Como identificar um motor AP 1.6 e 1.8

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Como identificar um motor AP 1.6 e 1.8

Mensagempor Felipe Voya » 29 Jun 2008, 14:02

Bom galera este foi durante muito tempo o meu dilema... Até na hora de comprar o meu querido Voya.

Na época eu tava querendo um Voyage motor AP 1.8 álcool. O antigo dono me disse que era 1.8. Mas depois de um tempo fui descobrindo que era 1.6 mas fazer o que...

Formas de diferenciar 1.6 de 1.8:

Pelas pinças de freio do carro.

No 1.6 as pinças usadas são aquelas das pastilhas de freio quadradinhas. (Que são as minhas e eu acho uma M****)

Imagem

No 1.8 as pinças usadas são as chamadas "Rabo de Peixe" devido ao desenho nas extremidades das patilhas usadas que são bem maiores que as do 1.6
Imagem

Ambas com discos sólidos!

Esse eu acho o método mais eficaz de de ver a diferença de motores.

Outro método muito bom, foi o que o Weber citou sobre as siglas que tem nos blocos que identificam tanto a cilindrada quanto o combustivel usando no motor.

****Tabela citada pelo Weber

UD - 1.8 a gasolina
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool

Outro método é pelo carburador (Menos eficaz, pq é mais facil o cara trocar o modelo de carburador que as pinças de freio):


No 1.6 temos principalmente o Weber Mini-Progressivo (mas já vi em um 1.8 CL 88 alcool usando ele, mas tinha as pinças Rabo de Peixe do 1.8...)

E também no 1.6 usava o Weber TLDZ como carbura...

Já no 1.8 o normal é Weber TLDZ ou TLDE, ou Brosol 2E

Outra coisa também que ajuda a identificar, são os escapamentos originais...

O do 1.8 tem o diâmetro da tubulação maior que o do 1.6 (que é o mesmo tb do 1.0 CHT)

Outro método é ver na lateral do bloco do motor a cilindrada dele, que fica do lado em que fica o carbura, la embaixo na parede do bloco e o motor de arranque que fica por cima dificultando a visualização.

Uma foto diz mais que mil palavras...


Imagem


Outro método é quando se tira o cárter para limpeza ou troca de bomba de óleo, pode ver a diferença entre os virabrequims.

No virabrequim do 1.6 só possui 4 contra-pesos como o modelo abaixo e curso menor.

Foto do vira do AP 1.6
Imagem

Já no virabrequim do 1.8 possui 8 contra-pesos como o modelo abaixo e curso um pouco maior.

Foto do vira do AP 1.8
Imagem


Motor MD-270 (bielinha - 136mm) Repare que o cabeçote dele é difente do AP só ver pela mangueira de entrada de água que fica mais a frente do bloco que nos AP's.

http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_md.htm

Motor AP ou EA-827 (biela longa - 144mm 1.6, 1.8, 2.0; e 159mm nos 2.0i 16V)

http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_ap.htm (já mostrado no início do tópico)

http://turbobr.pbwiki.com/Motor+AP


***Fontes: Motores HP e Turbobr wiki / Motor AP


Espero ter ajudado...

Quem sober de mais alguma coisa a acrescentar para identificar se o AP é 1.6 ou 1.8 é bem vinda... Até eu estou querendo saber mais... HEHEHE

Abraços a todos!
Editado pela última vez por Felipe Voya em 01 Dez 2008, 12:19, em um total de 7 vezes.
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Mensagempor Rafael_SC » 29 Jun 2008, 16:24

Pela puxada dele, pelo ronco, e pelo consumo de combustível!
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Mensagempor Fujiwara » 29 Jun 2008, 18:13

Rafael_SC escreveu:Pela puxada dele, pelo ronco, e pelo consumo de combustível!



pra quem não conhece o carro isso não ajuda muito...
Fujiwara
 

Mensagempor Rafael_SC » 29 Jun 2008, 19:35

Fujiwara escreveu:
Rafael_SC escreveu:Pela puxada dele, pelo ronco, e pelo consumo de combustível!



pra quem não conhece o carro isso não ajuda muito...


