..............

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Parati

Re: Motor FLEX polui mais usando álcool

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:SCarrilho,

Veja quanto custa manter um carro do nipe do Gol 1.8AP - 0 km:

Gol - 1.6 - 8V - Power/Hight - 2015 - 0 km:

Valor: R$ 50.600,00 (Tabela FIPE)

Item (p/ ano)
IPVA 4%: 2.024,00
Seguro 6%: 3.036,00
Prestação: 6.000,00 (p/ano)
Combutível: 3.600,00 (p/ano)
revisão: 400,00 (p/ano)
Depreciação 10%: 5.060,00 (p/ano)
Total 20.120,00 (p/ano)
Cara, eu estou fazendo uma matéria na faculdade que se chama engenharia econômica e o professor quer um artigo valendo mais da metade da nota, você me deu uma ótima idéia, escrever sobre carro antigo x carro novo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Mensagem por Rodox »

Scarrilho,

Então pense em 3 anos: depreciação, IPVA, seguro, prestação, manutenção..., no fim das contas 3 anos depois de ter comprado um carro 0 km você vai ter pago o valor dele nesses gastos que não tem como fugir deles.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Parati

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:Scarrilho,

Então pense em 3 anos: depreciação, IPVA, seguro, prestação, manutenção..., no fim das contas 3 anos depois de ter comprado um carro 0 km você vai ter pago o valor dele nesses gastos que não tem como fugir deles.
Isso fora outras despesas que não estão relacionadas a circulação do carro como o imposto de renda. Não sei se o valor do seguro entra, mas se entrar já é outro gasto anual além da declaração do auto. Estava olhando que se você vender seu carro por mais de 35 mil você também está sujeito ao imposto de renda. Enfim, é uma bola de neve sem fim. Quando eu escrever eu disponibilizo para vocês aqui. Pelo visto eu vou ter trabalho. :lok:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Re: álcool ou gasolina, quem polui menos?

Mensagem por Rodox »

Scarrilho,

O X da questão que o seu professor vai gostar vai ser o custo da oportunidade, que seria todo este dinheiro aplicado na poupança ou outra aplicação mais rentável.
Rodox

PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 1.8s 94

Mensagem por PinBall »

meu estado não é assim. Eu tinha um Gol 85 e pagava impostos.
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

No site do Ministério do Meio Ambiente tem o Inventário Nacional de Emissões Atm. de Veículos 2013, nele também se observa que motor FLEX polui mais usando álcool. Veja as emissões na Tabela 6 na página 33:

http://www.mma.gov.br/images/arquivo/80 ... s_2013.pdf
Editado pela última vez por Rodox em 27 Abr 2015, 09:48, em um total de 1 vez.
Rodox

AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox, acho que ficou me devendo uma resposta se o motor a álcool polui mais que a gasolina, nos carros carburados.

E o preço da embreagem com mão de obra foi 550.

O classic não foi sorte Rodox, comprei em uma concessionária de nome aqui da cidade. Pra se ter uma ideia eles queriam dar 3000 num gol cht 1.0 ano 93 que eu tinha, com 1500 deixava ele bom
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por PinBall »

Adriano, creio ser bastante obvio que se a injeção polui, carburado pior ainda.
Imagem
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Mensagem por AdrianoSocial »

PinBall escreveu:Adriano, creio ser bastante obvio que se a injeção polui, carburado pior ainda.
Porque?

O carburador 2e tem algumas ligações para reduzir emissão de poluentes.
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por PinBall »

A injeção eletrônica por se tratar de uma evolução do carburador, pode ser que seja menos poluente, devido aos níveis de emissão de gases não permitido nos atuais "controlares". Mas não é por isso de forma alguma.

Eu posso estar errado, mas o carburador libera muito mais gases pelo escape do que uma injeção, na qual estes mesmos gases são em alguma quantia reaproveitados.

Pelo menos na teoria da evolução deve ser dessa maneira, não concorda?
Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Na injeção eletrônica a mistura sempre é a ideal, e por isso ela polui muito menos que o carburador que vira e meche fica rica a mistura, que faz poluir muito.

