Tirei o motor de Giro!

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

thadeucht
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Mai 2014, 21:28
Carro: prisma

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por thadeucht »

Valter Dias escreveu:A gente pode ficar pisando fundo no carro ate o motor berrar, mais isso com o carro andando, com o peso do carro e das marcha o motor nunca vai ultrapassar o limite de rotação gente pode ficar sossegado..(reta ou subida). descida ñ aconselho

Agora se vcs ficarem acelerando até o fim com o carro parado so pra ve se abre o 2º estágio vai ultrapassar sim o limite de rotação, (utimo carro q tem limite de rotação são os q tem infeção eletronica por causa do famoso sensor de rotação ele q torca quando vc acelera demais)..

Motor AE o famoso CHT é mais resistente q o AP, por causa da corrente q vira o comando ate pra dar tranco o CHT é melhor q o Ap , já o AP é correia se der algum tranco errado pode atropelar valvula...

Meu motor é CHT fiz em 2012 ta com 80.000 KM viajo toda semana com ele, e ñ fica atrais de muito carro ñ... ele só é lento na saida depois q pegou uma certa rotação o bicho anda e muito

então o que aconteceu, foi q eu estiquei a marcha ate o limite do cambio? correto? o tranco q senti foi pq a marcha chegou ao fim?
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por DanielGT »

Não existe fim de marcha. pra ter uma ideia: um AP 2.0 8v com cambio PV, a potencia máxima está em 5600RPM mais ele ainda gira até uns 6400 com segurança seria o máximo que vc pode girar em qualquer marcha com esse motor, já o mesmo cambio PV mas com um AP 2.0 16v (pode ser literalmente o mesmo cambio) a potencia estaria em 6250RPM mas se gira com segurança até uns 7200RPM logo com o mesmo cambio vc teria um maior giro. Entendeu? Tanto o CHT quanto o AP carburados não tem limitador de giro, logo cuidado com o giro pois o do CHT se não me engano é 6000RPM. acima disso é perigoso!
Valter Dias
Membro
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 15 Dez 2012, 21:40
Carro: Gol CL1.6
Localização: São Paulo

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por Valter Dias »

então o que aconteceu, foi q eu estiquei a marcha ate o limite do cambio? correto? o tranco q senti foi pq a marcha chegou ao fim?[/quote]

O Cambio ñ tem limite o q pode acontecer quando vc pisa muito e ñ muda de marcha q vai chegar uma certa velocidade e vai parar ñ vai ir mais...

Agora o tranco pode ser q vc soltou o pe do acelerou e depois acelerou denovo...

Uma vez tava andando a 150km/h dei uma pisada umpouco mais forte dai ele cortou é normal... Mais vou ter dar um conselho de amigo ñ fica pisando muito no carro atoa ñ, só quando vc precisa pra ultrapassar um caminhão na subida, pra sair de alguma emergência coisa assim..

Faz 5 anos q estou com o meu gol motor cht1.6, gosto muito dele viajo 2 vezes por mês pra São Pedro interior de São Paulo 220km faço em 2hrs andando a 110 a 120km/h, sem pisar muito no carro so relando o pé no acelerador já rodei 120.000km com ele sendo 80.000 depois q retifiquei o motor... Esse motor é muito bom, só ñ serve pra arrancada mais em compensação a final dele é bem melhor q do ap...
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por MacLeod »

Galera, o câmbio também tem limite, acima do qual as engrenagens, eixos, etc podem ser danificados. No entanto, as outras peças do motor costumam ser danificadas muito antes do câmbio. Sobre o tranco não sei, pode ser algumas coisas diferentes.
WillCHT1000
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Set 2014, 15:31
Carro: Gol G2 1.2i

