Tudo sobre motor CHT & AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

VANDERLEI PERAL SCARPELLI
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Out 2008, 15:42
Carro:
Localização: CAMPO GRANDE-MS

Mensagem por VANDERLEI PERAL SCARPELLI »

boa tarde, pessoal !!!

gostaria de saber se e recomendavel lavar o motor do carro... o meu meu motor ta muito sujo.

grato :banana:
011
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Set 2008, 16:14
Carro:
Localização: HACKEADO COM SUCESSO, BY: PCO

Mensagem por 011 »

É verdade que o motor AP tem a "vida mais longa" do que o CHT?
Avatar do usuário
paulo.nesso
Membro
Membro
Mensagens: 129
Registrado em: 29 Nov 2007, 07:41
Carro:
Localização: Americana - SP
Contato:

Mensagem por paulo.nesso »

011 escreveu:É verdade que o motor AP tem a "vida mais longa" do que o CHT?
Não, tudo vai de como vc usa o motor, tanto o AP como o CHT chegam e passam dos 200.000 se bem cuidados.
Imagem
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Antes de mais nada, desculpe se eu postar isso em lugar errado e me avisem por favor.

O assunto é o seguinte, eu mandei fazer o motor do meu carro (AP 1.6) e hoje fui na loja que comprei as peças do motor, pistões, bronzinas e tal e o cara disse que o meu motor é misto, que quanto ele vendeu as peças inclusive vendeu um jogo de pistões 1.8.

Agora não sei se entendi errado mas ele me disse que a parte de cima é 1.8 e a parte de baixo 1.6 ou vice-versa salvo erro.

Isso é possível? Já vi outras configurações de motores AP, com bloco de 2.0 e cabeçote de outra capacidade e tal.

Por favor, se puderem me explicar isso, ficarei grato.

Obrigado, abraços.
MAXIMO NUNES SILVESTRE
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Mai 2008, 22:18
Carro:
Localização: São paulo-sp

Mensagem por MAXIMO NUNES SILVESTRE »

é o seguinte junior, a parte de baixo do ap 1.6 é igual do ap 1.8, agora os cabeçote destas beleza são diferentes, pra você transformar o seu ap 1.6 em ap 1.8, tem que trocar o cabeçote e o carbura, assim me disse um camarada.
não troco, não dou, não vendo, porém meu gol quadrado não me deixa no veneno.
fabio lyan
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Dez 2008, 15:22
Carro:
Localização: volta redonda

Mensagem por fabio lyan »

muito boa as informação, mas tambem gostaria de saber qual é a valvula de escape e de adimissão motor cht? se elas tem uma ordem ex cilindro 1 adm, escape ou escape, adm
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

MAXIMO NUNES SILVESTRE escreveu:é o seguinte junior, a parte de baixo do ap 1.6 é igual do ap 1.8, agora os cabeçote destas beleza são diferentes, pra você transformar o seu ap 1.6 em ap 1.8, tem que trocar o cabeçote e o carbura, assim me disse um camarada.
Corrigindo o que vc disse MAXIMO, quando vc se refere que a parte de baixo é igual, no AP 1.6 e 1.8 é o bloco e bielas que são iguais!!!!

Tanto virabrequim e pistões são diferentes entre 1.6 e 1.8 . Os virabrequins tem cursos diferentes e a quantidade de contrapesos diferentes e os pistões, mesmo tendo o diâmetro iguais, mas tem alturas diferentes para compensar a diferença de curso dos virabrequins.
O pistão do 1.6 é mais alto que o pistão do 1.8 para compensar o virabrequim menor.

Outro erro é dizer que o cabeçote do 1.6 e do 1.8 são diferentes.... Porque são exatamente iguais!!! O diferente é o 2.0 que tem as válvulas de admissão maiores. Claro que isto me referindo a cabeçotes de tucho mecânicos. Os de tucho hidraulicos são diferentes!!!!

No 1.6 e 1.8 as válvulas de admissão são de 38mm de diâmetro.
No 2.0 as válvulas de admissão são de 40mm de diâmetro.

A de escape é a mesma em todos eles, que é de 33mm.

Então o que realmente precisa trocar para transformar um AP 1.6 em 1.8 é a troca do virabrequim e pistões e nada mais!!!!

Carburador vc troca se realmente precisar por estar ruim... Normalmente só precisa de uma recalibrada nos gigles que já resolve o caso.

Digo isto pq já vi 1.8 trabalhando muito bem com miniprogressivo que só foi mudado o jogo de giglagem para atender a nova estequiometria que a maior cilindrada pede.

Eu criei a tempos atrás este tópico para mostrar as diferenças que tem entre o 1.6 e 1.8

http://www.golquadrado.com.br/forum/com ... t6528.html

Vlw
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
japone
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 14 Dez 2008, 11:58
Carro:
Localização: Goiania

Mensagem por japone »

O meu eh AP 1.8 94, no meu documento consta 95cv gasolina , ai na tabela consta 88cv.

