Fotos- instalando barra anti-torção inferior!

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
RPN-Diadema
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 507
Registrado em: 16 Abr 2007, 00:23
Carro:
Localização: Diadema-SP

Fotos- instalando barra anti-torção inferior!

Mensagem por RPN-Diadema »

Para quem se preocupa com conforto e segurança, eu fiz esse tópico.

Valor pago na Barra Anti-torção, R$ 70,00. na "easy turbo" de São Caetano do Sul. aqui no ABC.

Olhem como é fácil instalar, uma barra anti-torção inferior.
o carro melhorou em 70% em relação ao conforto e estabilidade.

Imagem

Esse é o formato da barra de perfil chato, mais resistente que tubular.

Imagem

Algumas ferramentas necessárias para a instalação...

Imagem

Chave "L" 17, chave estrela 17 e 19, alicate de pressão, macaco jacarezinho ou elevador.

Imagem

Parafuso que segura o quadro da suspenssão na parte trazeira, próximo ao suporte do coxin de câmbio, e escape.
o ideal será substituir o original por outro mais comprido (10 mm). do mesmo aço, espessura e rosca que o original, e tbm umas arruelas na mesma medida do parafuso (não tive a oportunidade de fazer isso na ocasião) pra colocar por último, embaixo da barra anti-torção.
A arruela que fica enbaixo da bucha do quadro, deve continuar na mesma posição, vindo a barra, abaixo dela, obrigatóriamente.
Essa pórca retangular, é a original e deve ser mantida, ela fica na parte superior do suporte, (na longarina) onde fica preso o conjunto.

Imagem
O suporte do coxin de câmbio deve ser parcialmente solto, nas duas estremidades;
No quadro, Tente soltar um lado de cada vez e já prender o quadro, junto com a nova barra,após cada passo deixando frouxo o parafuso inicialmente, depois que estiver os 2 lados presos, aperte adequadamente.

Imagem

Note que mesmo com escape 4X1, e junta tipo bola, foi possivel tranquilamente fazer a instalação da barra, com espaço de sobra...

Agora olhe o resultado!!!

Imagem

Pessoal, essa barra faz verdadeiro milagre, na estabilidade do conjunto da suspenção dianteira, recomendo que todos se preocupem em colocar uma no seu Gol.

Aí turma, esse modelo de perfil chato, eh muito comum de encontrar, se vocês estiverem mesmo interessados em colocar uma barra anti-torção inferior, pode pedir pra fazer, sob encomenda, em oficinas especializadas em suspenssão, na altura ideal pro carro de cada um, usando o mesmo tipo de perfil, que pode ser encontrado em lojas que vende aços pra
serralheiro. O pessoal da oficina, poderão medir no próprio carro e fazer as curvas nas dimenssões necessárias pro carro de cada um, deixando na altura do carter e livrando o escape; por último fazer os furos e instalar. (porém vende pronta, numa medida padrão, pra todos os Gol, Parati, Saveiro, Quadrados)
Já a barra anti-torção superior não pode ser feita dessa maneira.
Editado pela última vez por RPN-Diadema em 17 Jul 2007, 23:49, em um total de 2 vezes.
RPN- Gol CL 88 - 1.6 álcool. Bege Flash,
maoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 21 Jun 2007, 15:58
Carro:
Localização: Osasco / SP

Mensagem por maoliveira »

Gostei, depois vou imprimir e vê isso direitinho.

valeus
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
yves
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1271
Registrado em: 09 Fev 2007, 15:33
Carro:
Localização: Botucatu - SP
Contato:

Mensagem por yves »

boa dica mesmo,
otimo tuto.

abraco e vlw!!
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Fábio Vinícius
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens: 9555
Registrado em: 23 Dez 2006, 02:13
Carro: Saveiro93/Parati GLS
Localização: Caçapava/SP
Contato:

Mensagem por Fábio Vinícius »

Valeu RPM...já tinhamos conversado sobre isso...olha ficou ótimo o Tutorial heim...acho q vou dar preferencia para as barras...antes de outras coisinha q tenho q fazer no golzinho...

Parabéns...
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

é também tenho que colocar, ando com meu carro bem baixo e estou com medo de olhar e o carro estiver rachado......., tenho que colocar uma urgente....
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
Avatar do usuário
bravo_gts
Membro
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 25 Jun 2007, 13:01
Carro:
Localização: Curitiba / PR

Mensagem por bravo_gts »

Bom tuto cara!
Barabéns!

Em alguns dias vou fazer um tuto para montagem completa do motor.
Vou pegar o bloco que está na retífica, e esperar chegar os forjados, daí vou fazer a montagem e fotografar tudo.

Aguardem, mais umas duas ou três semanas.

Té!
Parati 97 1.8MI
"Ter ciúme de mulher feia é igual colocar alarme em Fiat 147" - Jhonnie Walker -
rafanolimits
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 444
Registrado em: 30 Mai 2007, 16:44
Carro:
Localização: sp - centrão

Mensagem por rafanolimits »

show de bola .. e 70 conto da pra encarar .....
abrçs
Imagem
"pequenos gestos fazem um grande homem.. + pequenos motores nunca farao um grande carro"
1.8 sim! pq se fosse pa economizar eu andava a pé
Roberto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 394
Registrado em: 31 Jan 2007, 13:16
Carro:
Localização: Campinas / Itajubá SP/ MG

Mensagem por Roberto »

Putz, otima iniciativa!
Preciso criar coragem e colocar no meu tambem... td mundo diz que melhora bastante!
Imagem
Avatar do usuário
Helisson Araujo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 479
Registrado em: 26 Abr 2007, 01:15
Carro:
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Mensagem por Helisson Araujo »

Fábio Vinícius escreveu:Valeu RPM...já tinhamos conversado sobre isso...olha ficou ótimo o Tutorial heim...acho q vou dar preferencia para as barras...antes de outras coisinha q tenho q fazer no golzinho...

