achar que é 1.8, ou pegar um 1.8 todo desregulado e achar que é 1.6...
Por isso que tem que ter outros parâmetros para fazer melhor a identificação do motor AP do carro.
Vlw abraços
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- Felipe Voya
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Show de bola hein Weber.... Eu já tinha ouvido falar desta tabelinha dos prefixos do bloco mas nunca tive ela em mãos...Weber escreveu:Outra coisa que pode diferenciar eh as letras no bloco do motor do lado contrario do carburador...
se eu me lembro bem eh:
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se eu tiver errado alguem corrige ai :y:
Isso ai só acrescentando informações ao tópico. Quanto mais melhor!
Vlw abraços
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olha meu brother confesso a vc que ja vi varios gol gl 1.6 mas eles nao tem o painel satellite.. acho q pra baixo do ano 93gmarchezetti escreveu:uma duvida, gol gl soh existe 1.8?
e ja vi tbm gl 1.8 sem painel satelite tbm abaixo de 93...
"acho eu" q todo gl 1.8 pra cima de 93 ou 92 ja tem o painel satelite e os que forem pra baixa 1.6 ou 1.8 n tem
mas que existe gl 1.6 existe..
quaçquer coisa corrigam se eu tiver errado :bailajesus:
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Paizão - Golzinho 1.0 16v
Irmão mais velho - GTS 89 Branco
Eu - GTS 92 Cinza
Mãe - Gol G5 2010
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Existe Gol GL 1.6 quanto o Voyage GL 1.6 que foi o meu caso... Comprei gato por lebre.... hehehehe
Crente que estava levando pra casa um AP 1.8 alcool e acabei levando o 1.6... Mas já fiz alguns ajustes no meu que deixou o bichinho mais nervoso... hehehehe
Já consegui cravar no meu 165km/h de máxima no meu na estrada com o giro em mais ou menos 4200rpm.
Pra um carro que tem 20 anos e o motor 1.6 lacrado ainda, só AP mesmo...:mestre:
Adoro este motor... :love:
Crente que estava levando pra casa um AP 1.8 alcool e acabei levando o 1.6... Mas já fiz alguns ajustes no meu que deixou o bichinho mais nervoso... hehehehe
Já consegui cravar no meu 165km/h de máxima no meu na estrada com o giro em mais ou menos 4200rpm.
Pra um carro que tem 20 anos e o motor 1.6 lacrado ainda, só AP mesmo...:mestre:
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Editado pela última vez por Felipe Voya em 10 Jul 2008, 12:22, em um total de 1 vez.
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O meu é GL 1.8 91 e já tinha painel satélitecesarrega escreveu:olha meu brother confesso a vc que ja vi varios gol gl 1.6 mas eles nao tem o painel satellite.. acho q pra baixo do ano 93gmarchezetti escreveu:uma duvida, gol gl soh existe 1.8?
e ja vi tbm gl 1.8 sem painel satelite tbm abaixo de 93...
"acho eu" q todo gl 1.8 pra cima de 93 ou 92 ja tem o painel satelite e os que forem pra baixa 1.6 ou 1.8 n tem
mas que existe gl 1.6 existe..
quaçquer coisa corrigam se eu tiver errado :bailajesus:
mas eu já ouvi falar que os gols GL's antes de 91 eram quase a mesma coisa dos CL's...
tanto que eles nem tinham painel satélite né...
(se tiver um que tem não é original... he he)
mais eu num tenho certeza
Felipe Voya
isso nem é mérito meu pq eu vi isso em otro lugar
que eu nem lembro tbem... he he
...ahh
e complementando os prefixos dos blocos:
US - AP 1.8 a gasolina (Ford)
USA - AP 1.8S a gasolina (Ford)
UT - AP 1.8 a álcool (Ford)
UTA - AP 1.8S a álcool (Ford)
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Golzinho zicado...
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Existe diferença sim... A diferença é que o 1.8 usa o comando de válvulas ZBA de 255° ou 256° (se não me falhe a memória) e o 1.8 S usa o comando de válvulas 049G de 264°carbonar escreveu:Alguem sabe qual a diferença de AP 1.8 pra AP 1.8 S? Existe diferença?
E existem a diferença também que a caixa de marchas do 1.8 S é um pouco mais curta que do 1.8, pra deixar o carro mais esportivo em arrancadas...
Vlw
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É foi como eu falei... Depende do estado do motor... heheheranjas escreveu:concordo com o fujiwara e com o felipe entre 1.6 e 1.8 fioca foda diferenciar mesmo.....meu 1.8 tava andando igual 1.6 se for pela puxada ja vi mto 1.6 melhor q ele
Por isso a dificuldade na hora de diferenciar um do outro.
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Os AP's bielinha (136mm) foram fabricados até 86. De 87 em diante são os biela longa (144mm) e os AP's 2.0 injetados bielão de (159mm)
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