(AJUDA)Luz de oleo acendendo

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

(AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

Boa noite pessoal do fórum, sou proprietário de uma Parati Club 1.8Mi 97/98 que está com um problema bem estranho, sempre que deixo o carro parado por mais de uma semana, na primeira partida que eu der a luz do óleo vai demorar uns 10-15s pra apagar. Agora se eu deixa-la parada por 15 dias ou mais na primeira partida a luz do óleo demora mais de 30s pra apagar, isso em uma rotação na lenta em 1500-1800rpm pois é a primeira partida do dia com motor frio. Agora está o fato que não me faz sentido, após quente ou essa primeira partida depois de tanto tempo parado a luz do óleo apaga em menos de 1s para as partidas com motor quente seguintes ou 2s (3s no máximo) para a primeira partida no dia seguinte. Quente ou fria depois da primeira partida o motor funciona normal e não acende ou mesmo pisca a luz de óleo em funcionamento. Já troquei o sensor de pressão que fica no cabeçote 2x para eliminar a duvida de defeito no sensor. Já troquei também a viscosidade do óleo que antes era 15w40 e agora uso o 5w40 e mesmo assim não fez alguma diferença, sempre troco filtro de óleo junto com a troca de óleo a cada 5mil km ou menos. Esse problema começou a mas ou menos um ano, levei ela no mecânico mas ele não pode identificar o problema pois não posso deixar o carro la por mais de 15 dias e quando eu levei como já havia dado a primeira partida depois de tanto tempo parada ele não pode ver o problema e mesmo assim fez a medição da pressão da bomba de óleo e disse que estava ótima, em 2000rpm a pressão batia 4~4,5kg quando quente.
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por ZANATTA »

mano, se a pressão ta boa, troca a cebolinha do óleo!
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

ZANATTA escreveu:mano, se a pressão ta boa, troca a cebolinha do óleo!
Boa noite Zanatta, obrigado pela sugestão. A cebolinha de óleo que você diz não seria o que eu chamei de sensor de pressão, que fica na parte de tras do cabeçote? Já troquei 2 vezes a mesma e o problema continua, não acho que o defeito seja nela pois foram compradas em lojas diferentes e de marcas diferentes :sad:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por bleidao »

Primeiro teste que eu faria seria a troca da cebolinha de pressão de óleo.
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

bleidao escreveu:Primeiro teste que eu faria seria a troca da cebolinha de pressão de óleo.
Olha irei trocar a mesma mais uma vez então só pra ter certeza.. Recomenda alguma marca? A primeira que eu comprei não tinha marca e a segunda é da marca 3-RHO.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Rodox »

Meu carro fica no máximo uma semana (7 dias) desligado... e mesmo assim a luz de óleo ascende normalmente. Se isso não for cebolinha de óleo (sensor de pressão de óleo) então seu carro pode estar com borra de óleo. Se sim a borra dificulta a circulação de óleo pelo motor, e a hora da partida é o momento em que o óleo está mais grosso e com dificuldade em circular pelo motor cheio de borra de óleo.

Fatores que desencadeiam a borra é o uso de combustível batizado com solvente (gasolina ou etanol) e passar do prazo de troca de óleo (uso severo ou uso normal).

Uso severo para sua Parati Bola deve ser se não me engano óleo mineral ou semi-sintético, que geralmente é a metade do uso normal indicado no manual do proprietário. Por exemplo se o manual diz uso normal troca a 10.000 km ou 1 ano, o uso severo seria 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.

99,9% das pessoas o uso é classificado como severo (trânsito de anda e para, marcha-lenta por longos períodos, trajetos curtos abaixo de 10 km, etc).
Editado pela última vez por Rodox em 06 Mar 2017, 14:40, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Ricardo RCR »

Patrick.R, acho q trocar o óleo pode ser uma boa opção tb, há o Mobil por exemplo... :good:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por João Victor AP »

Patrick.R escreveu:
ZANATTA escreveu:mano, se a pressão ta boa, troca a cebolinha do óleo!
Boa noite Zanatta, obrigado pela sugestão. A cebolinha de óleo que você diz não seria o que eu chamei de sensor de pressão, que fica na parte de tras do cabeçote? Já troquei 2 vezes a mesma e o problema continua, não acho que o defeito seja nela pois foram compradas em lojas diferentes e de marcas diferentes :sad:
Então se já foi trocada duas vezes a cebolinha/sensor de pressão do óleo... então provavelmente é problema no motor mesmo, baixa pressão de óleo, isso é causado pela bomba de óleo "cansada", ou motor com problemas na lubrificação por causa de galerias obstruídas.

