[DÚVIDA] AP 2.0 Mi - Quando surgiu?
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
[DÚVIDA] AP 2.0 Mi - Quando surgiu?
Ae pessoal
tenho uma duvida:
Quando surgiu o AP2000 8v com injeção eletronica multiponto(Mi)?
e em que carro que estreiou?
abraços
tenho uma duvida:
Quando surgiu o AP2000 8v com injeção eletronica multiponto(Mi)?
e em que carro que estreiou?
abraços
Wbr.
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
- Fábio Vinícius
- ADMINISTRADOR

- Carro: Saveiro93/Parati GLS
- Contato:
Bem ate onde sei GTI 89 é Monoponto....MI só em carros acima de 97 senão em engano.
INSTAGRAM: @cdgqoficial
FACEBOOK: https://web.facebook.com/cdgqoficial
LOJA: https://volkspeas.mercadoshops.com.br/
FACEBOOK: https://web.facebook.com/cdgqoficial
LOJA: https://volkspeas.mercadoshops.com.br/
ihhFábio Vinícius escreveu:Bem ate onde sei GTI 89 é Monoponto....MI só em carros acima de 97 senão em engano.
mais um erro meu...
to com a cabeça em GTi...
na verdade se trata do Santana Ex
(pesquisei na wikipedia... :mestre:)
"...Ao longo do tempo, este motor utilizou diversos sistemas de injeção eletrônica: Bosch LE Jetronic multiponto analógica (AP 2.0 de 1989 a 1994), FIC ECC-IV digital monoponto (AP 1.6 e AP 1.8 de 1995 a 1996), FIC ECC-IV digital multiponto (AP 2.0 de 1995 a 1996), Magneti Marelli 1AVB/1AVP multiponto seqüencial (1997 em diante, para todas as cilindradas)..."
Trecho do tópico "Volkswagen AP"
"...O soberbo Santana Executivo (EX), foi o auge dos investimentos da Volkswagen em uma imagem de luxo ao modelo, série limitada, fabricada em 1990, com motor 2,0 a gasolina, injeção multiponto analógica Bosch LE-Jetronic e potência bruta de 125cv..."
Trecho do tópico "Volkswagen Santana"
Espero não ter cometido mais erros agora :drink:
vlew
Wbr.
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
Agora eu fiquei confuso...Luiz GTS escreveu:eu tbm achava que era mono, mas descobri aqui que era multi, ai foi procurar e descobri que era multi mesmo...
É o GTi ou o Santana EX?
eu ouvi bastante que a configuração do GTi nunca mudou...
mais hj eu ouvi de um vendedor (considerando isso é 85% de chance de ser mentira) que o GTi mudou pra injeção multiponto em 94...
De qualquer forma a primeire I.E. do Brasil foi monoponto em 1988 certo?
Wbr.
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
-
Fujiwara
a primeira injeção a equipar um carro comercializado no brasil foi a Bosch Le-Jetronic multiponto no Gol GTi em 89, não houve nenhum tipo de alteração nesse sentido em toda a existencia do GTi 8v, foi multiponto de 89 a 94Weber escreveu:Agora eu fiquei confuso...Luiz GTS escreveu:eu tbm achava que era mono, mas descobri aqui que era multi, ai foi procurar e descobri que era multi mesmo...
É o GTi ou o Santana EX?
eu ouvi bastante que a configuração do GTi nunca mudou...
mais hj eu ouvi de um vendedor (considerando isso é 85% de chance de ser mentira) que o GTi mudou pra injeção multiponto em 94...
De qualquer forma a primeire I.E. do Brasil foi monoponto em 1988 certo?
- Fets
- Socio-CdGQ!

