[Ajuda][RESOLVIDO]cht formando borra branca na tampa de óleo

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Dirceu7
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Out 2016, 18:00
Carro: Gol 1000 ANO 94
Localização: Brasília DF

[Ajuda][RESOLVIDO]cht formando borra branca na tampa de óleo

Mensagem por Dirceu7 »

Seguinte pessoal, tô com um problema que está me tirando o sono... meu carro, forma borra branca na tampa de abastecimento de óleo e ao que parece tem bastante também na tampa de válvulas, fora o que eu já tirei do suspiro que sai da tampa de válvulas! Será que essa borra pode acabar ir parando no carburador e sujando o mesmo ? (Ele está falhando bastante por conta da sujeira que creio eu que venha do tanque, mas que também pode estar vindo dessa borra). O que pra vocês podem estar causando tamanha quantidade de borra? Na prestei atenção ainda, mas acho que depois que troquei a água do radiador, por uma com aditivo, acho que ela está abaixando um pouco. Qualquer ajuda é bem vinda. Abs.

Obs: meu cht é a gasolina.
Editado pela última vez por Dirceu7 em 02 Nov 2016, 20:54, em um total de 1 vez.
GOL 1000 COM KIT 1.6 (PISTÕES, CAMISAS, E VIRABREQUIM,....) ANO 94 BRASILIA DF
Avatar do usuário
EdMendes
Membro
Membro
Mensagens: 98
Registrado em: 25 Set 2016, 10:54
Carro: Gol GL 1990
Localização: Boa Esperança, ES

Re: [Ajuda] cht formando borra branca na tampa de óleo

Mensagem por EdMendes »

Dirceu7 escreveu:Seguinte pessoal, tô com um problema que está me tirando o sono... meu carro, forma borra branca na tampa de abastecimento de óleo e ao que parece tem bastante também na tampa de válvulas, fora o que eu já tirei do suspiro que sai da tampa de válvulas! Será que essa borra pode acabar ir parando no carburador e sujando o mesmo ? (Ele está falhando bastante por conta da sujeira que creio eu que venha do tanque, mas que também pode estar vindo dessa borra). O que pra vocês podem estar causando tamanha quantidade de borra? Na prestei atenção ainda, mas acho que depois que troquei a água do radiador, por uma com aditivo, acho que ela está abaixando um pouco. Qualquer ajuda é bem vinda. Abs.

Obs: meu cht é a gasolina.
Baixando agua e borra branca na tampa do óleo. Sintoma de agua passando pro óleo, alguma canalea furou.
Ao²
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] cht formando borra branca na tampa de óleo

Mensagem por Rodox »

Veja o artigo a respeito disso no link:
http://saviomachado.blogspot.com.br/200 ... s.html?m=1
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Dirceu7
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Out 2016, 18:00
Carro: Gol 1000 ANO 94
Localização: Brasília DF

Re: [Ajuda] cht formando borra branca na tampa de óleo

Mensagem por Dirceu7 »

EdMendes escreveu:
Dirceu7 escreveu:Seguinte pessoal, tô com um problema que está me tirando o sono... meu carro, forma borra branca na tampa de abastecimento de óleo e ao que parece tem bastante também na tampa de válvulas, fora o que eu já tirei do suspiro que sai da tampa de válvulas! Será que essa borra pode acabar ir parando no carburador e sujando o mesmo ? (Ele está falhando bastante por conta da sujeira que creio eu que venha do tanque, mas que também pode estar vindo dessa borra). O que pra vocês podem estar causando tamanha quantidade de borra? Na prestei atenção ainda, mas acho que depois que troquei a água do radiador, por uma com aditivo, acho que ela está abaixando um pouco. Qualquer ajuda é bem vinda. Abs.

Obs: meu cht é a gasolina.
Baixando agua e borra branca na tampa do óleo. Sintoma de agua passando pro óleo, alguma canalea furou.
Putz cara, será ? Só na tampa que tem essa borra, além é claro do respiro, mas a vareta continua como deve ser, sem borra somente com óleo
GOL 1000 COM KIT 1.6 (PISTÕES, CAMISAS, E VIRABREQUIM,....) ANO 94 BRASILIA DF
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Ajuda] cht formando borra branca na tampa de óleo

Mensagem por João Victor AP »

Cara ! Isso é normal !

A Gasolina brasileira tem cerca de 30% de Álcool Anidro, que por sua vez o Álcool tem 1% de água.
Isso mesmo, esse papo de que Álcool Anidro não tem água, mano, é pura mentira e falta de conhecimento.
Em 26/03/2011 o Aumento da quantidade de água no etanol anidro, misturado com a gasolina foi aprovado pelo Governo.
A Quantidade de água na Gasolina em 2011 saltou de 0,4% para 1,0%, estamos em 2016 e garanto que a quantidade de Álcool na Gasolina aumentou
Existe várias matérias na internet : http://noticias.r7.com/economia/noticia ... 10326.html
E essa matéria, vídeo no YouTube, que diz isso : https://www.youtube.com/watch?v=HLSvihCrtfo


Então... Essa borra aí na tampa de abastecimento de óleo, nada mais é a parte do água presente no Álcool Anidro, que existe na nossa Ácoolina Gasolina, que naturalmente se "mistura" com o óleo do motor condensando-se na tampa de válvulas.
Isso é normal, fique tranquilo !

Essa borra ainda é mais comum em Motores á Álcool, isso porque o Álcool tem ainda mais água. Pior ainda para quem tem carro com motor a Álcool e não tem o costume de não aguardar o motor esquentar para andar, aí que essa borra se forma mesmo !
Avatar do usuário
Dirceu7
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Out 2016, 18:00
Carro: Gol 1000 ANO 94
Localização: Brasília DF

Re: [Ajuda] cht formando borra branca na tampa de óleo

Mensagem por Dirceu7 »

João Victor AP escreveu:Cara ! Isso é normal !