E segundo a referida tabela do IBAMA a partir de 1996 os carros a gasolina passaram a poluir menos do que os a álcool.

http://www.mma.gov.br/images/arquivo/80 ... s_2013.pdf
Rodox

DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro: Gol GTi 1990

Mensagem por DanielGT »

depende muito do carro flex. Eu tb não gosto da ideia, mas o Gol AP flex, tem taxa de compressão de 10:1 ou seja, boa para a gasolina e péssima para o álcool. Já o Celta por exemplo tem taxa de 13.3:1 ótima para o Álcool e péssima para a gasolina. O Celta VHC-E é Muito econômico com Álcool, muito mesmo. dá 11 dentro da cidade metendo o pé no acelerador. E dá o mesmo na gasolina. e tem o 0-100km\h melhor que de um CHT 1.6 mesmo sendo 1.0. Mas o desgaste do motor é bem maior mesmo, mas não tem nada a ver com a rotação de funcionamento do motor e sim, pela taxa de compressão alta. Afinal o Gol GTi sempre gira em alta, por isso ele dura menos? O que faz ele durar é o fato de ter 8.5:1 de taxa na gasolina. A explosão dentro do cilindro é mais "suave". tanto que se vc aumentar a taxa de um motor ele fica mais potente e mais econômico. mas esquenta bem mais. A gasolina no Brasil é misturada com álcool para segurar o preço dela, afinal o mundo está passando por uma crise, e estamos segurando até bem. estou surpreso. Agora se pergunte, o que o povo quer? carro forte? carro duradouro? Carro com estilo? que traga boas lembranças? não. Isso é o que nós queremos. O que o povão quer é um carro que chame atenção, que seja econômico e que tenha boa revenda, pois vai trocar com 3 anos. Muita gente quer trocar o carro antes de querer trocar o pneu. Lá nos EUA é assim. Estamos ficando igual aos poucos. Mesma coisa acontece na informática. Eu mexo com computadores desde os 14, e aprendi a trocar capacitores ou bobinas ou etc para recuperar uma placa, hj em dia os "tecnicos" jogam fora e compram outra. é phoda.
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por PinBall »

Nos EUA a maioria nem liga pra carro. Um Gol GTS igual o meu não vale mais que 700 dolares.

Não sei como pode chamar isso tudo de segurar crise, quando o que mais acontece é a desvalorização da moeda Real na atualidade.
Imagem
ZIRAT
Membro
Membro
Carro: Gol GTS

Mensagem por ZIRAT »

Aqui em Mato Grosso não tem isenção de IPVA pra carro com 15 anos, isso é pura mentira aff
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

ZIRAT escreveu:Aqui em Mato Grosso não tem isenção de IPVA pra carro com 15 anos, isso é pura mentira aff
Mentira uma ova! Aqui em São Paulo-SP é isento carro com 21 anos.

Tá reclamando do seu IPVA... vai ver quanto é um IPVA de um gol 0-km ou semi-novo.
Rodox

DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver

Mensagem por DanielGT »

PinBall escreveu:Nos EUA a maioria nem liga pra carro. Um Gol GTS igual o meu não vale mais que 700 dolares.

Não sei como pode chamar isso tudo de segurar crise, quando o que mais acontece é a desvalorização da moeda Real na atualidade.
E isso é ótimo pra quem gosta de antigos por lá, pois são baratos. Mas manter um é muito mais caro por lá do que por aqui, carro com mais de 15 anos não tem peça de reposição por lá, consegue imaginar um Gol G3 sem peça pra reposição?

desvalorizar o real é uma ótima estrategia para o avanço do País. Cria duas situações:

1-Melhora o preço dos produtos brasileiros no exterior, como o petróleo, couro, aço entre outros (isso é o que a china faz, e hj é a maior economia do mundo), é só olhar as ações da Petrobrás voltando a subir, graças ao Dollar a 3,5 reais, por mim que chegasse em 4, recuperaríamos bem rápido da crise mundial.

2-Aumenta o preço dos importados, vc pode estar pensando que isso é ruim, mas pelo contrário, é ótimo! fazendo isso vc força as empresas estrangeiras a produzir no Brasil ao invés de importar, melhorando a qualidade e gerando empregos, pois fica mais em conta produzir aqui do que importar, Lembre-se que nossos amados gols e qualquer carro antes do merda do Collor eram 100% produzidos aqui, e não montados como hj, só produzimos a estrutura e o motor hj em dia, o resto tudo é importado.

Importação é uma coisa Horrível, tomei consciência disso recentemente e vou tentar o máximo a comprar coisas fabricadas por aqui. Sou Patriota =D
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Daniel GT,

Esses carros de hoje em dia parecem descartáveis... tem alguns que dizem que não aceitam retífica.
Rodox

DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver

Mensagem por DanielGT »

Rodox escreveu:Daniel GT,

Esses carros de hoje em dia parecem descartáveis... tem alguns que dizem que não aceitam retífica.
aceitam sim, mas é bem mais complicado (eu estou colocando outro ponto de vista, tb não gosto desses motores novos), Estava conversando com um mecânico de confiança, e ele tava me explicando que por causa da taxa de compressão exagerada, vc não pode dar passe no cabeçote. vc tem que adicionar mais material com um método de solda muito cara, depois retirar esse material e deixar liso (tipo o que se faz com massa plastica na lataria) ou comprar outro cabeçote. retifica de pistão é a mesma coisa. e por ter uma taxa tão alta, são muito sensíveis a gasolina ruim. O celta daqui de casa se colocar gasosa ruim fica com um barulho muito feio no motor. Agora só tá rodando com álcool, afinal ele tem taxa de compressão de AP preparado, ele tem 13.3:1 de taxa original de fábrica.
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por PinBall »