Parabéns...

MUUUITO BOM !!!!

ótimo Tutorial, tbm vo dar prioridade pra essa barra agora que to andando baxo de novo tbm to com medo de rachar alguma coisa !!!
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Vadão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Mar 2007, 21:15
Carro:
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Vadão »

Essa barra não deixa o carro rachar de jeito nenhum ou e só evita um pouco que o carro rache?To querendo colocar uma mas não tenho nossão do seu efeito.
Editado pela última vez por Vadão em 17 Set 2007, 13:36, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
RPN-Diadema
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 507
Registrado em: 16 Abr 2007, 00:23
Carro:
Localização: Diadema-SP

Mensagem por RPN-Diadema »

Vadão escreveu:Essa barra não deixa o carro rachar de jeito nenhum ou e só evita um pouco que o carro rache?To querendo colocar uma mas não tenho nossão do seu efeito.
Se ele estiver intácto de tunel, não vai ter problema de rachar nunca, com essa barra instalada!
Editado pela última vez por RPN-Diadema em 11 Ago 2007, 01:24, em um total de 1 vez.
RPN- Gol CL 88 - 1.6 álcool. Bege Flash,
Avatar do usuário
Ghostman
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Jun 2007, 18:09
Carro:
Localização: Monte Alto SP

Mensagem por Ghostman »

nosss muito baum....essas barras sao muitos boas


parabens
Avatar do usuário
TOYOTA
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jun 2007, 13:42
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por TOYOTA »

Boa! Parabens!

Ficou mais baixo (perto do chão) do que o carter????
Meu medo é passar com isso em alguma coisa entre as rodas e enroscar. Imagina o estrago de bater isso em um olho-de-gato.
Imagem
hlopes
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 11 Jun 2007, 13:33
Carro:
Localização: São Paulo/ZL

Re: Fotos- instalando barra anti-torção inferior!

Mensagem por hlopes »

Eu tb coloquei a barra anti-torção inferior no meu voyage, influenciou mto positivamente em conforto e estabilidade, além de garantir o túnel!
Instalei na Impacto suspensões em sampa zona sul. R$ 98,00 instalada! Pra quem não tem as ferramentas e um elevador é uma boa!
Só um porém, o escape é original, mas mesmo assim em alta rotação ele pega na barra fazendo barulho, estou pra ir lá tentar resolver!
Mas os benefícios compensam.
Abraço galera!
silveira.danilo
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Mai 2007, 14:08
Carro:
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por silveira.danilo »

muito bom!!!
alguem sabe quem faz esta instalação em BH?
Avatar do usuário
RPN-Diadema
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 507
Registrado em: 16 Abr 2007, 00:23
Carro:
Localização: Diadema-SP

Mensagem por RPN-Diadema »

TOYOTA escreveu:Boa! Parabens!

Ficou mais baixo (perto do chão) do que o carter????
Meu medo é passar com isso em alguma coisa entre as rodas e enroscar. Imagina o estrago de bater isso em um olho-de-gato.
Fica mais baixo que o carter sim, porem fica na reta da parte de trás das bandejas de suspenssão, ou seja na linha das rodas dianteiras; se vc passar por um obstáculo meio alto que sequer uma das rodas não passe por cima, acione a suspenssão a ar!!!
Huahuahuahua!!!
Editado pela última vez por RPN-Diadema em 12 Jul 2007, 03:12, em um total de 1 vez.
RPN- Gol CL 88 - 1.6 álcool. Bege Flash,
Avatar do usuário
Helisson Araujo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 479
Registrado em: 26 Abr 2007, 01:15
Carro:
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Mensagem por Helisson Araujo »

É se ficar mais baixo que o carter ai nem adianta por pq vai enrroscar em todo lugar !!!
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
RPN-Diadema
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 507
Registrado em: 16 Abr 2007, 00:23
Carro:
Localização: Diadema-SP

Mensagem por RPN-Diadema »

Helisson Araujo escreveu:É se ficar mais baixo que o carter ai nem adianta por pq vai enrroscar em todo lugar !!!
A que instalei no meu carro, realmente ficou uns 3 cm. mais baixo que o carter , más não pega em lugar nenhum, a barra fica na direção dos pneus, quando tem algum obstáculo a tendência é a roda passar por ele, e por consequência toda parte da suspenssão fica livre de enrroscar.
RPN- Gol CL 88 - 1.6 álcool. Bege Flash,
Avatar do usuário
Helisson Araujo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 479
Registrado em: 26 Abr 2007, 01:15
Carro:
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Mensagem por Helisson Araujo »

Mas seu gol ta original de supensão ? o meu ta baixo esse é o medo... de pegar uma parde de asfalto mais alto ou uma tartaruga !!!
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
maycon_finatto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 404
Registrado em: 03 Jul 2007, 21:58
Carro:
Localização: Chapecó/SC

Mensagem por maycon_finatto »

Show d bola msmo kra, tbm tenho q por a barra na golera.
---> Gol GTI 2.0 94 <---
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”