- Carro:
Assim, o Gol GTI era multiponto, só que é uma injeção diferente do santana [que muitos membros do clube inclusive eu, tem no carro]
a do GTI os bicos ficam no cabeçote e pulverizam a gasolina em cima das válvulas, quando as mesmas se abrem
a de Santana AVB ou AVP tem os bicos no coletor, portanto pode-se colocar esta injeção em qualquer motor AP, sem trocar o cabeçote...
só que a de santana tem sonda lambda, ou sensor de oxigênio, que proporciona uma mistura ideal de maneira muuuito mais eficiente do que aquele sensor de entrada de ar que tem na do GTI....
mas a primeira multiponto saiu no GTI...
a do GTI os bicos ficam no cabeçote e pulverizam a gasolina em cima das válvulas, quando as mesmas se abrem
a de Santana AVB ou AVP tem os bicos no coletor, portanto pode-se colocar esta injeção em qualquer motor AP, sem trocar o cabeçote...
só que a de santana tem sonda lambda, ou sensor de oxigênio, que proporciona uma mistura ideal de maneira muuuito mais eficiente do que aquele sensor de entrada de ar que tem na do GTI....
mas a primeira multiponto saiu no GTI...
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
pois é. existem diferenças gritantes entre as injeções multiponto analógicas e a Mi digital
a LE-Jetronic e a FIC EEC-IV são injeções burras.
a principal diferença está no fato de as analógias acionarem os 4 bicos ao mesmo tempo, e a Mi aciona um bico de cada vez, e cada um na hora exata.
o 1º carro brasileiro com Injeção Eletrônica foi o Gol GTi, em 1988 (bem no finalzinho, como modelo 89) com a LE-Jetronic "burrona", sempre 4 bicos. ele utilizou esta injeção até 1994.
Em 1990 o Santana EX recebe também esta mesma injeção. vc encontra entre 1991 e 1996 santanas com a LE-Jetronic 4 bicos e a FIC EEC-IV 4 bicos. encontra tb com injeção monoponto, em alguns CLi da vida.
só a partir de 1997, no santana mesmo, se encontra a Mi DIGITAL, ótima, excelente, magnânima!
em 97 esta Mi veio também na Saveiro quadrada, meu sonho de consumo.
no restante dos carros, nem tenho idéia.
a LE-Jetronic e a FIC EEC-IV são injeções burras.
a principal diferença está no fato de as analógias acionarem os 4 bicos ao mesmo tempo, e a Mi aciona um bico de cada vez, e cada um na hora exata.
o 1º carro brasileiro com Injeção Eletrônica foi o Gol GTi, em 1988 (bem no finalzinho, como modelo 89) com a LE-Jetronic "burrona", sempre 4 bicos. ele utilizou esta injeção até 1994.
Em 1990 o Santana EX recebe também esta mesma injeção. vc encontra entre 1991 e 1996 santanas com a LE-Jetronic 4 bicos e a FIC EEC-IV 4 bicos. encontra tb com injeção monoponto, em alguns CLi da vida.
só a partir de 1997, no santana mesmo, se encontra a Mi DIGITAL, ótima, excelente, magnânima!
em 97 esta Mi veio também na Saveiro quadrada, meu sonho de consumo.
no restante dos carros, nem tenho idéia.
GOL GTS 1988!

- Fets
- Socio-CdGQ!

- Carro:
acionar os 4 bicos ao mesmo tempo?? sei não...
imagina a situação.. se ela acionar os 4 ao mesmo tempo, mas apenas um cilindro estiver aspirando, no outro que ta comprimindo, a gasolina vai ficar boiando lá sem fazer nada até a próxima aspiração? e nisso eles seriam acionados denovo durante outra aspiração e ia ficar jogando gasolina fora ali pra ninguém???
cada bico é acionado na hora em que seu respectivo cilindro estiver aspirando, senão não tem lógica ser multiponto... :fudeu:
imagina a situação.. se ela acionar os 4 ao mesmo tempo, mas apenas um cilindro estiver aspirando, no outro que ta comprimindo, a gasolina vai ficar boiando lá sem fazer nada até a próxima aspiração? e nisso eles seriam acionados denovo durante outra aspiração e ia ficar jogando gasolina fora ali pra ninguém???
cada bico é acionado na hora em que seu respectivo cilindro estiver aspirando, senão não tem lógica ser multiponto... :fudeu:
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... tronic.asp
concordo com vc, Fets. por isso q eles melhoraram o esquema e lançaram a Mi, que trabalha desta forma.
