Injeção eletronica Caseira

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
abctuneer
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Jul 2007, 22:54
Carro:
Localização: Santo André/ SP
Contato:

Mensagem por abctuneer »

fzanoto escreveu:Caramba!
Quanta coisa!
Quando vi meu motor funcionando aki na garagem eu achava que tinha feito mais que 90% da injeção e faltaria alguns detalhes...
O problema maior estaria no consumo elevado ??
Pra vc conseguir fazer um carro rodar liso, vai precisar de tudo isso, e muito mais!! Os maiores problemas é o de zuar o seu motor, ou por calço hidráulico, ou por falta de combustível!! E ainda rodar pior do q quando com carburador, pois pra vc ter um carro liso, rodando zerado em todas as faixas de vácuo, e RPM, vc vai precisar de um firmware, e hardware, muito bem elaborados!!

Marcha lenta é fácil de fazer o carro ficar liso, é só deixar ligeiramente gordo, e já era, pode contaminar o óleo, mais o carro estabiliza a lenta!!

E outra, vc já está pecando na injeção, e ainda quer montar em cima do carburador, usar ele seco, só o bico em cima, na boa, nem a megasquirt fica zerado fazer isso, muitos já tentaram fazer, sem bons resultados!!

Minha opinião, se vc não tem conhecimento em tudo isso q falei, eu usaria como base, ou a parte de hardware da megasquirt, ou a parte de firmware!! Pois pra vc começar do zero, vc terá q ter um bom conhecimento em todas essas áreas, se não, acho muito difícil de vc conseguir fazer seu projeto ir pra frente!!

Abraço!!
fzanoto
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Jun 2009, 23:18
Carro:
Localização: Ribeirao PReto

Mensagem por fzanoto »

Marcha lenta é fácil de fazer o carro ficar liso, é só deixar ligeiramente gordo, e já era, pode contaminar o óleo, mais o carro estabiliza a lenta!!
Ou eu dei sorte de primeira, pois eu funcionei aki na garagem na lenta e na máxima normalmente, tive resposta rápida e aparentemente ficou jóia....(acredito que ela deve ter ficado gastona)
Irei comprar uma sonda lambda e verificar os valores para confirmar o consumo e desempenho, mas não acredito que seja tudo isso uma injeção não...
Apesar do meu programa estar muito enxuto, acionar um bico-injetor dentro dos parãmetros, mínimos e máximos , por mais errado que a minha injeção possa estar não ficará muito fora do que tem por aí...
É lógico que se pensar em todos os detalhes, configurações para qualquer tipo de carro, motor e etc, dae sim ficaria super-complicado de fazer...
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

sai rodando com o carro assim e pronto, apenas monitorando pela sonda, e leva o carburador com você!

se isso tudo pipocar vc ranca e põe o carburador..

a propósito como vc ligou a alimentação do bico? ligou da bomba direto nele?
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
fzanoto
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Jun 2009, 23:18
Carro:
Localização: Ribeirao PReto

Mensagem por fzanoto »

liguei a bomba no bico e o retorno coloquei um pequeno estrangulador e mandei de volta para o tanque...
Não deixei muito tempo ligado, pois a bomba mecanica ficou rodando o tempo todo no seco...
Avatar do usuário
dansluz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Jun 2009, 01:04
Carro:
Localização: Viamão RS
Contato:

Cara tu é foda meu!!!

Mensagem por dansluz »

Isso é muito complexo cara, parabéns pela bela idéia e trabalho...
Quando tiver pronto posta as fotos pra galera ai!!!
Daniel Luz
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

acompanhando o topico.... :zoiu: :zoiu: :zoiu: :zoiu:
Imagem
Joao.Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 22 Fev 2009, 20:40
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Joao.Paulo »

Meu vc ta de parabens!!!! e como o nosso amigo disse: a graça e que o cara projetou sozinho o eskema da injeção.....o mundo precisa de pessoas desse tipo que consegue criar desenvolver e passar pros demais a sua descoberta e nao pegar tudo mastigado novinho td reguladinho como mtos fazem....O legal e se matar e ver que todo trabalho deu certo ou pelo menos esta no caminho certo.....

Cara mais uma vez parabens!!!! e queria saber tb como faço para postar um tutorial aki.....pode ser que interesse pra vcs que e colocar radiador de oleo nos motores ap / cht pra quem usa turbo e uma boa pedida!!!!

Valeu!!!
Santana quadrado 1.9

(X) Alarme
(X) Trava Elétrica
(X) Painel Parati GIII Fundo Branco
(X) Maçaneta sem miolo
(X) Rodas Orbital aro 15
(X) Grade lisaaaa!!! (by eu mesmo)
( ) Console Santana 2000
( ) Vidros Elétricos
( ) Bancos novos
( ) Pintura
Avatar do usuário
tsg3366
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 18 Jan 2009, 23:37
Carro:
Localização: cravinhos/Sp

Mensagem por tsg3366 »

Joao.Paulo escreveu:Meu vc ta de parabens!!!! e como o nosso amigo disse: a graça e que o cara projetou sozinho o eskema da injeção.....o mundo precisa de pessoas desse tipo que consegue criar desenvolver e passar pros demais a sua descoberta e nao pegar tudo mastigado novinho td reguladinho como mtos fazem....O legal e se matar e ver que todo trabalho deu certo ou pelo menos esta no caminho certo.....

