[ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
dudu_286
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:46
Carro: Gol 1983

[ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por dudu_286 »

Olá galera, tenho um gol 1983 com motor a ar, e também tenho um Hyundai Elantra 1997/98 atirado aqui.
Esse Elantra tem um motor 1.6 16V DOHC, que eu gostaria de adaptar no Gol, mas como vocês sabem, o Gol tem o motor reto, e o Elantra tem o motor de lado.
Bom, para o Gol temos 2 caixas de câmbio retas: a do motor AP e a do motor a ar. Provavelmente a caixa de câmbio de AP é a mais parecida com a do Elantra na furação de encaixe ao motor.
Eu vi no Mercado Livre vários Flanges para colocar motor AP e caixa de câmbio de fusca e de chevete, mas nesse caso seria um flange para colocar motor de Elantra em caixa de câmbio de AP.
Aí fica pra vocês responderem: esse flange existe? Tem alguém que faça flanges? Isso fora as demais adaptações que parecem fáceis (escapamento, cabos, ligações, etc.).
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por DanielGT »

são 3 caixas de cambio, AP ar e CHT. não seria melhor usar a caixa do elantra e adaptar ela no cofre? isso vai ficar muito bonito!
dudu_286
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:46
Carro: Gol 1983

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por dudu_286 »

É verdade, tinha esquecido a do CHT, talvez eu use ela, dependendo das circunstâncias. E outra, se eu conseguir um flange fica muito mais fácil do que adaptar uma caixa inteira. Mas se não tiver jeito vou ter que fazer isso.
Avatar do usuário
TONETO
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Mai 2013, 13:51
Carro: GOL CL 1.9 T
Localização: campinas

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por TONETO »

o tempo e gasto que vai ter com adaptações para "talves" ficar bom....é melhor colocar um APzinho ai e ser feliz
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por DanielGT »

não acho TONETO, o motor 1.6 16v bem regulado é mais economico que AP 1.8 e muito mais gostoso de dirigir. dá trabalho mais vai ficar diferenciado. projeto unico
dudu_286
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:46
Carro: Gol 1983

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por dudu_286 »

TONETO escreveu:o tempo e gasto que vai ter com adaptações para "talves" ficar bom....é melhor colocar um APzinho ai e ser feliz
Eu gosto de AP, mas acho que essa adaptação vai ficar melhor que um AP.
Ah, e, futuramente pretendo colocar uma fueltech no motor. Ele já é injetado mas dizem que central limita demais, então...
dudu_286
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:46
Carro: Gol 1983

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por dudu_286 »

Mas então ninguém conhece alguém que fabrique flanges?
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 628
Registrado em: 26 Mai 2011, 13:14
Carro: Gol T.
Localização: Guarulhos/SP

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por Henrique GTI »

Cara gosto de projetos ousados, mas este seu é um pouco complicado mas não impossível.
O problema são as adaptações, isso é perigoso se não for bem pensando em como fazer, resistência da peça e etc.

Procure alguma tornearia e procure informações, boa sorte.

Abs
dudu_286
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:46
Carro: Gol 1983

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por dudu_286 »

Pois eu havia perguntado se não conheciam alguém que já fabrique flanges, e se o "tal" fabricar flanges vai saber como fazê-lo.
Talvez eu possa pegar o flange de motor AP para caixa de fusca e torcer pra o tamanho do flange ser o mesmo, daí é só fazer a furação, claro, com alguém que entenda disso, não vou meter a furadeira ali. kkk
Abraço.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por DanielGT »

se for fazer isso mesmo, usa a caixa de marcha PX que pareceter relação mais próxima da do elantra. o seu elantra é um 5 ou 6 marchas? se for o 6 marchas vale a pena arriscar usar a caixa original
dudu_286
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:46
Carro: Gol 1983

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por dudu_286 »

seria, mas é de 5 mesmo, comum das antigas. E já que o flange é de AP pra caixa de fusca, se for o caso, tenho que usar caixa de fusca mesmo, mas vou colocar uma de 1500 ou 1300, não sei ainda. Isso se der certo o flange de AP.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por DanielGT »

compensa usar caixa de fusca? se for use a da kombi disel, ou então aquelas kombis que sairam com o motor fire 1.4 talvez a caixa seja proxima do que pretende
dudu_286
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:46
Carro: Gol 1983

