thadeucht escreveu:boa tarde!
há alguns realizei meu sonho de moleque de possuir um quadrado,logo após conseguir minha casa própria e convencer a patroa de comprar um "carro velho" ,vi que era a hora de encontrar um quadradinho para mim, então vendi minha moto e comprei o quadrado! CL ano 1991 gasolina1.6 CHT original.
Muito empolgado com o quadradinho, resolvi dar uma "esticada" ate que o motor fez como se fosse um "corte de giro", mas pesquisando depois, descobri q carros carburados aceleram ate quebrar!!! desde então estou meio cabreiro com meu motor, eu não estava a acostumado com estes motores, já q meu primeiro carro foi um prisma 2007 que possui conta-giros e limitador de giro, portanto deixo aqui minha pergunta:
O motor cht corta giro? ou tem alguma proteção para altos giros do motor??? o carro continua normal, mas estou mt cabreiro com isto! já instalei um conta-giros e não passo dos 4000rpm!
Opa, blz senhor esguelador?
o que aconteceu com seu carro foi um classico que acontece com qualquer veículo com comando no bloco ( que o balancim é movimentado por varetas... ), tanto carro ou moto, é o famoso FLUTUAMENTO DE VÁLVULA.
o que é flutuamento de válvula? isso acontece quando o motor está em altíssimo giro, as válvulas de admissão e escape abrem e fecham por intermédio dos tuchos mecânicos ( ou varetas ) e são itens soltos, apenas "calçados" no comando que fica no bloco e seu topo encaixado no balancim correspondente a sua válvula, em altissima rotação ou em excesso dela, pode acontecer do pistão querer completar os 4 tempos e as válvulas não acompanharem isso, que é conhecido como "atropelamento do tempo de válvulas", onde na maioria das vezes, no tempo que é para as válvulas estarem fechadas o pistão sobe antes, provocando o então CORTE que você mencionou, quando o giro sobe acima do que foi projetado acontece este fenômeno.
Quem aqui já teve titan 125 antiga com comando no bloco sabe bem como é essas cortadas a mais de 100km/h e é o que acontece com todos os motores OHV quando se ultrapassa o giro de trabalho.
pode-se correr o risco do pistão bater na cabeça da válvula de leve, mas esse "de leve" pode comprometer o assentamento da mesma na séde do cabeçote, comprometendo o funcionamento irregular como caracteristica marcha lenta irregular ( por mais que vc se mate regulando carbura e trocando tudo ), falha em retomada, dificuldade na partida a frio, etc.
PORTANTO: não esguelem o motor CHT, ele não foi feito pra isso, a robustez do OHV ( assim como todos) está no torque, diferente do AP que é OHC ( comando no cabeçote ) que graças a correia dentada ligada do virabrequim diretamente no comando que fica no CABEÇOTE, a abertura e fechamento de válvulas acontece de forma homogênea, no tempo correto em qualquer regime de giro, por isso que os APs são mais ágeis e melhores para preparar, pq podem trabalhar em alto giro sem causar dano ao motor.
Meu Gol bola é AE1200i ( CHT com injeção... ), pro meu uso eu adoro este motor, pego subida de 4ª marcha. a maior vantagem que eu considero do CHT é a durabilidade e um fator que o AP não tem que é a QUEBRA PREVISIVEL, ou seja, a correia dentada, por mais nova que possa aparentar, pode quebrar sem prévio aviso te deixando na mão, por exemplo, numa estrada. o CHT quando vai dar problemas a corrente de comando que aciona o balancim faz barulho te avisando que está irregular.
Conheço um mecânico que tem uma pick-up saveiro que rodou quase 500.000km sem fazer o motor do cht, só trocando oleo e filtro.