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por WillCHT1000 »

thadeucht escreveu:boa tarde!
há alguns realizei meu sonho de moleque de possuir um quadrado,logo após conseguir minha casa própria e convencer a patroa de comprar um "carro velho" ,vi que era a hora de encontrar um quadradinho para mim, então vendi minha moto e comprei o quadrado! CL ano 1991 gasolina1.6 CHT original.
Muito empolgado com o quadradinho, resolvi dar uma "esticada" ate que o motor fez como se fosse um "corte de giro", mas pesquisando depois, descobri q carros carburados aceleram ate quebrar!!! desde então estou meio cabreiro com meu motor, eu não estava a acostumado com estes motores, já q meu primeiro carro foi um prisma 2007 que possui conta-giros e limitador de giro, portanto deixo aqui minha pergunta:

O motor cht corta giro? ou tem alguma proteção para altos giros do motor??? o carro continua normal, mas estou mt cabreiro com isto! já instalei um conta-giros e não passo dos 4000rpm!
Opa, blz senhor esguelador? :yahoo:

o que aconteceu com seu carro foi um classico que acontece com qualquer veículo com comando no bloco ( que o balancim é movimentado por varetas... ), tanto carro ou moto, é o famoso FLUTUAMENTO DE VÁLVULA.

o que é flutuamento de válvula? isso acontece quando o motor está em altíssimo giro, as válvulas de admissão e escape abrem e fecham por intermédio dos tuchos mecânicos ( ou varetas ) e são itens soltos, apenas "calçados" no comando que fica no bloco e seu topo encaixado no balancim correspondente a sua válvula, em altissima rotação ou em excesso dela, pode acontecer do pistão querer completar os 4 tempos e as válvulas não acompanharem isso, que é conhecido como "atropelamento do tempo de válvulas", onde na maioria das vezes, no tempo que é para as válvulas estarem fechadas o pistão sobe antes, provocando o então CORTE que você mencionou, quando o giro sobe acima do que foi projetado acontece este fenômeno.

Quem aqui já teve titan 125 antiga com comando no bloco sabe bem como é essas cortadas a mais de 100km/h e é o que acontece com todos os motores OHV quando se ultrapassa o giro de trabalho.

pode-se correr o risco do pistão bater na cabeça da válvula de leve, mas esse "de leve" pode comprometer o assentamento da mesma na séde do cabeçote, comprometendo o funcionamento irregular como caracteristica marcha lenta irregular ( por mais que vc se mate regulando carbura e trocando tudo ), falha em retomada, dificuldade na partida a frio, etc.

PORTANTO: não esguelem o motor CHT, ele não foi feito pra isso, a robustez do OHV ( assim como todos) está no torque, diferente do AP que é OHC ( comando no cabeçote ) que graças a correia dentada ligada do virabrequim diretamente no comando que fica no CABEÇOTE, a abertura e fechamento de válvulas acontece de forma homogênea, no tempo correto em qualquer regime de giro, por isso que os APs são mais ágeis e melhores para preparar, pq podem trabalhar em alto giro sem causar dano ao motor.

Meu Gol bola é AE1200i ( CHT com injeção... ), pro meu uso eu adoro este motor, pego subida de 4ª marcha. a maior vantagem que eu considero do CHT é a durabilidade e um fator que o AP não tem que é a QUEBRA PREVISIVEL, ou seja, a correia dentada, por mais nova que possa aparentar, pode quebrar sem prévio aviso te deixando na mão, por exemplo, numa estrada. o CHT quando vai dar problemas a corrente de comando que aciona o balancim faz barulho te avisando que está irregular.

Conheço um mecânico que tem uma pick-up saveiro que rodou quase 500.000km sem fazer o motor do cht, só trocando oleo e filtro. :paz:
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por ZANATTA »

WillCHT1000 escreveu:
thadeucht escreveu:boa tarde!
há alguns realizei meu sonho de moleque de possuir um quadrado,logo após conseguir minha casa própria e convencer a patroa de comprar um "carro velho" ,vi que era a hora de encontrar um quadradinho para mim, então vendi minha moto e comprei o quadrado! CL ano 1991 gasolina1.6 CHT original.
Muito empolgado com o quadradinho, resolvi dar uma "esticada" ate que o motor fez como se fosse um "corte de giro", mas pesquisando depois, descobri q carros carburados aceleram ate quebrar!!! desde então estou meio cabreiro com meu motor, eu não estava a acostumado com estes motores, já q meu primeiro carro foi um prisma 2007 que possui conta-giros e limitador de giro, portanto deixo aqui minha pergunta:

