Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Junio C. Zangirolami
Membro
Membro
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jan 2009, 17:43
Carro: Gol L 1300 - ano 81
Localização: Sao Paulo / Guarulhos / Bragança Pta.

Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Mensagem por Junio C. Zangirolami »

Boa noite galera!!!

Acho que estou com um problema...

É o seguinte, meu motor é um AP 1.6 álcool, recentemente passado para injeção programável, até aí tudo bem, mas, notei que dentro da cidade a temperatura dele fica normal, a ventoinha funciona no tempo certinho e quando pego Rodovia a temperatura dele baixa demais a ponto de dar leves trancos quando está abaixo de 2500 RPM's ou 100 km/h...

O cara que preparou o motor do Passat disse que a válvula termostática e/ou cebolão pode ser do modelo a gasolina por isso ele baixa mesmo...

Como mexi no radiador em 12/2015 e na hora da manutenção não me lembro se disse que o carro era a álcool ou gasolina...
GOL L 1300/1600 ano 81
No eixo SP - Guarulhos - Bragança Pta.
Entaum bola pra frente, que atrás vem o GOL!!!!!!

Fotos:http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21435
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Mensagem por Rodox »

Estava esperando o João Vitor responder... mas ele deve estar ocupado.

A temperatura de trabalho de um motor a gasolina é mais fria de que um motor a álcool, assim muda o cebolão e a válvula termostática.

Comigo não aconteceu algo tão sério no funcionamento do motor quanto o seu, mas quando eu fui trocar o cebolão do meu Gol GL 1.8AP 90 Gasolina, quando fui olhar o catálogo do MTE Tompson o cebolão que estava a anos no meu carro estava errado (muito frio).

Então fui colocar o correto, mas o vendedor da autopeça disse como meu motor é a gasolina iria ficar muito quente, podendo superquecer, e então me passou um cebolão intermediário da marca Wahler (a temperatura dele é intermediária entre a do cebolão que estava no meu carro e a do catálogo da MTE Tompson).

Coloquei o cebolão da Wahler e diminuiu um pouco a carboniação da vela do 1º cilindro que me incomodava tanto... mas ela ainda carboniza um pouco devido a vazamento de óleo pelo retentor de válvula, porém a ventuinha liga mais vezes e desliga mais rápido... mas de resto ficou bom.

Então no seu caso pode ser duas coisas:
1) ausência ou falta de válvula termostática;
2) cebolão incorreto (use o cebolão indicado para o ano e combustível do seu motor).

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 27 Jun 2017, 20:20, em um total de 4 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Estava esperando o João Vitor responder... mas ele deve estar ocupado.
Uai amigo... pode sim responder primeiro que eu KKKK
Se você chegou primeiro... então poste sua resposta :good:

Tava ocupado respondendo as Mensagens Particulares ali :D

Mas realmente, temperatura de trabalho dos motores a gasolina é diferente, temperatura menor, e o motor a Álcool a temperatura correta de trabalho é maior.
Não se pode usar cebolão e válvula termostática de motor Gasolina em motor Álcool e vice-versa.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Estava esperando o João Vitor responder... mas ele deve estar ocupado.
Uai amigo... pode sim responder primeiro que eu KKKK
Se você chegou primeiro... então poste sua resposta :good:

Tava ocupado respondendo as Mensagens Particulares ali :D

Mas realmente, temperatura de trabalho dos motores a gasolina é diferente, temperatura menor, e o motor a Álcool a temperatura correta de trabalho é maior.
Não se pode usar cebolão e válvula termostática de motor Gasolina em motor Álcool e vice-versa.
é que agora estou sem tempo no trabalho... e também estou com preguiça de escrever nesse tópico... pois o assunto é difícil.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu: é que agora estou sem tempo no trabalho... e também estou com preguiça de escrever nesse tópico... pois o assunto é difícil.
Atah KKKKK :good: :D
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu: é que agora estou sem tempo no trabalho... e também estou com preguiça de escrever nesse tópico... pois o assunto é difícil.
Atah KKKKK

:good: :D

:friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
lucascht
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
Carro: Voyage 1.6 1992
Localização: Chapecó - SC

Re: Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Mensagem por lucascht »

Se nao me engano, o cebolao do AP a alcool é 87/92 graus, e valvula termostatica de 87!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Temperatura ideal do AP 1.6 álcool

Mensagem por bleidao »

lucascht escreveu:Se nao me engano, o cebolao do AP a alcool é 87/92 graus, e valvula termostatica de 87!
Correto... o cebolão é 92 - 87
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”