[AJUDA] Rotação cai após ligar componente elétrico

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
glinder93
Membro
Membro
Carro: Gol 1.0CHT 93 Gasol.

[AJUDA] Rotação cai após ligar componente elétrico

Mensagem por glinder93 »

Boa noite galera, tudo bem?

Estou com um probleminha no meu golzera.
Aconteceu algum tempo depois de instalado a Bobina Mi (Bosch) no carro.

Se ligo os faróis e/ou o ar quente por exemplo, a lenta(rotação) cai bruscamente. Se a ventoinha liga com algum componente elétrico ligado (farol, ar, etc), o carro quase morre. Treme tudo.
Até com as setas e/ou os limpadores da pra sentir uma caída na rotação.
Tive que deixar a lenta no talo, carro totalmente acelerado, para não ficar tremendo tanto quando ligo algum componente elétrico pesado junto com a ventoinha.

Já troquei o alternador (antigo era 45a; o novo é 55a) e mesmo assim não adiantou nada. Regulador de voltagem também trocado (Bosch) junto com o alternador. Bateria é nova, tem 2 meses (55a da Reifor).
Já levei também em 2 elétricas aqui da cidade e em uma falaram que era "normal" e que estava tudo "ok" e a outra me disse para trocar o alternador. Conforme falei acima, troquei o alternador e continuou na mesma.

Alguém passou por situação semelhante e poderia me ajudar?

Meu Gol é um 1000 motor CHT ano 1993

Obrigado!
Editado pela última vez por glinder93 em 24 Mai 2016, 21:57, em um total de 1 vez.
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro: Gol GTi 1990

Re: [AJUDA] Rotação cai após ligar componente elétrico

Mensagem por DanielGT »

Muito estranho. Isso costuma ser alternador com mal funcionamento. Mas como vc trocou não deve ser. Sua ignição é Hall, correto? Pode ser que o modulo esteja puxando muita energia. confere se o módulo de ignição fica muito quente.
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Mensagem por AdrianoSocial »

Os fios da bobina estão bem isolados? Quando coloquei a minha Mi, eu fiz de qualquer jeito pra testar e acontecia de tudo, carro morria, farol acendia sozinho, aí eu soldei os fios e isolei bem, não deu mais nem uma zica.
glinder93
Membro
Membro

Mensagem por glinder93 »

DanielGT escreveu:Muito estranho. Isso costuma ser alternador com mal funcionamento. Mas como vc trocou não deve ser. Sua ignição é Hall, correto? Pode ser que o modulo esteja puxando muita energia. confere se o módulo de ignição fica muito quente.
Daniel, vou verificar isso amanhã e te retorno. Valeu pela resposta.
Se caso estiver mesmo esquentando demais, o que devo fazer? Trocar o módulo?

*Atualização 25/05 20:24: DanielGT, verifiquei o módulo e não está esquentando. O módulo é um Bosch.
AdrianoSocial escreveu:Os fios da bobina estão bem isolados? Quando coloquei a minha Mi, eu fiz de qualquer jeito pra testar e acontecia de tudo, carro morria, farol acendia sozinho, aí eu soldei os fios e isolei bem, não deu mais nem uma zica.
Fala Adriano. valeu pela resposta. Cara acredito que eu tenha isolado bem os fios sim. Mas vou dar uma conferida.
Porque eu instalei a bobina mi logo depois que comprei o carro e no inicio não tive este problema. De um tempo pra cá que comecei a perceber estas caídas na rotação com algum componente elétrico ligado.
Comprei o carro faz uns 2 meses e meio. Meu primeiro carro :D
Editado pela última vez por glinder93 em 25 Mai 2016, 20:24, em um total de 1 vez.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Cara...isso pode ser falta de aterramento também, pois pode estar faltando negativo para os componentes elétricos.
E assim quando se liga algo que gaste muita energia, acaba faltando carga negativa para os outros componentes

Você disse que trocou o alternador ! Mas e os cabos ????
Pode ser também os cabos positivos do alternador que estão caindo amperagem, e os cabos positivos da bateria. Quando eles são muito usados acabam ficando ruins, e assim é necessário a troca, use sempre cabos com mais de 12mm.
Dê uma olhada nesse alternador "novo" de 55A, ele pode estar com problemas.

E os fios da bobina, foi feito muita emenda, fio está mal-isolado.
E quando for isolar use Termo-Retrátil, nada de fita-isolante, hehehe :D

E se acontecer isso e o eletricista falar : "isso é normal", me desculpe, mas ele está completamente errado !

Abraço !
Editado pela última vez por João Victor AP em 25 Mai 2016, 16:28, em um total de 1 vez.
glinder93
Membro
Membro

Mensagem por glinder93 »

João Victor AP escreveu:Cara...isso pode ser falta de aterramento também, pois pode estar faltando negativo para os componentes elétricos.
E assim quando se liga algo que gaste muita energia, acaba faltando carga negativa para os outros componentes

Você disse que trocou o alternador ! Mas e os cabos ????
Pode ser também os cabos positivos do alternador que estão caindo amperagem, e os cabos positivos da bateria. Quando eles são muito usados acabam ficando ruins, e assim é necessário a troca, use semlre cabos com mais de 12mm.
Dê uma olhada nesse alternador "novo" de 55A, ele pode estar

E os fios da bobina, foi feito muita emenda, fio está mal-isolado.
E quando for isolar use Termo-Retrátil, nada de fita-isolante, hehehe :D

E se acontecer isso e o eletricista falar : "isso é normal", me desculpe, mas ele está completamente errado !

Abraço !
Fala João,

Pois é cara, quando falei que eu tinha "isolado bem" os fios da bobina, eu isolei bem sim... mas com fita isolante kkk
Cara acho que vou arriscar e ver com mais um eletricista. Fui em 2 somente e que por sinal me deixaram bem frustrado. Aí desisti de ir em outros.
Vou mencionar pro cara tudo o que vc disse e também o que os amigos acima escreveram ontem.

Em breve volto com notícias. Valeu!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

glinder93 escreveu:Fala João,

Pois é cara, quando falei que eu tinha "isolado bem" os fios da bobina, eu isolei bem sim... mas com fita isolante kkk
Cara acho que vou arriscar e ver com mais um eletricista. Fui em 2 somente e que por sinal me deixaram bem frustrado. Aí desisti de ir em outros.
Vou mencionar pro cara tudo o que vc disse e também o que os amigos acima escreveram ontem.

Em breve volto com notícias. Valeu!
Opa ! Aguardo notícias ! :D !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Fala ai, irmão... confere o aterramento do negativo da bateria na lataria do carro.

Confere também se o alternador está gerando corretamente e, por favor, verifique essa instalação da bobina.

Abraço!
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”