[TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

[TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por bleidao »

Bom, galera...

a pedido de um colega aqui do fórum, que vai instalar a minha no carro dele e quer colocar um Xenon na mesma, estou criando este DIY para uma instalação segura.

Gostaria de lembrar também, que não sou Expert no assunto, portanto, se alguém tiver algo a acrescentar, criticar ou auxiliar, eu agradeço, pois tudo o que eu faço não é apenas para ensinar, é mais para aprender e compartilhar experiencias.

A instalação não é bicho de sete cabeças, basta prestar bastante atenção no passo-a-passo.

Ah... vou ensinar a instalar o farol de milha comum (1ª Parte) e também a colocar Xenon nas milhas(2ª Parte).

1ª Parte: INSTALANDO OS FARÓIS DE MILHA NORMALMENTE

Material Necessário:
5m de fio 2,5mm (5 metros para garantir que não vai faltar fio e 2,5mm para garantir que vai suportar).
Relé auxiliar para farol de milha

Primeiramente, temos que identificar onde será colocado o relé. No meu caso, eu opto por fixá-lo próximo ao relé de farol.
Observando o relé, fica como na imagem abaixo:

Imagem

No pino 86, é ligado na lataria do carro. Eu liguei no parafuso que fixei o relé.
No Pino 30, será ligado um fusível de 30 e ligado no (+) da bateria.
No pino 87, será ligado o fio que será ligado no (+) das lâmpadas da milha.
No pino 85, será ligado o fio que vem da chave que acionará a milha. No meu caso, utilizei uma chavinha daquelas tipo Tlec-Tlec.

Vamos à parte prática.
1º Passo - ligue um fio do (+) da bateria para a Chave que acionará a milha. No meu caso, eu puxei do (+) da lanterna, para que, quando eu desligasse a lanterna do carro, a milha desligasse junto e para que a milha não ligasse sem que a lanterna estivesse ligada, mas é opcional.

2º Passo - ligue um fio no outro pino da Chave que acionará a milha até o pino 85 do relé. O pino 85 é que aciona o relé para que o mesmo comece a enviar corrente para as lâmpadas.

3º Passo - ligue um fio do (+) da bateria no pino 30 do relé e, antes desse fio chegar no relé, instale um fusível de 30a para o caso de sobrecarregar o sistema.

4º Passo - ligue um fio do pino 87 até os positivos das lâmpadas da milha. Os fios (-) do soquete das lampadas poderão ser ligados na lataria do carro.

Com base nas informações acima dá para se instalar o farol de milha. Caso precise de mais alguma informação dessa Primeira Parte, só falar.
Estou aqui para ajudar.


2ª Parte: Instalando o Kit Xenon na Milha

Essa segunda parte é a mais interessante e mais fácil. Eu aprendi com base em tutorial que li no fórum Kadetteiros, quando instalei no carro do meu amigo o kit Xenon. Está funcionando há mais de um ano e ainda não deu problemas, pois a instalação da milha foi conforme o tópico acima.

Material Necessário:
- Kit Xenon
- Abraçadeiras de Nylon (aquelas do tipo enforca gato)
- alicate de corte

Mãos à massa:

Escolha um local para fixar o reator do Kit Xenon. Eu opto por colocar próximo ao relé auxiliar da milha, pois fica mais fácil de fazer e economiza nos fios.

1º Passo - troque as lampadas da milha pelas lampadas do Kit Xenon

2º Passo - Cortes os fios corte os fios do plug da lampada original e deixe solto por enquanto.

3º Passo - Ligue o fio (+) que vem do relé na entrada (+) do reator do kit Xenon.

4º passo - ligue um fio na entrada (-) do reator na lataria do carro. Eu prendo no mesmo parafuso que fixei o reator.

5º passo - ligue o fio (-) do plug da lampada que antes seria colocado na lataria, na saída (-) do reator.

6º passo - ligue o fio (+) do plug da lampada na saída (+) do reator.

5º passo - vá prendendo os fios que ficaram soltos com as abraçadeiras de nylon.

6º e ultimo passo - ver se realmente funcionou. O cara do forum kadetteiros pediu que prepare um extintor, avise aos vizinhos, retire as crianças de perto e ligue os faróis para ver se realmente funciona.

Espero ter ajudado e, caso alguém queira entender melhor sobre Xenon, segue uma apostila da Philips:
http://www.luz.philips.com/archives/Tre ... n_2008.pdf

Qualquer duvida, só gritar!!!!
Editado pela última vez por bleidao em 28 Dez 2013, 09:15, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Glaucio Silva-Missões RS
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1086
Registrado em: 06 Ago 2009, 17:11
Carro: Não Tenho
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

Tirei os meu pra abrir e limpar, pois estavam úmidos, agora to pensando em eu mesmo instalá-los.