Cara mais uma vez parabens!!!! e queria saber tb como faço para postar um tutorial aki.....pode ser que interesse pra vcs que e colocar radiador de oleo nos motores ap / cht pra quem usa turbo e uma boa pedida!!!!

Valeu!!!
é só fazer um novo topico eheh
Joao.Paulo
Membro
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 22 Fev 2009, 20:40
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Joao.Paulo »

Ah sim valeu tsg3366 to fazendo um topico fresquinho agora em relação ao que eu disse na msg do radiador de oleo!!!

espero estar colaborando para o melhor resfriamento dos nossos quadrados!!!!!!

Valeu!!!
Santana quadrado 1.9

(X) Alarme
(X) Trava Elétrica
(X) Painel Parati GIII Fundo Branco
(X) Maçaneta sem miolo
(X) Rodas Orbital aro 15
(X) Grade lisaaaa!!! (by eu mesmo)
( ) Console Santana 2000
( ) Vidros Elétricos
( ) Bancos novos
( ) Pintura
fzanoto
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Jun 2009, 23:18
Carro:
Localização: Ribeirao PReto

Mensagem por fzanoto »

Essa parte do resfriamento é meio complicado, pois eu achava que o quanto mais frio, melhor, mas li que tem uma valvula termostática que ajuda a esquentar o motor para ele trabalhar numa temperatura ideal, intaum não adianta tentar fazer ele esfriar muito..

Quanto a injeção, estou fazendo mais alguns ajustes, colocando no circuito uma sonda lambda, e assim que estiver tudo pronto, eu posto aki os resultados..
Avatar do usuário
tsg3366
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 18 Jan 2009, 23:37
Carro:
Localização: cravinhos/Sp

Mensagem por tsg3366 »

fzanoto escreveu:Essa parte do resfriamento é meio complicado, pois eu achava que o quanto mais frio, melhor, mas li que tem uma valvula termostática que ajuda a esquentar o motor para ele trabalhar numa temperatura ideal, intaum não adianta tentar fazer ele esfriar muito..

Quanto a injeção, estou fazendo mais alguns ajustes, colocando no circuito uma sonda lambda, e assim que estiver tudo pronto, eu posto aki os resultados..
fico no aguardo parabens

quanto a megasquirt essa semana chaga meu kit parcial da mini ...
Avatar do usuário
abctuneer
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Jul 2007, 22:54
Carro:
Localização: Santo André/ SP
Contato:

Mensagem por abctuneer »

tsg3366 escreveu:
fzanoto escreveu:Essa parte do resfriamento é meio complicado, pois eu achava que o quanto mais frio, melhor, mas li que tem uma valvula termostática que ajuda a esquentar o motor para ele trabalhar numa temperatura ideal, intaum não adianta tentar fazer ele esfriar muito..

Quanto a injeção, estou fazendo mais alguns ajustes, colocando no circuito uma sonda lambda, e assim que estiver tudo pronto, eu posto aki os resultados..
fico no aguardo parabens

quanto a megasquirt essa semana chaga meu kit parcial da mini ...
Beleza, boa sorte na procura pelos componentes q faltam e na montagem dela!! Vc tá pegando com quem o kit?? Abraço!!
Avatar do usuário
abctuneer
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Jul 2007, 22:54
Carro:
Localização: Santo André/ SP
Contato:

Mensagem por abctuneer »

fzanoto escreveu:Essa parte do resfriamento é meio complicado, pois eu achava que o quanto mais frio, melhor, mas li que tem uma valvula termostática que ajuda a esquentar o motor para ele trabalhar numa temperatura ideal, intaum não adianta tentar fazer ele esfriar muito..

Quanto a injeção, estou fazendo mais alguns ajustes, colocando no circuito uma sonda lambda, e assim que estiver tudo pronto, eu posto aki os resultados..
Ai q vc se engana, o resfriamento é de suma importância em um carro preparado, o sistema original não dá conta de resfriar corretamente o motor!! (Sei q seu carro é original)
A válvula termostática serve para recirculação da água no motor, ela faz a troca da água resfriada do radiador, pela água quente q estava circulando dentro motor!! Sem a válvula o carro vai trabalhar em uma temperatura mais fria, pois a água vai circular direto!!
Quanto mais frio melhor sim, desde q trabalhe dentro do mínimo tolerável!!
Em um carro á álcool, o ideal é q o combustível entre quente, ou morno, e o ar entre frio!! Por isso temos uma deficiência nos carburados, e injeções monoponto, pois no coletor tem uma tomada de circulação de água, na qual aquece o coletor de admissão, para a melhor queima do combustível, para q ele em contato com o coletor quente evapore, ou seja com o combustível no formato gasoso, a queima se dá melhor e mais regular, e por causa desse aquecimento no coletor o ar acaba se aquecendo mais do q deveria, até chegar á câmara de combustão!!
Já nos carros injetados multi-ponto, onde os bicos ficam apontados para a válvula de admissão, e pulverizam o combustível em partículas muito pequenas e em forma de spray, assim contribuindo para a melhor queima!! Nesse caso não se faz uso do coletor com aquecimento, assim contribuindo também para a entrada de ar mais frio para o motor, pois o coletor não vai estar tão quente, quanto no carburado, ou monoponto!!
Avatar do usuário
tsg3366
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 18 Jan 2009, 23:37
Carro:
Localização: cravinhos/Sp

