Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

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Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 10 Ago 2011, 16:17

Boa tarde senhores,

Há poucos dias meu golzinho cht 1.0 esteve com problemas no motor, por uma batida no carter, meses atrás, que não vazou, mas o calombo tapou o pescador da bomba de óleo, o motor ficou sem a lubrificação adequada e começou a fazer muito barulho. Parei para uma revisão e os problemas começaram a aparecer. Corrente do comando com muita folga, a embreagem que foi pro saco também (essa por que já tava na hora mesmo), Comando queimado em 1 pistão, anéis e pistões gastos bronzinas queimadas, virabrequim precisando retificar, entre muitos outros problemas. E a goletinha valente fazendo 11.5 Km/l com 3 pistões.

Isto posto, resolvi aproveitar o motor aberto para transformá-lo em um CHT 1.6. Coloquei o kit 1.6 (metal leve) mais bielas e virabrequim 1.6 novo. O carburador foi todo revisado e ficou como um 1.6 novo (Weber 460 com giclagem 1.6), O Comando foi retificado e uma limpeza geral interna foi feita para eliminar a borra que havia se instalado. O radiador foi limpo, válvula termostática, bomba d`água e reservatório novos. Em resumo todo novo com excessão do cambio que continuou o do 1.0.

A goletinha ficou nervosa, um foguete. Nervoso mesmo, mas o cambio definitivamente vou ter de trocá-lo para 1.6, pois, perdeu-se a necessidade da 1ª e da 4ª. Isso que faz horas que estou com ele. Arranca-se de 2ª subindo o morro sem problema nenhum, e a quinta em retomada de 60km até 100km parece uma quarta, a partir daí para 120 é um piscar de olhos. Só que de 5ª a 120km/h o carro fica impraticável, O giro sobe demais, porém, como o gol 1000 originalmente não tem conta-giros não sei dizer quanto bate, mas a barulheira é alta.

Vou procurar uma caixa de cht 1.6 pra colocar nele. Gostei muito do carro como CHT 1.6. Tá andando demais. Vou fazer uma média de consumo pra ver quanto tá dando. Acho que vai ficar mais econônico né, pois, o peso do carro continua o mesmo e a potência aumentou de 50cv para mais de 70cv.

Recomendo a alteração heim. Fica muito bom.
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor Bill » 10 Ago 2011, 16:36

rafa.paj,


Beleza ???


Vc por acaso sabe a relação de marchas do 1000 e do 1600 ???
De repente se vc trocar somente o diferencial já pode resolver o seu problema hein ....
Dá uma olhada nos diferenciais dos corcel II, escort XR-3, belina, quem sabe algum deles, combinados com as relações do 1000 podem deixar seu carro bem esperto hein ....


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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 10 Ago 2011, 17:48

Pois, é ..., também pensei nisso, mas não tenho certeza se dá certo. Conversei com um mecânico daqui de Brasília e o mesmo falou que trocaria o miolo (somente as engrenagens) da minha caixa 1.0 pelo da caixa 1.6 do AP por R$ 600,00. Segundo ele dá certinho. Também já li que trocando somente as engrenagens da 5ª marcha, 29/34 do 1.0 pelas do 27/37 do 1.6 já melhoraria, porém, continuaria com a 1ª morta e a 4ª muito curta.

Achei o valor deste cara muito alto. Alguém têm alguma idéia, se possível aqui de Brasília, do que fazer???
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor Bill » 11 Ago 2011, 11:01

rafa.paj,


Para se ter certeza teria que tentar achar as relações de marcha do 1.0 e 1.6, para aí sim fazer as contas e ver se dá .....
O mecânico dise que o miolo do câmbio AP é igual do câmbio do CHT ??? Será mesmo ??? Acho que não hein ....
Se realmente forem iguais os dois câmbios, vc poderia optar pela coroa/pinhão do santana automático ..... os carros automáticos possuem relação de diferencial mais longas .....
Acho que por R$ 600,00 vc compra um câmbio inteiro .....


