TamoJunto !Rodox escreveu:Muito obrigado, João!
Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW AP
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5846
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Pessoal,
Acrescentei a informação abaixo no texto inicial deste tópico.
Abraços,
Durabilidade da Vela G-Power
Durabilidade de vela que não é original é uma caixa preta... a NGK não diz quando se deve trocar a vela G-Power... só diz que tem maior durabilidade. E ainda veja o que a NGK diz sobre a pergunta: Quanto tempo dura uma vela?:
"A vela de ignição é um componente de desgaste natural, ou seja, conforme o motor funciona ocorre o desgaste da vela de ignição.
Quem estabelece a quilometragem de troca da vela é a montadora do veículo dentro das especificações de cada projeto. Durante o desenvolvimento do veículo são realizados diversos testes de durabilidade, com base nestes testes é que se estabelece a quilometragem de troca.
As montadoras orientam em seus manuais que na condição de uso severo do veículo o intervalo entre as manutenções deve ser reduzido pela metade, ou seja, se uma montadora estabelece um período de troca da vela a cada 20.000 km na condição de uso severo a troca deve ser realizada a cada 10.000 km.
São consideradas condições de uso severo:
– Uso do veículo em transito intenso;
– Uso em trajetos curtos e com paradas frequentes;
– Períodos de longa inatividade do veículo;
– Uso do veículo como táxi, ambulância, veículos de entrega, auto-escola, patrulhas e similares;
Para os casos onde não sabemos quando ocorreu a ultima troca das velas, a NGK recomenda para que o reparador remova as velas de ignição para inspeção.
O uso de velas de ignição desgastadas pode gerar danos ao sistema de ignição, aumento de consumo, aumento dos níveis de emissões do veículo e dificuldade de partida".
Fonte:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/sup ... requentes/
A vela original (comum) do meu dura 20.000 km conforme o Plano de Manutenção. Já as de platina pesquisei em fontes pouco confiáveis e "dizem" que duram até 4 vezes mais que as comuns... então para um gol como o meu (1.8AP ano 1990 - carburado) seriam uns 80.000 km.
Mas tudo isso é teoria... Acho difícil que em um Gol carburado a vela de platina consiga durar 80.000 km... mas quem sou eu pra julgar isso... não sou funcionário da VW pra dizer nada.
Assim, se eu fosse você mesmo a vela sendo de platina ou iridium faria inspeção nas velas conforme a NGK recomenda (verificar as velas periodicamente a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer 1º), conforme texto abaixo. E ainda a NGK informa que ocorrendo sinal de fim de vida útil das velas (eletrodos gastos) se deve trocá-las, conforme texto abaixo.
Pois o melhor caminho é inspecionar as velas G-Power conforme o acima exposto do que acreditar que ela dura X vezes mais que a vela comum. A referida inspeção da vela é a melhor maneira de evitar problemas pra o motor do carro devido ao uso de velas excessivamente gastas, pois afinal é melhor prevenir do que remediar.
"Velas demasiadamente desgastadas provocam consumo excessivo, irregularidades no funcionamento, aumento de emissões de poluentes e pode comprometer outros componentes, como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador.
A NGK recomenda a revisão e inspeção do componente quando o motorista notar dificuldades na partida e falhas durante retomadas, a cada 10.000 km ou anualmente, aquilo que ocorrer primeiro. A empresa reforça a importância da checagem por um profissional qualificado".
Fonte:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... ADveis.pdf
"Através da aparência da ponta ignífera da vela podemos avaliar as condições de desgaste e de queima de da vela de ignição.Velas muito desgastada indicam a necessidade de troca. Já velas com excesso de resíduo podem indicar uma condição anormal de funcionamento do motor ou uso de combustível de má qualidade.
A vela também é um importante meio para diagnóstico do estado do motor. Através da análise da ponta ignífera da vela de ignição também podemos ter uma boa referência do estado da câmara de combustão. Já que a vela é a única peça que está dentro da câmara de combustão que é fácil remover e instalar.
A NGK disponibiliza em sua tabela de aplicação um cartaz de diagnóstico de falhas do motor, onde através da análise da ponta ignífera da vela podemos diagnosticar diversas falhas de funcionamento que afetam a vela de ignição".
Diagnóstico de falhas do motor:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... -Velas.pdf
Fonte:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/sup ... requentes/
Acrescentei a informação abaixo no texto inicial deste tópico.