Vá em uma oficina, e peça para colocarem um manômetro de óleo ali onde vai a cebolinha, assim poderá saber se a pressão está baixa ou alta, melhor maneira de solucionar esse problema.
Se no manômetro mostrar que está com pressão baixa... a cebolinha está mostrando a realidade do seu motor.
Se no manômetro mostrar que está com pressão normal... a cebolinha que está com problemas, e seu motor está beleza.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Rodox »

Patrick,

Me parece que você praticamente não roda com o carro pelo fato de deixá-lo parado mais de uma semana. Você troca o óleo a cada 6 meses, independentemente da quilometragem? Pois após 6 meses rodando 1 km ou 10.000 km o óleo não presta mais, pois degradou.

Se não for cebolinha de óleo ou borra de óleo, na pior das hipóteses a bomba de óleo não está dando conta mais, pois o óleo é mais difícil de ser bombeado quando está frio e então exige mais da bomba quando o motor está frio do que quente.
Editado pela última vez por Rodox em 06 Mar 2017, 15:27, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por bleidao »

Amigo... o óleo vem sendo trocado rigorosamente a cada 5mil km ou 6 meses?

Vale a pena verificar. Mas como você disse que a luz demora a apagar, pode ser o sensor (cebolinha) ruim também.
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

Rodox escreveu:Meu carro fica no máximo uma semana (7 dias) desligado... e mesmo assim a luz de óleo ascende normalmente. Se isso não for cebolinha de óleo (sensor de pressão de óleo) então seu carro pode estar com borra de óleo. Se sim a borra dificulta a circulação de óleo pelo motor, e a hora da partida é o momento em que o óleo está mais grosso e com dificuldade em circular pelo motor cheio de borra de óleo.

Fatores que desencadeiam a borra é o uso de combustível batizado com solvente (gasolina ou etanol) e passar do prazo de troca de óleo (uso severo ou uso normal).

Uso severo para sua Parati Bola deve ser se não me engano óleo mineral ou semi-sintético, que geralmente é a metade do uso normal indicado no manual do proprietário. Por exemplo se o manual diz uso normal troca a 10.000 km ou 1 ano, o uso severo seria 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.

99,9% das pessoas o uso é classificado como severo (trânsito de anda e para, marcha-lenta por longos períodos, trajetos curtos abaixo de 10 km, etc).
Eu tenho uma moto e uso ela mais do que o carro no verão para viajar, quando viajo fico em torno de 1 mês fora e assim o carro acaba ficando mais de uma semana parado. Meu carro também não costumava ficar mais de 1 semana parado apenas quando eu viajava. Como ele começou a apresentar esse "problema" eu comecei a ficar com medo de usa-lo sempre e comecei a evitar, procurei o mecânico nesse tempo e ele me falava que era normal se o carro ficasse parado por muito tempo. Mas depois de deixa-lo 2 semanas parado e eu liga-lo e ver de novo aquela luz acesa por tanto tempo me deixou muito encucado por isso vim ver se alguém já passou por algo ou já viu casos assim. E eu uso óleo 100% sintético no meu motor e troco sim em 5 meses ou 5 mil km, o que vier primeiro (obs: sempre troco óleo e filtro)
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

Ricardo RCR escreveu:Patrick.R, acho q trocar o óleo pode ser uma boa opção tb, há o Mobil por exemplo... :good:
Opa Ricardo, óleo eu já troquei de marca, viscosidade e também não ajudou. Mobil nunca cheguei a usar mas atualmente ele esta com o selenia 5w40 e já usei petrobras 5w40 e Ipiranga10w40. Todos sempre 100% sintéticos
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

João Victor AP escreveu:
Patrick.R escreveu:
ZANATTA escreveu:mano, se a pressão ta boa, troca a cebolinha do óleo!
Boa noite Zanatta, obrigado pela sugestão. A cebolinha de óleo que você diz não seria o que eu chamei de sensor de pressão, que fica na parte de tras do cabeçote? Já troquei 2 vezes a mesma e o problema continua, não acho que o defeito seja nela pois foram compradas em lojas diferentes e de marcas diferentes :sad:
Então se já foi trocada duas vezes a cebolinha/sensor de pressão do óleo... então provavelmente é problema no motor mesmo, baixa pressão de óleo, isso é causado pela bomba de óleo "cansada", ou motor com problemas na lubrificação por causa de galerias obstruídas.

Vá em uma oficina, e peça para colocarem um manômetro de óleo ali onde vai a cebolinha, assim poderá saber se a pressão está baixa ou alta, melhor maneira de solucionar esse problema.
Se no manômetro mostrar que está com pressão baixa... a cebolinha está mostrando a realidade do seu motor.
Se no manômetro mostrar que está com pressão normal... a cebolinha que está com problemas, e seu motor está beleza.
Então João Vitor, ai esta o que me incomoda. Hoje peguei uma cebolinha de um AP 1600 e coloquei a minha no carro dele. O meu carro estava parado a 25dias e fui dar a bendita da primeira partida e la foram 25s com o motor rodando com a luz acesa e depois apagou. Ele ligou o carro dele e a luz apagou na hora(com a minha cebolinha). Depois destrocamos as cebolinhas e dei a partida no meu carro e a luz apagou normal igual no carro dele, usei o carro o dia inteiro e nada de anormal. Já foi medida a pressão de óleo e a pressão na lenta é de ~1,5kg e de 4~5 kg a partir de 2000rpm
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

bleidao escreveu:Amigo... o óleo vem sendo trocado rigorosamente a cada 5mil km ou 6 meses?