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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 11 Ago 2011, 11:21

O mecânico disse que o que muda do CHT 1.6 para o AP 1.6 é a carcaça externa, pois, o encaixe do motor AP no cambio é diferente nos cambios CHT, obviamente, e nas relações (engrenagens), que no ap são um pouco mais longas, segundo ele, porém a parte interna do cambio, é toda igual. Só o que teria que se fazer é tirar as engrenagens do CHT e colocar as do AP. Segundo ele dá até pra colocar o miolo do 1.8, palavras dele, "mas aí vai tê que guelá as marcha até na 5ª"

Por este motivo eu achei o valor muito alto. Com R$ 600,00 eu compro um cambio inteiro com a carcaça como você falou. Neste final de semana, vou visitar uns ferros velhos de Taguatinga atrás de um cambio CHT 1.6 mesmo.

Será que têm diferença de um cambio aplicado no CHT 1.6 do gol para o mesmo CHT 1.6 do delrey, por exemplo??? Será que tem também diferença na embreagem do CHT 1.0 para a do CHT 1.6??
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor Bill » 11 Ago 2011, 11:44

rafa.paj,


Aí ja começa a ficar estranho hein, pois em mtéria de câmbio de gol devemos ter aí umas 8 configurações ...... PX, PV, PQP e por aí vai ....... rsrsrsr
Cada uma com relação de marchas diferentes .....
Eu realmente não acredito que o miolo delas seja igual não, pois os câmbios os AP's foram feitos pela VW e os câmbios dos CHT's pela Ford, então minha dúvida se baseia nisso ......
Para se ter uma idéia se vc tem um diferencial braseixos num câmbio CHT a coroa e pinhão da dana já não serve nele, apesar de ser a mesma relação de redução !!!! Imagine o miolo todo de um câmbio da concorrente ...... mas vai que dá né ..... eu acho que não, maaasssss se alguém aí manjar dessa parte por favor nos ajude ......
Uma outra contradição que ele disse, em colocar o miolo do 1.8, vai acontecer exatamente o contrário, o motor não vai encher nunca !!! Ao invés de esguelar !!! Teoricamente iria ficar muito longo, um motor que ia andar muito de final e em descidas, mas seria uma porcaria para arrancadas e subidas !!!! Kkkkkk
Quanto ao câmbio do del rey tb deve servir sim, mas ainda continuo batendo na tecla que vc deveria tentar descobrir a relação de marchas desses carros par fazer a coisa certa, vai que a relação é a mesma ou muito próxima e só muda o diferencial deles ??? Inclusive tínhamos del rey automáticos tambem !!! E, nessa linha tb entram os câmbios do escort XR-3 que eram mais curtos ....
A embreagem tb deve mudar sim, a pista do disco deve ser mais larga do que a do 1000 .....


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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor Bill » 11 Ago 2011, 12:16

rafa.paj,


Olha só o que encontrei no site http://www.hotcampinas.com/nuke/modules ... ic&t=28341

Acho que já pode te ajudar e a muitos aqui tambem !!!!


1.1 - Relação de Cambio
1.2 - Tabela de motores AP



1.1 – Relação de Cambio VW

PA - 4 Marchas (motor 1500)
PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
PN - 4 marchas (1,6L longo)
PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
PR - 5 marchas (motor AE 1600)
PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88)
PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
Relações série "P" 5 Marchas
Vamos lá:

PV e PVB: relação (dentes):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)

PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)

PS:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,79:1 (34/19)
3ª - 1,13:1 (34/30)
4ª - 0,83:1 (29/35)
5ª - 0,68:1 (26/38)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)

PX:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11

PG - 5 marchas (motor 1,8i Gol GL 1995/96/Atlanta)
Idêntico ao PX mudando somente o diferencial
PG:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,88

PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84) e PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)

ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)

PN - 4 marchas (1,6L longo):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,70:1 (34/20)
3ª - 1,06:1 (33/31)
4ª - 0,78:1 (28/36)

ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)

PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,79:1 (34/19)
3ª - 1,13:1 (34/30)
4ª - 0,83:1 (29/35)

ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)

PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265:
1ª - 3,80:1 (38/10)
2ª - 2,06:1 (35/17)
3ª - 1,32:1 (29/22)
4ª - 0,88:1 (53/60)

ré - 3,88:1 (44/17 e 21/14)
dif- 5,14:1 (36/7)

Câmbio dos 1000 8V

Prefixo DGY / EFJ

..................razao de transmissao...............dentes
1a........................3,90:1............................39/10
2a........................2,12:1............................36/17
3a........................1,29:1............................36/28
4a........................0,97:1............................31/32
5a........................0,80:1............................28/35
Ré........................3,17:1............................38/12
Dif........................4,77:1............................43/09