Abraços,
Durabilidade da Vela G-Power
Durabilidade de vela que não é original é uma caixa preta... a NGK não diz quando se deve trocar a vela G-Power... só diz que tem maior durabilidade. E ainda veja o que a NGK diz sobre a pergunta: Quanto tempo dura uma vela?:
"A vela de ignição é um componente de desgaste natural, ou seja, conforme o motor funciona ocorre o desgaste da vela de ignição.
Quem estabelece a quilometragem de troca da vela é a montadora do veículo dentro das especificações de cada projeto. Durante o desenvolvimento do veículo são realizados diversos testes de durabilidade, com base nestes testes é que se estabelece a quilometragem de troca.
As montadoras orientam em seus manuais que na condição de uso severo do veículo o intervalo entre as manutenções deve ser reduzido pela metade, ou seja, se uma montadora estabelece um período de troca da vela a cada 20.000 km na condição de uso severo a troca deve ser realizada a cada 10.000 km.
São consideradas condições de uso severo:
– Uso do veículo em transito intenso;
– Uso em trajetos curtos e com paradas frequentes;
– Períodos de longa inatividade do veículo;
– Uso do veículo como táxi, ambulância, veículos de entrega, auto-escola, patrulhas e similares;
Para os casos onde não sabemos quando ocorreu a ultima troca das velas, a NGK recomenda para que o reparador remova as velas de ignição para inspeção.
O uso de velas de ignição desgastadas pode gerar danos ao sistema de ignição, aumento de consumo, aumento dos níveis de emissões do veículo e dificuldade de partida".
Fonte:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/sup ... requentes/
A vela original (comum) do meu dura 20.000 km conforme o Plano de Manutenção. Já as de platina pesquisei em fontes pouco confiáveis e "dizem" que duram até 4 vezes mais que as comuns... então para um gol como o meu (1.8AP ano 1990 - carburado) seriam uns 80.000 km.
Mas tudo isso é teoria... Acho difícil que em um Gol carburado a vela de platina consiga durar 80.000 km... mas quem sou eu pra julgar isso... não sou funcionário da VW pra dizer nada.
Assim, se eu fosse você mesmo a vela sendo de platina ou iridium faria inspeção nas velas conforme a NGK recomenda (verificar as velas periodicamente a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer 1º), conforme texto abaixo. E ainda a NGK informa que ocorrendo sinal de fim de vida útil das velas (eletrodos gastos) se deve trocá-las, conforme texto abaixo.
Pois o melhor caminho é inspecionar as velas G-Power conforme o acima exposto do que acreditar que ela dura X vezes mais que a vela comum. A referida inspeção da vela é a melhor maneira de evitar problemas pra o motor do carro devido ao uso de velas excessivamente gastas, pois afinal é melhor prevenir do que remediar.
"Velas demasiadamente desgastadas provocam consumo excessivo, irregularidades no funcionamento, aumento de emissões de poluentes e pode comprometer outros componentes, como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador.
A NGK recomenda a revisão e inspeção do componente quando o motorista notar dificuldades na partida e falhas durante retomadas, a cada 10.000 km ou anualmente, aquilo que ocorrer primeiro. A empresa reforça a importância da checagem por um profissional qualificado".
Fonte:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... ADveis.pdf
"Através da aparência da ponta ignífera da vela podemos avaliar as condições de desgaste e de queima de da vela de ignição.Velas muito desgastada indicam a necessidade de troca. Já velas com excesso de resíduo podem indicar uma condição anormal de funcionamento do motor ou uso de combustível de má qualidade.
A vela também é um importante meio para diagnóstico do estado do motor. Através da análise da ponta ignífera da vela de ignição também podemos ter uma boa referência do estado da câmara de combustão. Já que a vela é a única peça que está dentro da câmara de combustão que é fácil remover e instalar.
A NGK disponibiliza em sua tabela de aplicação um cartaz de diagnóstico de falhas do motor, onde através da análise da ponta ignífera da vela podemos diagnosticar diversas falhas de funcionamento que afetam a vela de ignição".
Diagnóstico de falhas do motor:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... -Velas.pdf
Fonte:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/sup ... requentes/
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- Ricardo RCR
- Membro - 1.8
- Mensagens: 1020
- Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
- Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
- Localização: Osasco - SP
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Boa Rodox