Mensagem por tsg3366 »

abctuneer escreveu:
tsg3366 escreveu:
fzanoto escreveu:Essa parte do resfriamento é meio complicado, pois eu achava que o quanto mais frio, melhor, mas li que tem uma valvula termostática que ajuda a esquentar o motor para ele trabalhar numa temperatura ideal, intaum não adianta tentar fazer ele esfriar muito..

Quanto a injeção, estou fazendo mais alguns ajustes, colocando no circuito uma sonda lambda, e assim que estiver tudo pronto, eu posto aki os resultados..
fico no aguardo parabens

quanto a megasquirt essa semana chaga meu kit parcial da mini ...
Beleza, boa sorte na procura pelos componentes q faltam e na montagem dela!! Vc tá pegando com quem o kit?? Abraço!!
peguei com o dinho amanhã chega kit parcial da mini-ms
Avatar do usuário
tsg3366
Membro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 18 Jan 2009, 23:37
Carro:
Localização: cravinhos/Sp

Mensagem por tsg3366 »

Avatar do usuário
Theófilo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 07 Mai 2009, 07:49
Carro: Gol CL 1000 95/96
Localização: Belo horizonte, MG

puuuuuutz parabens cara

Mensagem por Theófilo »

Cara mtu bacana seu projeto...
eu vou começa a estudar os cicrocontroladores em breve na facul(eng de computação) mas vc teve uma otima ideia e aplicação...

doido msm.

n sei se vc ja finalizou ou se poz em pratica mas espero que dê tudo certo aê...

mais uma vez parabens...
flw
TheoRD
Gol cht 1000 95/96 normal, sem demais melhorias :)
Avatar do usuário
Mr.
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 30 Mai 2008, 10:03
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Mr. »

Sinceramente não achei tão primitivo assim.......

Vi muita gente comentando e tal, tudo bem, nem discuto qto a isso, mas se formos analisar bem, o carburador sim é extremamente primitivo!!! O Carbura é tão burro, mas tão burro q tanto faz tu estar acelerando ou não e o corno tá la injetando gasolina ou alcool pra dentro, enchendo a cuba e as vezes até afogando o carro!

se o cara descobrir uma maneira de dosasr isso com um "modulo" simples de injeção ele vai conseguir fazer o mesmo funcionar MELHOR do q o carburador primitivo dele!

De repente adaptar um segundo bico como "suplementar" em caso de uma aceleração mais forte pode ser a solução, ja q o mesmo colocou o kit do 1.6 e agora sim não pode dar falta senão.... "plec" e tudo vai pro espaço rsss

Os civics LSi são "Bi-point" 2 bicos e funcionam super bem!! O q pode ajudar ai no caso do amigo é: Bomba elétrica pra aumentar a pressão e evitar a temida "falta", um modulo de controle pra posição da borboleta, a sonda lambda eu não sei como ele montaria isso, mas enfim, cabe ao nosso "professor pardal" ai descobrir, mas no geralzão, gostei do projeto dele! parabens!!
"Mundo "redondo", cerveja "redonda", GOL "QUADRADO"
fzanoto
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Jun 2009, 23:18
Carro:
Localização: Ribeirao PReto

Mensagem por fzanoto »

De repente adaptar um segundo bico como "suplementar" em caso de uma aceleração mais forte pode ser a solução, ja q o mesmo colocou o kit do 1.6 e agora sim não pode dar falta senão.... "plec" e tudo vai pro espaço rsss
Pq precisaria de um segundo bico ?? Eu comprei um bico monoponto de 1.6, já não basta ??

O q pode ajudar ai no caso do amigo é: Bomba elétrica pra aumentar a pressão
No teste foi colocado a bomba elétrica sim, só não coloquei ela no tanque, coloquei ela na frente do carro mesmo..
um modulo de controle pra posição da borboleta, a sonda lambda
coloquei um potenciometro no mesmo eixo da borboleta, fazendo assim o meu "sensor" da borboleta.
Já estou implementando a sonda lambda no circuito e postarei aki os novos testes e resultados..
Obrigado pela ajuda de todos...
Avatar do usuário
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 449
Registrado em: 06 Jul 2009, 12:27
Carro:
Localização: Brasil

Mensagem por lukinhas.killer »

tava vendo isso outro dia ..se te ajudar em algo..

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... &pag=1&v=1

[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
Avatar do usuário
Dinho 77
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 08 Jul 2009, 20:06
Carro:
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Dinho 77 »

Sensacional iniciativa... Literalmente "faça você mesmo".

Parabéns!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”