Câmbio dos 1000 16V

Prefixo EFK

..................razao de transmissao...............dentes
1a........................3,90:1............................39/10
2a........................2,12:1............................36/17
3a........................1,37:1............................37/27
4a........................1,03:1............................32/31
5a........................0,82:1............................29/35
Ré........................3,17:1............................38/12
Dif........................4,77:1............................43/09



Câmbio dos 1000 16v turbo

Prefixo PAA

..................razao de transmissao...............dentes
1a........................3,90:1............................39/10
2a........................2,12:1............................36/17
3a........................1,37:1............................37/27
4a........................0,90:1............................30/33
5a........................0,73:1............................27/37
Ré........................3,17:1............................38/12
Dif........................4,77:1............................43/09

Cambio dos 16V mais curto em comparaçao ao 8V na 3a, 4a e 5a.

e do Turbo mais longo na 4a, e 5a em comparaçao ao 8V.




1.2 - Tabela de motores AP

Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 81,0
Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,8 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc


Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 81,0
Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,8 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc


Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5
Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,8 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc



E para arrematar posto aqui como calcular a velocidade real, caso alguem ainda não saiba.

Neste link vc calcula o diâmetro da roda direto http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm resulatdo em MM vc anda com a virgula 2 casas pra esquerda pra ter em M.

Como calcular a velocidade real (quase real na realidade) usando uma calculadora boqueta que vc ganha quando compra um barbeador:

Pneu: 185/60 R14
18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm ( * 2 é pq o diâmetro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil, portando perfil * 2 )
Roda aro 14 polegadas
14 * 2,54 = 35,56 cm

22,2 + 35,56 = 57,76 cm de diâmetro

Circunferência do pneu: 57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m

Fórmula :
(Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade

(1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h

0,06 é um fator de conversão de m/min para km/h

a RPM vc utiliza a que vc quiser.... por exemplo: se quiser saber a velocidade do carro a 5500 RPM é só colocar este valor na fórmula... (para saber a velocidade máxima é só colocar a RPM em que se atinge a potência máxima do motor)




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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 11 Ago 2011, 14:42

Aqui no trabalho o link que informaste é bloqueado. Vou pesquisar em casa.

Tentei traçar um comparativo entre o "PR - 5 marchas (motor AE 1600)" e o "Câmbio dos 1000 8V Prefixo DGY / EFJ", mas o tal do PR não têm a relação indicada na lista.

Valeu a dica Bill, vai ajudar muito sim.

Como falei, vou pesquisar em casa. Aqui no trampo tá tudo bloqueado!!!! hehehehe
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 11 Ago 2011, 15:17

Consegui achar a relação dos AE 1.6 e comparando com a do AE 1.0 fica assim. Só não consegui achar ainda o número de dentes das engrenagens do câmbio PR AE 1600.

Comparativo relação

Marcha..............AE 1600 (PR)................AE 1.0 - dentes
1ª....................3,450...........................3,90 - 39/10
2ª....................1,940...........................2,12 - 36/17
3ª....................1,290...........................1,29 - 36/28
4ª....................0,910...........................0,97 - 31/32
5ª....................0,730...........................0,80 - 28/35
Ré....................3,620...........................3,17 - 38/12
Dif....................4,111...........................4,77 - 43/09

Tô achando que é só o diferencial mesmo heim.

Vou fazer uns cálculos com mais tempo.
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 11 Ago 2011, 15:33

Neste site também têm bastante informação dos VW em geral.

No link especificamente sobre câmbios VW
http://www.volkspage.net/technik/fichas/index.htm
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 12 Ago 2011, 13:45

Descrobri, para quem interessar possa, a relação e número de dentes das engrenagens do cambio PR dos AE 1600.

AE/CHT 1.6 (Câmbio PR)
Marcha Relação - Dentes
1ª 3,450 - (38/11)
2ª 1,940 - (35/18)
3ª 1,290 - (36/28)
4ª 0,910 - (30/33)
5ª 0,730 - (27/37)
Ré 3,17 - (38/12)
Dif 4,111 - (37/09)

AE/CHT 1.0 (Câmbio DGY/EFJ)
Marcha Relação - Dentes
1ª 3,90 - (39/10)
2ª 2,12 - (36/17)
3ª 1,29 - (36/28)
4ª 0,97 - (31/32)
5ª 0,80 - (28/35)
Ré 3,17 - (38/12)
Dif 4,77 - (43/09)

Somente o que fica igual é a 3ª e a Ré!!