Não é? Então anda com um carro mil e pega um ap 1.8 pra você ver a diferença da puxada e do ronco!
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Mensagempor Weber » 29 Jun 2008, 20:18

Outra coisa que pode diferenciar eh as letras no bloco do motor do lado contrario do carburador...

se eu me lembro bem eh:
UD - 1.8 a gasolina - Que é do meu carro (que é passado)
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool

se eu tiver errado alguem corrige ai :y:
Wbr.

Golzinho zicado...
vamos começar do zero?

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bom topico...

Mensagempor claudio roberto » 29 Jun 2008, 20:33

poxxa
eu particularmente naum sei ao certo o motor do meu carro...
o cara q me vendeu falou q eh o 1.6 bielao..
o mecanico falou q ta com cara d 1.8.. ele tinha q dar uma "averiguada" + ia me cobra pra isso
prefiro deixar assim...
e ato a pisada e ao consumo, o q posso dizer q meu carro anda bm pakas...
nunk puxei com ap carburado 1.8, + com uma paratizinha injetada nau mdeu pra ela naum...
agora vai saber...
sahuisahisa
abraços rapaziada..
vou procura ver no bloco ainda hj
claudio roberto
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Mensagempor Fujiwara » 30 Jun 2008, 00:06

Rafael_SC escreveu:
Fujiwara escreveu:
Rafael_SC escreveu:Pela puxada dele, pelo ronco, e pelo consumo de combustível!



pra quem não conhece o carro isso não ajuda muito...


Não é? Então anda com um carro mil e pega um ap 1.8 pra você ver a diferença da puxada e do ronco!



entre o 1.0 e o 1.8 pode até ser, mas os motores em questão são 1.6 e 1.8
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Mensagempor Felipe Voya » 30 Jun 2008, 10:25

Rafael_SC escreveu:Pela puxada dele, pelo ronco, e pelo consumo de combustível!


Entre 1.0 e 1.6 ou entre 1.0 e 1.8 é muito fácil ver a diferença... Ainda mais que não existe 1.0 AP... Só CHT ou no bolinha em diante o 1.0 AT. Já entre 1.6 e 1.8 que é a questão, já fica mais complicado pq a diferença ta em mais ou menos 6cv, e o motor é o mesmo bloco AP. Ai fica dificil de saber se vc não tem outros parâmetros para comparar...

Vc pode pegar um 1.6 com o motor muito bom e reguladinho e achar que é 1.8, ou pegar um 1.8 todo desregulado e achar que é 1.6...

Por isso que tem que ter outros parâmetros para fazer melhor a identificação do motor AP do carro.

Vlw abraços
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Mensagempor Felipe Voya » 30 Jun 2008, 10:35

Weber escreveu:Outra coisa que pode diferenciar eh as letras no bloco do motor do lado contrario do carburador...

se eu me lembro bem eh:
UD - 1.8 a gasolina - Que é do meu carro (que é passado)
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool

se eu tiver errado alguem corrige ai :y:


Show de bola hein Weber.... Eu já tinha ouvido falar desta tabelinha dos prefixos do bloco mas nunca tive ela em mãos...

Isso ai só acrescentando informações ao tópico. Quanto mais melhor!

Vlw abraços
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Mensagempor gmarchezetti » 30 Jun 2008, 11:01

uma duvida, gol gl soh existe 1.8?
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Mensagempor cesarrega » 30 Jun 2008, 11:55

gmarchezetti escreveu:uma duvida, gol gl soh existe 1.8?


olha meu brother confesso a vc que ja vi varios gol gl 1.6 mas eles nao tem o painel satellite.. acho q pra baixo do ano 93

e ja vi tbm gl 1.8 sem painel satelite tbm abaixo de 93...


"acho eu" q todo gl 1.8 pra cima de 93 ou 92 ja tem o painel satelite e os que forem pra baixa 1.6 ou 1.8 n tem

mas que existe gl 1.6 existe..

quaçquer coisa corrigam se eu tiver errado :bailajesus:
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Mensagempor Felipe Voya » 30 Jun 2008, 13:04

Existe Gol GL 1.6 quanto o Voyage GL 1.6 que foi o meu caso... Comprei gato por lebre.... hehehehe

Crente que estava levando pra casa um AP 1.8 alcool e acabei levando o 1.6... Mas já fiz alguns ajustes no meu que deixou o bichinho mais nervoso... hehehehe

Já consegui cravar no meu 165km/h de máxima no meu na estrada com o giro em mais ou menos 4200rpm.

