(AJUDA) Marcador de temp. nao funciona cebolinha ja trocada

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Felipew
Membro
Membro
Carro: Quantun

(AJUDA) Marcador de temp. nao funciona cebolinha ja trocada

Mensagem por Felipew »

Ola pessoal, meu marcador de temp. nao funciona no painel, o da gasolina tb esta assim, nem se mexe
Achei que era a cebolinha e troquei ela mas mesmo assim continuar sem se mexer.
Alguem tem alguma sugestao? Existe algum teste para saber se o marcador no painel funciona?
nao quero andar assim pois peguei este carro em um negocio e ta com bastante ferrugem no sistema, nao vaza e a ventoinha liga normal, mas vai q estoure alguma coisa e eu nao veja...
O carro na verdade é um quantum 87 gl
SeV
Membro
Membro
Carro: Voyage GL 1.8s ARG

Re: (AJUDA) Marcador de temp. nao funciona cebolinha ja troc

Mensagem por SeV »

Bom dia FelipeW, tudo certo?

Bem, sobre o marcador de temperatura olhe todo o sistema, e principalmente os fios.
A gasolina você pode fazer o teste de fiação, se for igual ao Gol Quadrado apenas pegue os fios da bóia e utilize um fiozinho de cobre e encoste os dois, caso o marcador ir até lá em cima não é problema na fiação. Terás que verificar a bóia e talvez o próprio painel.

Peço desculpas se não fui claro, portanto qualquer coisa pergunte!
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

o marcador de temperatura pode estar com problema no sensor de temperatura (não é a cebolinha), a cebolinha ela é apenas para ativar o radiador,
há um sensor (no gol quadrado rs) que indica a temperatura para o painel... procure sobre ele para o quantum...

o marcador de gasolina o SeV já falou, qualquer coisa leva num eletricista bom e sai perguntando tudo o que ele fizer, o pq, como aconteceu e o que fazer para não acontecer, dessa forma ele não vai ficar trocando peça e peça, se trocar uma e ainda continuar o problema vc já cutuca ele dizendo: pow, mas vc disse que era aquela peça, como é essa agora? boa sorte ae!
Felipew
Membro
Membro

Mensagem por Felipew »

Obrigado pelas respostas, acho q me expressei mal, o sensor que eu troquei foi o do marcador do painel mesmo
Tentei fazer o teste de ligar o fio do sensor no bloco do motor e mesmo assim o painel nem mecheu.
Na verdade eu nunca tive ap hehe, peguei esse carro em um negocio, e queria vende-lo, mas estou gostando dele e gostaria de fazer os serviços eu mesmo em casa pois gosto de mecanica.
Vou verificar a fiação para ver se nao há nenhum fio rompido, porem temo que o problema seja no painel mesmo
Irei testar o da gasolina e amanha posto aq.
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

vai ter que tirar o painel e verificar a malha elétrica, parece problema de aterramento... encontra o aterramento do painel e faz uma direta na lata e observa se acontece algo....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Felipew
Membro
Membro

Mensagem por Felipew »

Pois eh, estou desconfiando de aterramento mesmo, ontem o carro nao pegava de jeito nenhum, nem virava o arranque, só ligava o painel fraquinho, testei tudo, comutador de ignção, comprei bateria nova e nada, ja estava pronto pra desmontar o motor de arranque quando eu resolvo ligar um cabo no motor de arranque e a outra ponta na lataria, e pimba o carro pegou.
Verifiquei e o carro estava sem aterramento nenhum, tinha apenas uma malha que estava solta em cima da lata :OO
Em fim, o marcador da temp ainda esta fora, pretendo tirar o painel pra verificar, alguem poderia me dizer mais ou menos como se faz?
Nunca tirei um painel na vida.
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Haruji_Sato »

Faça o "teste de continuidade" do fio que liga a cebolinha ao painel (por ex. aterrando o fio no bloco e testando com uma chave teste lá no conector do painel).

Outro lugar que costuma dar problema é na malha do painel, bem onde encaixa o conector. As trilhas acabam "levantando" e não dão mais contato.

O marcador de combustível está funcionando? Se não, pode ser o regulador de voltagem do painel com problema...
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Felipew
Membro
Membro

Mensagem por Felipew »

Sim, primeiro preciso retirar o painel, mas ainda nao sei como fazer pois nunca removi um na vida., creio nao ser muito dificil.
No painel, o que funcionaé o velocimetro, conta giros, relogio, luz de oleo e luz de bateria, o resto nao funciona, qd ligo as setas se ouve o barulho delas piscando mas as luzes nao acendem.
Felipew
Membro
Membro

Mensagem por Felipew »

Tentei tirar o painel ontem, mas achei melhor nao mecher ali, pois ta tudo quebrado as molduras e com certeza se eu tirar dali vai quebrar mais ainda e dificilmente vou conseguir ajeitar aquele painel em casa.
Ele funciona bem a luz de oleo, bateria, o velocimetro e o RPM, acho q ja esta otimo, melhor nao mecher pra nao estragar tudo.
Quanto a temperatura irei adaptar um sensor universal de temp que ira me atender perfeitamente.
E sobre o nivel de combustivel gostaria de saber se eu comprar um marcador de fusca ou qualquer outro e ligar direto nos fios da boia sera que vai funcionar? Pelo que eu sei o marcador de fusca é ligado direto na boia mesmo. Alguem teria alguma opiniao sobre isso?
O quantum é quase um rat look, entao acho que nao vai ter problema hehe
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

haha'

Rat Look é nóiz rsrs'

cara, se não quer mexer no painel, colocar o leitor de temperatura que tem por aí no mercado livre já o atende sim, e existe também o marcador de combustível, não precisa ser necessariamente de fusca ou antigo, pode ser um desses universais também... marcas que recomendo é Cronomac e ODG...
Felipew
Membro
Membro

Mensagem por Felipew »

Minha duvida seria se o marcador de combustivel iria funcionar com a boia original do carro, porque nao adiantaria eu colocar um relogio novo e nao marcar certo.
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

FelipeW esta duvida é boa... eu não sei...

o meu carro está marcando 3/4 e troquei a cebolinha também... agora vou trocar o cebolão e válvula termostática, tirei todo lugar que poderia estar vazando,
vi em um fórum não lembro qual que um gol g3 estava com esse problema parecido... o marcador marcando alto e a ventoinha não ligava, ele teve que trocar a malha que dá o terra no chicote do carro, no nosso caso essa malha é aquela que fica próximo a bateria... como estou fazendo uma geral no carro, vou trocar essa malha pra ver se melhora também... fica a dica...
Felipew
Membro
Membro

Mensagem por Felipew »

Minha intenção era colocar um marcador e uma boia de fusca que é baratinho, acho que com 60 eu compro os 2
Só nao sei se a boia encaixa do bocal original do carro e se ira marcar certo.
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”