Na 1ª, 2ª e na 4ª a diferença é de apenas 1 dente nas duas engrenagens de cada relação, mas na 5ª e no diferencial a diferença é grande. Não sei se somente com a troca do diferencial irá resolver o problema não. Acho que a opção mais barata pra mim será achar uma caixa PR mesmo, ainda mais aqui em Brasília que é difícil acha um bom mecânico de caixa.
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 12 Ago 2011, 13:50

Que viagem a minha, na lista informada em azul tem uma designação de cambio PX que não existe, a Designação certa é PR. Que falta de atenção. Corri 3 dias atrás dos dentes das engrenagens e eles já estavam alí. Falta de atenção. hehehehhehehe. Não dá nada!!!
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor Bill » 12 Ago 2011, 15:53

rafa.paj,


Beleza ???


Eu fiz as contas e acho que compensaria sim vc trocar apenas a coroa e o pinhão, pegando a relação de marchas e dividindo pela redução do diferencial vc terá a relação toral entregue as rodas, vc vai ver que se nudar apenas o diferencial elas vão ficar bem parecidas ...... MASSSSSSS
Olhando mais a fundo vc percebe que o pinhão seria o mesmo 9 dentes .... então vc trocaria apenas a coroa, mas seria praticamente impossível vc ter a sorte de arrumar uma coroa que não roncasse com o seu pinhão .......
E, um outro detalhe ..... dei uma pesquisada nos preços do conjunto coroa/pinhão e os doidos estão pedindo de R$ 450,00 a R$ 600,00 !!!!
Acho que o melhor mesmo seria vc conseguir um câmbio todo e colocar no carro e já era, ainda mais que vc disse que por aí não tem mecânico bom em câmbio, pela razão e pelo bolso, é melhor outro câmbio mesmo !!!!


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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 16 Ago 2011, 15:48

Boa tarde,

Está difícil de encontrar uma caixa de câmbio PR descente. Tá muito caro. Até achei uma por R$ 350,00 mas o cara não instala e quando perguntei quanto tempo de garantia ele me dava, o cara riu e disse: la garantia soy jo. Tive que rir junto né!!!!

Também não encontrei nenhuma loja de auto peças que tenha o kit pinhão e coroa do diferencial do PR AE 1.6. Liguei para as 4 concessionárias VW daqui de Brasília e obviamente também não encontrei.

Alguém sabe de alguma loja on-line que venda este tipo de peça???
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor Bill » 16 Ago 2011, 16:16

rafa.paj,


Beleza ???


Meu amigo é como eu disse acima, comprar coroa e pinhão não compensa não ....
Acho que esse que vc acho aí esta um preço bom hein .... Apesar do cara não dar garantia e não instalar, mas, se a coroa e pinhão deles estiverem bons vc já esta no lucro, depois colocar não é tão dificil assim não ....
Vc não tem a manha de mexer ???
Tenta entrar em contato com esses cara aqui ó :
http://www.cambiobras.com.br/pecas.asp
Uma vez precisei de umas peças para câmbio e eles tinham a preço bom .....
Já estes loucos aqui querem R$ 1000,00 na coroa e pinhão !!!!
http://www.pecao.com.br/site/?l=12&pai=1&img=1


Abraços !!! :cool:
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Re: Retífica do CHT 1.0 para CHT 1.6

Mensagempor rafa.paj » 17 Ago 2011, 11:30

A manhã de mexer eu tenho, o problema são as ferramentas, elevador e etc.

A cambiobras me ajudou a identificar os dentes das engrenagens, mas eles não tem elas em estoque e não sabem informar o preço.

Essa outra "pecao" eu nem vou olhar então.

Vou conversar com o "La garantia".

Embora eu esteja gostando bastante do carro como ele está, ou seja, com as relações do 1.0, a única coisa que me incomoda mesma é a 5ª marcha que está muito curta e aumenta a rotação do motor bastante após os 110km/h.

Vou sondar a troca somente da relação da quinta marcha, quem sabe fique mais interessante.
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