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por dudu_286 »

Andei dando uma olhada num blog com uma tabela de relações de fusca, kombi, gol, etc.
A caixa mais curta que existe é a da primeira kombi 1500/1600, ela tem uma relação 5,143:1 e os dentes são 7 no pinhão e 36 na coroa. Só tenho medo que ela não chegue a 100Km/h...
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por DanielGT »

hummm tá muito curta essa. vai ficar igual gol 1000. a 130km\h de 5ª ele está a 6000RPM e de quarta a 6200.
CHT POWER
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 18 Set 2008, 20:20
Carro:
Localização: Rio de Janeiro

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por CHT POWER »

Eita !!! Vamos lá !!!



Primeira dica.....

a caixa vai ter de ser a do Gol longitudinal....nao tem como fugir.

Dois: Das caixas pra AP e CHT , veja quais delas "têm espaço pra acomodar" o plato de embreagem do Hyundai. A embreagem vai ter de ser "mista" plato do elantra + disco de VW.

Tres....a flange: A " Linha de Centro" vai ter de ser a mesma entre o virabrequim do motor elantra e o eixo primário (piloto) da caixa VW.

Daí Vc pode fazer um molde de papelao, em que um lado vai ter a furaçao do motor e a outra da caixa.

Com o molde já alinhado e conferido, um bom torneiro reproduz essa peça na fresa....uma dica é usar ela o mais fina possível, pra nao ter de modificar o comprimento do rolamento (colar) da embreagem.

E depois as adaptaçoes "menores" suport pros coxins, mangueiras arrefecimento, elétrica.......é trabalho de gigantes.......viável é, mas depende da tua disposiçao.


Mantenha-nos informados.
dudu_286
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Mai 2014, 18:46
Carro: Gol 1983

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por dudu_286 »

CHT POWER escreveu:Eita !!! Vamos lá !!!



Primeira dica.....

a caixa vai ter de ser a do Gol longitudinal....nao tem como fugir.

Dois: Das caixas pra AP e CHT , veja quais delas "têm espaço pra acomodar" o plato de embreagem do Hyundai. A embreagem vai ter de ser "mista" plato do elantra + disco de VW.

Tres....a flange: A " Linha de Centro" vai ter de ser a mesma entre o virabrequim do motor elantra e o eixo primário (piloto) da caixa VW.

Daí Vc pode fazer um molde de papelao, em que um lado vai ter a furaçao do motor e a outra da caixa.

Com o molde já alinhado e conferido, um bom torneiro reproduz essa peça na fresa....uma dica é usar ela o mais fina possível, pra nao ter de modificar o comprimento do rolamento (colar) da embreagem.

E depois as adaptaçoes "menores" suport pros coxins, mangueiras arrefecimento, elétrica.......é trabalho de gigantes.......viável é, mas depende da tua disposiçao.


Mantenha-nos informados.
Quer dizer que vai ter que ser caixa AP ou CHT, é isso? Por que, já que o flange APxCaixa fusca é só colocar e tá pronto?
A parte do molde de papelão... sinceramente não acho "muito preciso".
As adaptações menores vão ser fáceis, comparado a todo resto.
- O radiador vai ser preso onde é o do Gol AP.
- A elétrica vai ser um pouco complicada por ser injetado, mas acredito que vou colocar uma FuelTech, e também pretendo achar um painel de Gol 87 ou 90 pra colocar ali.

E vou mandar a real: não estou tendo muito tempo, então estou só no planejamento por enquanto.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [ADAPTAÇÃO]Motor de Elantra em caixa de câmbio de AP

Mensagem por Rodrigo Naressi »

tchê resumindo... vai ter que ser o primeiro... assim como alguém bolou um flange vai ter que fazer o mesmo esta é a parte fácil, fazer um de madeira mesmo para verificar o alinhamento e depois em metal... o mais complicado sera casar o eixo da caixa no disco do teu motor... e o acionamento do arranque....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”