:y:Bosch escreveu:No sistema LE-Jetronic, as válvulas de injeção pulverizam o combustível simultaneamente, ou seja, todas são acionadas ao mesmo tempo. Nesse sistema, a unidade de comando da injeção controla apenas o sistema de combustível.
concordo com vc, Fets. por isso q eles melhoraram o esquema e lançaram a Mi, que trabalha desta forma.
GOL GTS 1988!

- Luiz GTS
- Filial CdGQ!
.gif)
- Carro:
então o que o Fest disse tem alguma lógica, no motor AP os cilindros 1 e 4 sobem e descem juntos, e consequentemente os cilindros 2 e 3 fazem o movimento contrário.
então existe um disperdício de combustível? Pois no momento em que os cilindros 1 e 4 estão admitindo os cilindros 2 e 3 estão no processo de exaustão...
Me confundiu...
então existe um disperdício de combustível? Pois no momento em que os cilindros 1 e 4 estão admitindo os cilindros 2 e 3 estão no processo de exaustão...
Me confundiu...
O homem tem 3 fases na vida:
1° Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
2° Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
3° Tem dinheiro, tem tempo, mas ai já não tem mais vontade
não há tanto desperdício de combustível como no carburador, mas ainda há. por isso q ela é chamada de "burra". ela não sabe o q está fazendo, além de simplesmente injetar combustível. nada mais é do que um carburador melhorado, e cheio de lugar pra dar problemas que nunca se consegue encontrar!
GOL GTS 1988!

- Luiz GTS
- Filial CdGQ!
.gif)
- Carro:
fiquemos com nossos 2E hhauhauauahuahuhauhua
brincadeiras a parte a injeção fo GTi foi um puta avanço tecnológico pro Brasil na época...
brincadeiras a parte a injeção fo GTi foi um puta avanço tecnológico pro Brasil na época...
O homem tem 3 fases na vida:
Humm
Quem disse que CdGQ! nao é cultura??
Cada vez mais aprendo com esse forum
fudeu com a Sava a diesel
e atrasou a inovação da injeção eletronica no Brasil...
Quem disse que CdGQ! nao é cultura??
Cada vez mais aprendo com esse forum
Akele governo foi foda...Luiz GTS escreveu:o governo sempre fodendo com tudo hauhauhauhaua
fudeu com a Sava a diesel
e atrasou a inovação da injeção eletronica no Brasil...
Wbr.
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
Golzinho zicado...
vamos começar do zero?
-Lataria [ ]
-Mecânica [ ]
-Pimps [ ]
Não vamos confundir as coisas...
A injeção Bosh LE-Jetronic que equipou os GTI e Santana 2000 até 94 é analógica e os 4 bicos (que ficavam no cabeçote) pulsam simultaneamente.
A injeção FIC equipou os motores 2000 entre 95 e 96, saiu tanto monoponto no Santana e Versalles, quanto multiponto nos GTI bola e Santana GLSi e Versalles Ghia, porém sempre digital, sequencial e conjugada com a ignição, os 4 bicos pulsam independentes. Foi desenvolvida e fornecida pela Ford na época da Autolatina.
A partir de 97, com o fim da Autolatina, todos os motores AP foram equipados com a injeção Magneti Marelli 1AVB, multiponto, digital, sequencial e conjugada com ignição, essa é a famosa MI por que os carros da Volks passaram a sair com o logotipo MI.
Depois de 99 a injeção 1AVB foi substituída pela 1AVP, um pouco mais moderna e dotada de imobilizador, também chamada de MI.
