Fala ae Pessoal,
Hoje, posso dizer que tive sorte na minha busca pelo cabeçote do AP 2.0
Senta que lá vem estória... :fiu: risos
Sai de casa para trabalhar e passei em 3 retificas e não achei nada... No trabalho liguei para umas 8 e só achei em uma a um preço abusivo...
Sai do trabalho a tarde, e chamei um amigo meu para corremos os ferro-velhos aqui de São Gonçalo...
Fui num primeiro e achei um cabeçote que tenho quase certeza que era de um GTS, tava com um 049G lá de bobeira dando sopa... Os caras de ferro-velho nem sabem da perola que tem na mão... Mas nada do 2.0 ...
Segui mais adiante e achei um outro ferro-velho, achei um cabeçote do Golf quadrado mexicano (tava na lateral do cabeçote MEXICO) 1.8 tucho hidráulico, que vem também com válvula de 40mm (medi no paquímetro eu nem sabia que era...) que estava com o comando 026 G hidraulico (nunca tinha visto este comando antes...) Será que é um 049G para hidraulico???? E os dutos de admissão deste cabeçote são ENORMES!!!!!!!!!! São tão grandes que dá para colocar 3 dedos dentro com folga, é exatamente igual ao da foto abaixo.... Repare na foto que não é o de fluxo cruzado usado nos Golf 2.0 e sim o unilateral do 1.8 !!!
Ai não tinha mas nenhum lá... Fiquei desanimado... Ai o dono do ferro-velho disse que tinha uma Quantum 93 carburada em outro ferro-velho dele, que ele já tinha tirado o motor achava que era 2.0 e o cabeçote estava lá ainda... Vi que era tucho mecânico o cabeçote, mas era de 3 mancais (fiquei um pouco desanimado...) Tirando o cabeçote que medindo que vi que as válvulas realmente era de 40mm, um legítimo 2.0 carburado. :zoiu:
Medi a altura, 133,1mm originalzissíma!!!!! Foi a primera vez que este cabeçote saiu daquele bloco depois da fábrica, galerias de água e óleo em perfeito estado!!!! Comprovado também que nunca pegou uma retífica pq vi que nunca foi jateado com areia nas faces onde pega os coletores de admissão e escape... A junta era original de fábrica ainda com o simbolo da VW na borda...
E mais uma surpresa, quando olho para o comando tava o "G" de um lado, girei o comando e quem dá as caras... Um legítimo 049G ali dando sopa e os caras nem sabiam que comando era aquele me deram de graça o 049G e os prisioneiros para prender o cabeçote no bloco, mais o cabeçote em excelente estado, tudo por 200 merréis.... Sai de lá com o sorriso de orelha a orelha... Cheguei no meu mecanico e abri a mala do carro e pedi pra ele avaliar a peça... Ele ficou bolado quando viu as medidas, e o estado do cabeçote e ainda mais o comando que ganhei de lambuja... Vou deixar guardadinho o 049G, pq hoje também finalmente recebi o 276° da Sam Cams e a polia regulável toda em alumíno da SPA TURBO.
O cabeçote e comando já vão para retifica, que vou trocar as válvulas e guias de válvulas e retificar as sedes do cabeçote só para ficar tudo 100% e colocar e regular o 276°.
Devo gastar num total de uns 200 a 250,00 de peças para o cabeçote e serviço.
Saindo no total 450,00 o cabeçote retificado com o 276° no seu devido lugar. Não contando com a parcela de comando esportivo e polia.
A felicidade só não foi 100% completa pq o cabeçote não era o de 5 mancais, mas o de 3 mancais... Mas tou rindo atoa...
Pesquisando nas retíficas vi que o de 5 sai de 88 (quando lançaram o 1° VW 2.0 no santana carburado) e foi até 90, 91... Depois disto só cabeçote 2.0 com 3 mancais.
Vlw pessoal...