[quote=DanielGT]E isso é ótimo pra quem gosta de antigos por lá, pois são baratos. Mas manter um é muito mais caro por lá do que por aqui, carro com mais de 15 anos não tem peça de reposição por lá, consegue imaginar um Gol G3 sem peça pra reposição?[/quote]

Vou fingir que não vi isso que você falou...

Meu pai foi reboque nos Estados Unidos por 15 anos. Peça lá é tão facil, que os ferros velhos são self-service.

Carros são aos montes, muitos e em todos estados de conservação. Peça é barato demais. Não só as peças, mas as ferramentas também.

Não é incomum se ver uma garagem aberta e um senhor de 70 anos trocando o motor de seu Mustang. Sozinho, e com suas proprias ferramentas.

Ou então soldando um pedaço de lataria em seu Hemi Cuda.

Meu pai mesmo me disse que o caminhão reboque dele tava com o motor muito ruim. Ele foi no ferro-velho que ele vendia os carros e pediu um motor novo. O dono do ferro velho trocou na hora pra ele, um motor V8 de um Pontiac Firebird. E ainda não cobrou NEM UM CENTAVO. Só pediu meu pai pra lhe enviar mais carros.

Tudo aparenta estar sob controle, até você ver o quanto está sendo lesado pelo governo. Hoje em dia o sistema tá tão falido, que até os galões de gasolina estão monopolizando. Eu tenho um de Jipe, de 20 litros. E não posso usar, pois não tem o simbolo do inmetro. Por isso, tenho que ser forçado a comprar um no posto por 15 reais, que cabe só 15 reais de gasolina, ou 5 litros.

Não tem comparação os EUA com o Brasil. TUDO você paga uma taxa. Cada motor que você compra aqui no Brasil é uma burocracia pra colocar no carro.

Você só pode estar brincando sobre os aumentos dos importados. Isso pra mim é falta de entendimento de como funcionam as coisas. Existe no Brasil um preconceito absurdamente social. No qual, apenas certos tipos de pessoas conseguem certos tipos de trabalho, onde pra subir de cargo é necessario gastar muito dinheiro comprovando cursos com diplomas pra se ter avanço socio-economico. A divisão Rico-Pobre é muito visivel.

Empresas estrangeiras produzirem no Brasil já acontece. Mas o mercado aqui é outro, com outras taxas e outro tipo de clientela que devido ao alto preço do petróleo (que somos auto-suficiente, segundo a media) é forçado a comprar carros com cada vez menos acabamentos, mais plastico e mais aluminio. Tudo isso pelo aumento do custo de matéria-prima, com o aumento do petróleo. Essa de carro não aceitar retífica vai se tornar base em todas montadoras não demora. Vai ter até rodas que não desempenam. Bicos injetores descartaveis... e assim que vai tocar a banda.

Carro nos EUA não é barato porque o povo não liga pra eles. Mas porque é facil de adquirir mesmo, e mil vezes menos burocrático. Se comprou um, só ir com sua placa e parafusar no carro, e tchau. Tem dessa de transferir no detran, pagar inspeção, pagar ipva e seguro e etc...

Primeiro mundo é outra coisa...
Imagem
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver

Mensagem por DanielGT »

Muda pra lá então. Vc disse tudo no começo. Achar peça em ferro velho. Acha nova? não acha. E aqui vai ficar igual com o tempo. infelismente. Eu estou fazendo engenharia e vejo uma coisa só: Capitalismo. E é uma merda. Sério, pra que trocar de carro? se vc pode manter o mesmo rodando por mais de 100 anos? isso acontece em cuba e na Russia. o bom e velho lada por 40 anos identico! parece até o Nosso AP, de 1974 até 2009 na linha VW, passou por platinado, avanço vácuo, Hall, roda fônica. Carburador copo simples, weber 450, 2e, Efi, Monoponto, Mi, Flex. só adaptações. poderia ficar mais uns 40 anos de boa não acha? por que mudar? lucro. Gol G3 vc ainda acha as coisas novas, porque ainda dá lucro, no dia que não der, para de ser fabricado. Pergunte a seu pai se um carro com 20 anos de usa acha peça nova. Ferro velho vc vai achar mesmo não importa o país.

Leia as entrelinha. Vc acha que eu tinha esquecido os ferro velhos? vou fingir que vc não pensou isso....
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”