Ocorre que nem toda injeção multiponto digital é necessariamente sequencial, a dos Corsa 8v m.p.f.i. por exemplo são semi-sequenciais, pulsam alternados cada par de bicos.
Outra coisa é que qualquer injeção multiponto pode ser chamada de MI, MPI, MPFI, que são abreviações em inglês.
Portanto, não está errado chamar a injeção do GTI quadrado de MI, pois ela também é multipoint tanto quanto o GTI bola com injeção FIC ou qualquer GOL com motor AP pós 97, a questão é que como já disse acima, depois de 97 todos os Gol passaram a vir com logotipo MI o que levou a popularizar as injeções 1AVB / 1AVP como injeção MI.
Quanto aos cabeçotes, dos motores com as injeções LE-Jetronic e FIC possuem furos para abrigar os bicos injetores, enquanto dos motores com injeções 1AVB/1AVP não há esses furos, pois os bicos são no coletor de admissão, todos estes possuem tuchos hidáulicos. Nos carburados também não há os furos mas esses possuem tuchos mecânicos.
Embora ambos não possuam furos dos bicos, um caro com injeção MI não deve ser equipado com cabeçote de carburado por que as batidas de válvulas desreguladas podem confundir o sensor de detonação que interpretaria o ruído como pré-detonação e prejudicaria o funcionamento do motor, ou seja, pra injetar um carburado com a MI teria que trocar o cabeçote por outro com tuchos hidráulicos.
Vou começar a cobrar pelas aulas...hehehehe
A injeção Bosh LE-Jetronic que equipou os GTI e Santana 2000 até 94 é analógica e os 4 bicos (que ficavam no cabeçote) pulsam simultaneamente.
A injeção FIC equipou os motores 2000 entre 95 e 96, saiu tanto monoponto no Santana e Versalles, quanto multiponto nos GTI bola e Santana GLSi e Versalles Ghia, porém sempre digital, sequencial e conjugada com a ignição, os 4 bicos pulsam independentes. Foi desenvolvida e fornecida pela Ford na época da Autolatina.
A partir de 97, com o fim da Autolatina, todos os motores AP foram equipados com a injeção Magneti Marelli 1AVB, multiponto, digital, sequencial e conjugada com ignição, essa é a famosa MI por que os carros da Volks passaram a sair com o logotipo MI.
Depois de 99 a injeção 1AVB foi substituída pela 1AVP, um pouco mais moderna e dotada de imobilizador, também chamada de MI.
Ocorre que nem toda injeção multiponto digital é necessariamente sequencial, a dos Corsa 8v m.p.f.i. por exemplo são semi-sequenciais, pulsam alternados cada par de bicos.
Outra coisa é que qualquer injeção multiponto pode ser chamada de MI, MPI, MPFI, que são abreviações em inglês.
Portanto, não está errado chamar a injeção do GTI quadrado de MI, pois ela também é multipoint tanto quanto o GTI bola com injeção FIC ou qualquer GOL com motor AP pós 97, a questão é que como já disse acima, depois de 97 todos os Gol passaram a vir com logotipo MI o que levou a popularizar as injeções 1AVB / 1AVP como injeção MI.
Quanto aos cabeçotes, dos motores com as injeções LE-Jetronic e FIC possuem furos para abrigar os bicos injetores, enquanto dos motores com injeções 1AVB/1AVP não há esses furos, pois os bicos são no coletor de admissão, todos estes possuem tuchos hidáulicos. Nos carburados também não há os furos mas esses possuem tuchos mecânicos.
Embora ambos não possuam furos dos bicos, um caro com injeção MI não deve ser equipado com cabeçote de carburado por que as batidas de válvulas desreguladas podem confundir o sensor de detonação que interpretaria o ruído como pré-detonação e prejudicaria o funcionamento do motor, ou seja, pra injetar um carburado com a MI teria que trocar o cabeçote por outro com tuchos hidráulicos.
Vou começar a cobrar pelas aulas...hehehehe