No meu verde sigo em frente!!!
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Muito obrigado, Ricardo!Ricardo RCR escreveu:Boa Rodox![]()

Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Pessoal,
Refiz o vídeo da Parte 2 do teste do copo... pois além da imagem da filmagem estar muito escura eu falei quase nada no vídeo... Então vem o novo vídeo que fiz:
Parte 2 - regulagem correta da marcha lenta com vela NGK G-Power
https://www.youtube.com/watch?v=jlns42yqk-U
Abraços,
Refiz o vídeo da Parte 2 do teste do copo... pois além da imagem da filmagem estar muito escura eu falei quase nada no vídeo... Então vem o novo vídeo que fiz:
Parte 2 - regulagem correta da marcha lenta com vela NGK G-Power
https://www.youtube.com/watch?v=jlns42yqk-U
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 08 Mai 2017, 14:42, em um total de 2 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- Ricardo RCR
- Membro - 1.8
- Mensagens: 1020
- Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
- Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
- Localização: Osasco - SP
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Q????Rodox escreveu:Pessol,
Refiz o vídeo da Parte 2 do teste do copo... pois além da imagem da filmagem estar muito escura eu falei quase nada no vídeo... Então vem o ovo vídeo que fiz:
Parte 2 - regulagem correta da marcha lenta com vela NGK G-Power
https://www.youtube.com/watch?v=jlns42yqk-U
Abraços,



No meu verde sigo em frente!!!
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Valeu Ricardo! Já corrigi o texto, obrigado!Ricardo RCR escreveu:
Q????"Então vem o ovo vídeo que fiz:" Corrige aí man
![]()
Abraços,

Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- Ricardo RCR
- Membro - 1.8
- Mensagens: 1020
- Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
- Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
- Localização: Osasco - SP
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Rodox escreveu:Valeu Ricardo! Já corrigi o texto, obrigado!Ricardo RCR escreveu:
Q????"Então vem o ovo vídeo que fiz:" Corrige aí man
![]()
Abraços,

No meu verde sigo em frente!!!
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Pessoal,
Fiz um novo vídeo sobre:
Medidor de rpm (10X) em Gol 1.8AP vela G-Power (platina e eletrodo 0,6 mm):
https://www.youtube.com/watch?v=48RDjupCpko
*Obs.: o valor do visor multiplique por 10 para ter em rotações por minuto - rpm.
Abraços,
Fiz um novo vídeo sobre:
Medidor de rpm (10X) em Gol 1.8AP vela G-Power (platina e eletrodo 0,6 mm):
https://www.youtube.com/watch?v=48RDjupCpko
*Obs.: o valor do visor multiplique por 10 para ter em rotações por minuto - rpm.
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5846
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Top manRodox escreveu:Pessoal,
Fiz um novo vídeo sobre:
Medidor de rpm (10X) em Gol 1.8AP vela G-Power (platina e eletrodo 0,6 mm):
https://www.youtube.com/watch?v=48RDjupCpko
*Obs.: o valor do visor multiplique por 10 para ter em rotações por minuto - rpm.
Abraços,

Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Muito obrigado, João!
Abraços,
Abraços,

Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5846
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
#TAMOJUNTORodox escreveu:Muito obrigado, João!
Abraços,
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Pessoal,
Fiz 2 (dois) novos vídeos abaixo... medição de marcha lenta. Fiz novamente porque não gostei de como ficou:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=5zNuPlun66I[/BBvideo]
E vejam também o vídeo:
Partida a frio a 7ºC
- Vela NGK G-Power - Gol 90 - 1.8AP - Gasolina
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Rg3tAwHDYmA[/BBvideo]
Abraços,
Fiz 2 (dois) novos vídeos abaixo... medição de marcha lenta. Fiz novamente porque não gostei de como ficou:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=5zNuPlun66I[/BBvideo]
E vejam também o vídeo:
Partida a frio a 7ºC





[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Rg3tAwHDYmA[/BBvideo]
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 613
- Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
- Carro: GOL CL 1.8 álcool
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Maravilha hein Rodox!
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Legal, Rodox!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Muito obrigado, Adriano!AdrianoSocial escreveu:Maravilha hein Rodox!
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Muito obrigado, Bleidão!bleidao escreveu:Legal, Rodox!
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Pessoal,
Fiz o novo vídeo abaixo sobre:
9.
Consumo de gasolina com a vela NGK G-Power (platina e 0,6mm de ponta)
https://www.youtube.com/watch?v=zj9gvZI3lPI&t=2s
Abraços,
Fiz o novo vídeo abaixo sobre:
9.
Consumo de gasolina com a vela NGK G-Power (platina e 0,6mm de ponta)
https://www.youtube.com/watch?v=zj9gvZI3lPI&t=2s
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5846
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Top mano !
Tá econômico mesmo hein !
Tá econômico mesmo hein !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Nova Vela Especial (platina - 0,6mm) - NGK G-Power p/ VW
Muito obrigado, João!João Victor AP escreveu:Top mano !
Tá econômico mesmo hein !
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)