Paguei R$ 112,00 nas duas.


Essas são as duas marcas de maçanetas, a Universal, é paralela e de péssima qualidade, costuma quebrar com facilidade, evitem compra-la, a peça que adquirí é sem o miolo da chave, pro lado do passageiro.
Forin eh original, só não vem na caixa da VW, só encontrei esta peça, filha única. A peça que adquirí, é com chave, pra ser usado do lado esquerdo, ideal pra quem não tem alarme ou trava elétrica instalados.

Nesta imagem vc vê, a maçaneta sem chave, paralela, comparada com a original, com chave.
Note que existe diferênça no tipo de material, da carcaça de metal, e na espessura do gatilho, por isso quebram a toa.

Veja que fácil, no caso das maçanetas com chave, que são da porta dianteira do Santana originalmente, não é necessário a substituição da lingueta, pois já estão na posição correta; tornando essa etapa mais fácil.
citando novamente, que será necessário apenas, pegar uma lima chata, e desbastar 1 mm. em baixo e em cima, a cavidade onde ela se encaixa na porta do carro.

Nese caso retirei a lingueta que aciona a abertura da porta, tirei tbm a carcaça de metal do acabamento soltando um pequeno parafuso que fica no meio da peça ,e tive que limar (lima chata) o suporte onde ela estava presa, a outra lingueta é mais estreita, 1mm, e não entrava no suporte.
Depois de limar foi possivel a instalação.

Prendí a nova lingueta com um parafuso soberbo (abre rosca) da mesma espessura do furo, tomando a precaução de não deixar ele passando da peça (serrei o ecesso) usando arco de serra comum.
Depois disso montei tudo novamente, e comecei preparar as maçanetas pra pintar na cor do carro.

Essa etapa só compença ser feita, por pessoas com profundo conhecimento de pintura, inclusive exige equipamentos e materiais específicos.
Lixei as peças de plástico, com lixa a seco nº 400, depois com nº 600, e apliquei "promotor de aderência para plástico", com revólver de pintura.
seca em 20 minutos, "apliquei massa poliester" pra corrigir todas as ondulações, encontradas apenas na maçaneta da marca "Universal", esperei secar 3 horas, lixei cuidadosamente,com lixa nº400, depois apliquei fundo "primer PU", só depois de lixar o primer com lixa nº600, foi possivel pintar as peças, na cor do veículo e envernizar com "verniz bí-componente".

Aqui a peça lixada antes de aplicar "primer PU".

Foi necessário, alargar os furos originais, no lado esquerdo como mostra a foto, no lado direito não foi preciso. (devido a diferença das maçanetas, originalmente no Santana elas são; dianteira e traseira respectivamente).

Os furos laterais, também foram alargados, porque as novas maçanetas são parafusadas por dentro neste caso.
Também foi necessário, a troca dos parafusos por outros maiores, más com a mesma rosca e espessura, com cuidado pra não ficar comprido demias. caso fique comprido pega na lingueta de destravamento, corte com um arco de serra.
Agora veja a diferença...

Antes e depois,
Até o segredo da chave conseguí deixar o mesmo original, continuei com apenas uma chave, pra todas as funções do carro!!!


Foi necessário:
quatro parafusos novos, 5mm. mais compridos, que os antigos.
promotor de aderencia para plástico.
Massa poliéster.
primer PU.
tinta metálica, na cor do carro.
verniz bí-componente.
ferramentas:
arco de serra.
lima chata.
chave philips.
furadeira e broca 7mm.
compressor e pistola.