O motor cht corta giro? ou tem alguma proteção para altos giros do motor??? o carro continua normal, mas estou mt cabreiro com isto! já instalei um conta-giros e não passo dos 4000rpm!
Opa, blz senhor esguelador? :yahoo:

o que aconteceu com seu carro foi um classico que acontece com qualquer veículo com comando no bloco ( que o balancim é movimentado por varetas... ), tanto carro ou moto, é o famoso FLUTUAMENTO DE VÁLVULA.

o que é flutuamento de válvula? isso acontece quando o motor está em altíssimo giro, as válvulas de admissão e escape abrem e fecham por intermédio dos tuchos mecânicos ( ou varetas ) e são itens soltos, apenas "calçados" no comando que fica no bloco e seu topo encaixado no balancim correspondente a sua válvula, em altissima rotação ou em excesso dela, pode acontecer do pistão querer completar os 4 tempos e as válvulas não acompanharem isso, que é conhecido como "atropelamento do tempo de válvulas", onde na maioria das vezes, no tempo que é para as válvulas estarem fechadas o pistão sobe antes, provocando o então CORTE que você mencionou, quando o giro sobe acima do que foi projetado acontece este fenômeno.

Quem aqui já teve titan 125 antiga com comando no bloco sabe bem como é essas cortadas a mais de 100km/h e é o que acontece com todos os motores OHV quando se ultrapassa o giro de trabalho.

pode-se correr o risco do pistão bater na cabeça da válvula de leve, mas esse "de leve" pode comprometer o assentamento da mesma na séde do cabeçote, comprometendo o funcionamento irregular como caracteristica marcha lenta irregular ( por mais que vc se mate regulando carbura e trocando tudo ), falha em retomada, dificuldade na partida a frio, etc.

PORTANTO: não esguelem o motor CHT, ele não foi feito pra isso, a robustez do OHV ( assim como todos) está no torque, diferente do AP que é OHC ( comando no cabeçote ) que graças a correia dentada ligada do virabrequim diretamente no comando que fica no CABEÇOTE, a abertura e fechamento de válvulas acontece de forma homogênea, no tempo correto em qualquer regime de giro, por isso que os APs são mais ágeis e melhores para preparar, pq podem trabalhar em alto giro sem causar dano ao motor.

Meu Gol bola é AE1200i ( CHT com injeção... ), pro meu uso eu adoro este motor, pego subida de 4ª marcha. a maior vantagem que eu considero do CHT é a durabilidade e um fator que o AP não tem que é a QUEBRA PREVISIVEL, ou seja, a correia dentada, por mais nova que possa aparentar, pode quebrar sem prévio aviso te deixando na mão, por exemplo, numa estrada. o CHT quando vai dar problemas a corrente de comando que aciona o balancim faz barulho te avisando que está irregular.

Conheço um mecânico que tem uma pick-up saveiro que rodou quase 500.000km sem fazer o motor do cht, só trocando oleo e filtro. :paz:
Excelente explicação :friend:

Conhecimento nunca é de mais hehe

Realmente, o CHT é um excelente motor! Amo o meu :good:
eduzaneti
Membro
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 25 Dez 2012, 07:17
Carro: GL 1.8
Localização: Cornélio

Re: Tirei o motor de Giro!

Mensagem por eduzaneti »

Galera estou desenterrando pra aproveitar o tópico.
Carnaval fiz aquela viagem marota mas percebi que quando ando com o pé tolado por algum tempo começa a "cortar". Explico:
Em uma das ocasiões eu estava seguindo um carro novo a 130 em quarta, o conta giros marcava 5000 ou 5200 rpm e o carro começa a "cortar" mas depois de algum tempo com o pé em baixo... na outra eu passava por um quebra mola e estiquei segunda, terceira e quando marcava uns 5500 em quarta começou a cortar de novo. Só acontece em alta.
Pode ser falta quando abre o segundo estágio e seca a cuba (se é que isso é possível)?
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”