__________________________________________
GOL GL 1.8 AP 94 xD
ALEXSMRS
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Dez 2008, 15:56
Carro:
Localização: santa maria

Mensagem por ALEXSMRS »

bah xou de bolaaaaa é o dicionario pros proprietarios !!!!as vezes da vontade de larga o chtzinhuu mas é xou muito economicooo
felipe andrade
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Fev 2009, 11:11
Carro:
Localização: são paulo sp broklin
Contato:

Mensagem por felipe andrade »

:y: o cara valeu pelas informaçoes ...
é porque eu to pra compra um gol quadrado mais o motor é CHT e eu to meio desconfiado ...pq ele já ta fumando um pouco.....
QUERO FAZER PARTE
Avatar do usuário
thidmania
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Fev 2009, 09:18
Carro:
Localização: Campinas-SP

Mensagem por thidmania »

Ai eu tenho uma saveiroo 1.8 e no doc está com 105 cv, i é a alcool, não tem essa cavalaria aiiii no topicoo de carro CHT e AP!
Alguém sabe me explicar porque?

''/

E também aproveitandoooo parabéns pra esse tópicooooooo.....
Perfectttt.....
Muito bem boladooo!

Abração a todosss!
Vivendo e aprendendoooo.....
daniel ribeiro de carvalh
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Fev 2009, 10:54
Carro:
Localização: GOIANIA GOIAS

Mensagem por daniel ribeiro de carvalh »

Estou como vazamento do oleo no carburador
gol 88 motor ap 1.6 o que pode ser o que deve fazer
muito obrigado!!!
Avatar do usuário
JOAO ANDRADE
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Mar 2009, 14:37
Carro:
Localização: FORTALEZA-CE

Mensagem por JOAO ANDRADE »

AE GALERA ALGUEM AI TEM O MODELO DO ADESIVO DO CLUBE PRA MIM BOTAR NO QUADRADO VOYAGE 1.8 AP SPORT/TURBO ANO 90.
DE ANTE MAO AGRADEÇO QUEM POSTAR ESSE PEDIDO.
VALEU!!!!!!
Avatar do usuário
AllQuadrado
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 404
Registrado em: 01 Out 2008, 09:50
Carro: Gol Star 1.8
Localização: Votorantim

Show....

Mensagem por AllQuadrado »

Valeu Gostei pra karamba das informaçoes....
Avatar do usuário
Clands
Membro
Membro
Mensagens: 286
Registrado em: 14 Mai 2008, 14:34
Carro:
Localização: Ibaté-SP

Mensagem por Clands »

Excelente tópico, constata bem a caracteristica de cada motor, o 1.6 do AE tem 75 cv (equivalente a todos 1.0 de hj), ja o AP ja tem 90 cv.


Tenho um AE, ta com mas de 191 mil km rodados, só fiz manutenção preventiva, nunca me deu dor de cabeça, ele faz 9 na cidade e 12 na estrada, e ainda é alcoll original (sendo que o alcool na cidade onde mais fico ta 0,99 centavos)

Ele realmente cumpre o que pede.Sem sombra de dúvidas, do carro dos anos 90, o que mais da menos dor de cabeça é o gol.
Avatar do usuário
barriga
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2009, 18:01
Carro:
Localização: santa cruz das palmeiras

motor ap e cht

Mensagem por barriga »

Valew ai vei pela cultura se tiver mais coloca ai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!show
é nois que tah
Avatar do usuário
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 784
Registrado em: 24 Mai 2008, 19:50
Carro:
Localização: Urussanga - Santa Catarina

Mensagem por Rafael_SC »

Clands escreveu:Excelente tópico, constata bem a caracteristica de cada motor, o 1.6 do AE tem 75 cv (equivalente a todos 1.0 de hj), ja o AP ja tem 90 cv.


Tenho um AE, ta com mas de 191 mil km rodados, só fiz manutenção preventiva, nunca me deu dor de cabeça, ele faz 9 na cidade e 12 na estrada, e ainda é alcoll original (sendo que o alcool na cidade onde mais fico ta 0,99 centavos)

Ele realmente cumpre o que pede.Sem sombra de dúvidas, do carro dos anos 90, o que mais da menos dor de cabeça é o gol.

Só o ap 1.6 a alcool que têm 90 cv! o gasolina têm somente 80!
Avatar do usuário
Ricardo Jr
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2009, 19:41
Carro:
Localização: porto alegre/rs

Mensagem por Ricardo Jr »

POw irado a pesquisa, más sabe uma duvida que eu to pq quero fazer no meu e nao acho de jeito nenhum a resposta certa e definitiva! e que aposto que varios ja pensaram nisso,

Da pra troca um motor CHT por um AP ???
alguem ja fez, sabe quem fez ou ouvir falar sobre???

nao acho uma resposta concreta!
Antonio Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Jun 2009, 11:23
Carro:
Localização: Feira de Santana

Problemas com motor

Mensagem por Antonio Luiz »

Amigos boa noite,

Tenho um quadradinho, motor 1.0 CHT 94/95. Notei que ele está com um pequeno batimento de valvulas e começou a queimar óleo.

Este chega a ser um grave problema???? como posso resolver?

Antecipadamente agradeço as informações.
Antonio luiz
jairx
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jul 2009, 21:22
Carro:
Localização: jairgraffmb@yahoo.com.br

muito bom cht e ap

Mensagem por jairx »

Parabens pelo topico,ficou otimo!
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”