[AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

[AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por williamcar »

E ai pessoal

Hj resolvi dar uma geral para achar um vazamento de água que esta ocorrendo e para minha surpresa achei um lugar que não sei o que seria.
O local é embaixo da Cebolinha de óleo. esta vertendo água igual uma nascente de rio. ela faz parte do cabeçote e é fechado por duas porcas M8, parece um selo de vedação.
Outra coisa que achei um tipo uma borra amarronzada no meio do cabeçote e bloco do 4º cilindro, acredito que seja junta queimada e esta saindo o óleo com água pelo meio correto?
Provavelmente terei que fazer o cabeço e dar um passe se for junta queimada correto?
gabcarletti
Membro
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 14 Jan 2014, 13:17
Carro: Parati Gl 1.6 88

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por gabcarletti »

quanto ao passe e fazer cabeçote é isso mesmo, já da uma verificada nos pistões e bielas pra ter surpresa depois do cabeçote pronto
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 845
Registrado em: 20 Jan 2007, 17:20
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por Haruji_Sato »

Na parte traseira do cabeçote tem uma tampa (quando tem ar quente tem uma conexão). Provavelmente o anel o'ring ressecou e está vazando, na pior das hipóteses o parafuso quebrou.

O vazamento entre o bloco e o cabeçote é no lado do coletor? Pode ser outro anel no coletor de admissão ou ainda selo furado.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por williamcar »

Haruji_Sato escreveu:Na parte traseira do cabeçote tem uma tampa (quando tem ar quente tem uma conexão). Provavelmente o anel o'ring ressecou e está vazando, na pior das hipóteses o parafuso quebrou.

O vazamento entre o bloco e o cabeçote é no lado do coletor? Pode ser outro anel no coletor de admissão ou ainda selo furado.
O vazamento de óleo foi perto do distribuidor. Essa tampa é isso mesmo meu gol não tem ar quente.
Levei no mecânico ontem e ele me disse que tem fortes indicio de ser junta de cabeçote.
Acredito que irei ter que fazer o motor inteiro, o que ele me recomendou é dar mais um tempo assim pra ver se aparece mais alguma coisa e ai parar pra fazer tudo.
Pq se trocar só a junta e dar um passe no cabeçote pode ser que depois apareça mais coisas e ter que abrir novamente.
O que recomendam fazer?
Avatar do usuário
adpachec
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Abr 2013, 19:36
Carro:

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por adpachec »

Já olhou se a válvula de respiro não está entupida?
Se ela entupir causa pressão no carter, vaza pelos retentores e cai na câmara.
Tem que retirar e assoprar nela, se bloquear o ar (sentido do carburador) está entupida.

Imagem

:good:
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por williamcar »

adpachec escreveu:Já olhou se a válvula de respiro não está entupida?
Se ela entupir causa pressão no carter, vaza pelos retentores e cai na câmara.
Tem que retirar e assoprar nela, se bloquear o ar (sentido do carburador) está entupida.

Imagem

:good:
a minha tampa é diferente ela não usa esse tipo de respiro.. a minha tem uma mangueira que vai direto pro filtro de ar e uma fina pro carburador pra fazer o vácuo se não me engano.
Estava querendo eu desmontar o motor mas vou precisar de um Guindaste girafa. Fiz um levantamento de preço se eu mesmo desmontar o motor e levar na retifica para fazer os serviços vou gastar uns 1000. entre peças e mão de obra agora se for um mecânico pode colocar mais uns 1000.
Se tiver algum amigo do Forum afim de ajudar estamos ai.. rs
Avatar do usuário
adpachec
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Abr 2013, 19:36
Carro:

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por adpachec »

Tipo assim:

Imagem

Verifica se não está obstruída,é só retirar a mangueira que vai para o filtro e com a mão sentir se passa os vapores.

:good:
Avatar do usuário
Glaucio Silva-Missões RS
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1086
Registrado em: 06 Ago 2009, 17:11
Carro: Não Tenho
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

Por aqui também adpachec, legal cara.

Um abraço!
Avatar do usuário
adpachec
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Abr 2013, 19:36
Carro:

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por adpachec »

Me cadastrei a um tempo, mas visito pouco.
Em motor Ap tenho um 1.8 do carro da patroa.
Valeu Glaucio.

:good:
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por williamcar »

Imagem do Motor
Essa foto é antiga de quando bateram no meu carro.. fiz algumas melhorias já nessa bagunça..kk
Avatar do usuário
adpachec
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Abr 2013, 19:36
Carro:

Re: [AJUDA] Vazamento de Aguá e óleo

Mensagem por adpachec »

Te aconselho a fazer um teste de compressão antes, abrir um motor sempre surge surpresas a mais.
Você tem vazamento por um selo e olhe se o vazamento não é das saídas das mangueiras, principalmente a de alumínio fundido na lateral do 4° pistão.
O meu estava trincado e vazava.

Imagem

Imagem

O teste de compressão ajuda a verificar se existe problema de junta queimada ou rompida.
Se estiver OK pode ser o respiro entupido, radiador entupido (causa pressão também) e até excesso de água ou óleo nos reservatórios.

http://www.carro-carros.com/carros/auto ... 69546.html

:good:
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”