A Gasolina brasileira tem cerca de 30% de Álcool Anidro, que por sua vez o Álcool tem 1% de água.
Isso mesmo, esse papo de que Álcool Anidro não tem água, mano, é pura mentira e falta de conhecimento.
Em 26/03/2011 o Aumento da quantidade de água no etanol anidro, misturado com a gasolina foi aprovado pelo Governo.
A Quantidade de água na Gasolina em 2011 saltou de 0,4% para 1,0%, estamos em 2016 e garanto que a quantidade de Álcool na Gasolina aumentou
Existe várias matérias na internet : http://noticias.r7.com/economia/noticia ... 10326.html
E essa matéria, vídeo no YouTube, que diz isso : https://www.youtube.com/watch?v=HLSvihCrtfo


Então... Essa borra aí na tampa de abastecimento de óleo, nada mais é a parte do água presente no Álcool Anidro, que existe na nossa Ácoolina Gasolina, que naturalmente se "mistura" com o óleo do motor condensando-se na tampa de válvulas.
Isso é normal, fique tranquilo !

Essa borra ainda é mais comum em Motores á Álcool, isso porque o Álcool tem ainda mais água. Pior ainda para quem tem carro com motor a Álcool e não tem o costume de não aguardar o motor esquentar para andar, aí que essa borra se forma mesmo !
consegui resolver essa charada, a borra branca já estava lá quando eu comprei o carro, só que só observei agora, tinha bastante presa por dentro da tampa... hoje eu desmontei a tampa e limpei a tampa com querosene, também o suspiro e suas respectivas conexões, e em seguida pintei a tampa! O problema no carburador era na verdade um gicle sujo com a maldita borra que foi parar no carburador por meio do suspiro que se uni com a tampa do carburador, limpei tirei a borra do gicle e problema resolvido! Obrigado a todos que me ajudaram nessa luta aí.
GOL 1000 COM KIT 1.6 (PISTÕES, CAMISAS, E VIRABREQUIM,....) ANO 94 BRASILIA DF
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Ajuda] cht formando borra branca na tampa de óleo

Mensagem por João Victor AP »

Dirceu7 escreveu:
João Victor AP escreveu:Cara ! Isso é normal !

A Gasolina brasileira tem cerca de 30% de Álcool Anidro, que por sua vez o Álcool tem 1% de água.
Isso mesmo, esse papo de que Álcool Anidro não tem água, mano, é pura mentira e falta de conhecimento.
Em 26/03/2011 o Aumento da quantidade de água no etanol anidro, misturado com a gasolina foi aprovado pelo Governo.
A Quantidade de água na Gasolina em 2011 saltou de 0,4% para 1,0%, estamos em 2016 e garanto que a quantidade de Álcool na Gasolina aumentou
Existe várias matérias na internet : http://noticias.r7.com/economia/noticia ... 10326.html
E essa matéria, vídeo no YouTube, que diz isso : https://www.youtube.com/watch?v=HLSvihCrtfo


Então... Essa borra aí na tampa de abastecimento de óleo, nada mais é a parte do água presente no Álcool Anidro, que existe na nossa Ácoolina Gasolina, que naturalmente se "mistura" com o óleo do motor condensando-se na tampa de válvulas.
Isso é normal, fique tranquilo !

Essa borra ainda é mais comum em Motores á Álcool, isso porque o Álcool tem ainda mais água. Pior ainda para quem tem carro com motor a Álcool e não tem o costume de não aguardar o motor esquentar para andar, aí que essa borra se forma mesmo !
consegui resolver essa charada, a borra branca já estava lá quando eu comprei o carro, só que só observei agora, tinha bastante presa por dentro da tampa... hoje eu desmontei a tampa e limpei a tampa com querosene, também o suspiro e suas respectivas conexões, e em seguida pintei a tampa! O problema no carburador era na verdade um gicle sujo com a maldita borra que foi parar no carburador por meio do suspiro que se uni com a tampa do carburador, limpei tirei a borra do gicle e problema resolvido! Obrigado a todos que me ajudaram nessa luta aí.
Opa Dirceu !
Que bom que o problema foi resolvido !

Então era o que eu suspeitei :D, borra formada por causa da água presente no Álcool Anidro, que existe na Gasolina, que se mistura com o óleo do motor e se condensa na tampa de válvulas.
Se você limpou tudo com querosene, vai demorar para apresentar novamente essa borra.
E abastecendo com Gasolina Aditivada de Qualidade, de Postos de Confiança, ajuda a evitar aparecer essas borras, ela não inibe a formação, mas caso ocorra a formação de borra será bem menos borra

Estaremos sempre a disposição para lhe ajudar :good:

Abraço !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda][RESOLVIDO]cht formando borra branca na tampa de

Mensagem por Rodox »

Disponha!

O meu também é a gasolina, nunca vi fazer essa borra branca no meu, pois só abasteço em postos de confiança com gasolina de qualidade.

Desde 2010 uso gasolina aditivada, ela é excelente pois limpa desde o carburador até as válvulas e câmara de combustão. Nunca mais na minha vida vou usar a bosta da gasolina comum. :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Ajuda][RESOLVIDO]cht formando borra branca na tampa de

Mensagem por bleidao »

Borra branca pode ser várias coisas...

Ainda bem que está resolvido o seu problema.

Agora é manter em observação e usar sempre combustível de qualidade.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”