Pra um carro que tem 20 anos e o motor 1.6 lacrado ainda, só AP mesmo...:mestre:

Adoro este motor... :love:
Editado pela última vez por Felipe Voya em 10 Jul 2008, 12:22, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Weber » 30 Jun 2008, 19:18

cesarrega escreveu:
gmarchezetti escreveu:uma duvida, gol gl soh existe 1.8?


olha meu brother confesso a vc que ja vi varios gol gl 1.6 mas eles nao tem o painel satellite.. acho q pra baixo do ano 93

e ja vi tbm gl 1.8 sem painel satelite tbm abaixo de 93...


"acho eu" q todo gl 1.8 pra cima de 93 ou 92 ja tem o painel satelite e os que forem pra baixa 1.6 ou 1.8 n tem

mas que existe gl 1.6 existe..

quaçquer coisa corrigam se eu tiver errado :bailajesus:


O meu é GL 1.8 91 e já tinha painel satélite
mas eu já ouvi falar que os gols GL's antes de 91 eram quase a mesma coisa dos CL's...
tanto que eles nem tinham painel satélite né...
(se tiver um que tem não é original... he he)
mais eu num tenho certeza

Felipe Voya
isso nem é mérito meu pq eu vi isso em otro lugar
que eu nem lembro tbem... he he

...ahh
e complementando os prefixos dos blocos:
US - AP 1.8 a gasolina (Ford)
USA - AP 1.8S a gasolina (Ford)
UT - AP 1.8 a álcool (Ford)
UTA - AP 1.8S a álcool (Ford)
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Mensagempor carbonar » 30 Jun 2008, 20:03

Alguem sabe qual a diferença de AP 1.8 pra AP 1.8 S? Existe diferença?
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Mensagempor Felipe Voya » 30 Jun 2008, 20:35

carbonar escreveu:Alguem sabe qual a diferença de AP 1.8 pra AP 1.8 S? Existe diferença?


Existe diferença sim... A diferença é que o 1.8 usa o comando de válvulas ZBA de 255° ou 256° (se não me falhe a memória) e o 1.8 S usa o comando de válvulas 049G de 264°

E existem a diferença também que a caixa de marchas do 1.8 S é um pouco mais curta que do 1.8, pra deixar o carro mais esportivo em arrancadas...

Vlw
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Mensagempor ranjas » 01 Jul 2008, 16:07

concordo com o fujiwara e com o felipe entre 1.6 e 1.8 fioca foda diferenciar mesmo.....meu 1.8 tava andando igual 1.6 se for pela puxada ja vi mto 1.6 melhor q ele :P
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Mensagempor Felipe Voya » 02 Jul 2008, 10:23

ranjas escreveu:concordo com o fujiwara e com o felipe entre 1.6 e 1.8 fioca foda diferenciar mesmo.....meu 1.8 tava andando igual 1.6 se for pela puxada ja vi mto 1.6 melhor q ele :P


É foi como eu falei... Depende do estado do motor... hehehe

Por isso a dificuldade na hora de diferenciar um do outro.
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Mensagempor diego.mdx » 02 Jul 2008, 15:59

como faco pra saber se o meu cl 1.6 ap e ou nao e bielao?
gol 93 1.6 cl original por enquanto
sem $$ mais em breve vai ficar top=D
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Mensagempor Felipe Voya » 02 Jul 2008, 16:09

Os AP's bielinha (136mm) foram fabricados até 86. De 87 em diante são os biela longa (144mm) e os AP's 2.0 injetados bielão de (159mm)
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Mensagempor diego.mdx » 02 Jul 2008, 16:13

intao 1.6 93 cl e biela longa.....qual a diferenca de potencia....ou nao tem aumento...
gol 93 1.6 cl original por enquanto
sem $$ mais em breve vai ficar top=D
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