Só que eu quero colocar um botão individual pra ligar/desligar quando quiser

porém sou um 0 à esquerda em elétrica....
Avatar do usuário
Gerinho_mc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 426
Registrado em: 25 Jan 2011, 11:41
Carro:
Localização: Carapicuíba CDGQ! Filial Z/O

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por Gerinho_mc »

Muito obrigado,
no caso do meu que já tem farol de neblina instalado, preciso adicionar o rele?
Comprei o carro e já veio com os neblina!
FOTOS: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=25063
Imagem
[MOTOR] 1.6 AE - [COR] Prata - [ANO] 1992 - [COMBÚSTIVEL] Álcool - [RODAS] 15 Gomão
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por bleidao »

E ai, galera...

tendo dúvidas, to aqui mesmo...

voltei a ser frequentador aqui do fórum.
Fiquei um tempo distante.


Abraço!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por bleidao »

Esse tópico merece um UP...
Avatar do usuário
mauriciocprado
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 14 Ago 2014, 09:10
Carro: Gol CL 93 1.6AP

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por mauriciocprado »

E aí, beleza?

Tenho uma dúvida quanto ao posicionamento das lâmpadas: Elas cabem ? A princípio seriam lâmpadas H3, mas a lâmpada de xenon tem uma parte grande atrás, que não me parece que irá caber. Como fizeram? Obrigado
Avatar do usuário
alexmagrelo
Membro
Membro
Mensagens: 189
Registrado em: 25 Mai 2014, 16:13
Carro: Gol 1000 95
Contato:

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por alexmagrelo »

Muito bom

Toda ajuda aqui no forum é válida

Eu ja tinha farol de milha instalado no meu gol, só que era lâmpada comum, começou a entrar muita água no farol.

Comprei um kit xenon no Mercado Livre, e na verdade só aproveitei os faróis, lampadas e reatores, pois a instalação já tinha.

Como os reatores são aqueles Slins, fiz a instalação deles dentro do próprio Parachoque, vou ver se posto umas fotos aqui no forum futuramente

Abraços

Alex
Alex de Gol Quadrado no Youtube - Alex de Gol Quadrado
Alex de Gol Quadrado fanpage - Alex de Gol Quadrado
Alex de Gol Quadrado Instragram - Alex de Gol Quadrado

Meu blog - Alex de Gol Quadrado
Avatar do usuário
Matheus Solldan
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Mar 2015, 12:15
Carro: GOL CL
Localização: Mirassol - Sp
Contato:

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por Matheus Solldan »

bleidao escreveu:Bom, galera...

a pedido de um colega aqui do fórum, que vai instalar a minha no carro dele e quer colocar um Xenon na mesma, estou criando este DIY para uma instalação segura.

Gostaria de lembrar também, que não sou Expert no assunto, portanto, se alguém tiver algo a acrescentar, criticar ou auxiliar, eu agradeço, pois tudo o que eu faço não é apenas para ensinar, é mais para aprender e compartilhar experiencias.

A instalação não é bicho de sete cabeças, basta prestar bastante atenção no passo-a-passo.

Ah... vou ensinar a instalar o farol de milha comum (1ª Parte) e também a colocar Xenon nas milhas(2ª Parte).

1ª Parte: INSTALANDO OS FARÓIS DE MILHA NORMALMENTE

Material Necessário:
5m de fio 2,5mm (5 metros para garantir que não vai faltar fio e 2,5mm para garantir que vai suportar).
Relé auxiliar para farol de milha

Primeiramente, temos que identificar onde será colocado o relé. No meu caso, eu opto por fixá-lo próximo ao relé de farol.
Observando o relé, fica como na imagem abaixo:

Imagem

No pino 86, é ligado na lataria do carro. Eu liguei no parafuso que fixei o relé.
No Pino 30, será ligado um fusível de 30 e ligado no (+) da bateria.
No pino 87, será ligado o fio que será ligado no (+) das lâmpadas da milha.
No pino 85, será ligado o fio que vem da chave que acionará a milha. No meu caso, utilizei uma chavinha daquelas tipo Tlec-Tlec.

Vamos à parte prática.
1º Passo - ligue um fio do (+) da bateria para a Chave que acionará a milha. No meu caso, eu puxei do (+) da lanterna, para que, quando eu desligasse a lanterna do carro, a milha desligasse junto e para que a milha não ligasse sem que a lanterna estivesse ligada, mas é opcional.