Vale a pena verificar. Mas como você disse que a luz demora a apagar, pode ser o sensor (cebolinha) ruim também.
Sim troco religiosamente meu óleo de 5 em 5 meses ou antes dos 5mil km.
Rodox escreveu:Patrick,

Me parece que você praticamente não roda com o carro pelo fato de deixá-lo parado mais de uma semana. Você troca o óleo a cada 6 meses, independentemente da quilometragem? Pois após 6 meses rodando 1 km ou 10.000 km o óleo não presta mais, pois degradou.

Se não for cebolinha de óleo ou borra de óleo, na pior das hipóteses a bomba de óleo não está dando conta mais, pois o óleo é mais difícil de ser bombeado quando está frio e então exige mais da bomba quando o motor está frio do que quente.
Eu já suspeitei sobre ser borra de óleo... Já pensei em até mandar limpar o pescador, mas caso fosse bomba de óleo cansada ou borra ela não deveria apresentar baixa pressão? E tipo já procurei muito na internet e sempre vejo pessoas relatando problemas do carro acendendo a luz, a luz piscando e sempre quando o carro quente, são poucos os relatos de luz acendendo com carro frio e quando com carro frio também com carro quente. O meu é só frio e depois de mais de 7 dias parado... Pois um exemplo, hoje liguei o carro e demorou os 25s na primeira partida depois de uns 20 dias parado. Liguei mais vezes depois e ela apagava na hora que o motor girava. Se eu liga-lo amanhã de manhã ou só amanhã a noite a mesma ira se apagar em menos de 1s ctz. Agora se eu deixar o bendito parado 1,2 semanas a luz vai demorar a apagar na primeira partida depois da "hibernação" e o ciclo se repete...
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Rodox »

Então veja se tem borra de óleo o motor. No vídeo abaixo eu explico como ver:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=tAGoGgmn-sk&t=15s[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

Estou até pensando em comprar aqueles manômetros de óleo para o console do carro. Talvez até semana que vem eu tenha um em mãos, a duvida é uma marca boa e se esses instrumentos são realmente confiáveis para fazer aferições ou se são apenas para estética mesmo. :roll:
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

Rodox escreveu:Então veja se tem borra de óleo o motor. No vídeo abaixo eu explico como ver:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=tAGoGgmn-sk&t=15s[/BBvideo]
Opa Rodox, vou assistir o vídeo aqui e obrigado pela dica! Mas ai vem um medo que eu tenho. Já ouvi falar que esses flux são mito e que não deve ser feito no motor pois podem danificalo ainda mais, então a única maneira de remover as borras seria abrindo o motor e fazendo banho químico? :OO
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Rodox »

Exatamente... Flush só mecânico pode fazer...

Estava vendo o manual de manutenção do motor 1.8AP e ele diz que a pressão do óleo em marcha lenta (com motor frio) deve ser entre 0,15 a 0,45 kgf/cm². E com o motor quente a 2.000 rpm a pressão deve ser de 2,0 kmf/cm². Então seu carro está com pressão muito acima do recomendado quando frio e também quando quente.
Editado pela última vez por Rodox em 06 Mar 2017, 21:00, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Patrick.R
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Mar 2017, 17:55
Carro: Parati Club 1.8Mi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Patrick.R »

Rodox escreveu:Exatamente... Flush só mecânico pode fazer...

Estava vendo o manual de manutenção do motor 1.8AP e ele diz que a pressão do óleo em marcha lenta deve ser entre 015 a 0,45 kgf/cm², então seu carro está com pressão acima do recomendado.
Pow acabei de ver o vídeo e vi você falando que não confia no flush também hehe. Bem vou tentar fazer isso amanhã no carro pois agora já está muito escuro e minha garagem não é coberta e a iluminação bem precária. Uma duvida, se eu abrir a tampa do cabeçote eu teria de trocar a junta para fecha ou posso simplesmente fechar com a mesma junta? E sobre a pressão de óleo agora to imaginando uma coisa que já me veio a cabeça quando li sobre o funcionamento da bomba de óleo do AP que ela tem um by-pass pra quando a pressão ultrapassa um certo valor. Será que a bomba ta gerando tanta pressão na primeira partida já que as galerias devem estar cheias de ar pelo tempo que o carro ficou parado fazendo o by-pass abrir e demorar a fechar?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo

Mensagem por Rodox »

Veja o manual que te disse (Motor AP 1800) no link abaixo:
http://www.volkspage.net/technik/manuai ... ap1800.pdf
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”