2º Passo - ligue um fio no outro pino da Chave que acionará a milha até o pino 85 do relé. O pino 85 é que aciona o relé para que o mesmo comece a enviar corrente para as lâmpadas.

3º Passo - ligue um fio do (+) da bateria no pino 30 do relé e, antes desse fio chegar no relé, instale um fusível de 30a para o caso de sobrecarregar o sistema.

4º Passo - ligue um fio do pino 87 até os positivos das lâmpadas da milha. Os fios (-) do soquete das lampadas poderão ser ligados na lataria do carro.

Com base nas informações acima dá para se instalar o farol de milha. Caso precise de mais alguma informação dessa Primeira Parte, só falar.
Estou aqui para ajudar.


2ª Parte: Instalando o Kit Xenon na Milha

Essa segunda parte é a mais interessante e mais fácil. Eu aprendi com base em tutorial que li no fórum Kadetteiros, quando instalei no carro do meu amigo o kit Xenon. Está funcionando há mais de um ano e ainda não deu problemas, pois a instalação da milha foi conforme o tópico acima.

Material Necessário:
- Kit Xenon
- Abraçadeiras de Nylon (aquelas do tipo enforca gato)
- alicate de corte

Mãos à massa:

Escolha um local para fixar o reator do Kit Xenon. Eu opto por colocar próximo ao relé auxiliar da milha, pois fica mais fácil de fazer e economiza nos fios.

1º Passo - troque as lampadas da milha pelas lampadas do Kit Xenon

2º Passo - Cortes os fios corte os fios do plug da lampada original e deixe solto por enquanto.

3º Passo - Ligue o fio (+) que vem do relé na entrada (+) do reator do kit Xenon.

4º passo - ligue um fio na entrada (-) do reator na lataria do carro. Eu prendo no mesmo parafuso que fixei o reator.

5º passo - ligue o fio (-) do plug da lampada que antes seria colocado na lataria, na saída (-) do reator.

6º passo - ligue o fio (+) do plug da lampada na saída (+) do reator.

5º passo - vá prendendo os fios que ficaram soltos com as abraçadeiras de nylon.

6º e ultimo passo - ver se realmente funcionou. O cara do forum kadetteiros pediu que prepare um extintor, avise aos vizinhos, retire as crianças de perto e ligue os faróis para ver se realmente funciona.

Espero ter ajudado e, caso alguém queira entender melhor sobre Xenon, segue uma apostila da Philips:
http://www.luz.philips.com/archives/Tre ... n_2008.pdf

Qualquer duvida, só gritar!!!!

so fiquei na duvida pra ligar no botão original das milhas no gol.. :/
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por bleidao »

Amigos... obrigado por me relembrarem desse tópico..

Muito fácil de instalar...

Principalmente com o botão original. Só levar um positivo no botão original e sair outro fio dele até o relé. Mas a instalação original só acende com o farolete também...

Quanto ao tamanho da lâmpada, sempre cabe. As vezes será necessário você cortar um pouco da borracha atrás e vedar com silicone.

Abraço!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por bleidao »

Tópico antigo (Quase 6 anos que criei) mas se precisarem de ajuda, estou aqui acompanhando.
Mateus voyage
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Mar 2018, 19:26
Carro: Voyage CHT 1.6

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por Mateus voyage »

Salve rapaziada, estou com um problema chatinho, espero que me ajudem.
Instalei o farol de milha, tudo ok, só que fui pintar o carro e desmontei tudo e acabei perdendo os kits fixação, na minha cidade não achei nada pra fixar e ainda perdi a tampa de vedação de um dos lados, enfim, só um lado a lâmpada fica fixa. O que vcs me aconselham a colocar uma "gambiarra" pra que a lâmpada fique fixa...
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [TUTORIAL] INSTALANDO MILHA COM XENON

Mensagem por bleidao »

Mateus voyage escreveu:Salve rapaziada, estou com um problema chatinho, espero que me ajudem.
Instalei o farol de milha, tudo ok, só que fui pintar o carro e desmontei tudo e acabei perdendo os kits fixação, na minha cidade não achei nada pra fixar e ainda perdi a tampa de vedação de um dos lados, enfim, só um lado a lâmpada fica fixa. O que vcs me aconselham a colocar uma "gambiarra" pra que a lâmpada fique fixa...
Talvez com arame um pouco mais rígido você consiga "reproduzir" o grampo de fixação das lâmpadas.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”